Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

Isabella Pina 24/11/2022

Reticências é um livro curto que te conquista logo nas primeiras páginas. Foi bem gostoso de ler, e adorei a proposta de desencontro entre o real e o virtual. Como tem poucas páginas, senti um pouco de falta de conhecer mais cada um dos protagonistas individualmente fora do trabalho - quem seriam seus amigos, como sua família é - mas entendo que provavelmente não era o foco dessa história, que soa como o início de um amor intenso. Vi que terão outras histórias no mesmo universo, e particularmente tenho curiosidade de revisitar esse casal dali a um tempo.

Jaque @blogmalucadoslivros 26/11/2021

Reticências
Uma comédia romântica nacional, cheia de representatividade. Reticências me deixou com um sorriso bobo no rosto.

Joana e Davi se conheceram pela internet de forma peculiar há algum tempo. O problema é que nenhum deles sabe quem há por trás das mensagens trocadas. Ou seja, Joana é o perfil @vidaspretas e Davi é o @caradaprefeitura. A conexão entre eles fica cada vez mais forte e cresce a cada dia.

No trabalho Davi está enfrentando uma barra com uma colega com quem não consegue se dar bem e sempre desabafa com Joana sobre isso. Apesar da forte amizade entre eles pela internet, os dois ainda não se conheceram pessoalmente, mas estão mais perto um do outro do que imaginam.

Eu tô simplesmente apaixonada pela escrita da autora. "Reticências" tem tudo que uma boa comédia romântica precisa ter: leve, envolvente, romântico, divertido, fofo e cheio de representatividade. Me apaixonei por Joana e Davi.

O livro é curtinho e dá pra ler super rápido. Acompanhar a jornada destes dois e o desenrolar desta confusão toda foi super gostoso, não vejo a hora de ler mais obras da autora.

Gostou? Vai se arrepender se não ler este nacional super fofo!

site: https://www.instagram.com/p/CWt-wI2ri0K/

Malughafa 29/11/2021

LEIAM RETICÊNCIAS
Simplesmente maravilhoso?? Li reticências quando eu estava de ressaca literária e nem isso me impediu de devorar esse livro. É uma leitura tão divertida, a escrita tão fluida e as páginas com as caixinhas de mensagens deles conversando são PERFEITAS

Amei que eles literalmente estão no enemies e no lovers SIMULTANEAMENTE. O melhor é que o enemies não é uma questão de imaturidade e todos os acontecimentos transmitem muita naturalidade. Além disso, adorei o desenrolar dessa narrativa e os personagens são tudo.

Em resumo, Reticências é uma comédia romântica muito leve, rápida de ler e repleta de representatividade. E é nacional!! Mal vejo a hora de ler outras obras da Solaine, para me apaixonar por elas assim como foi com reticências.

OBS: a classificação indicativa de reticências é +14

bia prado 18/12/2022

fofo demais
esse livro tem uma pegada You've Got Mail (1998). o casal principal troca mensagem por DM e acaba se conhecendo na vida real, mas eles não sabem que a pessoa que conversam todos os dias virtualmente é a mesma que ficam se bicando no trabalho. uma delicinha de romance, para ler em um dia e recheado de mensagem de texto!

tropes/ conteúdo:
- coworkers
- golden retriever hero
- Black love
- rep pra protagonistas gordos e melhor amiga PcD

Aninha 12/12/2021

... <3
Esse livro foi um dos mais fofos que já li!

Muitos acham "bobo" quando pessoas pretas dizem se sentir felizes com a representatividade, mas é um sentimento quase indescritível! É muito importante sim ter mais livros com pessoas pretas e gordas se amando!

Gostei do jeitinho fofo e meigo do Davi; da paciência e da evolução dele como pessoa ansiosa lidando com as citações do cotidiano no trabalho. Como pessoa ansiosa, também me identifiquei com as inseguranças dele ao estar em um lugar novo.

Joana... uma completa diva! Ela é uma mulher linda e teimosa (põe teimosa nisso).
Me identifiquei com traços da personalidade dela da mesma forma que me identifiquei com o Davi.

O livro em si trouxe pautas que vem sido mais faladas na sociedade brasileira em que vivemos e que são muito importantes de serem pontuadas, de uma forma leve, mas ao mesmo tempo séria - com o equilíbrio perfeito.

Eu amei!

Jacare 27/12/2021

tinha escrito uma baita resenha e o skoob apagou #mejoguei
era mais ou menos assim:

A escrita da autora é bastante fluída e gostosa de ler.

Achei bem diferente finalmente ler sobre pessoas reais: gordas, magras, altas, baixas, pretas, brancas, PCDs, e esse NÃO SER o ponto principal da história. Isso me fez perceber que o preconceito ainda está muito presente na literatura, com livros sobre personagens brancos, neurotípicos e sem deficiência tendo muito mais destaque e divulgação do que livros com personagens diversificados, PCDs, de outros lugares, cores ou etnias.

Essa foi a única coisa que me fez não dar 1 estrela pra esse livro.

Sobre a história, achei ela bem chatinha, e a Joana uma INSUPORTÁVEL!!!!! O Davi sendo todo pitico com ela e ela só dando na cara dele. Se eles se dão bem, bom pra eles. Mas eu me senti bem desconfortável lendo sobre esse relacionamento.

