Agora e Sempre

Agora e Sempre Judith McNaught

Resenhas - Agora e Sempre

Amanda 09/05/2021

Tinha potencial para favorito, mas...
A Judith McNaught é muito aclamada no mundo dos romances e pude perceber o porquê durante a leitura desse livro. Mesmo com algumas cenas que considerei lamentáveis (mesmo considerando o contexto histórico), o livro realmente te envolve e tem uma trama muito bem desenvolvida.
Jason Fielding, o marquês de Wakefield, é conhecido por ser um homem duro, frio e averso a mulheres desde a morte de sua primeira esposa. Melissa era uma libertina que o traía com toda Londres, mas lhe deu seu maior tesouro Jamie. Infelizmente uma tragédia o atinge quando Melissa foge com seu amante, leva Jamie para pedir um resgate e seu navio naufraga matando a todos. Jason então passa a viver como um homem obcecado por seu trabalho e a dormir com as mulheres mais lindas da Inglaterra, mas sem se envolver.
Victoria Seaton tinha uma vida pacata nos EUA com seus pais e sua irmã, até que um acidente mata seus pais e ela e a irmã são enviadas para ficar com os parentes ingleses da mãe. Ela não sabia, mas Katherine era da alta estirpe inglesa e abandonou tudo anos atrás tornando-se um escândalo. Chegando a Inglaterra, Dorothy vai para a casa da bisavó, a duquesa de Claremont e Victoria vai para a casa do primo, o duque de Atherton. O que ela não esperava era encontrar no marquês (herdeiro do ducado) um homem mal humorado, grosseiro e insensível. Pior ainda ela descobre que o tio na melhor das intenções anunciou publicamente seu noivado com o primo.
Revoltada, ela se nega, pois ainda tem esperança que seu namorado de infância, Andrew Bairbridge, vá buscá-la assim que descobrir sobre a morte dos pais e sua mudança. Mas tudo vai por água abaixo quando descobre por uma carta que Andrew se casou na Suíça com uma prima. Do outro lado, Jason está cada dia mais envolvido pelo charme de Victoria e quando Charles arma uma arapuca, aceita o casamento de bom grado. Contudo o orgulho, os mal entendidos e as conversas pela metade os afasta de uma forma quase imperdoável. Será esse sentimento jovem capaz de manter esses dois unidos?! Poderão eles se amar de verdade mesmo com tantos desentendimentos?!
O livro é ótimo, mas tem umas duas cenas que me afetaram um pouco. Achei o Jason bem abusivo em algumas partes com a Victoria, entendi que ele teve um passado tenebroso, mas não aceito certas atitudes. Mesmo se redimindo, não gostei dessas cenas, mas vou colocar na caixinha contexto histórico/período em que o livro foi escrito. Outra cena que me tocou foi o acidente, a reação dele foi realmente comovente. Enfim, o livro foi ótimo e se não fossem essas cenas, eu teria favoritado com certeza.

Nanda 17/04/2021

Tory é uma personagem cativante e a história é bastante envolvente. Gostei muito de acompanhar a evolução de Jason, que me fez passar um pouco de raiva, até descobrir o amor, bem como as interferências do tio casamenteiro.

floresfaria 23/02/2021

Achei uma história com um potencial bem grande mas que falhou no detalhamento e no desenvolvimento dos personagens. A mocinha é bem descrita e a gente entende o que levou ela a ser quem ela é e os motivos de suas atitudes, já com o mocinho eu achei que a autora pecou no aprofundamento da sua história, apenas lançou um motivo solto e não elaborou muito sua personalidade. Outro problema foi a falta de narrativa dos personagens secundários, parece que eles estão ali apenas ao bom grado dos protagonistas. Apesar disso tudo, foi uma história relativamente fácil de ler e acabou me prendendo até o fim (são tantos acontecimentos que você não consegue nem imaginar como vai ser o final).

