O silêncio dos livros Fausto Panicacci

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Juliana.Duarte 04/11/2019

Não ter livros é um crime
Num mundo distópico, onde ter livros é crime, vemos 3 personagens que tem suas vidas impactadas de formas diferentes, pela ausência ou pelo contato com os livros. No decorrer do livro, a história ser contada dos pontos de vistas das personagens, desse jeito, vemos, entendemos e até nos identificamos com o impacto dos livros na vida de cada um.
É um mundo onde aplicativos tomam as decisões por vc, aplicativos decidem seu destino, aplicativos "montam" as pessoas. É quase como se a humanidade deixa-se de ser humana. É um lugar onde o "eu" é o mais importante. Então, numa família de 4 pessoas, todos podem estar no mesmo ambiente, mas não estão juntos. Isso num livro distópico, porém, hoje, nossa realidade, não está muito longe disso.
Este Livro vem justamente nos mostrar a importâncias dos livros, de como ele pode salvar vidas, de como eles nos ajudam a crescer. De como outros pontos de vista, outras realidades, podem nos ajudar na nossa própria evolução como ser humano.

"Há várias camadas de leitura, e um livro pode convocar-nos à reflexão,confrontar-nos, deleitrar-nos." O Silêncio dos Livros
@eu_sandroka 07/11/2019minha estante
Linda!
Amo tanto essa estória incrível.
Bj.

@donzelaobscura 05/11/2019

Arrasador!
"TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE."

Assim começa a história com essa frase impactante e que já me fez criar expectativas sobre a leitura.
Santiago chega a Portugal, após muitos anos de reclusão por um crime do qual alega veementemente que não cometeu. No novo lar, conhece sua pequena vizinha, Alice, uma criança alegre e ávida por histórias.

Alice é apenas uma menina que ama livros desde que a sua Avó lhe contava sobre eles e suas histórias, pois nascera numa época em que os livros são proibidos e quem os porta, poderá ser condenado à prisão perpétua ou até mesmo corredor da morte, porque é considerado um crime gravíssimo.
Cativada pelas histórias de seu novo vizinho, em um belo dia, percebe que o mesmo, porta um pequeno caderno de capa preta e sabe que isso também é proibido, mas atiçada pela curiosidade, prefere descobrir por si mesma do que se trata.

Esse livro me pegou de surpresa em alguns aspectos e me surpreendeu. O amor à Literatura é explícito em cada página e nos faz questionar se um dia os livros forem proibidos, o que será da humanidade. Escrita envolvente e profunda nos faz enxergar que a Literatura pode transformar vidas! Cheia de metáforas, referências literárias, nos transporta para várias reflexões.
É um livro mágico e cheio de polêmicas. Recomendo muito! Quem ama esse universo, precisa lê-lo!
Só achei que o final poderia ter sido menos corrido.
Foi leitura do mês de Setembro do grupo @lcentrebff ao qual eu e minha xará Isis Silva do Instagram @felicidade.nos.livros criamos.

[ Quotes ]

📘"Há momentos, porém, em que um homem, por vontade própria ou densidade das circunstâncias, reconhece-se Humano, identifica-se com o outro."⠀
.⠀
📘"Com livros podemos transcender a platitude de nosso cotidiano, conhecer lugares aos quais nunca conseguiríamos ir."⠀
.⠀
📘" O que ocorre é que, quando se lê, a vida trivial é posta em suspensão e, quando retornamos de uma boa aventura literária que apele a nosso senso de beleza, de verdade, de mistério, encontramos uma realidade qualificada."⠀
.⠀
📘"O livro é a melhor companhia não humana que alguém pode ter - embora sua" não humanidade" seja de tudo questionável."⠀
.⠀
📘"A mentira é um véu que nos protege do que de pior há em nós; mas esse véu servirá de banquete às traças do tempo."⠀
.⠀
📘"A única diferença entre um homem venerável e um desprezível é que o primeiro nunca foi pego."⠀

site: http://apenassentidos.blogspot.com/2019/11/o-silencio-dos-livros-fausto-paniccaci.html?m=0
@eu_sandroka 07/11/2019minha estante
Estória incrível!

