A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue)

A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue) Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Ana 10/03/2023

Bem mais ou menos
Pode distrair os leitores de romance de época, mas eu, que nunca tinha lido nada do tipo, tornou-se maçante, a personagem até tem seu carisma, uma jovem normal de 17 anos, mas seus amigos daquela cidade divertida são todos completamente irritantes. Leiam, eu não gostei, mas vocês podem gostar. Definitivamente não incentivaria alguém que não conhece esse gênero literário para ler este livro de Jane Austen, mas, para aqueles leitores que já possuem histórico, leiam! Não faz mal e nem há nada nocivo.

Vivian.Bieberbach 09/03/2023

Primeiro livro que leio da Jane Austin. Gosto desse gênero literário. Como era pacata a vida nos idos de 1800.

Lara 05/03/2023

Diferente
Gostei do livro mas achei meio arrastado, Catherine é uma das personagens mais cativantes de Jane Austen até agora e a Isabela me dava nos nervos kaksksks
Tilney um amor?

dandara 27/02/2023

Esperava mais ?
"Não sei como amar pessoas pela metade; não é da minha natureza. As minhas afinidades são sempre excessivamente fortes."

Livro curtinho, mas um pouco complicado de ler, a leitura é cansativa, apesar de que no meio para o final eu realmente acreditei que a mãe de Henry estivesse viva, mas logo passou e no final não houve nenhum fato que prendesse tanto minha atenção. Apesar dos personagens serem bem carismáticos e eu ter gostado bastante, principalmente de Catherine.

joana543 26/02/2023

Bom romance sem grandes expectativas
O livro foi um bom retorno a Austen depois da experiência desagradável que tive com Mansfield Park.

A protagonista é vívida, cheia de uma energia que vai construindo a narrativa mesmo que nem sempre reflita em suas atitudes. Catherine Morland não é uma Anna Elliot ou mesmo uma Elizabeth Bennet em sensatez ou altivez, mas tem uma leveza que talvez seja característica da juventude, e uma curiosidade que fizeram com que eu me afeiçoasse a ela.

A construção de Henry Tilney também me agrada muito. O personagem é cativante desde sua primeira aparição, sua honestidade sempre de prontidão, e seu interesse por romances fazem dele o herói perfeito para essa história. Os irmãos Thorpe são desagradáveis, também, desde a primeira cena. Me admira que Catherine tenha demorado tanto para desvendar o caráter de Isabella.

O desfecho final é surpreendente, e apesar da brevidade dos fechamentos ser algo comum nas obras de Austen, senti que nesse aqui isso se acentuou ainda mais. Recomento a leitura, mas não se tornou um favorito.

giveittosuga 26/02/2023

Nem tudo está perdido
Teve umas boas reviravoltas justo no momento que a gente precisa que tudo fique exatamente como está. Quando parece que tá tudo bem, algo muda. O livro quase te deixa pensar que não vai ter final feliz mas bem, bem no finalzinho tudo se ajeita.

Particularmente a minha leitura favorita da Jane Austen, até agora, 1000x mais fácil que Orgulho e Preconceito e bem mais envolvente.

JL Marcal 25/02/2023

Interessante
Já havia tentado ler os livros de Jane Austen algumas vezes, mas os livros nunca me entretiam por muito tempo. Dessa vez, resolvi ler com calma. Foi uma escolha maravilhosa. Gostei bastante da escrita da autora. Recomendo demais!!

Raquel448 24/02/2023

Melhor que orgulho e preconceito. Falo mesmo! A história foi muito mais interessante de se ler, te amo Catherine. A amizade dela com a Eleanor me emocionava mais q ela com o Henry kkkk. Mas, mesmo sendo legal, Jane Austen ainda n faz meu estilo.