Mesmo pessoalmente não gostando, acho que cada um deveria ler e tirar suas próprias conclusões. Esse é um daqueles livros que cada um tem uma experiência única de leitura, então se você quer ler, LEIA! Vai que você gosta :)

Cassie 28/12/2021

Eu não achei um livro ruim, mas eu não curti como a história foi desenvolvida, deu a impressão que faltou partes.

Erick.Guilherme 21/05/2023

Romance representativo e necessário
Desde o início a leitura é escrita me prenderam e eu já ficava empolgado querendo saber como seria a reação dos dois ao descobrirem quem eram. O livro trás a temática de conhecer alguém pela Internet, e que muitas vezes aquela pessoa pode n ser o que vc idealizou, uma das lições que eu tiro desse livro é que n devemos responsabilizar ninguém pelas expectativas que nós mesmo colocamos no outro, e fico contente por ter terminado tudo certo pro meu casal??

OBS: escrevendo essa resenha escutando a música "Home" do Phillip Phillips e só consigo pensar em como Joana e o Davi conseguiram se encontrar um no outro e viver essa história de amor engraçada e emocionante juntos

@livroseanna 08/01/2022

Uma leitura rápida e divertida
Eu adorei a premissa desse livro, apesar de não ser tão inovadora e surpreendente assim. O fato é que o leitor sabe tudo que vai acontecer do início até o final e, infelizmente, não existe nenhuma grande revelação.
Dito isso, eu me diverti bastante com esse livro, torci pelo casal e é uma boa leitura para se distrair, além de ser hiper representativa e eu sinto que poderia acontecer na vida real. Mesmo.
Acho que a leitura toda foi 3,5??, mas eu gostaria de ter visto uma conclusão mais fechadinha e fofa, talvez um epílogo, então por isso a nota 3??, significando que é bom. E é isso: bom, mas nada demais.

sf:) 08/01/2022

melhor experiência
MEU DEUS!, o que dizer sobre esse livro? maravilhoso
ele veio em um momento em que eu estava meio desanimada pra começar uma nova leitura e foi muito além do que eu esperava, mesmo esperando algo muito bom.
eu simplesmente amei os protagonistas e as personagens secundárias (que já tiveram meu coração logo no início).
fora o que eu não posso deixar de comentar, os assuntos abordados no livro, e eu, como uma pessoa preta, me sinto mais que feliz e entusiasmada por ter lido essa obra de arte que representou tão bem a comunidade preta e plus size, assim como lgbt também! e meu coração ficou quentinho com a referência da chefe que era indígena. ??

e eu acho sim que a normalização faz muito que parte do processo de representatividade, mas pra uma pessoa preta/periférica ou homossexual (ou todas as opções) ver um trabalho tão lindo como esse sendo publicado, vendido e admirado pelas pessoas não tem preço!

coisas que eu não aguentei e vou ter que falar que amei: as playlists compartilhadas! meu deus! isso me definiu tanto e foi uma sensação tão boa e de proximidade entre os dois! e quando eu vi que a autora deixou o nome/link delas no final eu surtei de amor.;
2: o simples fato das conversas deles. eu senti que mesmo sendo um livro curto eu me intensifiquei tanto nas conversas deles que nem percebi quando acabou! e ver esse processo deles é muito bom.

enfim, 5 estrelas mais que merecido! nada a questionar ou reclamar, e se eu pudesse eu dava mil.

Naoko | @nanaestante 02/02/2022

livro certo, hora errada
Esse é um daqueles livros que eu adoraria ter lido quando mais nova. Ele tem uma linguagem muito simples, seus diálogos são divertidos e sua trama trata de assuntos necessários, como a falta de inclusão para com pcd e o racismo. Eu me diverti muito lendo e gostei de conhecer a história dos personagens. Acredito que eu teria gostado mais do livro se eu o tivesse lido em outro momento, mas não deixa de ser uma ótima leitura (apesar da protagonista ter me irritado um pouco). Ótima, inclusive, para quem está se aventurando pela primeira vez no mundo da leitura ou está começando a construir o hábito agora.

Julia 17/08/2023

Necessário e extremamente suave!
Demorei muito pra avaliar e eu nem sei porque pois a obra é muito boa, apesar da narrativa meio exclusivamente adolescente e leve, eu gostei muito por inúmeros outros parâmetros! posso citar o principal, o fato de dois corpos gordos serem protagonistas! quem é ou tem o mínimo de crítica social consegue perceber que não tem tantas narrativas (protagonistas) com corpos gordos e eu chego a me emocionar por ver a cena nacional estar mechendo os pauzinhos pra mudar isso! dei as cinco estrelas pois é um conto necessário, tem conteúdo, bem escrito e bem elaborado! pra quem gosta de conteúdo mais pesado ou complexo, pode não gostar tanto mas como eu li para um recomeço, pra mim foi um pontapé inicial gigantesco!

Pcristnix_ 10/01/2022

Muito mais do que só um romance...
Em poucas páginas a autora conseguiu trazer a tona assuntos importantes de forma Leve, dando apenas aquela alfinetada, o que eu achei sensacional.
O jeito que o Davi é a causa é a solução dos problemas da Joana foi tudo pra mim. Livrinho curto, super fluido pra ler em uma sentada

Madu 10/07/2022

Meu novo livro favorito
Solaine foi perfeita em cada palavra escrita nesse livro! O modo como ela abordou temas necessários mas com uma delicadeza sem fim, foi perfeito! Um livro de leitura fácil, muito bem escrito, em poucas horas pode-se ler o livro por completo de tão cativante. Definitivamente o meu novo livro favorito!