Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

Marcela 19/12/2022

Daqueles que dão um quentinho no coração ??
Solaine Chioro, servindo muita fofura... Bem no estilo comédia romântica "Reticências" é uma leitura bem gostosa, e rápida, daquelas pra se distrair mesmo. Uma graça!!!

bia prado 18/12/2022

fofo demais
esse livro tem uma pegada You've Got Mail (1998). o casal principal troca mensagem por DM e acaba se conhecendo na vida real, mas eles não sabem que a pessoa que conversam todos os dias virtualmente é a mesma que ficam se bicando no trabalho. uma delicinha de romance, para ler em um dia e recheado de mensagem de texto!

tropes/ conteúdo:
- coworkers
- golden retriever hero
- Black love
- rep pra protagonistas gordos e melhor amiga PcD

Thamis 14/12/2022

Ahhh...muito fofinho, um romance assim era tudo que eu precisava pra hoje
O livro é muito leve e divertido, li em uma sentada, recomendo demais

Victoria 14/12/2022

Um livro confortável
Reticências é daqueles livros que aquecem nosso coração, ao mesmo tempo que coloca críticas e novos pontos de vista na nossa frente. Realmente um livro necessário para todos lerem.

Marina 14/12/2022

Pra quem curte romance, é comum ter aquele filminho que sempre acaba reassistindo por trazer uma sensação de conforto e familiaridade, junto do quentinho no coração que dá ver, por mais uma vez, aquelas pessoas descobrindo sobre o amor que sentem uma pela outra.

Essa leitura foi minha segunda rodada acompanhando a história dos encontros desencontrados, virtuais e reais, entre os carismáticos protagonistas e pude descobrir que certamente é uma historinha de aconchego pra mim.

Reticências foi primeiramente publicado independente e em formato digital e, com essa edição, que trouxe alguns “extras”, pude relembrar do gostinho bom da primeira leitura e aproveitar um bocadinho mais das delícias dessa história.

O fio condutor da narrativa é a troca de mensagens entre Joana e Davi, ou melhor, @vidaspretas e @ocaradaprefeitura, que passam a conversar diariamente após um contato profissional inicial. A relação é profunda e importante para ambos, mas o momento de se conhecer na “vida real” é sempre adiado. Até que o universo resolve dar seu jeitinho, colocando-os para trabalhar no mesmo canto, só que sem saberem!

Os diálogos são a minha coisa preferida nessa história. Tanto quando acontecem através de mensagens quanto em interações fisicamente presentes, a escrita de Solaine brilha ao fazer seus personagens se comunicarem. Tudo soa extremamente plausível e a sensação é de que você poderia estar lendo prints de conversas de verdade ou ouvindo a convivência entre seus próprios amigos e colegas de trabalho. Claro, isso tudo sem perder o charme adocicado que um bom romance ficcional tem que ter.

Entre farpas amigáveis (ou nem tanto) contra os gostos para cinema de cada um e os desabafos íntimos sobre a vida, inclusive sobre assuntos que afligem ambos por serem pessoas negras e gordas, Joana e Davi vão conquistando um ao outro e, no processo, nos conquistando, colocando a gente pra torcer do início ao fim pra dar tudo certo entre o casal e por um esperado desfecho romanticamente feliz.

Beatriz 12/12/2022

meus fav smp, a autora fez um ÓTIMO desenvolvimento de história amei super.
e também é perfeito pelo fato de Joana representa as mulheres gordas e negras!!!

larafev 09/12/2022

Olha eu achei bonitinho mas?. 3.8??
História rapidinha, talvez por isso não me envolvi tanto com o casal. Além disso, a protagonista me irritou bastante em diversos momentos, claramente a personalidade dela não bate com a minha kkkkkkk
Não sou exatamente fã de romance, no geral acho bem entediante. Talvez por ser curtinho eu não tenha tido a mesma visão de ?arrastado e previsível? para outros romances. Mas no geral é bonitinho, recomendo!

Clara1863 08/12/2022

Leiam!
Já tinha um tempo que eu queria ler ele, mas não conseguia comprar e hoje de madrugada eu consegui e comecei a ler, simplesmente maravilhoso a escrita é fácil, te prende do início ao fim
As representatividade do livro me deixou super feliz, adorei a Manu, a Joana é bem daora, o Davi parece um menino que conheço e adorei o jeito tímido dele.
Apenas leiam, a autora fala sobre racismo, fala também a falta de acessibilidade aos cadeirantes tudo importante e achei fod@ a autora colocar, já que poucos livros representa pessoas com deficiência física ou visual.
Eu super recomendo que leiam, achei o livro vibes sessão da tarde

Lidiane Batinga (Me serve um livro) 05/12/2022

Um livro muito lindo!
A leitura flui muito rápido, os personagens são maravilhosos.
A Jô é perfeita, personagem forte e LINDA!!
Amei do início ao Fim...

Ariane289 04/12/2022

Para ler em um dia?
Achei a história fofa, porém não é nada tão diferente do que costumo ler. Os personagens são cativantes e tem muita representatividade (isso em alguns momentos pareceu um pouco forçado, mas talvez seja apenas uma mera impressão). Estava em uma ressaca literária de MESES e foi uma ótima saída, a leitura além de curta foi bem fluida.

Laura 02/12/2022

História fofa e muito inclusiva
Gostei bastante da diversidade contemplada no livro, principalmente pelo casal principal ser negro, o que não costumo ver com tanta frequência nos romances YA famosos.
Minha única ressalva é em relação ao final corrido, mas acredito que seja devido à publicação ser independente. Talvez com uma melhor revisão isso poderia ser mudado. Tem muito potencial para ser expandido e publicado fisicamente.

Sther 29/11/2022

Um amorzinho
Esse livro é de deixar o coração quentinho, meio que um enemies to lovers quando os dois já estão no lovers, muito fofo, leve, leitura fluída e engraçado.

Eu amei como a autora colocou tanta representatividade em um livro curto de uma forma muito natural. No livro há negros, gordos, asiático, cadeirante e um casal sáfico. Foi muito bom ver essa representatividade toda.

É um livro para passar um tempo, sem muitas reviravoltas, bem tranquilo mesmo, adorei.

Sther.Franco 28/11/2022

Fiquei toda boiolinha lendo esse livro ????
Posso dizer com traquilidade que esse foi uma das leituras mais incríveis e maravilhosas do ano.
O livro é leve, a gente fica querendo saber mais e mais da estória; E é abordado vários assuntos necessários mas de uma forma tão... Espontânea, é um livro que você vai amar ler e vai aprender ao ler ele.

aquino4 28/11/2022

Reticências
Que livro perfeito, tudo na medida, mas não concordo que seja uma comédia romântica ( pra mim não teve muita comédia) mas sim uma história que abrange vários temas, como racismo e gordofobia
Mas sinto que falto algo, parece que deixaram uma brecha e só seguiram em frente mas recomendo muito