A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue)

A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue) Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Gabi.Rodrigues 16/10/2023

Uma paródia dos contos góticos
Como afirma o próprio prefácio, este livro é uma obra que ilustra a consciência literária de Jane Austen, sua vivência da literatura como autora e como leitora. O que me fez gostar deste livro foi justamente por ele ser diferente dos outros livros da escritora, ainda mais por se tratar de uma paródia das narrativas góticas.

Se você estiver procurando por um romance, te recomendo ler outra obra dela, porque aqui o que teremos serão apenas migalhas. Por outro lado, senti neste livro muitas pautas relacionadas às mulheres - qual o papel das mulheres na sociedade? - e até mesmo um amadurecimento pessoal da Jane Austen.

Eu gostei muito da estrutura do livro, de ser realmente uma sátira, um livro cômico, com referências da Jane Austen tanto como autora quanto como leitora (fiquei curiosa para ler
Udolpho..). Não dei 5 estrelas porque achei o livro, em alguns momentos, um pouco maçante e eu queria que tivesse mais elementos góticos (porque eu amo kakakaka). Passei muita raiva com alguns personagens aí.... mas é uma leitura super gostosa de acompanhar!

Erica.Barone 15/10/2023

Somente Jane Austen para conseguir a proeza de fazer eu iniciar um livro e terminá-lo no mesmo dia. Tamanha é sua capacidade de fazer eu viajar no tempo e despertar minha curiosidade que não cessa enquanto não chego a última página. Foi uma viagem muito agradável, com direito a heroína, herói e vilões.

Luísa Ribeiro 13/10/2023minha estante
achei exatamente a mesma coisa! A parte na abadia é bastante interessante e intensa, mas a que antecede é muito parada, parece que tão pouco acontece em tantas páginas! E a resolução também achei que ficou apressada, não teve um envolvimento grande como nas outras obras dela

Deeh 11/10/2023

Não é meu favorito da Austen.
Uma protagonista sem atrativos, é como se ela estivesse perdida em sua própria época. Nenhum pouco arguta como a Lizzie, nem sensata como a Fanny.
Apesar dos pesares, dá pra ler.
Aquele ranço típico que a Austen sabe provocar com alguns de seus personagens.
E boas indicações literárias da época.

Elie0 11/10/2023

Entretém
Não é um livro excelente mas é divertido e bem "ousado" nas críticas que a Jane quis fazer, não vá procurando um romance pois você não encontrará. O romance é apenas um pano de fundo. A caty é uma personagem interessante não chega a ser muito cativante mas é interessante. Recomendo o filme é bem verossímil.

maria.e.sousa.7 09/10/2023

Ironia na sua melhor versão!
Surpreendentemente, gostei bastante - quando eu esperava algo tão moroso quanto Mansfield Park.

A postura incauta e desmiolada da heroína é exasperante a princípio, mas aos poucos o ritmo e a crítica mordaz - disfarçada com grande ironia - de Austen revelam que esta é uma das suas melhores produções.

Austen pontua o etnocentrismo inglês da literatura da época, a imaturidade da mocinha, ao mesmo tempo em que a faz crescer e amadurecer através da observação do seu entorno e do comportamento de terceiros, e das experiências pelas quais ela própria vai passando.

Como era penoso viver nessa sociedade! Com fina ironia e humor mal disfarçado - ela deve ter se divertido muito escrevendo esta obra! - temos novamente a crítica à futilidade dos costumes, ao moralismo vazio, aos jogos manipulatórios e à indecência dos comportamentos ditos ?decorosos?. Sobretudo, nesta obra, a crítica ao materialismo maniqueísta da sociedade da época, julgando o valor de tudo e todos apenas pela métrica monetária.

As revelações sobre o general Tilney foram uma reviravolta! Jamais imaginaria algo tão mesquinho! ?Realmente uma personagem insuspeita!

Gostei do ritmo e ri muito em alguns momentos! Recomendo!

Livro de outubro/2023 da SLV.

4/5.

Caroline Vital 08/10/2023

Jane Austen é Jane Austen. Sempre cumpre o prometido. Mais um romance para a conta. Adorei, apesar de não ter me conectado tanto com os personagens.

