Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Patricia 06/07/2021

Excelente leitura
A compreensão do lugar de fala está na consciência do papel de cada um em suas lutas, criando uma lucidez de quando somos protagonistas ou coadjuvantes no cenário de discussão. “O lugar social não determina uma consciência discursiva sobre esse lugar. Porém, o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas”.

Oliveira208 03/07/2021

"Todo mundo tem lugar de fala."
Com este livro aprendi que posso falar sobre qualquer assunto que tenha intimidade, desde que não queira ser uma resentante da realidade que não me pertence e que sempre faça as observações com o devido respeito. Recomendo.

Irlanne 03/07/2021

Necessário
A intelectual e autora do livro Djamila Ribeiro traz importantes elucidações sobre o tema "Luga de fala" e que desfaz vários equívocos que as pessoas têm ao utilizarem essa expressão de forma errada.
É um livro bastante necessário para qualquer pessoa que queira entender mais sobre privilégios e localização social.
Porém é um livro bastante acadêmico, cheio de citações o que acaba deixando um pouco menos acessível.

Dacimara.Costa 02/07/2021

Excelente escrita, livro rápido e gosto de se ler. Esse livro é necessário para dar voz à quem sempre esteve a margem e sempre foi silenciado pela supremacia branca. Ele traz informações históricas e sociais e pensamentos compilados para nós refletirmos sobre as questões de desigualdade, pobreza, racismo, sexismo e principalmente o que é lugar de fala. Como a autora mesmo disse no livro, " não há aqui a imposição de uma epistemologia de verdade, mas um chamado a reflexão".

ana silvia 01/07/2021

Conhecer
Gostaria muito de conversar sobre o livro, sobre ? lugar de fala??e, principalmente, sei que preciso conhecer mais sobre: Kilomba, Spivak, Lélia Gonzalez, Linda Alcoff e bell hooks!

Thais 30/06/2021

A autora se esforça para definir a intenção de seu livro, e o objetivo da série é levar ao público questões importantes relacionadas aos mais diversos feminismos de uma forma prédica e de fácil compreensão.

Ray 29/06/2021

Excelente
Esse livro entrou na minha lista de: livros que deveriam ser lidos por todos e incluídos na didática escolar do ensino médio.
Jéss 29/06/2021minha estante
Quero muito ler!

Thaís 27/06/2021

Assim...
Eu gostei bastante do Pequeno Manual Antirracista, deste já não gostei tanto, não sei, achei que faltou sair do formato acadêmico e trazer a discussão aqui para nossa realidade. Traz diversas citações de autores e discursa sobre essas cotações, por isso parece que vc está lendo um TCC.

Fernanda 26/06/2021

Esclarecedor
"A história tem nos mostrado que a invisibilidade mata, o que Focault chama de 'deixar viver ou deixar morrer', A reflexão fundamental a ser feita é perceber que, quando pessoas negras estão reivindicando o direito a ter voz, elas estão reivindicando o direito à própria vida".

"Falar de racismo, opressão de gênero, é visto geralmente como algo chato, 'mimimi' ou outras formas de deslegitimação . A tomada de consciência sobre o que significa desestabilizar a norma hegemônica é vista como inapropriada ou agressiva, porque aí se está confrontando poder".

"Pensar lugar de fala é uma postura ética, pois saber o lugar de onde falamos é fundamental para pensarmos as hierarquias, as questões de desigualdade, pobreza, racismo e sexismo".

camila.c.frederico 25/06/2021

Pra começar a entender.
Livro importante. Só tive dificuldade pela linguagem mais acadêmica. Não me adapto.

luisanogueire 25/06/2021

Leitura necessária
Livro incrível, linguagem acessível, de fácil compreensão e que nos instiga a pensar nos nossos lugares de fala.
E uma leitura que se faz necessária pra iniciarmos uma discussão básica sobre preconceitos, privilégios, necessidades e individualidades.
Djamila mais uma vez entregando uma obra fundamental para as mudanças na nossa sociedade.

Syntia Tainan @pequeninaestante 24/06/2021

Lugar de fala
Livro muito bom, para quem deseja conhecer um pouco mais sobre feminismos, lugar de fala, e principalmente, sobre a importância disso tudo.