Maria Clara 07/02/2021

Absolutamente repugnante
Sinceramente, a sensação que eu tenho é que não foi a mesma autora de "Algo Maravilhoso". Não estou só decepcionada, estou horrorizada. O protagonista estupra a mocinha na noite de núpcias e mais tarde ameaça estuprar de novo. Sim, literalmente. Ele passa a ter raiva por ela não ser mais virgem e simplesmente toma ela a força, mesmo ela gritando, mesmo ela pedindo pra parar. Não é "engano". Sem desculpas (por mais patético que isso seria). E quando ele ve o sangue da virgindade dela ele se sente mal e da um colar pra ela. Faça-me favor. Repulsivo. Eu comecei a ficar puta já no primeiros beijo deles, que foi a força. Foi descrito como "beijo doloroso". Ele é literalmente um lixo o livro todo. Não tem uma cena sequer que ele é descente. E ela simplesmente perdoa ele e se culpa por não ser o suficiente. SE FUDER. Esse livro deveria ser proibido por normalizar comportamentos assim. Ah, detalhe: após as núpcias ela aceita se deitar com ele de novo e tenta seduzi-lo, mesmo achando, na sua inocência, que o ato seria da mesma forma. Sim, ela aceitaria passar pela experiência do estupro pelo resto da vida pra deixar ele feliz. VAI SE FUDER. Lixo do caralho. Merda de livro. Eu odeio ditar gostos literários, mas não tem outra descrição pra essa bosta. Tenho nem coragem de vender ou doar essa porra, vou queimar.

Rafa 01/02/2021

intenso e emocionante
Meu primeiro contato com a autora, não tinha ideia do que esperar. Sabia apenas que ele aparentemente tinha cena polêmica de abuso sexual e que pelas opiniões de quem leu, uns amaram e outros odiaram.

Peguei o livro para ler no inicio da noite achando que leria uns 30% e iria dormir. Doce ilusão, quando vi já era mais de 4h da manhã e eu tinha passado, raiva, tinha chorado e me emocionado numa intensidade que precisei mais de uma hora para conseguir desligar o cérebro e dormir. E isso, ler em uma única sentada sem parar, aconteceu comigo em todos os livros que já li da autora (os 6 de época).

Os livros da Judith, não são fofos, leves, superficiais, totalmente agradáveis, com mocinhos perfeitos e idealizados, como acontece na maioria dos romances de época.
São livros com grande intensidade, alta carga dramática e personagens reais.

Foi chocante ver o mocinho fazer coisas que eu considero imperdoáveis. Assim, como foi estranho ver a mocinha ser tão tonta em alguns momentos. Mas talvez seja justamente porque amo e odeio os personagens que amei tanto o livro. A construção dos personagens não é unidimensional.

Não quero entrar em spoilers por isso não falarei da trama.

Minha única consideração sobre a polêmica cena é que não podemos ser anacrônicas. Eu condeno a violência contra a mulher que deriva de uma cultura de dominação e posse sobre a mulher e seu corpo. Mas compreendo que a história se passa no inicio do século XIX e o principal, foi escrita no inicio dos anos 80.
Acho que apesar de todos os defeitos da obra, pensar que uma mulher no inicio dos 80, construiu personagens femininas tão fortes e independentes, totalmente fora dos padrões para retratar um romance de época já é sensacional.

Uma Leitora 30/01/2021

Uma mistura de sensações
A escrita da Judith é boa, a leitura é rápida e dinâmica e nos prende ao longo da leitura. Amo romances de época, e gostei da história.

Mas tenho ressalvas...
Existem cenas ao longo da história que acredito não terem sido bem desenvolvidas, e até trazerem a sensação de que devemos aceitar tudo para mostrar ao outro como "amar", afinal de contas o outro tem traumas... Senso crítico é tudo.

Mas entendo a perspectiva da autora e vejo bons pontos para discussão.

Vale a leitura, é e um romance de época com um final surpreendente.

Ed.Costa 30/01/2021

Perfeito!
Gosto muito dos livros dessa autora. Ela foi uma das surpresas boas de 2020. Uma estória envolvente... de encontros e desencontros e muitos mal entendidos! Perfeita!

Kelly Viana 25/01/2021

Gostei muito!
Sim, a história de vida do Jason me sensibilizou, e eu me coloquei no lugar dele e não consegui sentir raiva do protagonista. A Victoria é perfeita pra ele, não concordo quando alguns dizem que ela é morna, sem personalidade, o que vi foi uma protagonista forte. Mas não estamos discutindo gostos, e sim dando opiniões, e cada um tem direito de ter a sua.
A minha é que gostei muito da história. Resolvi lê-lo depois que li algumas criticas desfavoráveis, isso me chamou mais atenção e acusou a minha curiosidade,. É o segundo livro da Judith que leio, esse gostei mais que o primeiro, mas vou ler mais livros dela, na verdade, já até coloquei no carrinho.
Mas, cuidado, contém alguns gatilhos.