CAcera3 01/10/2023

Que fofura de livro!
Mais um livro delicioso de ler dessa autora. Com esse, encerro a leitura de todos os grandes romances de Jane Austen. A abadia de Northanger é um livro curto, de ritmo bem empolgante e que tem diálogos maravilhosos sobre o próprio universo da literatura, pois sua protagonista é uma apaixonada por livros. Temos uma bela jornada do herói e mais um romance de aquecer o coração.

Gabi 01/10/2023minha estante
Amiga sua experiência foi IGUALZINHA à minha. Sério

Capitu.Jamaittes 01/10/2023

Esse foi meu primeiro livro da Jane Austen. Ouvi muitas pessoas dizendo que a diferença entre esse e os outros livros da autora é esse ser muito engraçado, achei leve e divertido, não engraçado, gostei, mas nada que desperte vontade de ler os outros livros.

Larissa Tabosa 30/09/2023

Jane Austen nunca decepciona!
As vezes fico me perguntando porque postergo tanto a leitura de alguns clássicos. Não sei, mas acho que é um pouco de culpa da escola. Somos obrigados muito cedo a ler livros bons, mas densos e difíceis demais para adolescentes com tão pouca bagagem. Dessa maneira, acabamos por criar certo bloqueio com livros antigos, por medo da experiência ser exatamente como na adolescência.

Felizmente, todas as vezes em que me "obriguei" a ler um clássico a experiência foi muito agradável. Principalmente os da rainha perfeita e maravilhosa Jane Austen. Meu livro favorito da vida é dela, por isso cada novo livro que leio, sei que será um experiência incrível.

A Abadia de Northanger tem um tom um pouco diferente das demais obras da autora, mas isso nem de longe é um defeito ou torna o livro pior que os outros. Pelo contrário, encontramos aqui toda a ironia e a crítica a sociedade da época, características tão comum de Austen. E nesta obra sua ironia está ainda mais afiada, com longos parágrafos tecendo críticas ao comportamento social, aos críticos literários e a seus próprios personagens. Um deleite!

Catherine é uma mocinha um pouco diferente das demais, ela não tem a inteligência e a força de Elizabeth, Fanny ou Elinor, pelo menos não no início da história. Ela é inocente, boba e fantasiosa, sendo facilmente iludida pela primeira"amiga" que faz. Mas é tão lindo ver toda a evolução dela. A Catherine que conhecemos no início não é nem de longe a mesma que encontramos ao final. Harry também é um mocinho maravilhoso, inteligente, irônico, justo e independente, formam um lindo casal.

Neste livro fui apresentada aos personagens mais odiosos da querida Jane Austen: Isabela e John Thorpe. Tá, não sei se não os mais odiosos, pois ainda hoje lembro-me da odiosa cunhada de Elinor em Razão e Sensibilidade, mas que fizeram muita raiva, ah fizeram. Quase que nosso romance não tem um final feliz por causa desses dois infelizes.

Amei toda a atmosfera gótica e meio aterrorizante quando ela vai a Abadia de Northanger. Amei que Catherine é uma grande fanfiqueira, dei muitas gargalhadas com algumas das loucuras que passavam pela cabeça dela.

Se eu recomendo esse livro? Por óbvio que sim, Jane Austen é sempre uma boa pedida. Apenas leiam! ?

bea(taylor's version) 27/09/2023

Jane Austen mãe do romance
Jane Austen todos nós sabemos que você é a diva mãe do romance, mas pelo amor de deus que final CORRIDO foi esse desse livro?!?!
Acho que por ser um dos primeiros(ou o primeiro não tenho certeza) da autora, ela ainda não sabia exatamente a dosagem de tudo. Acabei achando esse livro bem menos romântico do que os outros que eu já li dela, e isso me deixou um pouquinho triste viu, não vou negar.
CONTINUA SENDO INCRÍVEL mas achei que faltou romantismo e esse foi top finais mais apressados que eu já vi??

Andre.S 27/09/2023

Minha primeira experiência com Jane Austen, e de cara já me sinto introduzido em sua obra, com desejo de ler outro. Este livro é muito agradável, delicioso de ler, prendendo a atenção do leitor até a última pagina. A autora , apesar de ser este um livro escrito na sua juventude, mostrava ja um alto nível em sua escrita. Ótimo.