A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue)

A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue) Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Dinha.Lene 15/11/2023

Mocinha bem bobinha mais confesso que em nenhum momento me aborreci com ela, sua busca por aventura muito justificável já que ama ler livros góticos , que mocinho sensacional fácil de apaixonar uns dos romances de jane Austen e que gostei e me diverti rindo junto aos protagonistas dessa incrível história .

@leitoraemformacao_ 14/11/2023

Quer se divertir? Leia Jane Austen! ??
Entre Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Emma, A Abadia de Northanger foi o mais divertido de todos.

As pessoas que conhecem o livro apenas pela descrição de que Jane caminhou pelas veredas do romance gótico podem ficar um pouco confusas com a minha impressão, mas a verdade é que o livro é mais cômico que assustador, diferente do que pensamos quando lemos o termo.

Na obra, Austen faz uma paródia do gótico. Ela lança mão de recursos narrativos pra criar um clima de suspense, aflição, mistério e terror, fazendo referência à obras de romances góticos, mas com o intuito de gerar humor, comicidade (pelo menos foi esse o efeito em mim ?).

Há ambientes e situações sombrias muito bem criados, mas assim que eu começava a ler algum trecho que, em algum outro livro, poderia deixar meus olhos arregalados ?, eu já estava mesmo era com um sorriso no rosto, só esperando pra dar uma risada ?

Sobre o enredo, podemos pensar em muitos assuntos discutidos explícita ou implicitamente no texto, mas o que mais me chamou atenção foi: qual a função da literatura? Quais livros e por que estes devem ser considerados bons, de alta literatura, enquanto outros ficam à margem dessa categoria? A defesa do narrador onisciente sobre o assunto arrepia qualquer leitor. Foi lindo de ler. ?

Falando em narrador, eu amei o dessa história. Inteligente, mordaz, irônico (se bem que isso não é surpresa quando se trata da autora). Acho divertidíssimo quando a voz narrativa fala diretamente com o leitor. Me sinto ainda mais imersa no livro. Parece que tô ao lado dele enquanto escuto e dou pitacos em tudo nos mínimos detalhes ????.

Pra finalizar, Catherine Morland não é uma heroína comum de romances. Na infância ela gosta de "brincadeiras de meninos", na adolescência ela é considerada menos feia que quando criança ?, não tem nenhum dom na música, na pintura, muito menos pode ser considerada versada em poesia, eloquência, traquejo social e um monte de outras coisas consideradas importantes. Ela é gente da gente, uma leitora voraz, ingênua por causa da idade e da falta de experiência no limitado convívio social da família, por isso se vê em algumas situações constrangedoras e tem a propensão a confundir ficção com realidade. Ao longo do livro ela vai amadurecendo, contando com a ajuda de personagens que a fazem questionar e refletir e, no final, o horror que ela esperava, que ansiava experimentar, tal como ocorria nos livros que lia, aconteceu de uma forma ainda pior: ela viveu o medo real, causado por uma pessoa real, não o sobrenatural e distante, que habita nas páginas dos seus amados livros.

??

Maylla.Nogueira 10/11/2023

O final surpreende
Minha primeira experiência com Jane Austen, leitura calma e um final que eu não esperava. Apesar de ser um livro de época, é de fácil entendimento.

AdharaLima 09/11/2023

Fazia um tempo que eu estava precisando ler um livro leve e com diálogos divertidos, e esse foi exatamente isso. A personagem principal, a Catherine, não é realmente uma grande heroína, na verdade são os acontecimentos e os outros personagens que vão ajudando ela a crescer ao longo da história. E sobre a Abadia aparecer tão no final e não merecer estar no título, eu discordo, por mais que seja um local que apareça pouco é o lugar de maior evolução de Catherine.

Lucas 09/11/2023

Não é meu favorito de austen
O livro é bom com momentos e historia interessante mais não me envolveu como outros da escritora. Embora achei a narrativa a mais diferente de como ela costuma escrever as suas de costume.

Mini Bittar 08/11/2023

Livro muito divertido, finalmente uma personagem da Austen bobinha e leviana devido ao contexto histórico.

May 07/11/2023

Uma heroína inesperada
"A Abadia de Northanger" é um livro peculiar no catálogo de Jane Austen. Neste romance, a autora nos surpreende ao apresentar uma protagonista que foge ao molde das heroínas fortes e perspicazes pelos quais Austen é conhecida. Catherine Morland, nossa protagonista, é uma jovem ingênua e apaixonada por romances góticos, que se lança em uma viagem repleta de romance, intriga e mistério, buscando realizar suas fantasias de heroína literária.

