O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Caroline 15/05/2021

Impressionante!
Contos/cartas/relatos incríveis e com plots mais incríveis ainda

Amanda 13/05/2021

Resenha
Achei a ideia bem legal! Gostei mais dos primeiros contos, outros achei um pouco mais pesados para o tipo de leitura que ultimamente estou lendo, mas acho que vale a pena para quem está curioso!

PS: O final me surpreendeu bastante!

roberta | @robertabooks 13/05/2021

Maravilhoso
Através de pequenos contos e cartas, somos apresentados a algumas histórias reais protagonizadas por mulheres fortes e determinadas, que enfrentaram o céu e o inferno para viver, e não somente sobreviver, durante a era vitoriana no Reino Unido.
Com histórias tristes, engraçadas e tensas, todas envolvendo superação e achar o seu lugar no mundo (ou se perder enquanto luta por isso), o livro é te prende do início ao fim, sendo fácil e rápido de ler.
Talvez um ponto negativo para o livro seja esse: não ter tantas histórias quanto se gostaria. Fora isso, você se envolve, torce e sofre junto com cada mulher ali apresentada e com as demais envolvidas nas histórias.

wasabs 10/05/2021

Legal.
É legal para passar o tempo, quem sabe dar uma refletida, mas o livro como um todo é meio... chato. E não sei se previsível é a palavra ideal, mas se torna tedioso. Os melhores contos são, na minha opinião a do violoncelo e da assassina de homens na névoa.

As citações ao caos da época e até do Jack Estripador são legais. De resto... é. OK

Gui Paschoalini 06/05/2021

Um clube feminista
O livro é composto por uma série de contos que tratam sobre o feminismo, o protagonismo das mulheres e as mazelas da sociedade vitoriana sobre outros temas afins. Em relação a isso, é uma leitura super válida e agregadora.
No entanto, a maioria dos contos não me prendeu nem me cativou. As histórias são mais relevantes pelos pontos relativos ao feminismo do que pela veia literária.
Para não dizer que não gostei de nenhum, o conto "Amelia vai para o Inferno", de Rúbia Dias, é de tirar o fôlego; simplesmente maravilhoso!

Aissa.Mirelly 04/05/2021

Esse pequeno livro composto de contos é uma leitura rápida e muito bom! Deixa explícito como o machismo e patriarcado trabalharam juntos para a opressão das mulheres. Além disso, aborda como as diferenças de gênero foi usado como justificativa para essa opressão. Criando um modelo feminino em que as mulheres que desviavam dele eram tidas como selvagens e também "expulsa" da sociedade. Leitura rápida e necessária. Amei.

Thailinne 03/05/2021

Infame clube
As histórias são fofinhas, quando você pensa em quando foram escritas se tornam muito fortes.

Talita Rodrigues 02/05/2021

Feminismo na era vitoriana
Para finalizar as leituras de abril, trago um livro muito esperado por mim, tanto que li tudo em um mesmo dia.

Esse é um livro de contos de autoria nacional, que retraram a vida de mulheres da era vitoriana e reflete muita esperança de que um dia sejamos todos iguais, independente de nossas diferenças.

É uma ótima leitura, faz pensar e dá uma animada, principalmente quando estamos meio chateadas com tudo o que vemos e ouvimos na sociedade atual sobre como nós ainda somos tratadas, no que diz respeito à liberdade, voz e vida.

Indico esse livro para todas e todos, apesar do contexto ser antigo, as discussões são bastante atuais e há muitas personagens inspiradoras. Ah, não posso esquecer das ilustrações, são fantásticas.

Anna1439 02/05/2021

Bem legal a ideia do livro e bem interessante. Muito legal de ler e gostei bastante.

Luiza3351 01/05/2021

Ainda que a temática seja bem diferente, me lembro muito "lady killers", da Darkside. Essa estrutura textual, de fragmentos, cartas, jornais, etc. muito me agrada, então foi uma leitura bem fluida e rápida.

Barbs 01/05/2021

Mulheres, uma leitura necessária
São 12 contos que relatam a forma que nós, mulheres, éramos tratadas na era vitoriana. Cada conto conta com uma mulher forte, destemida e a frente do seu tempo como protagonista da história.

Aldemir2 01/05/2021

Interessante, mas não funciona pra mim
A proposta é bem interessante, sim, sem dúvida, um conjunto de contos organizados como cartas mandadas pra uma revista de cunho feminista do século XIX, os contos são rápidos de ler, bem escritos e detalhados com informações da época. Mas não deu pra mim, foi bem entediante ler na verdade, a história dos contos não me prendia, eu não ficava com uma sensação de querer ler mais um, só esperava que acabasse logo. Enfim, é uma proposta boa que não funcionou comigo, mas pode funcionar com outras pessoas.
As ilustrações no início de cada conto também estão bem bonitas, remetendo às ilustrações da época.

Verona 27/04/2021

Adorei essa leitura!! São uma coletânea de contos que se passam na era vitoriana.

?Eu não sou uma mulher comum. Preciso grifar isso para que eu mesma não venha a esquecer.?

?O problema é que, desde que pisei os meus pés na biblioteca, foram os livros que leram a mim(?)?

Celi Gomes 26/04/2021

Estava curiosa para ler esses contos. Mto interessantes e não pareceram como outros da era vitoriana que li e achei enfadonhos. Pena que o livro tem poucos, gostaria de ler outros dessa coluna.

Sarita Helena 25/04/2021

Baixei o ebook em uma promoção da Amazon, não tinha ideia nenhuma sobre ele. Li sem expectativas, o que foi bom. Gostei bastante da leitura, de todos os contos, só gostaria que alguns contos fossem maiores e com mais detalhes.