Ana Carolina 23/01/2021

Apaixonante
Este livro é apaixonante e muito envolvente. Como não amar a típica história de um homem amargurado, que sofreu muito em sua vida e nunca teve sorte no amor que de repente se vê envolvido por uma mulher forte e envolvente? Victoria, após a perda dos pais, parte dos EUA, com sua irmã, para a Inglaterra para viverem com sua avó recém-descoberta. Acontece que a avó aceita ficar apenas com a sua irmã e Victoria vai residir com o Duque de Atherton, que acredita ser primo de sua mãe. Ao chegar conhece Jason Fieldin, "sobrinho" do duque. Os dois não se entendem a princípio, mas no decorrer da trama nasce uma amizade e após nasce um sentimento maior entre eles, o amor.
Não tem como adentrar muito na história sob pena de spoiler, mas a trama é bem construída e como já disse envolvente.
Os personagens secundários são muito bons e engrandecem a trama. Enfim, vale muito a pena ler e suspirar com este livro.

Katia 22/01/2021

Releitura.

Amei!!

Pri 20/01/2021

Vale a leitura
Muito bom, interessante. Vale a leitura. Como a vida da gente pode mudar em um momento.

Eduarda Graciano do Nascimento 12/10/2020

A doce e bondosa Victoria, uma americana de apenas 18 anos, vai morar na Inglaterra, sob a proteção de um primo, distante após a trágica morte dos pais. O que ela não imagina é que esse primo está determinado a casá-la com o Marquês de Wakefield, seu sobrinho, um homem que sofreu muito na vida e não acredita mais no amor.

Gostei muito da escrita - essa obra foi meu primeiro contato com a autora - e a protagonista é adorável demais. Apesar de ter ficado sentida pelo mocinho e os infortúnios pelos quais ele passou, na maior parte do tempo eu simplesmente não conseguia afastar a sensação de generalidade da história: ora, aqui está a mocinha servindo de "centro de reabilitação" para o mocinho, mais uma vez. Eu até passo o pano pra isso, gosto de histórias sobre redenção e sobre segundas chances, mas confesso que as especificamente desse tipo têm me cansado um bocado ultimamente. Tive que fazer um esforço muito grande para simpatizar com esse lorde. Foi proposital essa minha sinopse preguiçosa e jogada ali em cima. haha

Eu estava tal qual a própria Victoria... quando começava a gostar dele, Jason Fielding vinha e me decepcionava! Suponho que isso deixa a experiência mais real? hahaha Enfim... gostei do livro, mesmo assim. Foi difícil largá-lo, até certo ponto, e a escrita da Judith é uma delícia, bem detalhista do jeito que eu gosto. Vamos ver o que me aguarda na próxima história da autora. Espero sinceramente que o mocinho seja minimamente mais cavalheiro.

site: https://donaguardia.tumblr.com/post/631816569782140928/agora-e-sempre-judith-mcnaught

Nalí 15/08/2020

Jason Fielfing é um bastardo, que teve uma infância miserável, traumática e inimaginável. Apesar de ter se tornado um homem de negócios absolutamente bem sucedido e rico, não teve sorte no amor e perdeu de forma trágica a quem mais amava.
Victoria Seaton, uma jovem de personalidade forte e extremamente inteligente, vê sua vida mudar ao perder seus pais em um acidente, sobrando-lhe apenas a irmã mais nova Dorothy. Por serem pobres e estarem sozinhas, elas são enviadas a parentes distantes, mas serão separadas, Dorothy ficará com a bisavó enquanto Victoria com um primo. E é dessa forma que o caminho de Victoria se cruza com o do amargurado Jason. E isso é tudo o que vou contar da história 😉!
"Agora e sempre" foi o meu primeiro contato com a escrita da Judith McNaught e tenho que dizer que fiquei completamente maravilhada com a escrita dela, pois é fluída, cheia de sentimentos e sem enrolação (ela passa a mensagem de forma clara, sem "encher linguiça" com diálogos e pensamentos extensos), e é exatamente o tipo de escrita que me faz apreciar e devorar o livro em poucas horas. Também preciso ressaltar que a história é incrível!!! Adorei a construção da narrativa, a forma que a trama desenrola e como a autora vai revelando aos poucos o passado de Jason.
O livro é narrado em terceira pessoa, tendo Victoria como personagem central e ela conquista o leitor logo de cara, pois sua fibra moral e sua simpatia logo nos são apresentados, porém a sua personalidade beira a mesmice, pois várias autoras optam em criar personagens empoderadas e a frente do seu tempo nos romances de época/histórico, mas o que não deixou isso acontecer, foi o fato dela ser única. O que a torna sem igual, é a forma que ela não se deixa derrotar pelas adversidades da vida e a sua capacidade de superar, perdoar e seguir em frente.
Jason é um personagem marcante que, por vezes, nos desagrada com suas atitudes e amargura, mas conforme sua história nos é revelada, a compreensão de sua personalidade é gigantesca, uma vez que, sua armadura é para mascarar sua fragilidade e somente uma pessoa de coração de gelo não é capaz de sentir empatia por ele. Jason é um personagem que ao contrário de Victoria, vai ganhando o leitor aos poucos e de forma arrebatadora.
Os personagens secundários são importantes para a narrativa, alguns aparecem pouco e de forma concisa, servindo unicamente ao propósito da trama, e são apresentados de forma superficial. Apesar disso, em nada prejudica a história e a apreciação da mesma.
Concluo essa resenha convidando a todos a lerem esse livro, que apesar de ter uma certa polêmica em determinado trecho, entrou para os meus favoritos e é simplesmente fascinante!