@eu_sandroka 07/11/2019

Apenas leiam!!! #Incrível
Nova edição linda.
Li primeiro em e-book “via” Kindle unlimited. Em seguida (porque eu não conseguia esquecer a estória, de tão incrível que é) li no e-book que adquiri na Amazon.
Ainda hoje não encontro palavras suficientes para descrever 1/3 do que esse livro significou e representou pra mim.
Estória densa, tão bem escrita, quase poética, tão real, tão palpável, e tão assustadora.
Eu cresci amando ler. Sou livrólatra por natureza. Amo o cheiro das páginas. Fazer a imersão em uma distopia sobre um mundo sem livros me arrebentou positivamente.
Essa estória arrebata. Não dá pra ficar imune.
Desperta sentimentos. Desperta pensamentos. Desperta desejos. De um mundo melhor. De uma sociedade menos injusta. De mais empatia. De olhar pro próximo como alguém que existe - corpo e alma.
A loucura de um sistema randômico, que decide passo a passo dos integrantes alienados dessa nova sociedade instituída.
Proibiram os livros. Agora querem proibir as fotografias.
A única coisa constante pra mim é dizer: apenas leiam.
Sério, leiam “o silêncio dos livros”.
Foi minha melhor leitura (e releitura) em 2019.
Ganhei a edição anterior, e é linda também, páginas tão cheirosas... Perfeição em forma de livro.
Há redenção. A qual preço, a gente define dia a dia com nossas atitudes.
#Recomendadíssimo
5 estrelas e favorito da vida.
Henris Andrade 10/12/2019minha estante
Desejo ler em 2020, adorei sua resenha.
Obrigada ?

@eu_sandroka 10/12/2019minha estante
Obrigada.
S2
Esse livro se tornou meu #xodó. Leitura incrível mesmo.
Por favor, diga depois o que achou.
;-)
Abraço.

Henris Andrade 19/12/2019minha estante
?????

Simone 25/01/2020

Uma verdadeira obra de arte!
Já faz algum tempo que não leio um livro tão bem escrito como esse, com uma trama muito bem delineada, personagens que grudam na pele, e poesia entremeada em um contexto. O autor é formado em fotografia, história do cinema e história da arte... E soube como ninguém contar uma belíssima história.

Trata-se de um mundo distópico, onde os livros são proibidos, e quem ousar tê-los, é punido severamente. Entre passado e presente o leitor é presenteado com um enredo excepcionalmente escrito, contado ora aos olhos de uma garotinha; ora aos olhos de um homem desdito. A primeira parte é narrada aos olhos de Alice (em Portugal), uma garotinha que ama histórias e que acaba por conhecer Santiago (seu novo vizinho), um homem misterioso e também amante de boas histórias e literatura. A segunda parte é contado aos olhos de Hilário (no Brasil), um homem que cometera um desatino e, por isso, ficara preso por vinte e cinco anos. A terceira e última parte volta a ser contada em Portugal (aos olhos de Alice), interligando todas as partes, mimoseando o leitor com uma narrativa de encher os olhos e o coração. Os personagens secundários são de suma importância, dando ao contexto ainda mais beleza e instigando o leitor. Abaixo segue alguns quotes:

"Nem sempre havia sido assim: a menina ouvira sobre uma época, remota e mágica, na qual era permitido ler histórias em livros – o que, sendo uma coisa boa, tinha agora o rosto de um mito." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

"Quando de algo se tem pouco, agarra-se com afinco a esse pouco; mas quando esse pouco é menos que pouco, esvai-se e perde-se em pó." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

"Enquanto o mundo decretava a morte dos livros, tentando silenciá-los, eles resistiam: longe do burburinho quotidiano, do barulho das cidades, das buzinas dos carros, do ruído dos aparelhos, do falatório vazio, o silêncio dos livros não era de morte, como se buscava impor-lhes, mas de música. O silêncio tinha sons, e os livros iam conclamando, em cochichos, à leitura, e celebrando, aos gritos, a vida. O silêncio dos livros cantava. O silêncio dos livros era a própria música." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