Jana 23/02/2023

É engraçado em alguns momentos pq é uma paródia de romances, mas falta emoção pq a Catherine é a mocinha mais boba e sem personalidade do universo Austen. Leitura rápida e bom entretenimento para descansar os neurônios kkkk

Laura - @lendoplurais 23/02/2023

Gostosinho para passar o tempo
Iniciei a leitura meio acanhada, já que tenho um pouco de dificuldade com a escrita da Jane Austen. Não sabia o que esperar. Fui surpreendida com uma leitura leve, fluida e envolvente. Amei a Catherine e sua imaginação fértil. O livro não tem grandes acontecimentos e é bem linear. Mas apreciei sua leitura mesmo assim.

Bia 22/02/2023

É um livro morno, não acontece tanta coisa e a narrativa não empolga como o esperado.
No geral, o melhor a se fazer é ler outros livros da autora e optar por ler esse por último, para não correr o risco de ter conclusões precipitadas sobre a escrita no geral .

Jessica 22/02/2023

Jane austen, meu amor.
Sendo abadia o quinto livro que leio da Jane, já posso dizer que sou uma grande fã da autora. O interesse é, se eu for fazer uma retrospectiva entre o primeiro livro que eu li da autora até este, posso constatar a minha evolução como leitora. Pois, a dificuldade que eu tive em ler "Orgulho e preconceito" e "Razão e sensibilidade (tendo achado meio difícil de entender e as vezes até maçante a leitura),não se repete nos outros que eu li. "Persuasão" se tornou um dos meus favoritos da vida, assim também como "Mansfield Park", duas leituras extremamente prazerosas para mim e claro, inesquecíveis.
Sobre abadia, posso dizer que gostei muito, apesar de considerar uma obra mais simples em comparação com as outras, nele não há grandes acontecimentos e por nossa heroína ser uma moça de 17 anos e ter uma visão de mundo mais limitada, acabou que me deixo um pouco menos entretido na istória. Porém, não isso não mundou o fato de que eu amei o livro, porque acima de tudo eu amo a escrita da autora.

flav 22/02/2023

A abadia de northanger
Eu gostei desse livro! não é o primeiro de época que eu leio, mas senti que esse daqui foi diferente.

achei genial a ideia de quebrar a expectativa da protagonista. Me senti muito como a Catherine, vivendo através dos livros, mas quebrando a cara na vida real porque sabemos que nem tudo é como as histórias.

durante a leitura, senti os mesmos sentimentos que a protagonista (o anseio pelo pedido, agonia de ter feito as coisas erradas, etc). Em relação a Isabella e companhia desde antes já pensava "Catherine sai daí peloamor".

-desafio rory gilmore: 14/339
-desafio jess mariano: 2/43

Ananda 21/02/2023

Série: não julgando o livro pela capa. Hahaha

Quem leu este livro gostaria de opiniões.
Aqui está a minha.

Considerando a época em que o livro foi escrito, claro muitas coisas são diferentes e controvérsias.

* É uma leitura muito rápida.

No início da leitura eu me apeguei muito ao fato de que a história do livro poderia desenvolver, de que o livro tinha bastante potencial e que a narração estava sendo apresentada para que conhecêssemos os personagens.
Ao longo do livro o narrador faz um jogo de persuasão para que a gente fique do lado do personagem que convém, no caso a Catherine, que é uma personagem bastante carismática porém por não conhecermos muito dos pensamentos dela fica muito vago quem realmente ela é, no início ela é descrita como uma heroína que almeja por aventuras e no final a sua maior aventura não foi nada comparado ao dos livros que a personagem lia e gostaria de vivenciar.
O drama demorou DEMAIS para acontecer e mesmo assim foi bem água com açúcar, uma vez que a narração te induz a não gostar EXATAMENTE de quem não deveríamos gostar nem confiar; o que faz com que seja tudo muito óbvio e nada que prenda a atenção do leitor.

P.s no final ao citar a idade deles da muito para entender a imaturidade de todos os personagens, mas não deixo se dizer que a Catherine tinha muito para vivenciar ainda.

A termos de linguística é o que eu mais gostei. Amo conhecer novos termos, palavras, jargões e, tudo mais que a leitura nos acrescenta. Se tratando de escrita é uma escrita com descrições muito bem feitas e observações detalhadas.