O Mundo Sombrio de Sabrina - Volume 1

O Mundo Sombrio de Sabrina - Volume 1 Roberto Aguirre-Sacasa

Resenhas - O Mundo Sombrio de Sabrina

Maria.Eduarda 31/10/2021

Surpresa porque é realmente sombrio
Sabrina é uma adolescente de 16 anos que tem uma vida quase normal. Faz o ensino médio, é líder de torcida e tem um namorado bem gracinha, só que a família dela guarda um segredo, o que põe em cheque a relação com Harvey.
*Fiquei bem surpresa, realmente a série romantizou bem mais.

maju 31/10/2021

sou completamente apaixonada pela série ?o mundo sombrio de sabrina? e comprei a hq justamente por isso, achando que seria igual a série. porém, apesar de ter os mesmos personagens e alguns acontecimentos, essa hq tem uma pegada bem mais dark e sombria do que a série, não esperava muitas coisas que aconteceram (principalmente o final) e espero continuar lendo essa edição.

Jônatas Rafael Garpin 29/10/2021

Diva ?
A HQ começa com os pais de Sabrina e com um pouco de sua infância, e vai se desenrolando até chegar a véspera do seu batismo de sangue para assinar o livro do senhor das trevas e se tornar uma bruxa ainda mais forte, já que desde pequena ela demonstra ter dons incríveis. A história é de terror, porém, muito engraçada e é impossível não rir com os comentários irônicos do familiar da bruxinha, o gato Salem. Temos também a maravilhosa madame satã e a participação de duas pérolas de Riverdale com um papel essencial na história. As diferenças entre a HQ e a série da Netflix são gritantes, porém acredito que necessárias já que raramente as adaptações são iguais às obras originais, mas sem perder o foco e o ritmo. A arte é um detalhe imenso que não posso deixar de comentar, é simplesmente linda, combina com a proposta da trama dando um visual impecável. Algumas folhas ao redor dos quadros parecem ser manchadas igual livros antigos dando aquele capricho que eu particularmente acho amo.

Sindy.Thaiane 29/10/2021

O Mundo Sombrio de Sabrina
Já tinha assistido ao filme; Sabrina aprendiz
de feiticeira de 1996 e na época lançaram o filme com uma linha mais clean, divertida e jovial... porém a Série da Netflix; O Mundo Sombrio de Sabrina, me chamou bastante atenção pois estreiou com uma pegada mais assustadora do que as linhas dos filmes antigos . Mas com os HQs estou maravilhada! Segue uma forma bem Dark, assustadora e Sentimental.
Ps: pretendo ler todas as edições ?

@vcdisselivros 24/10/2021

Uma nova Sabrina
O COMEÇO

Sabrina Spellman dispensa apresentações, mas se esse é seu primeiro contato com ela saiba que a jovem se encontra às vésperas de seu aniversário de dezesseis anos e em uma encruzilhada entre escolher um destino sobrenatural como bruxa ou seguir uma vida normal ao lado do namorado humano.

Isso acontece pois Sabrina é a única de sua espécie, filha do sumo sacerdote da igreja da noite com uma mortal. Para dificultar ainda mais, Madame Satã - antiga inimiga dos pais de Sabrina - escapa do inferno e coloca a jovem bruxa na mira para começar sua vingança.

POR FIM

O criador Roberto Aguirre-Sacasa deixa as páginas com um ar mais sombrio e afirma que o objetivo do título é resgatar a essência, o modo como as histórias sobre bruxas costumavam ser.

Para isso ele usa como inspiração Sandman (Neil Gaiman), O bebê de Rosemary (Ira Levin), O exorcista (William Peter Blatty), A profecia (David Seltzer), entre outros títulos. Caso o leitor conheça essas histórias ou suas adaptações a conexão fica fácil, fazendo com que esse compilado evidencie o motivo das HQs fazerem tanto sucesso até hoje.

As ilustrações de Robert Hack são um show à parte, por meio de traços clássicos e muito sangue ele consegue dar vida a visão de Roberto Aguirre de modo único.

As diferenças entre as adaptações e as obras também são gritantes, a premissa é muito mais sombria e horripilante. Sabrina não é tão meiga como indica ser, sua família é muito mais tenebrosa e a oportunidade de conhecer cada um dos integrantes desse clã é interessante.

O único lado negativo é falta da continuação, no Brasil o primeiro volume reúne as tiragens 1 a 5 da edição americana enquanto o segundo vai do 6 ao 8 (o que explica a menor quantidade de páginas se comparado ao anterior), porém como a Geektopia não costuma desapontar seus leitores, é de se esperar o terceiro volume o quanto antes.

