Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Liz 12/08/2021

Esclarecedor
O livro mostra com clareza como as pessoas usam o conceito de lugar de fala de maneira equivocada. Inconscientemente ou não, o erro em relação a este conceito reafirma a subalternização dos grupos oprimidos e evita discussões importantes e necessárias na sociedade, visto que faz com que as pessoas se isentem de sua responsabilidade de auto crítica e reconhecimento de privilégios.
O livro é uma leitura que todos deveriam fazer!

Carol 09/08/2021

Recomendo a leitura.
Todos os conceitos apresentados no livro são importantes, é uma breve introduçao ao feminismo negro e principalmente sobre o direito de se expressar.

Leitura rapidíssima e extremamente esclarecedora sobre o conceito de lugar de fala.

Maju Deolindo 09/08/2021

Lugar de fala
É um livro que todo mundo deveria ler e reler. É um livro que vai te pegar pela mão e te ensinar passo a passo o que é lugar de fala. Qual a importância de saber e reconhecer qual é o seu lugar e assim poder falar sobre os assuntos.
Uma observação muito importante q é feita, é a confusão q as pessoas fazem com lugar de fala e diversidade.
Recomendo muito.

Taliane.Moraes 03/08/2021

Livro esclarecedor que nos mostra o real significado do poder de fala e como é importante se expressar em seu espaço. Ajuda a entender um pouco do lugar da branquitude.

cinthyaarruda 30/07/2021

Esclarecedor
Lugar de fala é um livro pequeno, de rápida leitura mas com uma abordagem geral do tema ao leitor mas que permite o momento de reflexão. É um livro para quem nunca leu nada sobre o assunto, uma vez que ele apresenta esse panorama geral. Super recomendo, é uma leitura enriquecedora.

Nazrat 29/07/2021

Aprendizado
Esta foi uma leitura para rever conceitos e buscar entender realidades tão distintas. Para não apenas para respeitar, mas ouvir e ir além. É importante desestabilizar o discurso hegemônico no sentido de sentir as diferenças e construir um ambiente que seja de fato empático para todos.

Germana 28/07/2021

"Eles têm fatos, nós temos opiniões;"
Em poucas páginas consegue abranger um tema muito importante, realmente uma ótima leitura. Contudo achei a linguagem muito formal e penso q pode desanimar muitas pessoas que não estão acostumadas, poderia ser mais informal para conseguir mais público.

Milena.Morais 26/07/2021

Eu esperava bem mais do livro mediante o tema nele abordado. Contudo, é uma boa leitura para se ter uma boa compreensão do que, de fato, é lugar de fala. Algo ainda não tão claro para muita gente já que há alguns "militantes" usam o termo de forma indevida.

Mari.Alves 25/07/2021

"Aquele homem ali diz que precisa ajudar mulheres a subir na carruagem (...) nunca ninguém me ajudou a subir numa carruagem, eu não sou mulher? Olhem para meu braço, eu plantei, capinei, levei palha para os celeiros e homem nem um conseguiu me superar. Eu não sou mulher? (...) Pari 5 filhos que foram vendidos como escravos, ninguém ouviu minha dor a não ser Jesus. Eu não sou mulher?
Truth, 1850, sobre a exclusão das mulheres negras do movimento feminista.

Ana Bia 23/07/2021

Muito informativo e muito formal
Ótimo livro para se entender mais sobre toda a discussão de lugar de falar que se tem ultimamente. Eu demorei mais pra finalizar essa leitura por conta da formalidade do livro, acredito que foi escrito na intenção de ser lido em ambiente acadêmico. Acho que para algumas pessoas que nunca ouviram falar do tema haverá dificuldade de entender a leitura em sua totalidade.

Izamara Ferreira 21/07/2021

Leitura importante.
Acho que todos deveriam ler e não parar por aí. É começo pra uma discursão muito necessária.

profuilma 21/07/2021

É surpreendente pelo conceitos e perfeito pela escrita didática. Por isso, vou deixar um aperitivo para que você entenda que PRECISA ler este livro.
” O lugar social não determina uma consciência discursiva sobre esse lugar. Porém, o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas (…) Com isso, pretende-se também refutar uma pretensa universalidade. Ao promover uma multiplicidade de vozes o que se quer, acima de tudo, é quebrar com o discurso autorizado e único, que se pretende universal. Busca-se aqui, sobretudo, lutar para romper com o regime de autorização discursiva.”

Letícia 19/07/2021

Devo dizer que definitivamente não estou acostumada a esse tipo de leitura. Se assemelha a um texto científico, sabe? O que contribuí para trazer seriedade e validação, mas para quem não está tão acostumado a linguagem não é muito fácil da leitura fluir.

Mas nossa, o assunto é interessantíssimo, as citações são ótimas e ele vai construindo o conhecimento invés de jogar direto para você o que é lugar de fala.

Enfim, indico para todo mundo que quer discutir um pouco sobre o assunto.

AndressaSrta.LerLivros 13/07/2021

Todas as pessoas possuem lugares de fala!
Mas com consciência!
"Pensar lugar de fala seria romper com o silêncio instituído para quem foi subalternizado, um movimento no sentido de romper com a hierarquia, muito bem classificada por Derrida como violenta."

"Assim, entendemos que todas as pessoas possuem lugares de fala, pois estamos falando de localização social. E, a partir disso, é possível debater e refletir criticamente sobre os mais variados temas presentes na sociedade. O fundamental é que indivíduos pertencentes ao grupo social privilegiado em termos de locus social consigam enxergar as hierarquias produzidas a partir desse lugar, e como esse lugar impacta diretamente a constituição dos lugares de grupos subalternizados."

Italo 13/07/2021

Uma aula (das boas!) em forma de livro
Através da construção do conceito "lugar de fala" a partir de outros conceitos e aplicações, a autora faz o assunto, que é confuso, ser entendido de forma fácil.