O encanto deste livro reside na subversão das expectativas. Austen nos leva por um enredo onde a realidade e a imaginação de Catherine se entrelaçam de maneira hilariante. A protagonista vê o mundo à sua volta através da lente de suas leituras góticas, atribuindo mistério e conspiração a cada interação.

Austen, com sua ironia característica, nos lembra que a vida real raramente segue os enredos perfeitamente orquestrados dos romances. As personagens são humanas, imperfeitas e cheias de segredos. Catherine Morland é uma heroína inesperada, o que a torna ainda mais encantadora.

Em "A Abadia de Northanger", Jane Austen nos presenteia com uma narrativa divertida e envolvente, repleta de personagens reais e suas falhas. É uma lição sobre não julgar as pessoas pela capa e uma celebração da imaginação que todos nós carregamos. Este é um romance que nos faz refletir sobre a diferença entre a fantasia e a realidade, e é altamente recomendado para os amantes de romances de época que desejam uma história que desafia as convenções.

Cris.Aguiar 02/11/2023

O primeiro
Esse livro foi o primeiro Romance de Austen, embora só tenha sido lançado após sua morte, ficando como o penúltimo livro.

Nele ainda encontramos um pouco mais de humor nas sátiras dos comportamentos sociais da época. Ler os livros na ordem de lançamento nos oferece esse respiro e surpresa quase no final. Uma maneira de vermos o amadurecimento da escritora ao mesmo tempo que percebemos que desde cedo ela tinha um olhar afiado para a alma humana.

Foi um dos que mais gostei de ler. Recomendo

CLUBE DE LEITURA SLV: outubro 2023

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

Tábata Kotowiski 31/10/2023

A Abadia de Northanger conta a história de Catherine Morland, uma moça jovem que adora histórias de terror e romance. Ela é convidada a passar um tempo na misteriosa Abadia de Northanger e sua imaginação a faz acreditar que coisas estranhas acontecem lá. O livro mistura romance, comédia e um toque de mistério, e nos faz pensar sobre como a imaginação pode nos levar a mal-entendidos engraçados. Jane Austen cria personagens interessantes e nos mostra como as pessoas viam as mulheres naquela época. Com escrita envolvente, é um livro divertido e perspicaz que continua sendo uma leitura gostosa até hoje.

Lala_books 27/10/2023

A ABADIA DE NORTHANGER
FINALIZADO ?

aos leitores de Jane, peço perdão, sou nova no pedaço. mas desse livro não entendi nada, lembro de relance o nome dos personagens e me senti um fracasso ao ler e não entender... :/

Rhanna.Azevedo 26/10/2023

Essa edição me ajudou muito no quesito fluidez, o que eu não tive sorte ao ler os outros de Jane.
Apesar de ser bem diferente eu gostei bastante, mas imaginei um final diferente, cheio de emoção e muito amor.
Gostei da ingenuidade da principal, mas esperava um choque de realidade cheio de descrição da personagem, mas a narrativa tornou a obra muito impessoal.

Nayara364 25/10/2023

A abadia de northanger quase não aparece
Esses foi um dos livros mais lentos da jane austen, a história demora para passar e falta encontros, conversas e passeios entre os personagens, entretanto há um mergulho interessante nos pensamentos e sentimentos das personagens. O título ' A abadia de northanger' não me parece realista porque menos de 30% do livro acontece lá, em sua maioria o cenário é em Bath. Acredito que tinha altas expectativas na leitura e não fui atendida.

Fernanda 25/10/2023

Razoável
Achei o livro razoável.
Estava incomodada da personagem principal estar mais interessada numa fantasia e especulações da abadia do que no romance em si.
E achei que, a Eleanor, o Henry e até o senhor Allen, são personagens melhores que a Catherine.

Tay18 25/10/2023

Melhor do que eu esperava. Já havia tentado ler Orgulho e Preconceito e a leitura não fluiu. Achei esse bem melhor nesse quesito. Foi meu primeiro contato com a autora e adorei, me surpreendi positivamente.

Não acontece taaaaaanta coisa no livro e em certos momentos é bem parado (principalmente nas partes que Catherine fanficava horrores). Deu muita raiva dos "amigos" dela de Bath, mas foi bom ver como ela evoluiu com relação as pessoas ao seu redor. Queria mais de Henry e Catherine, adorei esses dois.

Apaixonada pela escrita da Jane (principalmente quando ela perde a paciência com a sociedade em que vive e mete umas críticas).