Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

jsscmaria 07/06/2022

Djamila certeira como sempre.
Assunto para ser discutido e refletido por todos e todas. Djamila trazendo sempre um discurso claro e pertinente.

msantos 06/06/2022

Todos os que utilizam o termo lugar de fala para provar algum ponto ou até mesmo encerrar uma discussão deveriam ler esse livro.

Nica 31/05/2022

Lugar de fala
Livro incrível. Composto por rica referências sociais. Linguagem de fácil entendimento. Obra incrível para o entendimento do lugar de fala.

Vick 31/05/2022

"Se o conceito de lugar de fala se converte numa ferramenta de interrupção de vozes hegemonicas, é porque ele está sendo operado em favor da possibilidade de emergências de vozes historicamente interrompidas".
A leitura desse livro é um pouco mais complicada tendo que tem mais termos acadêmicos, mas ainda sim é uma leitura fácil pois é bem explicada. A autora Djamila Ribeiro trás diferentes perspectiva e autoras para a obra, é maravilhoso com certeza recomendo.

Camila.Nunes 30/05/2022

Melhor livro da Djamila
Se não me engano primeiro livro escrito por Djamila. No entanto não tinha lido ainda. Pra mim foi o melhor de todos. Muito esclarecedor e necessário! Todos deveriam ler! Como ela diz em uma parte da publicação e eu concordo muito "...falar a partir de alguns lugares é também romper com essa lógica de que somente os subalternos falem de suas localizações, fazendo com que aqueles inseridos na norma hegemônica nem se quer se pensem. Em outras palavras, é preciso cada vez mais que homens brancos cis estudem branquitude, cisgeneridade, masculinos." Fala genial!

beatriz 22/05/2022

Incrível e necessário
"Falar de racismo , opressão de gênero, é visto geralmente como "mimimi" ou outras formas de deslegitimação .A tomada de consciência sobre o que significa desestabilizar a norma hegemônica é vista como inapropriada ou agressiva ,porque aí se está confrontando poder".

Lu Labella 10/05/2022

O que é lugar de fala? Basta se impor e falar? Não posso falar pq não sou preta, lésbica, mulher etc? Será? Leiam

Rafaela.Costa 06/05/2022

Excelente
Desmistifica o conceito lugar de fala, que por muitos é interpretado erroneamente. Um assunto de extrema importância.
O livro trás a história para contextualizar antes de explicar com exemplos reais e recentes o que é o lugar de fala. Muito bom!

Erica Jesus 27/04/2022

Perfeição em forma de livro
Que livro sensacional, eu estou literalmente maravilhada com essa leitura, a coleção dos livros são perfeitas e essa foi minha preferida.
Eu conseguir entender sobre tantas coisas, que literalmente ninguém fala sobre, tô muito feliz por ler essa perfeição, vou bem usar todo o conteúdo que aprendi
Eu amei muitooooo, tipo muito mesmo

Rafa.Barros 19/04/2022

Importantíssimo!
Djamila mais uma vez esclarecendo de forma incrivelmente didática assuntos de extrema importância, assim como em seu outro livro "Pequeno Manual Antirracista". O contexto histórico aqui trazido é muito esclarecedor para o entendimento do lugar de fala!

"Assim, entendemos que todas as pessoas possuem lugares de fala, pois estamos falando de localização social. E, partir disso, é possível debater e refletir criticamente sobre os mais variados temas presentes na sociedade. O fundamental é que indivíduos pertencentes ao grupo social privilegiado em termos de locus social consigam enxergar as hierarquias produzidas a partir desse lugar, e como esse lugar impacta diretamente a constituição dos lugares de grupos subalternizados."

Vlad 16/04/2022

Locus Social e feminismo sob o espectro interseccional
A humanidade que emerge através do lugar de fala na condição de outro, com base na teoria de existencialismo desenvolvida pelo filósofo Jean Paul Sartre, é um dos temas abordados pela Djamila.
Quando o tema é feminismo, a mulher preta fica em desvantagem e chega a ser considerada o outro do outro.
Em países escravocratas, não importa a sua capacidade de mobilidade social e desempenho individual. Sendo negro, você estará na mesma localização social do povo preto, compartilhando das mesmas experiências degradantes. O racismo não poupa ninguém, e para além disso, insta salientar que, conforme o planejado, é uma das poucas coisas que vem funcionando.
Outro ponto interessante, é a necessidade de olhar o feminismo sob uma ótica interseccional. Precisamos analisar o feminismo sem deixar de considerar o racismo, o gênero, a classe social e a orientação sexual.
O feminismo da mulher branca não abarca em seu bojo, o coletivo que necessita ser representado.

Andrelisa 13/04/2022

Uma coletânea de textos. Faz uma reflexão sobre o Lugar de fala. Todos tem lugar de fala? Devem falar somente aqueles que ocupam determinada posição social?

skuser02844 09/04/2022

Mãe, que livro!
Primeiro livro que li da que li da Djamila Ribeiro e também da série Feminismos Plurais. Me trouxe uma boa noção sobre várias questões do feminismo, e também vontade também de ler mais livros sobre esse assunto.
Fora que lerei os outros livros dessa série. Livro Muito Bom.

Geovanna.Holanda 30/03/2022

Lugar de fala é um livro consistente que trás muita base para os argumentos usados, citando muitos autores e teóricos de peso. Destaca a diferença entre lugar de fala e representatividade, do qual eu acreditava anteriormente serem sinônimos.
Único ponto que gostei tanto no livro é que as vezes ele não é tão simples em algumas partes, me refiro a linguagem utilizada, o que o torna pouco didático em partes. Apesar disso, é um livro que deve ser lido por todos.