"Pensou em monstros, lembrando-se que os monstros das histórias pelo menos tinham lá uma lógica, ainda que mera lógica de monstros; mas os humanos que estava a conhecer descortinavam uma falta de lógica que, não podendo ser tributada à sua monstruosidade, só podia advir de sua humanidade." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

Pois bem, para um bom amante da literatura este é um prato cheio, com profundidade, poesia e magníficas mensagens. Eu fiquei presa ao contexto do início ao fim, sentindo os sabores e dissabores que a trama induziu-me. E olha que estou falando de um enredo permeado de narrativa, muitas vezes detalhada (algo que não sou muito fã), mas que com essa obra foi tão bem galgada que, em verdade, não fez diferença alguma para mim... Digo até mais, tornei-me fã do autor e sua exímia sensibilidade para se contar uma incrível história. Este livro tornou-se um dos meus favoritos, cheguei ao final com o coração apertado e, agora, estou numa baita ressaca literária. EU. MEGA. INDICO. o/ E não por menos, o avaliei no Skoob com cinco estrelas e, claro, o favoritei. P.S.: Vocês precisam conhecer essa obra.

A trama é narrada em terceira pessoa, com narrativa e diálogos rebuscados, porém compreensíveis; a diagramação está perfeita, no formato digital; e a capa estampa ninguém menos que Alice e Santiago, caminhando em plena Vila Nova de Gaia.

P.S.: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: https://simonepesci.blogspot.com/2020/01/falando-em-o-silencio-dos-livros-de.html

Livros trechos e trecos 26/02/2020

O silêncio dos livros
"Como em não poucas ocasiões na História, algumas ideias inicialmente inofensivas, levadas ao extremo, acarretam sérias mudanças na Humanidade".
O silêncio dos livros fala sobre o amor aos livros, mas acima de tudo nos mostra a importância da história na construção das sociedades e da conscientização humana. Nessa distopia onde ter livros é crime, o controle de genes é obrigatório e as escolhas são feitas de forma randômicos em aplicativos; vemos uma sociedade evoluída cientificamente mas estúpida em relação à sua própria história. O autor nos dá uma trágica visão de uma vida sem livros, crianças que crescem sem fábulas e lendas, mas também sem noção do seu próprio passado. Sem essas histórias, tudo a que as pessoas tem acesso são rumores, já que os textos disponíveis podem e devem ser modificados por todos e passados adiante. Não há informações concretas, não há história.
Quando leio uma distopia sempre fico pensando se e quando o mundo chegaria naquele patamar. Acontece que para essa distopia em particular a resposta é desconcertante, já que apesar de os livros não serem proibidos (não todos. Ainda) nossa sociedade está cada dia mais estúpida e superficial. E a cada dia somos mais e mais reféns da tecnologia, tanto que a maior parte do tempo a gente nem se dá conta o quanto ela interfere em nossas vidas.
Uma coisa interessante na narrativa é que Santiago se torna um grande defensor pela volta dos livros, porém ele foi uma pessoa que odiava ler durante grande parte de sua vida e quando tomou gosto pela leitura e percebeu a beleza dos livros, eles passaram a ser proibidos. Mesmo com um passado de inimizade com a literatura, ele tem muita noção do quanto se tem a perder com a proibição. Ainda que a tecnologia seja bem desenvolvida, não é aquela distopia cheia de robôs. É tudo muito parecido com o hoje.
Apesar de ter gostado muito do tema e ter destacado muita coisa interessante enquanto lia, essa não foi uma leitura que fluiu fácil para mim. Já vi muitas falas positivas sobre o livro e concordo com elas, mas ao mesmo tempo alguma coisa não conseguiu me prender totalmente. Larguei e voltei para esse livro várias vezes, em alguns momentos achei meio maçante, ainda que eu tenha gostado da história. No geral é um livro muito bom, não é ótimo, nem um dos meus preferidos, mas é bem escrito e tem muitas referências literárias que qualquer leitor é capaz de reconhecer.

site: https://www.instagram.com/p/B9B8UGhDIat/?utm_source=ig_web_copy_link

Eliane Maria 15/10/2019

O que achei do romance
O final não gostei. Achei corrido e atrapalhando. O início também foi um pouco entediado até Hilario encontrar Antônio.

