Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

isabelarrego 14/09/2021

Essencial
É o 3º livro da Djamila que eu leio e desde o primeiro eu sou encantada pela forma como ela trás temáticas muito importantes socialmente de uma forma mt mt mt didática. Além disso, a gama de autoras que é apresentada ao longo do livro é incrível. Um livro muito bom, acredito que fundamental a todos os públicos.

Matheus 13/09/2021

Os aspectos discorridos na obra fornecem ao leitor conhecimentos introdutórios a respeito dos lugares de fala, necessários para posteriores aprofundamentos a respeito da temática, além de ser um convite para a reflexão de nosso lugar diante o racismo e concretização do seu combate, a partir do olhar do feminismo negro.

Lucila 08/09/2021

Explica o conceito de lugar de fala.
Ninguém toma o lugar de fala ele é conquistado pela sua origem e vivência. Encontre o seu, sua voz e diga para todos.

Bruno 06/09/2021

Recomendo, deveria ter mais importância nas mídias
Gostei muito do livro, pena que acabou tão rápido. Aprendi muito sobre o feminismo e feminismo negro, este ultimo que acaba sendo "esquecido" nos debates filosóficos e sociólogos. Tive uma boa elucidação do que é "lugar de fala" e como ele é muitas vezes mal usado nas mídias sociais proibindo o debate das opressões da sociedade branca privilegiada.
No lugar de fala da Djamila Ribeiro há um entendimento do "outro" sexo, de como a mulher negra acaba sendo desamparada no debate feminista, como a sociedade a oprime e acaba se alienando da sua presença no âmbito social e trabalhista. Há aqui um ponto de vista do feminismo e da luta contra o racismo estrutural. Uma obra bem explicativa e didática tornando-a acessível para as grandes massas.
Espero que esses assuntos fiquem cada vez mais populares nas mídias, especialmente sociais, pois há uma necessidade de conscientização da sociedade de como ela atua entre seus diferentes grupos.

lucas_leituras 04/09/2021

Ótima fonte de conhecimento acerca do lugar de fala
Eu refleti muito e até ajudou-me a retirar algumas dúvidas sobre o lugar de fala que tanto falam, principalmente nos meios virtuais. Eu percebo o quão superficialmente algumas pessoas aplicam esse conceito e demonstram até ignorância.
Um livro que recomendo para entendermos definitivamente o que é o lugar de fala e a famosa questão: existe mesmo lugar de fala?

Mandretty 03/09/2021

Comprei por engano, na verdade queria ler O QUE É LUGAR DE FALA da mesma autora. Grata surpresa. Um pouco mais de conteúdo sobre como o status quo nos silencia sem percebermos. Importante leitura para me ajudar um pouco mais na retirada do véu que me mantinha nunca bolha. Ressalta a importância de sabermos de onde falamos para nos apropriamos do total potencial de nosso discursos e também de sabermos cobrar posturas mais ativas de quem está nas esferas dominantes. Não basta não ser preconceituoso, tem que ser anti preconceito.

Mari 31/08/2021

É um livro bem teórico que vai tratar sobre várias questões sobre o feminismo,mas ele vai tratar principalmente do feminismo negro,de como as mulheres negras são vistas e tratadas dentro do próprio feminismo e na sociedade. É um bom livro obra quem se interessa por saber um pouco mais sobre o feminismo.

Natham 29/08/2021

Todo mundo tem lugar de fala. Vc sabe do que está falando?
"Numa palestra performance, que realizou em 2016, no Brasil, chamada Descolonizando o conhecimento, Grada Kilomba descreve de forma simples e brilhante a importância de se romper hierarquias instituídas pelo discurso autorizado.
Algo passível de se tornar conhecimento torna-se então toda epistemologia que reflete os interesses políticos específicos de uma sociedade branca colonial e patriarcal.
Por favor, deixem-me lembrar-lhes o que significa o termo epistemologia. O termo é composto pela palavra grega episteme que significa conhecimento, e logos que significa ciência. Epistemologia é, então, a ciência da aquisição de conhecimento, que determina:
1) (os temas) quais temas ou tópicos merecem atenção e quais questões são dignas de serem feitas com o intuito de produzir conhecimento verdadeiro.
2) (os paradigmas) quais narrativas e interpretações podem ser usadas para explicar um fenômeno, isto é, a partir de qual perspectiva o conhecimento verdadeiro pode ser produzido.
3) (os métodos) e quais maneiras e formatos podem ser usados para a produção de conhecimento confiável e verdadeiro.
Epistemologia, como eu já havia dito, define não somente como, mas também quem produz conhecimento verdadeiro e em quem acreditarmos."