LuKütter 11/08/2020

Boa leitura
Até agora, sempre vou recomendar romances de época, pra mim é sempre uma leitura prazerosa.
Judith Mcnaught tem uma escrita especial, mistura romance, drama e consegue fazer personagens secundários brilharem, o que torna a leitura mais prazerosa ainda.

Renata 15/07/2020

esse livro é PÉSSIMO
se você tá em busca de um romance histórico bonitinho, fuja desse livro, porque ele é horrível.

além de ter uma escrita enfadonha e truncada, o livro ainda ROMANTIZA ESTUPRO E RELACIONAMENTO ABUSIVO.

vou colacionar alguns trechos aleatórios pra vocês tirarem as próprias conclusões.

pra começo de conversa: eu tô cansada dessa história de a mulher ter que salvar o homem de seus traumas. CHEGA DE MULHER SUS! "ele precisa de você, precisa que você cure feridas muito profundas". diabéisso meu chapa, isso é uma mulher ou é o SUS? é uma companheira ou uma terapeuta? abaixo à idolatria da mulher SUS! é por causa dessa romantização nos livros e nos filmes de que a mulher tem que aguentar os maus tratos do ser amado porque ela vai conseguir curá-lo que se vê tantos casos de violência doméstica na vida real e a mulher não consegue abandonar o companheiro abusador.

aí depois ainda aparece um outro zé mané (que se diz amigo) pra defender o macho abusivo. ele diz pra protagonista: não se deixe enganar pelas suas ações [abusivas]; ele te maltrata [e tenta compensar depois com presentes materiais], mas no fundo ele está apaixonado por você. amadoh??? esse é, exatamente, o manual 101 de relacionamentos abusivos.

ainda tem mais: depois de ela ter sido praticamente mantida em cárcere (pois não podia sair de casa e viver a própria vida longe deles pra não "envergonhar a família no meio da sociedade londrina"), ser estuprada, ser maltratada todos os dias pelo dito ~mocinho~, o tal do amigo aí de cima critica as ações dela de mera autodefesa, e ainda justifica as atitudes de jason (aka macho abusivo) como coerentes, ela que age como uma louca, ela que deveria mudar de atitude. isso, meus caros, é o puro suco de gaslighting.

em outro trecho, mais adiante, esse mesmo AMIGO diz o seguinte: "você se negou a se entregar a ele. agora, CABE A VOCÊ fazer com que ele compreenda que não é assim que você pretende viver ao lado dele." bom, vamo lá: o cara a ESTUPROU. ela, traumatizada, logicamente se recusa a ter relações sexuais com ele novamente. aí é ELA quem tem que ir adular o macho escroto, e não ele quem tem que pedir desculpas e tentar fazer de tudo pra reparar o erro. meu irmão... que diabos de conselho amigo é esse??

eu chorei na cena do estupro. me senti extremamente mal ao ler cada agressão que ela sofria. e o pior de tudo foi ver a romantização desse relacionamento abusivo.

isso é só mimimi da minha cabeça? definitivamente não, mas se você não estiver satisfeito, os personagens são extremamente rasos e previsíveis, porcamente desenvolvidos. enfim...

não perca seu tempo lendo esse livro!

se é tão ruim assim, por que eu continuei lendo?, alguém pode se perguntar. bom, eu queria conferir como é que aquilo ia terminar. e ter conhecimento de causa pra dizer que o livro é ruim. e ele é.
Ursinha 15/07/2020minha estante
Obrigada por sua sinceridade, "taí" um livro que pretendo não ler, não acho certo romantizar essas coisas, não suporto macho abusivo.

Renata 15/07/2020minha estante
eu também não suporto macho abusivo. a gente tá em 2020 e ainda tem gente romantizando relacionamento abusivo. ô ódio!

Elisa 07/09/2020minha estante
SIM! Obrigada por essa resenha, livro péssimo!

Alice 16/11/2020minha estante
Amei a resenha!