A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Chiara.Geia 17/10/2020

Falhei com você Jane Austen
Após ler Emma, de quase 600 páginas, em apenas 5 dias, achei que pegando A Abadia de Northanger iria terminar em 2 ou menos, entretanto, deu tudo errado.
Primeiro pelos personagens: não me apeguei a nenhum, achei todos insuportavelmente chatos, ou seja, qualquer coisa que acontecia com eles, boa ou não, eu simplesmente não ligava.
Segundo, e último, ODIEI a história, a única coisa bacana foi a autora introduzir que o mundo real não é igual os livros, então, a protagonista não pode esperar que as pessoas tenham a mesma reação que personagens de livros preferidos.
Enfim, para mim foi uma completa decepção, simplesmente não funcionou, só não abandonei porque é Jane Austen.

Larissa Bispo 07/03/2022

Encantador
O livro é simplesmente encantador, por mais que as diferenças na escrita sejam notáveis, adorei a leitura. Me envolvi completamente na trama, a leitura fluiu super bem e torci a todo momento pela personagem principal. Esse é o tipo de livro que me faz amar a obra da autora.
Leiam!

Jheinis.Duarte 01/02/2024

Não me prendeu
Eu gostei bastante no começo mas da metade pro final eu pulei, confesso que me arrependi um pouco mas não me cativou seguir com a leitura, estava achando chata... acho que não me apeguei aos personagens... Talvez seja o momento da minha vida não sei... prefiro orgulho e preconceito..

Gabriela.Andrade 19/09/2023

Não é O MELHOR da diva, nem o que eu indicaria pra ler primeiro, mas, pra mim é sempre uma experiência tão legal ler um livro da Jane que eu não consigo dar menos de 4 estrelas ??

Bela 18/06/2020

Jane Austen narradora-personagem
O final foi inacreditavelmente conveniente e irreal, mas eu quase consegui ler "A autora sou eu e eu faço o que eu bem entender, se não gostou problema seu" nas entrelinhas kkkkkkkkkk
Ótimo.

Mari Pereira 14/02/2021

Por que demorei tanto para ler Jane Austen?!
Ah, que delícia de livro!
Escrita gostosa e envolvente, com muito senso de humor!
Adorei a forma como a narradora fala diretamente ao leitor e a forma como zomba dos personagens!
A ironia e o deboche, principalmente direcionados aos personagens masculinos, me arrancaram boas risadas!
Uma visão feminina, perspicaz e inteligente, de um romance que poderia ser bobo e desinteressante se tivesse sido narrada de uma outra forma.
E a heroína! Ah, que ótima personagem! Tão imaginativa e divertida!
Uma ótima experiência, sem sombra de dúvidas!
Amei e já quero ler mais da autora!
robert.messias 14/02/2021minha estante
Vamos tentar fazer uma leitura conjunta de "Orgulho e Preconceito" no grupo? Meu sonho de princesa.

Mari Pereira 14/02/2021minha estante
VAMOS! ?

Taci.Souza 13/06/2023

Um dos aspectos que mais admiro em Jane Austen é a forma elaborada como ela escrevia de forma crítica e bem humorada as convenções e imposições sociais de época. Se valendo de narrativas simples, mas dotadas de ironia e opiniões próprias, apresentando habilidosamente personagens despretensiosos, que evoluem e amadurecem ao longo da trama, conquistando gradualmente a simpatia do leitor.

Em A Abadia de Nortangher todas essas características podem ser comprovadas. Um romance de cotidiano, que abusa de referências literárias e se propõem a expor de forma clara e crítica, a alta sociedade Londrina da época, destacando seus preconceitos, inconstância, e caráter vicioso. Propósito que Jane Austen consegue atingir com louvor.