Marisrl 16/10/2021

Tive vontade de ler por causa da série e me surpreendeu como essa história é mais sombria que a série da Netflix...

As ilustrações são muito boas e gostei bastante do rumo da história...

lpalomino__ 21/09/2021

dgjdtdkgdtkdtkdtkdistkstkdhldhkdgkxhlxhkdkgxgkdkgxkxgkxgkxkgxgkxgkxkgskgdtkststistisistjztjzjtztjztstjdtxgkxgkxgkxgkxgkxtxgkxgkxgxgkxgkxgkxk

Isabelly 21/09/2021

Muito mais sombrio...
Depois de amar a série na Netflix, finalmente esta humana aqui conseguiu ler Sabrina, e começo dizendo que eu pensei que seria algo mais leve como a série, porém vai mais além tornando tudo que já era bom em algo ainda melhor!

Gabi 17/09/2021

Vim ler por causa da série, mas a história é quase outra. As únicas coisas parecidas são ela ser apaixonada pelo Harvey, a professora e ser criada pelas tias.
Tem um clima um pouco mais sombrio também, com várias cenas de assassinato e canibalismo. É bem rápido de ler, li em praticamente dois dias.

TatáVasconcelos 15/09/2021

Sombrio É Exatamente a Palavra Para Descrever Essa Obra
Lembro com carinho das noites maravilhosas da minha infância, em que eu me sentava na frente da TV para assistir às séries da Nickelodeon: Kenan & Kel, Os Arquivos de Shelby Woo, Clube do Terror, e, claro, Sabrina – A Aprendiz de Feiticeira. Séries incríveis, escritas por pessoas que entendem que crianças não são retardadas; que não ficarão traumatizadas por assistir a um conteúdo que, eventualmente, aborde temas relevantes e problemas mais graves que a salmonela da iCarly. Bons tempos! Bons tempos...

Então eu peguei esse livro, uma HQ cuja arte é realmente muito bacana, com a expectativa de relembrar a carismática série estrelada por Melissa Joan Hart, que até hoje figura entre as minhas favoritas sobre bruxas – ao lado de A Feiticeira e Charmed. Porém, esta trama não tem praticamente nada a ver com a série da Nickelodeon, exceto pelos nomes dos personagens, e o fato da protagonista pertencer a uma família de bruxas.

O Mundo Sombrio de Sabrina nos apresenta uma trama muito mais pesada do que aquela que conhecemos na série da Nickelodeon, com o mundo da bruxaria retratado em sua forma mais, digamos, diabólica.

Estávamos acostumados com aquela atmosfera inocente e romântica da série de TV, e quando entramos em contato com o lado sombrio da história é normal rolar certa estranheza.

Escrito por Roberto Aguirre-Sacasa e ilustrada por Robert Hack, este HQ da Archie Comics é ambientado nos anos 1960, e nos traz uma versão da bruxa adolescente que jamais teríamos imaginado.

O pai de Sabrina, Edward Spellman desobedecera às tradições de seu povo ao casar-se com uma mulher mortal, Diana, com quem tivera sua filha. Diana, depois de dar à luz, acabou sofrendo os “efeitos colaterais” de procriar com um bruxo, e passou os anos seguintes internada num hospital psiquiátrico.

Enquanto Edward foi condenado por seu povo ao exílio – ou, pelo menos, essa é a impressão inicial –, Sabrina foi criada por suas tias, Hilda e Zelda, que tentaram lhe dar o máximo de normalidade, numa cidadezinha do interior do país, longe da influência das comunidades bruxas. Mais adiante, ela também terá a companhia de seu primo, Ambrose, um feiticeiro adolescente, que estava sendo punido por ter se revelado aos mortais. E, claro, não podemos nos esquecer de Salem, o ente familiar dos Spellman, um feiticeiro condenado a viver sob a forma de um gato.

Apesar dessa aparência de normalidade, as tias não deixaram de prepará-la para quando chegasse a hora de passar por seu “batismo das trevas”, quando Sabrina teria que decidir entre abrir mão de seus poderes e viver como mortal – possibilidade que ela teria por ser uma bruxa mestiça –, ou entregar sua alma a satã e viver de acordo com as normas “lá de baixo”.

Sim, você leu corretamente. Quando completasse dezesseis anos, Sabrina teria que escolher entre abrir mão de seus poderes, ou vender a alma ao diabo. Agora você acredita que não estamos falando da série da Nickelodeon?!

O caso é que essa escolha se tornou ainda mais difícil, porque ela se apaixonou por um mortal, Harvey Kinkle, um adolescente de sua escola, e não estava muito afim de abrir mão dele.

