O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Ohara 12/02/2020

Histórias de mulheres muito à frente de sua época.

Que não se importavam com o que a sociedade pensava, eram independentes, corajosas e acima de tudo nunca deixaram que ninguém decidissem seus destinos.

OS-LIVROS-NA-VIDA 19/10/2021

Eu amei muito esse livro!
Eu gosto de história dessa época pois ajuda a minha mente imaginar como era viver naquele tempo , gosto de história que falam sobre a realidade e esse descreve a vida de mulheres que se libertaram . Pra mim são exemplos . ?

Jefferson.AlcAntar 31/05/2020

Interessante!
Leitura super rápida, li em um dia. Contos bem bacanas, só fiquei perdido em um ?a senhora burton e o vulcão? mas amei todos os outros! Queria mais, wish nunca decepciona. #umaportodastodasporuma

Vitória Flôres 28/05/2021

A todas nós!
"Eu espero que como mulher você encontre a liberdade de um menino."
Esse é um dos trechos que, ao meu ver, sintetiza a mensagem desses tantos relatos do século XIX. Mulheres de diferentes classes, cores e crenças objetivando o mesmo: a liberdade de ir e vir, de ser e estar. Relatos que evidenciam os comportamentos da época, os padrões e ideais impostos ao coletivo feminino, mas também, evidenciam as formas que as mulheres encontravam para superá-los, para contruir uma história que as pertencesse, apenas a elas, por escolha própria.
Inspirador e revigorante, ver a bravura e a força dessas mulheres, enquanto tantos as subestimavam, as violavam. Destaca a independência feminina e um legado da coragem necessária para nos fazermos ser vistas e ouvidas, ainda que nem sempre compreendidas.
Espero que honremos hoje os sacríficios dessas e tantas outras mulheres, espero que sigamos fortes e unidas nessa luta em que elas batalharam há tantos anos, na busca da liberdade, igualdade e justiça. Pois, como já dito por elas, VALE A PENA, vale a pena não ser mais silenciada, então façamo-nos ouvir.
Um brinde, a todas nós.

Vanessa 28/05/2021

Bom entretenimento
A ideia é incrível, mas o livro se propõe a ser muito mais do que realmente é. Por se passar na era vitoriana, criei a expectativa de ter um certo nível de fidelidade ao período histórico, o que definitivamente não acontece. Mas vale como entretenimento. É uma leitura rápida e os contos, embora não interajam entre si, encontram uma leve ligação na ideia de serem textos de um jornal e isso envolve o leitor, fazendo chegar ao final bem rapidinho. Boa experiência.

Maria.Batista 12/06/2020

Um novo favorito
"Uma época perigosa e autêntica para a força feminina"

Mulheres, negras ou brancas, ricas ou pobres, mocinhas ou senhoras, solteiras ou casadas, mas todas com o mesmo desejo, liberdade e igualdade!
Todas são exemplos de mulheres astutas e inteligentes, fortes e corajosas, cada uma delas desafiando a época em que vivem em busca de sua felicidade.
São vários contos com lições sendo passadas por cada protagonista, todas admiráveis, a afinidade sentida por cada uma delas é incrível e com isso o desejo para que O Infame Clube seja real, o livro é simplesmente maravilhoso!!

"Que as próximas gerações de mulheres, de todas as sociedades futuras, preservem na batalha por igualdade de direitos e justiça. E nos honrem e honrem nossos sacrifícios com ousadia, sim, mas ainda com elegância, destreza, e, sobretudo, inteligência."

Niv 30/09/2022

Alguns contos são bem legais, mas outros são meio genéricos. Achei de uma forma geral um livro raso, parecia que todos os contos queriam enfatizar a mesma coisa e acabou ficando redundante.
O conto mais interessante é o intitulado "O artista".

Gabarros 24/02/2022

Uma leitura excelente que nos inspira e causa empatia por nossa luta e pela luta de mulheres séculos antes de nós. É um lembrete que nunca tivemos a liberdade e o respeito que merecemos mas que não devemos desistir. O conto final pra mim foi a cereja do bolo, encerrou muito bem e [*****], Mary Shelley sabe.

Beatriz 07/07/2021

Histórias curtinhas, mas inspiradoras. Indico para quem está em ressaca literária e quer um livro rápido e muito bom.

Am'oonchild 22/07/2022

O Magnífico Clube Vitoriano das Mulheres Livres
Esse livro me trouxe um respiro de realidade e força de vontade para lutar. Eu sempre riu bastante ao pensar em costumes da era vitoriana como o ato de não poder mostrar os tornozelos de tamanho absurdo que me soa, mas aqui fui relembrada o quanto isso na verdade denúncia a inclasuração em que as mulheres viviam.

Meus favoritos foram a Mestre dos Pássaros, O artista, Amélia vai para o inferno e Prometeu rebelado.

Gostei bastante que ainda que o foco acabasse sendo o núcleo inglês, muitas vozes tiveram seu espaço e, de fato, o Império Britânico teve muito dedo em tudo que moldou o mundo e com o que sofremos as consequências até hoje.

Esse período é uma coisa muito assustadora e cada uma das histórias narradas trouxe uma perspectiva dolorosa, mas interessante, pois mostrou como nunca por mais que tentem eles conseguirão silenciar todas nós.

Sempre teve e vai ter alguém disposto a dar a cara a tapa, sempre teve e vai ter alguém lutando. Essa é a melhor mensagem que tiro do livro.

Rosália Salvatore 01/06/2021

Perfeito
Sou apaixonada pelo forma como esse livro se inicia de forma bonita e leve, com o passar das histórias vai se tornando cada vez mais pesado nos temas abordados, eu surtei com cada um.dos plot twist que teve.

Acho que o que eu mais nesse livro é como ele me fez questionar sobre como mulheres incriveis tiveram que se passar por homens para terem seu trabalho reconhecido, será que todos esses homens que conhecemos hoje famosos por feitos nos tempos antigos são de fato homens? Ou foram mulheres silenciadas ao longo da nossa história?

clarinha 20/06/2021

adorei muito!! cada conto me impressionava mais e a escrita foi muito fluida, todas as mulheres deveriam ler, recomendo muito.

Anna1439 02/05/2021

Bem legal a ideia do livro e bem interessante. Muito legal de ler e gostei bastante.

Luiza3351 01/05/2021

Ainda que a temática seja bem diferente, me lembro muito "lady killers", da Darkside. Essa estrutura textual, de fragmentos, cartas, jornais, etc. muito me agrada, então foi uma leitura bem fluida e rápida.

Barbs 01/05/2021

Mulheres, uma leitura necessária
São 12 contos que relatam a forma que nós, mulheres, éramos tratadas na era vitoriana. Cada conto conta com uma mulher forte, destemida e a frente do seu tempo como protagonista da história.