Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

namorada do casteel 20/01/2023

?.
"a vida é o que a gente faz dela, oque pode ser um milhão de coisas diferentes"

Esse livro é perfeito, a autora entregou TUDO.
É um livro nacional (uma comédia romantica) e tem muita representividade. a leitura é rapidinho e gostosa de ler.
Ver dois protagonistas gordos é negros é muito bom de se ler.
A escrita é muito boa, o desenrolar da historia é ótimo, a relação dos dois protagonistas é fofa e engraçada e trata sobre temas importantes sobre a cultura negra.
É super um livro que eu leria em um final de tarde novamente. Recomendo demais!

Ivy.1 20/01/2023

Reticências
Através de capítulos curtos e bem estruturados, este livro nos proporciona a conscientização sobre diversos assuntos como racismo, gordofobia, além de trazer bastante representatividade, mesmo que o foco seja no romance. É uma história bem leve e rápida, com linguagem informal, uma ótima opção como cura de ressaca literária .

"@vidaspretas: [???]fico meio noiada achando que minha vida não tem propósito nenhum e que tô deixando de fazer algo que eu deveria estar fazendo.
@caradaprefeitura: Mas e se você soubesse o que precisa fazer?Não ia dar na mesma? Você não ia deixar a vida passar para focar 100% no seu propósito principal?
@vidaspretas: Mas o meu propósito principal seria a minha vida!
@caradaprefeitura: Claro que não! A vida é o que a gente faz dela, o que pode ser um milhão de coisas diferentes. Se você tira todas as pequenas jornadas que te levam até o destino final, você tá tirando todo o motivo daquela trajetória existir pra começo de conversa. São os desvios no caminho que fazem você ser quem é. E tudo isso é a vida."

"Aquela história já tinha sido contada antes, sempre com o mesmo final, sempre com sangue preto sendo derramado e vidas negras sendo descartadas. A sensação de frustração, impotência e cansaço às vezes era mais forte que a vontade de lutar."

Isabel.Rainha 12/01/2023

muito fofo
Infelizmente o livro é curto demais e isso me fez devorar o livro em algumas horas e, com isso, vou sentir saudade dos personagens. Primeiro que é muito gostoso ler um livro que retrata um relacionamento entre pessoas pretas onde o foco é ser um relacionamento e não a raça. É comum existir livros onde apontam representatividade por ter casal entre pessoas pretas, mas a história ser toda baseada em sofrimento e racismo e com reticências não foi assim. Os personagens não cativantes, as conversas por mensagens são interessantes e eles se odiarem na vida real deixa as coisas mais empolgantes. O livro é tão leve e tão gostoso de ler que eu nem vi a rapidez que terminei ele. A única coisa que não me agradou tanto é que algumas coisas foram rápidas demais, mas, tô de coração quentinho.

@aerikaleu 10/01/2023

Reticências é daqueles livros que você termina de ler com o coração quentinho! Trata de vários temas com tamanha delicadeza, humor e muito cuidado! Vou levar Davi e Joana comigo por muito tempo!

Bruna.Vespasiano 09/01/2023

???RETICÊNCIAS???

Reticências é um livro não é muito falado mas ele é incrível. Além dos protagonistas levarem uma representatividade gorda e negra tem personagens LGBTQIA+ e PCDs . Ele devia ser mais comentado . Amei

Larissa 08/01/2023

Fofo
Um romance clichê, mas nem por deixar de ser maravilhoso, principalmente por ter personagens cativante,e além de ser uma leitura super rápida.

Juju 07/01/2023

Se permitir
Esse livro trouxe um romance tão real que eu me senti dentro dele (e às vezes eu esqueci que o Davi não era real e ele me lembrou alguém ?). Ele traz questões que existem e são compreendidas e discutidas dentro de um relacionamento preto. Eu simplesmente amei demais! O livro não é só sobre um romance virtual, mas também sobre se permitir sentir.

Leticia.Ternus 06/01/2023

Clichezão
A história é uma dessas bem clichês mas bem gostosa de ler.
Apesar de ser um livro curtinho, consegue abordar temas sensíveis sem atropelos. Gostei demais da leitura, recomendo.