A história ainda nos traz outra personagem da cultura pop que jamais teria espaço na série tranquila da Nickelodeon: Madame Satã, uma feiticeira, que fora desprezada pelo pai de Sabrina, e que cometera suicídio. Condenada a habitar a pior ala do inferno – aquela destinada somente aos piores seres humanos da Terra, como políticos, pedófilos e genocidas –, ela conseguiu retornar graças a um feitiço irresponsável e desastrado de outras bruxinhas da região, que a invocaram na forma de um súcubo – monstro mitológico, uma espécie de demônio feminino com apetites sexual e canibal igualmente insaciáveis. Depois de se apropriar do rosto de uma bela mulher, a [*****] decidiu aproveitar a liberdade condicional para se vingar da família de seu ex-namorado, a começar pela filha dele.

Sabrina jamais poderia imaginar que sua nova professora tão simpática era a pior inimiga de sua família.

O que ela também não sabe é que sua concepção fora cuidadosamente planejada por seu pai com alguma finalidade obscura. Edward Spellman, afinal, não era um bruxo inocente, apaixonado por uma mortal, mas um feiticeiro diabólico, disposto a tudo para conquistar suas ambições – sejam elas quais forem...

Por fim, O Mundo Sombrio de Sabrina ainda nos brinda com participações especiais de outras personagens da Archie Comics, e que já são íntimas nossas graças à série de TV Riverdale: Verônica Lodge e Betty Cooper, as duas bruxas inconsequentes que soltaram a Madame Satã na cidade. Bem, eu não acompanho Riverdale, mas pelo pouco que eu vi, parece que a série deixou de lado a origem bruxa das personagens – ou ela só existiu nesse crossover, não sei –, o que, em qualquer caso, na minha opinião, é um desperdício de uma boa vertente.

O Mundo Sombrio de Sabrina é uma história interessante, até certo ponto; para quem curte esse universo sobrenatural mais denso, e para fãs de quadrinhos mais sombrios. Não é muito a minha pegada, e provavelmente não vou me interessar em ler os demais volumes da série, mas, reconheço que a história tem seu valor. Narrativamente, é uma trama bem amarrada e instigante, e tem um gancho lá no final para deixar o leitor curioso pelos próximos capítulos.

Elaine 31/08/2021

Suspeita pra falar. Superou as minhas expectativas. Muito melhor obviamente que a série... li tudo em poucas horas é já quero p segundo volume. A história prende do início ao fim e as ilustrações são maravilhosas

Kellsin | @blogumaamanteliteraria 18/07/2021

A bruxinha que amamos em uma versão mais sombria!
Quem não acompanhou a história da bruxinha Sabrina na tv, ela e seu gato Salém marcaram uma geração de telespectadores e ganhou o coração de muitos deles, eu mesma era apaixonada pelos filmes e virei uma fã, mas nessa HQ iremos ver um lado diferente dessa bruxinha, um lado bem mais sombrio e interessante.

Ás vésperas de seu aniversário de dezesseis anos Sabrina Spellman se vê em uma situação bem complicada, a feiticeira terá de fazer uma decisão que definirá pra sempre o seu futuro, mas essa é uma decisão bem complicada já que pra isso ela terá que escolher entre um futuro sobrenatural ou seu namorado humano Harvey.

Órfã de pais, Sabrina fora criada por suas duas tias e seu primo e sua família sabe que escolher o sobrenatural não é apenas a decisão certa, mas é o seu destino e todos sabemos que não tem como fugir do nosso destino.

Esse é o primeiro volume de uma série e com certeza me surpreendeu muito! No começo eu estranhei um pouco as "mudanças" na história, já que tinha como base os filmes e série que são beeeem mais leves! Mas ao decorrer da leitura eu fui me afeiçoando e terminei a leitura encantada por esse universo macabro e trevoso! Eu não assisti a série da Netflix, mas pelo trailer consegui sentir que irei encontrar tudo o que encontrei nessa HQ.

Sem contar que as ilustrações estão impecáveis... Na verdade a edição que a GeekTopia trouxe está MARAVILHOSA! Bem colorida, bem feita e muito confortável para a leitura.

Ps: Alô @GeekTopia, já quero os demais volumes na minha mesa já!!!

Maria13849 07/07/2021

as tias da sabrina são bizonhas
gostei demais da hq! tem uma pegada bem macabra, muito mais "assustadora" ou, melhor dizendo, perturbadora que a série (que eu vi tipo 3 episódios). gostei bastante mesmo e to ansiosa pra ler o segundo volume!