Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

Francy Pyller 04/11/2023

Davi e Joana, meu casal! ??
Lindos! ???
Mas confesso esperava mais, a história está linda, boa, mas faltou mais aprofundamento, tudo aconteceu tão rápido. Que pena! Joana e Davi (até outros personagens) mereciam uma história maior, mais profunda, porém assim mesmo super valeu a pena, me senti tão representada, acho que foi a primeira vez que li algo que eu me vi e me vi muito bem representada. Obg, Solaine!??
Gente...é uma história de amor inusitada, mas que no fundo talvez queremos. Não pelo enrolo (bem...eu acho, mas tem gosto para tudo.rsrs), mas pela troca do casal, pelas conversas, confidências, aberturas, pensamentos, etc. Sabe... é pela CONEXÃO!
Você sente raiva, se apaixona, se ver, chora, rir, se imagina, enfim, sentimentos não faltam nas poucas páginas deste livro.
Solaine Chioro tem uma escrita leve, gostosa, tranquila, engraçada e com representatividade, gostei muito de ler, apesar da reclamação acima (rsrs).
Boa leitura! ??

@livroseanna 08/01/2022

Uma leitura rápida e divertida
Eu adorei a premissa desse livro, apesar de não ser tão inovadora e surpreendente assim. O fato é que o leitor sabe tudo que vai acontecer do início até o final e, infelizmente, não existe nenhuma grande revelação.
Dito isso, eu me diverti bastante com esse livro, torci pelo casal e é uma boa leitura para se distrair, além de ser hiper representativa e eu sinto que poderia acontecer na vida real. Mesmo.
Acho que a leitura toda foi 3,5??, mas eu gostaria de ter visto uma conclusão mais fechadinha e fofa, talvez um epílogo, então por isso a nota 3??, significando que é bom. E é isso: bom, mas nada demais.

sf:) 08/01/2022

melhor experiência
MEU DEUS!, o que dizer sobre esse livro? maravilhoso
ele veio em um momento em que eu estava meio desanimada pra começar uma nova leitura e foi muito além do que eu esperava, mesmo esperando algo muito bom.
eu simplesmente amei os protagonistas e as personagens secundárias (que já tiveram meu coração logo no início).
fora o que eu não posso deixar de comentar, os assuntos abordados no livro, e eu, como uma pessoa preta, me sinto mais que feliz e entusiasmada por ter lido essa obra de arte que representou tão bem a comunidade preta e plus size, assim como lgbt também! e meu coração ficou quentinho com a referência da chefe que era indígena. ??

e eu acho sim que a normalização faz muito que parte do processo de representatividade, mas pra uma pessoa preta/periférica ou homossexual (ou todas as opções) ver um trabalho tão lindo como esse sendo publicado, vendido e admirado pelas pessoas não tem preço!

coisas que eu não aguentei e vou ter que falar que amei: as playlists compartilhadas! meu deus! isso me definiu tanto e foi uma sensação tão boa e de proximidade entre os dois! e quando eu vi que a autora deixou o nome/link delas no final eu surtei de amor.;
2: o simples fato das conversas deles. eu senti que mesmo sendo um livro curto eu me intensifiquei tanto nas conversas deles que nem percebi quando acabou! e ver esse processo deles é muito bom.

enfim, 5 estrelas mais que merecido! nada a questionar ou reclamar, e se eu pudesse eu dava mil.

Pcristnix_ 10/01/2022

Muito mais do que só um romance...
Em poucas páginas a autora conseguiu trazer a tona assuntos importantes de forma Leve, dando apenas aquela alfinetada, o que eu achei sensacional.
O jeito que o Davi é a causa é a solução dos problemas da Joana foi tudo pra mim. Livrinho curto, super fluido pra ler em uma sentada

DéboraMP 11/08/2022

Um romance nacional pra aquecer o coração
Eles não se conhecem, não sabem quase nenhum detalhe da vida um do outro. Eles começaram a conversar através de uma parceria de trabalho. Ele, utilizando o usuário @caradaprefeitura, ela, o @vidaspretas.

Eles se dão super bem e rola um clima gostosinho, mas Joana não quer marcar o encontro, pois acha que se eles se conhecerem, a relação pode desandar.

Davi começa a trabalhar na Eskina, uma empresa de marketing e propaganda. Lá ele conhece Joana e por um mal entendido, eles acabam brigando feito cão e gato. Mal sabem eles que, na vida virtual, eles se dão super bem.

Achei a premissa da história tão fofinha! Além do romance, o livro traz temas sérios como a violência e preconceito contra pessoas negras, assédio moral no trabalho, ansiedade, insegurança, gordofobia e diversidade.

O livro é curto, então os temas não são abordados de forma aprofundada. Mas a narrativa é leve e rápida de ler, ainda mais porque parte da história são diálogos na internet. Amei o humor dos personagens principais.

Fiquei feliz, porque o mocinho faz e recomenda terapia. Ele tem problemas com ansiedade e autoestima e, diferente do que estou habituada a ler, ele já procurou se resolver ao invés de descontar na mocinha.

Minha única reclamação é que as folhas do livro vieram grudadas e para ler tive que separa-las, o que fez com que a maioria das páginas rasgasse. Nada que atrapalhou a leitura, mas a estética do livro ficou péssima.

Milla.Jack 30/07/2022

Prova de que um romance não precisa ser longo para ser bom
Fiquei tanto tempo procurando um livro de romance clichê com protagonistas negros e agradeço aos meus por ter achado esse. Gosto da dinâmica de "opostos se atraem" e ao mesmo tempo alguma coisa do tipo "almas gêmeas". Gostosinho demais para ler e uma ótima opção para sair da ressaca literária.

mariarrrita 16/01/2022

Eu li esse livro com altas expectativas, então posso ter ficado um tanto decepcionada. Por ser um livro rápido, não é possível acompanhar a evolução dos personagens, o que foi o caso com a Joana que era uma super chata que humilhava o Davi a cada passo, mas depois passou a ser mais simpática. Enfim, a história é legal dá pra se divertir, mas eu esperava mais. Ah e não entendo o preconceito do Davi e da autora com Homem Aranha 3.