Este foi meu segundo contato com essa obra, e fico feliz em perceber que gostei mais da leitura agora do que na primeira vez, pois pude, em virtude de uma maturidade literária melhir exercitada, reconhecer elementos e detalhes que escaparam à minha percepção na primeira vez que li.

dmartinsc 13/02/2022

Jane, nunca decepciona
Acho que esse livro se tornou um dos meus favoritos da Jane Austen. É bem diferente de outras publicações dela. Nesse a autora se envolve na história e conversa com o leitor. O nível de ironia também está maravilhoso. A Jane adora dar uma alfinetada.
Sobre o Henry, está no topo da minha lista dos melhores personagens masculinos criados pela Jane. Ele não trata os outros com superioridade e é um alívio comparado com o tal do Torphe que é um pé no saco.

Ariska 22/04/2020

Segunda Leitura de Jane Austen
O livro é interessante conta a história de um jovem heroína fora dos modelos convencionais.

Ynnay@! 08/07/2023

Mais um livro que me faz amar a Jane Austen
É um livro mais curto comparado aos outros da Jane mas eu gostei muito da história principalmente pq ele sendo mais curto não teve muito espaço pra Jane enrolar a narrativa desnecessariamente (o que é uma coisa que ela faz muito nos livros dela mas mesmo assim eu amo todos).
Sinceramente não tem muito o que dizer dessa história, só que a escrita tava muito boa e eu consegui ver muito da Jane nesse livro e os personagens são legais. De todos os mocinhos eu acho que esse foi o que teve a melhor e mais explorada personalidade.
No geral não é um preferido mas pra mim foi melhor que persuasão e mansfield park.

Rodolfo Baldassi 19/03/2023

Um livro curto que parece não ter fim.
Sei que é um clássico, mais diferente de Orgulho e preconceito ou até mesmo Emma, esse livro é muito chato. É basicamente as pessoas indo na casa uns dos outros conversar, mas da forma mais entediante possível.

Iasmim.Almeida 30/07/2020

Resenha: A Abadia de Northanger.
Catherine é um adolescente  espirituosa que nutre dentro de si o desejo conhecer o mundo, e explorar o desconhecido. É uma leitora ávida, sua imaginação precede a lógica e não poucas vezes, a realidade confunde-se com uma obra literária. É gentil, obstinada, esperançosa, e justa. Julga à todos segundo o crivo de seu caráter bom e justo. Algumas vezes, seu julgamento fora acertado, outras nem tanto. Todavia, Catherine cresceu muito no decorrer destas páginas! Uma verdade heroína. Gosto do termo atribuída a ela: "Heroína". Não de forma irônica, mas humana. Heróis não são infalíveis, eles erram, e aprendem com seus erros. São irredutíveis quando se trata de fazer a coisa certa, prezam pela verdade, pelo que é correto e pelo que é justo. E Catherine tem estas qualidades.

Assim como em um livro, dentro de outro, sua história é contada, capítulo após capítulo por um narrador um tanto excêntrico, mas ao mesmo tempo, com o comportamento típico de um romancista. Esta obra da Jane Austen, é peculiar. Aborda assuntos corriqueiros e profundos da vida cotidiana de uma adolescente, fala sobre amizade, afeto, desavenças, traição, interesses, e sua relação intrínseca, com as relações sociais, posição social, status e classes sociais.

O livro aborda temas profundos e sensíveis de forma sutil, ainda que de maneira forte. É um bom livro e se pensarmos na época e na sociedade para o qual foi originalmente escrito é um livro incrível. É uma crítica fortíssima e formidável ao costume inglês de tratar casamentos como um negócio lucrativo em detrimento do afeto mútuo.

Leaozin 30/07/2020

Como não amar ?
Jane Austen é muito ousada nas suas histórias, por traz desse romantismo a muita ironia e crítica social, muito bom.

Vitorin 21/03/2021

Primeiro livro da Jane
Sai um pouco da minha zona de conforto com esse livro e confesso que esperava MUITO mais do romance mas num geral a história é super boa e adorei os personagens e a maneira da Jane de escrever.