O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

vasilisamorozko 24/04/2021

Porque Tão Curto Meu Deus???
'Me chamo Li, não importa onde nasci nem as conturbações e turbulências que se seguiram após isso. Importa saber que eu existo, e reivindico poder e domínio da minha própria existência."

#72 - Os contos são muito interessantes e bem escritos, teve uns que eu terminei com o coração quentinho por ter um final feliz(?) em outros que eu só queria entrar e distribuir socos por não acreditar no final (cof...cof… A História de Mrs. H)
A ideia de terem achado um baú misterioso com artigos e cartas de um jornal é simplesmente fantástica, sinceramente queria que o livro fosse bem maior pra eu poder passar mais tempo com essa histórias (muitas vezes tristes mas fascinantes.)

Erika Almeida 24/04/2021

Amei ???
" Se uma garota cai por terra e tem uma jornada a completar,ela não deve permanecer no chão, lamentando na sujeira. Ela deve se levantar,se recompor e ser bem cuidadosa para não cair de novo.
Assim até o fim da jornada. "

Beatriz.Sanchez 06/04/2021

Poderoso
Um livro extremamente necessário para qualquer um que pense em falar sobre a luta feminina ao longo dos anos. É difícil não se comover ou refletir vendo como era a vida dessas mulheres, e como muita coisa mudou graças a determinação e resistência destas.

Hellen Umbelina 02/04/2021

Livro de contos incríveis
?Não se chega à liberdade, à justiça, ao hosana sem o sofrimento, sem a dúvida do caminho, sem o risco do erro?.
Livro com 12 contos incríveis. Maravilhosa companhia em tempos tão sombrios como o que estamos vivendo. Cada conto relata histórias de mulheres subversivas, da era vitoriana e que servem de muita inspiração. Amei e vai entrar para a lista de livros para sempre estar relendo.

alexiamc 26/03/2021

Mil formas de ser mulher
"Como uma estrela brilha à outra através do mar etéreo, acredito que as almas se reconheçam por toda a eternidade" (p. 128).

Trata-se de um livro de ficção sobre uma suposta coluna de jornal que publicaria histórias de mulheres na Era Vitoriana, um dos meus períodos favoritos da História. Cada conto é uma carta enviada à coluna.

Eu adorei esse livro e toda a ideia dele! Os contos são muito bem escritos e as histórias são, ao mesmo tempo, cativantes e inspiradoras. É o tipo de livro para se reler quando se está sentindo a hostilidade do mundo...

A única coisa que me incomodou é que as datas de 3 contos não casam, por isso dei 4,5 estrelas.

kitski 10/03/2021

O Infame Cube Vitoriano das Mulheres Livres
“Preciso ser ouvida, mesmo que jamais seja compreendida.“

O período vitoriano é marcado por sua singularidade em vários costumes do passado. Novas tendências na literatura, moda e arquitetura surgiram, e com isso as mulheres da época precisavam se ajustar ao momento. Na antologia “O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres” conhecemos relatos de diferentes mulheres que desejam e lutavam arduamente por algo em comum: liberdade.

“— O que você faria se fosse livre como um pássaro?
— Iria de janela em janela procurando passarinhas como você para lhes contar que elas têm asas e que ninguém deveria poder impedi-las de voar.”

Um livro que vai além da situação social e emocional da mulher vitoriana. Uma ficção que traz discussões acerca da representatividade na época.

“(...) a mulher já nasce silenciada. Se pudessem os homens impedi-las sequer de chorar ao nascer,o fariam. Acontece que o silêncio não compensa a tristeza da vida, e o grito, mesmo que possa ser o último ato, é o risco pelo qual vale a pena morrer.
E é assim que pretendo encerrar a peça da minha vida: gritando.”

site: https://www.instagram.com/p/CLKFXn2jH1B/

Ohaninha 28/02/2021

Todos deveriam conhecer esse clube
Terminei o livro imensamente inspirada por todas as histórias das mulheres citadas e ainda mais inspirada pela líder desse movimento que encorajou todas essas mulheres a libertarem a voz e falarem de suas histórias publicamente. Me surpreende saber que desde a época vitoriana as mulheres vem exercendo esse movimento feminista, eram poucas que realmente entendiam o seu papel na sociedade e tinham a coragem de lutar contra, neste livro ele nos mostra todas essas mulheres fortíssimas para continuar inspirando gerações de mulheres a lutarem a favor de nós mesmas. Eu simplesmente amei e virou meu livro favorito!

nmstoppa 15/02/2021

Que livro, meus amigos, que livro!! Como eu gostaria de ter lido todas as edições do Clube, são textos tão lindos, profundos, que nos fazer perceber como o mundo era, como ele é, e o que tem para melhorar.

