O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Gui Paschoalini 06/05/2021

Um clube feminista
O livro é composto por uma série de contos que tratam sobre o feminismo, o protagonismo das mulheres e as mazelas da sociedade vitoriana sobre outros temas afins. Em relação a isso, é uma leitura super válida e agregadora.
No entanto, a maioria dos contos não me prendeu nem me cativou. As histórias são mais relevantes pelos pontos relativos ao feminismo do que pela veia literária.
Para não dizer que não gostei de nenhum, o conto "Amelia vai para o Inferno", de Rúbia Dias, é de tirar o fôlego; simplesmente maravilhoso!

Amanda 13/05/2021

Resenha
Achei a ideia bem legal! Gostei mais dos primeiros contos, outros achei um pouco mais pesados para o tipo de leitura que ultimamente estou lendo, mas acho que vale a pena para quem está curioso!

PS: O final me surpreendeu bastante!

meduardannunes 04/04/2022

Contos
Como todo livro de contos, tem seus ápices e declínios, pois inevitavelmente alguns sempre destacam-se mais do que outros. Vale lembrar que é uma obra de ficção, fato que só descobri ao fim do acervo e, confesso, me causou uma pontinha de decepção; portanto considero válido explanar aqui.

Picininbea 16/05/2021

Revoltante e necessário
É muito triste de se pensar nas aflições de uma mulher vitoriana que tinha como única opção de futuro ser esposa e mãe, tratada literalmente como propriedade dos homens, primeiro do pai, depois do marido. E os contos retratam isso muito bem. Protagonizados por mulheres que sabiam que eram mais que isso, e que tiveram que fazer o impossível para alcançar seus objetivos, mesmo que isso signifique abrir mão de tudo e ser outra pessoa.

Luane 19/05/2021

Amei demais! Livro curtinho mas uma leitura interessante que te prende. São contos de mulheres que estavam a frente de seu tempo. Em uma época em que mulheres não tinham voz nem vez elas tentavam mudar o mundo!

Amanda.Oliveira 21/05/2021

"Clube das Mulheres Livres, uma coluna de jornal que lançava periodicamente histórias de mulheres fortes, livres e sonhadoras que lutaram para encontrar seu caminho para a felicidade e triunfar sobre a opressão de toda uma era."

Um livro enriquecedor de mulheres fortes que não se deixavam vencer por nada, adorei esses contos empoderados.

"? Existem muitas, mas a maioria delas tem que se manter escondida como nós, se não quiserem ser punidas."
"Porém a mulher já nasce silenciada. Se pudessem os homens impedi-las sequer de chorar ao nascer, o fariam. Acontece que o silêncio não compensa a tristeza da vida, e o grito, mesmo que possa ser o último ato, é o risco pelo qual vale a pena morrer."

Gybz 20/06/2021

Todos deveriam ler esse livro
Ok por onde começar?

Primeiro o livro é lindo, a capa é bem feita, as páginas são grossas e amareladas na medida certa, as ilustrações das propagandas são incríveis, Desing 100%

Agora sobre as histórias, eu amei todas elas, quis muito que existisse uma coluna como essa nos dias de hoje, ou algum tipo de clube onde nós mulheres pudéssemos ir e conversar num universo do nosso. Amei, amei, amei!

Gostei tanto que meu marido ficou intrigado e está lendo também, e gostando bastante por sinal!

Super indico a todos, leitura rápida, agradeço, instigante, sensacional!

ADOREI!!!

Natasha 07/07/2021

Otimo
Muito bom, uma leitura de peso, traz contos com temáticas de empoderamento feminino escritos na Inglaterra Vitoriana. Recomendo a leitura

Maria Eduarda Martins 11/07/2021

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres
Rum bum bum bum, MAN DOWN!

Primeiramente, gostaria de parabenizar a Editora Wish pela tradução e pela edição deste livro. Tudo é tão bem feito! As escolha das imagens foi meticulosa, aspecto que agrega muito na experiência de leitura ?

Quanto à obra, esta consiste em fragmentos encontrados dentro de "um misterioso baú", referentes ao conteúdo recebido (e às vezes publicado) pela coluna do Clube das Mulheres Livres.

Nas histórias, há diversidade, feminismo, força e resistência ao patriarcado, sob a ótica do século XIX. Me sensibilizei com o que foi contado e saí motivada a permanecer autêntica em minha vivência.

Por fim, não posso deixar de comentar minha grata surpresa em descobrir quem é "A Dama".

Por favor pessoas, leiam esta obra!

Laurete | @queridaeusouleitora 13/07/2021

Mulheres são tudo
O livro é bem interessante e é uma leitura muito rápida, apenas cartas e relatos sobre situações da época, vividas por mulher e as ilustrações são perfeitas. Podia ser maior mas entendo que foi o material que conseguiram.

Gabryely2 14/08/2021

Que livro maravilhoso....
Uau
Me encantei e me emocionei a cada página.
Quando comecei, não tinha ideia que gostaria tanto.
Quero deixar meu agradecimento a essa editora que tornou essa leitura possível.
Leiam, acho que vcs vão gostar muito.

TRECHO - "O problema é que eu nasci extraordinária e assim prossegui. Sem beleza ou dotes para ser esposa, sem talento para ser dona de um lar. Eu deveria morrer na rua, viver do meu suor ou comer insetos na floresta. Mas nasci bastarda de um banqueiro que, embora não tenha me assumido, me colocou para tomar conta de uma biblioteca pública, achando ? pobre dele ?, que em toda a minha ignorância e falta de aportes intelectuais, eu tiraria o pó dos livros e nunca os leria."

Mellhsz 28/08/2021

Necessário
Leitura obrigatória existe? Não sei, mas se existir essa antologia é uma dessas leituras obrigatórias.

Me senti presa a cada conto, e refleti bastante sobre o poder da mulher aflorando em um campo patriarcal sufocante, é incrível ler sobre a força feminina quando estão se expressando, sendo o que querem ser, mesmo que isso implique em se esconder, é um tipo de liberdade sigilosa, uma liberdade com um toque de adrenalina a mais.

"Se uma garota cair por terra e tem uma jornada a completar, ela não deve permanecer no chão, lamentando na sujeira. Ela deve se levantar, se recompõe e ser bem cuidadosa para não cair de novo. É assim até o fim jornada."

Joyce.Silva 24/09/2021

Sei da importância desses contos que falam sobre a força de algumas mulheres em uma época em que éramos menosprezadas.
Infelizmente eu não gostei dessa leitura, mas reforço que essa é minha opinião.