De Olivato - @olivatobooks 22/01/2022

Reticências
Vou começar essa resenha de uma forma diferente…

Imagine uma história onde dois jovens adultos começam a trabalhar juntos e pequenas coisas acontecem no trabalho fazendo com que os dois não se deem bem logo de cara, várias implicâncias e ironias envolvidas.

Esses dois jovens se chamam Davi e Joana e quando voltam para suas respectivas casas, conversam cada um com o perfil de uma pessoa que não conhecem pessoalmente, mas que sentem que tem um porto seguro nessa pessoa, apesar de não saber como ela é, pois os perfis não possuem fotos ou nomes reais, apenas nomes de usuário.

E se a pessoa com quem Davi reclama da colega de trabalho fosse a Joana e a pessoa pra quem Joana reclama do Davi seja o próprio Davi?

Este livro nos conta a história dessa comédia romântica onde os dois jovens nem imaginam que a pessoa que tanto gostam também é a pessoa com quem convivem diariamente no trabalho.

É um livro fofo e romântico que trata também sobre diversas questões importantes como a violência policial e o racismo.

Foi uma leitura bem rápida, depois que começa é difícil parar. Os capítulos são intercalados entre os pontos de vistas dos dois jovens e também temos os momentos de conversa através dos perfis das redes sociais. Prepare-se para se divertir muito com um livro que com certeza entrou na minha lista de favoritos do ano.

Pra finalizar, queria muito ler mais sobre a melhor amiga da Joana, se preparem para gostar dela também.

No Skoob, dei 5 estrelas e favoritei.

site: https://www.instagram.com/p/CXKA45srUEQ/

Ju 29/08/2022

Livro pra uma tarde de domingo ??
Gostei bastante, um livro super fácil e tranquilo de ler. Me vi algumas vezes com raiva da Joana, mas depois entendi que não dá pra julgar as atitudes se não vivo a realidade dela. Num geral é um livro ótimo pra distrair. Uns clichês muito fofinhos :)

Priscilla Santiago 06/03/2020

Um romance de aquecer o coração
Eu amo quando leio um romance nacional e ele é maravilhoso. O livro é leve, fofo, com personagens maravilhosos, inclusive os personagens que são
"vilões" são realmente detestáveis. A representatividade é extremamente importante e necessário. Eu amei demais esse livro, só não dei 5 estrelas para ele por causa de uma situação, típico de romance, que me irritou um pouquinho. Fora isso ele é maravilhoso!

Lora 31/07/2022

"quando não acabam c/ a nossa vida, enfraquecem nossa mente"
O livro vai contar a história de Joana e Davi, duas pessoas que se conhecem na Internet por seus nomes de usuários há muito tempo e pessoalmente por pouco tempo, porém não sabem que sua identidade pessoal corresponde aquela da Internet.
O livro contém um pouco de enemies to love em uma parte da vida deles.
Repleto de diversidade e assuntos sérios como o racismo discutidos de uma forma clara e objetiva pelos dois protagonistas que nos faz refletir sobre esses eles, foi apresentado em situações que infelizmente encontramos frequentemente no nosso dia-a-dia. O título dessa resenha é uma frase falada pela protagonista em determinada parte do livro onde eles se veem impactados por uma notícia acerca desse tema.
Me identifiquei com a protagonista quanto ao empenho dela no trabalho e vida profissional.
O romance é bem desenvolvido e eu fiquei bem ansiosa para o encontro deles rs. Um pouco decepcionada que não pude ver mais já que o livro acaba sem mostrar muito disso, porém ainda sim amei e recomendo a leitura.
O livro é curto e com várias gírias atuais, o que faz com que a leitura seja bem fluída.
Espero ler mais coisas da autora, pois amei a escrita dela.

Nicolas 15/03/2022

Lindo
Sério esse livro é um amorzinho, a leitura e rapidinha é gostosa de ler, o romance deles e lindo, e eles tratam temas importantes de uma maneira tão clara e sincera. Sério esse livro é lindo apenas

fenaka 09/10/2021

Sinto que teria aproveitado mil vezes mais a leitura se não estivesse numa recém ressaca e com o barulho de música ao vivo na churrasqueira do meu condomínio.
Apesar de todos os obstáculos pra ler, reconheço que é um livro muito bom com um leve toque de enemies to lovers e personagens reais.
Além de ser um romance leve, a autora consegue equilibrar com assuntos importantes e sérios como o racismo que os protagonistas enfrentam e a ansiedade que o Davi sofre em alguns momentos da história.
É um livro bem curtinho mas engraçado, cheio de representatividade e com mensagens lindas presentes nos conselhos do Davi.

Um detalhe é que eu comprei o livro físico que vinha com um brinde que é uma fitinha de segurar o celular e é a melhor coisa que já tive.

Mari 11/08/2022

livro curto e uma gracinha
uma boa leitura nacional, conheci a escritora na Bienal de 2022 e tive que comprar. é uma leitura super leve e fácil, um romance clichê com personagens negros e super inclusiva. espero ler mais livros da Solaine.

Ester_C_Guerreiro 29/07/2022

Leve e bem divertido!?
Livro nacional,curtinho,leve,uma comédia romântica que aborda assuntos sérios de uma forma leve,sem contar que é um enemies to lovers em que os dois já estão no lovers sem admitir ou até mesmo saber hahaha