Valéria 01/09/2020

Como o título insinua, o livro é uma distopia que escancara o que não é belo, divertindo, surpreendendo e assustando em questões da vida, fazendo pensar. É fiel a fantasia e devastadoramente concreto nas ilações. Li maravilhada.

(...) O silêncio tinha sons, e os livros iam conclamando, em cochichos, à leitura, e celebrando, aos gritos, a vida. O silêncio dos livros cantava. O silencio dos livros era a propria musica..

Ivan Leite 14/01/2022

O Silêncio dos Livros Fausto Luciano Panicacci
?? mas nossa sociedade aboliu os livros, entorpecendo-se de estupidez? Sabe, alguns dizem que o homem é fruto do meio; outros, que é produto dos genes; talvez haja um pouco disso tudo; mas penso que, fundamentalmente, é fruto dos livros que lê; ou, nestes tristes tempos, dos que não lê.?

Numa época em que os livros são proibidos, o misterioso Santiago Pena acaba de chegar a Portugal, onde conhecerá Alice, menina desprezada pelos pais. O encontro de um antigo caderno trará questões intrigantes. Que relação haveria entre um jovem acusado de crime que alega não ter cometido, suntuosos projetos arquitetônicos e a descoberta de uma biblioteca abandonada? Por qual razão alguém usaria o lema ?festina lente? (apressa-te lentamente)? E por que o estrangeiro Santiago parece despertar nos familiares de Alice perigosos anseios?

Suspense e aventura misturam-se a profundas reflexões sobre os paradoxos da condição humana nesta arrebatadora história que trata de amizade, loucura, amor e perda da inocência. À medida que se alterna entre perspectiva de um homem reservado e a de uma garota curiosa, a narrativa surpreende pela multiplicidade de significados.

Boa leitura? boa viagem?
@biblioteca.giratoria
@cult.artes

Miry 16/11/2019

Poético
É aterrorizante a ideia que o livro mostra de uma realidade onde ter livros é crime. Já pensei logo que ia ser presa. Governo nenhum ia fazer eu me desfazer dos meus livros.

Mas é uma distopia dolorosa que mostra o pior do ser humano. Foi uma experiência única.

@_paralivreando_ 21/01/2020

Fascinante
De silêncio esse livro tem muito pouco. Quer seja nas ações, decisões, lagrimas, sonhos, desejos, anseios, tristezas ou dores, é possível ouvir as vozes e os gritos em cada página, em cada sofrer, em cada história, em cada sonho, relatado nesse livro excepcional.
Em um futuro não tão distante, onde pais e filhos dividem um mesmo teto e levam uma vida individualista, onde a sorte é decidida por aplicativos, onde a tecnologia trás a solução para o fim da criminalidade ao mesmo tempo em que causa insegurança e dúvidas em sua veracidade, são levantando tópicos e questionamentos sobre a vida que levamos e que escolhemos para viver nos próximos dias.
Um livro que desperta momentos para ser filósofos e encontrar o real sentido da vida.
@eu_sandroka 21/01/2020minha estante
Amei sua resenha.
Esse livro é incrível.
Vc tem Instagram?

@_paralivreando_ 14/02/2020minha estante
Tenho sim... ja seguimos uma a outra Lá tb! ?

@eu_sandroka 14/02/2020minha estante

Caroline Laia 10/02/2023

Ele estava no lugar errado
Sinceramente o livro tinha tudo para ser bom, mas senti que o autor se perdeu na história, uma família doida, coisas sem sentido, e o propósito final que era sobre os livros ficou sem solução.
O livro não tem começo,meio e fim.
Não deu pra entender quase nada.

deborauni 26/05/2019

O silêncio dos livros
Brigando com essa leitura, cheguei muito irritada até a página 91. A partir desse ponto comecei a apreciar e me deixei fisgar pelas reviravoltas e detalhes fantásticos do enredo. Confesso que imaginar um mundo sem livros foi muito difícil e agradeço o entusiasmo contagiante de amigas queridas o fato de acabar gostando desse livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5