O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Roberta 14/06/2021

Uma boa surpresa
Trata-se de um livro de contos bastante singelos e gostosos de ler sobre mulheres fortes. Mulheres que viveram fora do padrão de sua época e me encantaram.

Gláucia 15/06/2021

As mulheres deviam ler mais sobre as lutas que outras mulheres tiveram no passado para conquistar a liberdade que temos hoje. (PONTO)

O livro é composto por vários pequenos contos que nos mostram como a mulher era vista antigamente, um ser reprodutor e a esposa perfeitamente impecável.
Tudo o que podemos usufruir e os direitos obtidos foram conquistados por outras mulheres que lutaram por todas nós, não foi sorte e muito menos da noite para o dia.
Agora é a nossa vez de lutar, para que as próximas gerações possam ter mais direitos.

Carla 16/06/2021

Excelente resgate histórico
O livro traz alguns artigos resgatados de uma polêmica publicação londrina do século XIX.

Sob o título que dá nome à obra, o jornalzinho publicou secretamente histórias verdadeiras ou boatos (não se sabe) sobre pequenas vitórias femininas em direção à liberdade.

Relatos bastante objetivos sobre a privação sofrida pelas mulheres da época - da vestimenta até o que sentir, pensar e fazer.

Transmutar-se de homem para viver um amor, administrar os negócios da família, livrar-se da tirania do pai, conseguir um trabalho, são algumas das façanhas realizadas por mulheres fortes e decididas.

Ao ler essa obra, sentimos compaixão e orgulho de mulheres que tornaram a vida das mulheres de hoje melhor. A partir de seus gritos de liberdade e igualdade - algumas pagando a ousadia com sangue - iniciamos esse longo caminho rumo ao respeito e à conquista de sermos o que quisermos.

O livro é ilustrado e traz a reprodução de propagandas da época, em especial espartilhos e cigarros. A edição só peca em não trazer a tradução das peças literárias que estão, muitas, num inglês mais difícil de compreender.

Gybz 20/06/2021

Todos deveriam ler esse livro
Ok por onde começar?

Primeiro o livro é lindo, a capa é bem feita, as páginas são grossas e amareladas na medida certa, as ilustrações das propagandas são incríveis, Desing 100%

Agora sobre as histórias, eu amei todas elas, quis muito que existisse uma coluna como essa nos dias de hoje, ou algum tipo de clube onde nós mulheres pudéssemos ir e conversar num universo do nosso. Amei, amei, amei!

Gostei tanto que meu marido ficou intrigado e está lendo também, e gostando bastante por sinal!

Super indico a todos, leitura rápida, agradeço, instigante, sensacional!

ADOREI!!!

Natasha 07/07/2021

Otimo
Muito bom, uma leitura de peso, traz contos com temáticas de empoderamento feminino escritos na Inglaterra Vitoriana. Recomendo a leitura

Maria Eduarda Martins 11/07/2021

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres
Rum bum bum bum, MAN DOWN!

Primeiramente, gostaria de parabenizar a Editora Wish pela tradução e pela edição deste livro. Tudo é tão bem feito! As escolha das imagens foi meticulosa, aspecto que agrega muito na experiência de leitura ?

Quanto à obra, esta consiste em fragmentos encontrados dentro de "um misterioso baú", referentes ao conteúdo recebido (e às vezes publicado) pela coluna do Clube das Mulheres Livres.

Nas histórias, há diversidade, feminismo, força e resistência ao patriarcado, sob a ótica do século XIX. Me sensibilizei com o que foi contado e saí motivada a permanecer autêntica em minha vivência.

Por fim, não posso deixar de comentar minha grata surpresa em descobrir quem é "A Dama".

Por favor pessoas, leiam esta obra!

Laurete | @queridaeusouleitora 13/07/2021

Mulheres são tudo
O livro é bem interessante e é uma leitura muito rápida, apenas cartas e relatos sobre situações da época, vividas por mulher e as ilustrações são perfeitas. Podia ser maior mas entendo que foi o material que conseguiram.

Gabryely2 14/08/2021

Que livro maravilhoso....
Uau
Me encantei e me emocionei a cada página.
Quando comecei, não tinha ideia que gostaria tanto.
Quero deixar meu agradecimento a essa editora que tornou essa leitura possível.
Leiam, acho que vcs vão gostar muito.

TRECHO - "O problema é que eu nasci extraordinária e assim prossegui. Sem beleza ou dotes para ser esposa, sem talento para ser dona de um lar. Eu deveria morrer na rua, viver do meu suor ou comer insetos na floresta. Mas nasci bastarda de um banqueiro que, embora não tenha me assumido, me colocou para tomar conta de uma biblioteca pública, achando ? pobre dele ?, que em toda a minha ignorância e falta de aportes intelectuais, eu tiraria o pó dos livros e nunca os leria."

Mellhsz 28/08/2021

Necessário
Leitura obrigatória existe? Não sei, mas se existir essa antologia é uma dessas leituras obrigatórias.

Me senti presa a cada conto, e refleti bastante sobre o poder da mulher aflorando em um campo patriarcal sufocante, é incrível ler sobre a força feminina quando estão se expressando, sendo o que querem ser, mesmo que isso implique em se esconder, é um tipo de liberdade sigilosa, uma liberdade com um toque de adrenalina a mais.

"Se uma garota cair por terra e tem uma jornada a completar, ela não deve permanecer no chão, lamentando na sujeira. Ela deve se levantar, se recompõe e ser bem cuidadosa para não cair de novo. É assim até o fim jornada."

Mmads 27/12/2022

Isso é ficção
Em uma época que mulheres tinham pouco espaço e nenhuma voz na sociedade, observamos histórias de mulheres empoderadas que causam diversos sentimentos em uma leitora desavisada.

Joyce.Silva 24/09/2021

Sei da importância desses contos que falam sobre a força de algumas mulheres em uma época em que éramos menosprezadas.
Infelizmente eu não gostei dessa leitura, mas reforço que essa é minha opinião.

lAvia 27/08/2022

O infame clube vitoriano das mulheres livres
peguei esse e-book para ler simplesmente porque queria dar uma pausa entre um livro de "percy jackson e os olimpianos" e o outro, mas que surpresa agradável. um livro brasileiro composto de contos que se passam na inglaterra vitoriana, todos protagonizados por mulheres, que maravilha.

não achei o livro perfeito. vários textos são um tanto confusos, há alguns (poucos) erros de supervisão e algumas soluções para os acontecimentos narrados soam bastante simples. mas, tudo isso a parte, realmente gostei bastante.

Livia_Labanca 17/11/2021

Esse livro é simplesmente maravilhoso, do tipo que eu recomendaria a todas as pessoas, amei demais a forma como esse livro contextualiza as histórias, e principalmente a descoberta presente no final dele que me fez ficar extremamente chocada, amei muito

Janaina 08/02/2022

Contos curtos e fáceis de ler. Logo de início prendeu a minha atenção, mas ao decorrer da leitura fui achando os contos cada vez mais meh.

Um assunto super necessário, mas os contos en si não me agradaram muito, em alguns nem percebi muito a temática vitoriana.