Quem está em busca de uma obra que fale sobre feminismo, empoderamento e sororidade no século XIX, esse é o ponto certo!

Nane 31/01/2021

Apaixonante
" ...nasci bastarda de um banqueiro que, embora não tenha me assumido, me colocou para tomar conta de uma biblioteca pública, achando - pobre dele-, que em toda a minha ignorância e falta de aportes intelectuais, eu tiraria o pó dos livros e nunca os leria."

Edição perfeita, com imagens da época. Contos rápidos de serem lidos mas de uma profundidade incrível. Vale muito a pena.

"- O que você faria se fosse livre como um pássaro?
- Iria de janela em janela procurando passarinhas como você para lhes contar que elas também têm asas e que ninguém deveria poder impedi-las de voar."??

nathfrensch 23/01/2021

Belíssima edição
O livro é super bem feito, mas a minha edição veio com um erro. Boa parte está de cabeça pra baixo. Com alguém mais aconteceu isso?
Além das histórias inspiradoras para as mulheres, a edição mostra várias propagandas de época. Uma maravilha.

may.reader 11/01/2021

Crl que livro foi esse?
Infame, vitoriano e feminino. Assim era o Clube das Mulheres Livres, uma coluna de jornal que lançava periodicamente historias de mulheres fortes, livres e sonhadoras que lutaram para encontrar seu caminho para a felicidade e triunfar sobre a opressão de toda uma era.

Esse livro é impossível de não favoritar, a capa, as ilustrações, as folhas, a escrita, os contos, é tudo muito perfeiiiito ??

Yv. 08/01/2021

Perfeito apenas
Achei incrível, tem contos que te deixam com raiva e feliz no final, contos que trazem frio na barriga... e o melhor de tudo é que é um tipo de leitura que você abre o livro e só fecha quando acaba, por ser leve...
Tão bom que vou até forçar minha mãe a ler
Gorey 09/01/2021minha estante
"Vou até forçar minha mãe a ler" ????????

Sol 29/12/2020

Inspiração
Vários contos com mulheres como protagonistas em contextos nem um pouco fáceis de se ser uma mulher.

Inspirações Literárias 24/12/2020

Leitura inspiradora
Uma leitura inspiradora para nós, mulheres do século XXI.

Os contos nos mostram de forma objetiva, clara, impactante e emocional o que foi ser mulher no século XIX e a construção através de lutas, por vezes, sacrificiais das mulheres do passado, para que hoje pudéssemos ser vistas como seres humanos e sujeitos dos direiros, fundamentalmente humanos.

Precisamos ter alegria e orgulho de sermos mulheres. E termos a consciência que a luta é contínua e permanente , pois ainda observamos com desalento e tristeza as altas estatísticas das inúmeras violências contra a mulher, apenas por ser mulher.

Divulguemos esse livro, pois as mulheres desse século precisam ler essas histórias, e assim, se engajarem cada vez mais na solidez dos direitos femininos.

P. H. de Aragão 19/12/2020

Liberdade em tempos infames
Logo de primeira salta aos olhos a alta qualidade gráfica, como é de praxe da Editora Wish, desde a gramatura e papel de capa e miolo, até a belíssima diagramação com ilustrações e estética antiga. Mas vamos ao conteúdo.

Todos os contos do “Infame Clube” partem do mesmo princípio: mulheres em busca de independência. No entanto, as protagonistas, narrações e atmosferas são bem distintas entre si, com histórias que vão do delicado ao trágico, da discrição ao escândalo, do tangível ao místico, tendo a luta por melhores condições sempre como uma constante.

Tenho a satisfação de participar da antologia com um conto, junto a colegas com dedicação visível à literatura e à liberdade - temas imprescindíveis para tempos de opressão que, infelizmente, ainda não ficaram no passado.

site: https://www.instagram.com/phdearagao/