Essa parte fez minha mente explodir...agora sobre algumas reflexões e oq achei do livro:

Esse livro foi simplesmente incrível. E eu entendi o porquê brancos tem tanto medo de pessoas pretas falar sobre escravidão,racismo e etc...
Coloca pessoas que sempre foram vistas sistematicamente como heróis (os brancos) em cheque com o passado a todo momento. Porém isso não deixa de ser ilegítimo pois a ignorância de uma violência,o silenciamento de uma voz preta que sabe exatamente do que está falando pois vivência isso, é um ato puramente racista. Quando alguém diminui o racismo presente como se fosse "mimimi" , isso é um comportamento de silenciamento e constantemente racista. Esse tipo de comportamento apelando pra ignorância (escolhida) não tem consistência alguma e alimenta e ajuda a perpetuar o sistema que oprime pessoas pretas nesse país.

Paulinha 28/08/2021

Explanação
Livro perfeito, vem para desmistificar a frase "lugar de fala", que por muitas pessoas tem sido usado de maneira errada e para calar mulheres, na nossa luta pelo feminismo precisamos reconhecer que existem inúmeros cenários, inúmeras culturas e que cada mulher é única e enfrenta adversidades únicas. Não podemos excluir ninguém.

Lud 26/08/2021

Boa introdução ao tão citado "lugar de fala". É um livro curto, mas com reflexões interessantes. Gostei, mas é uma leitura que exige bastante atenção para entender todo o conteúdo que a autora tenta nos passar.

Luiz 26/08/2021

O controvertido "Lugar de Fala"
Livro: Lugar de Fala.
Autora: Djamila Ribeiro.

"[...] não são os ativismos do lugar de fala que instituem o regime de autorização, pelo contrário. Os regimes de autorização discursiva que estão instituídos contra esses ativismos, de modo que o gesto político de convidar um homem branco cis eurobranco a calar-se para pensar melhor antes de falar introduz, na realidade, uma ruptura no regime de autorizações vigente. Se o conceito de lugar de fala se converte numa ferramenta de interrupção de vozes hegemônicas, é porque ele está sendo operado em favor da possibilidade de emergências de vozes historicamente interrompidas. Assim quando os ativismo do lugar de fala desautorizam, eles estão, em última instância, desautorizando a matriz de autoridade que construiu o mundo como evento epistemicida [...]"
(Jota Mombaça apud Djamila Ribeiro, p. 84)

Lugar de Fala é um livro interessante de ser lido, possui fundamentos enraizados na perspectiva Foucaultiana, Marxista e Sartreana.

Expõe em grande medida discussões muito relevantes, ainda que tenha em si conceitos e abordagens um tanto controversas, não obstante a grande confusão sobre o tema.

vic.toriaxx 19/08/2021

Curto e relevante
Livro introdutório que retrata sobre os assuntos da interseccionalidade e locus social. É ótimo para quem quer saber mais sobre os temas de maneira sintetizada e didática.

Rafa 17/08/2021

Lugar de fala x exclusão do debate
Djamila foi minha escolha para o segundo livro da série coordenada por ela, pois a temática do "lugar de fala" passou a me interessar, por achar que se tratava de uma exclusão, de alguma forma. No entanto, no livro a autora trás, assim como Joice Berth no livro do empoderamento, uma quebra de expectativas e uma série de pensadores e pensadoras no processo de construção e aplicação do conceito ao concreto. Desse modo, é colocado o "lugar de fala" como sendo estendido a todas as pessoas, não havendo, também, uma hierarquização de opressões, o lugar de fala tem a ver com as experiências culturais, cotidianas e históricas de cada pessoa.
Nesse sentido, ela aponta para como essa exclusão que ocorre com falas do tipo: "você não pode falar sobre isso, pois não é seu lugar de fala", são extremamente prejudiciais para grupos oprimidos que visam sair desse estado de subalternidade. Assim, com respeito, empatia etc, qualquer pessoa pode se juntar, pode falar sobre tal assunto, como machismo, racismo, lgbtqia+fobia etc, esse debate precisa ser feito, até por os locais mais altos da pirâmede social serem ocupados por homens, brancos e cis. Logo, se estes não puderem levantar pautas sobre esses temas, buscando a quebra desses preconceitos, medidas que elimine essas desigualdades, não seria tão possível quanto se o fizerem. Portanto, respeitando as diversas epistemologias, as culturas, a história e as vivências, é que se entende no debate e na prática o que é o "lugar de fala".
Gostei muito, espero ter tirado do livro o que a autora quis passar, se tem algo errado, estou aberta, também, a entender melhor :)
Emyllaynny.Freitas 17/08/2021minha estante
Ameeei! Com certeza essa leitura foi muito importante para você. ??????

Germana.Cristina 13/08/2021

Muito bom. Adorei.

Foi importante a leitura pois notei, principalmente, que a visão massiva que a internet constrói de local de fala é completamente do que é realmente definido como local de fala. Fora que o livro é cheio de referências que com certeza irei ler.

Liz 12/08/2021

Esclarecedor
O livro mostra com clareza como as pessoas usam o conceito de lugar de fala de maneira equivocada. Inconscientemente ou não, o erro em relação a este conceito reafirma a subalternização dos grupos oprimidos e evita discussões importantes e necessárias na sociedade, visto que faz com que as pessoas se isentem de sua responsabilidade de auto crítica e reconhecimento de privilégios.
O livro é uma leitura que todos deveriam fazer!