Mariana 01/01/2023

08/10
Definitivamente um livro pra ler num domingo não tão chuvoso. Curto e fofo, nem todas as partes são textos. Eu amei.

Isabel.Maciel 30/12/2022

terminei agorinha e tô simplesmente apaixonada por esse livro! ele é bem curtinho, da pra ler em pouquíssimo tempo, é apaixonante (sou suspeita pra falar pq amoo um romance clichê). tem bastante representatividade e é feita de uma forma bem responsável (oq é um pouco difícil de achar). eu amei demais

Renata Floro 30/12/2022

Livro curtinho, personagens cativantes, um enemies to love bem interessante, pq os dois se "odeiam" na vida real, e se amam no virtual, achei isso bem diferente e legal para a história, gostei da escrita e do final

Lethycia Dias 28/12/2022

Hater to lovers leve e divertido
Eu mal tinha começado a ler esse livro e já estava me perguntando como Davi e Joana evoluiriam de um ranço mútuo para um romance. E gostei muito de como aconteceu!
Os dois conversam online por perfis anônimos, sem saber sequer o nome um do outro. Ali, já desenvolveram uma conexão que fica sempre entre a amizade e o flerte. Já na vida off-line, a primeira impressão que um deixa para o outro não é tão positiva assim. Gostei de ter capítulos no ponto de vista dos dois, porque as coisas que fazem os dois não se darem tão bem pessoalmente são interpretadas de formas diferentes por Davi e por Joana. E isso só faz parecer mais complicado eles se entenderem...
É interessante pensar que o plot desse livro é uma coisa muito atual e muito possível de acontecer na realidade. Quantas vezes a gente não interage na internet com alguma pessoa que usa uma foto de alguém famoso, um avatar de desenho animado ou de filme e um nickname engraçadinho?
É uma história rápida, leve e divertida sobre as relações que criamos via redes sociais e as expectativas que criamos sobre alguém que só conhecemos online. Porque, afinal, as redes sociais são apenas um recorte de nós: aquilo que escolhemos mostrar, muito bem enquadrado e editado.

site: https://amzn.to/3YRAeAG

Adriele.Oliveira 27/12/2022

Curto...
Esperava um livro maior, mas nesse pequeno livro a autora conseguiu falar muito bem sobre os temas abortados, espero que ela continue nesse caminho e possa escrever mais livros, e neles talvez um pouquinho mais de romance.

Bel 26/12/2022

É um livro muito fofo e apaixonante. O estilo enemies to love versus romance de escritório combinou muito e foi bem construído e desenvolvido. Aborda assuntos importantes e me fez refletir também. Ótimo para uma leitura rápida e cura ressaca também

Mel 22/12/2022

Definitivamente um livro
Então, eu tive que me forçar um pouco a terminar esse livro, me arrependo? Não! O final foi fofo e envolvente. Porém tenho pontos.
O primeiro é: eu achei a história muito rápida, em termos de desenvolvimento romântico, eu sei que pode ter rolado coisas por trás do escrito, ou que eles tivessem uma química instantânea, mas o que pareceu é que se forçou um "Enemies to Lovers", isso me irritou, por que os motivos que eles tinham para brigar eram rasos, tipo, a Joana sequer deu a chance do Davi dizer algo, e já o condenou.
Um ponto positivo para mim foi a representatividade, eu ficava cada vez mais surpresa com a diversidade de personagens, o que me deixou feliznha, adorei a descrição da Joana aos olhos de Davi, já que ficou claro uma certa faisquinha de amor, além dos detalhes que a própria autora se propôs a acentuar. Então sim, isso me deixou de coração quentinho.

Meu comentário final Então, seria de que: o livro é de fato um livro, é bom, no início é bem fluido, e me parece um romance leve. Mas por conta de não ter me marcado tanto, em questão de desenvolvimento com o casal, eu não leria de novo.

EU AMO A JOANA, merecia mais destaque, os dois.