Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Nayara.Nairne 06/02/2022

É um livro bem importante, achei em alguns momentos cansayivo, pois há muito referencial teórico, mas é um livro muito importante.

Deysinha 01/02/2022

Esperava mais
Desenvolvimento teórico curto, achei que solta muitos conceitos sem ter espaço para explicá-los o que termina por deixar o leitor confuso e desinformado.
O final é curto, não existe uma conclusão bem elaborada o que deixa a desejar.

Matheus.Lopes 31/01/2022

Lugar de fala
"Pensar lugar de fala seria romper com o silêncio instituído para quem foi subalternizado, um movimento no sentido de romper com a hierarquia, muito bem classificada por Derrida como violenta." Djamila Ribeiro

Livro incrível, com ele vem grandes conhecimentos e entendimentos do mundo, da sociedade e de você mesmo.

Mila 30/01/2022

Leia tendo em mente diversos grupos minorizados!
De forma descomplicada, Djamila, com embasamento teórico e referências brilhantes, traz luz sobre "lugar de fala", qual seu real significado e por que tema é constantemente polemizado, com intuito de diminuir grupos e movimentos.

E não é sobre raça ou gênero! É sobre todos aqueles que são minorizados, afinal, todos estamos em algum "lugar" e temos o que falar a partir dele.

Leitura obrigatória!
Márcia 30/01/2022minha estante
Ótima resenha!??????

Vivii500 26/01/2022

Maravilhoso
Livro extremamente "necessário" para todas as pessoas. Pois é uma leitura clara, didática e objetiva sobre lugar de falar.

Maelle 12/01/2022

Entendemos tudo errado
O texto é muito bem escrito sob uma perspectiva acadêmica. Literalmente tive a sensação de estar diante de um monografia ao lê-lo, monografia que obviamente levaria a nota máxima.

Porém, sinto que o texto não logrou completo êxito quanto a sua proposta estampada na apresentação, cujo objeto é o alcance do grande público através da didática e acessibilidade.

Não obstante, a leitura foi extremamente válida, sobretudo para afastar o meu pseudo conhecimento acerca da terminologia "Lugar de fala" e sua aplicação prática.

O termo "Lugar de Fala" tem sido absolutamente deturpado. Podemos ver no texto que a aplicação do conceito no campo fático não se restringe, como tem ocorrido, na sua utilização como ferramenta de interrupções de vozes hegemônicas. Pelo contrário.

Djamila, inclusive, fala um pouco sobre essa deturpação:

"Acredito que muitas pessoas ligadas a movimentos sociais, em discussões nas redes sociais, já devem ter ouvido a seguinte frase ?fique quieto, esse não é seu lugar de fala?, ou já devem ter lido textos criticando a teoria sem base alguma, com o único intuito de criar polêmica vazia. Não se trata aqui de diminuir a militância feita no mundo virtual, ao contrário, mas de ilustrar o quanto muitas vezes há um esvaziamento de conceitos importantes por conta dessa urgência que as redes geram".

A autora, através de uma contextualização histórica com enfoque no colonialismo, e por meio de muitas citações de autoras como Lélia Gonzalez, Bell Hooks e Linda Alcoff (que pretendo lê-las urgentemente), conseguiu expor a profundidade que o tema reflete e demanda.

Trata-se de ouvir efetivamente vozes silenciadas historicamente. Trata-se de analisar discursos diversos a partir da localização de grupos distintos. Trata-se de abrir mão da individualidade para se refletir sobre estrutura social e, sobretudo, entendermos os discursos através de vivências, sem perder de vista suas respectivas categorias de raça, gênero, classe e sexualidade.

Acredito que a citação abaixo resuma bem a ideia geral:

"O falar não se restringe ao ato de emitir palavras, mas a poder existir. Pensamos lugar de fala como refutar a historiografia tradicional e a hierarquização de saberes consequente da hierarquia social. Quando falamos de direito à existência digna, à voz, estamos falando de locus social, de como esse lugar imposto dificulta a possibilidade de transcendência. Absolutamente não tem a ver com uma visão essencialista de que somente o negro pode falar sobre racismo, por exemplo"

LisboaPB 12/01/2022

Leitura enriquecedora e esclarecedora sobre o que é e o conceito de LUGAR DE FALA.
Gosto muito da Djamila mas infelizmente o que torna a leitura um pouco infeliz é o carregado conteúdo marxista, tendencioso a criticar o sistema capitalista de uma forma que não compactuo.

Gabriely 10/01/2022

Curto, prático, didático e muito esclarecedor.
Os capítulos são autoexplicativos, gostei da experiência de compreender o que realmente o termo "Lugar de fala" significa. Leitura relevante!

PAULINE 09/01/2022

Uma leitura necessária
Lugar de fala (feminismos plurais), obra, escrita por Djamila Ribeiro, filósofa e ativista no movimento feminista negro, tem como objetivo elucidar o conceito ?lugar(es) de fala?. Expressão muito falada atualmente, sobretudo nas redes sociais, mas que, nem sempre, é utilizada em um contexto adequado. Para esclarecer o conceito, Djamila Ribeiro recorre a vários autores e autoras, estabelecendo um diálogo entre textos e culturas. A linguagem é acessível e a leitura flui como em uma roda de conversa, desde que o leitor esteja aberto a apreender todo o conhecimento disponibilizado nessa obra. Diria que é uma leitura necessária, tanto para reconhecermos o nosso lugar de fala como para respeitarmos o lugar de fala do ?outro?. A autora, ao final, ainda disponibiliza notas explicativas e amplas referências para quem quiser se aprofundar no tema. Que tal colocar esse livro na sua meta de leitura de 2022?

Henrique 09/01/2022

Necessário e orientador.
Livro de leitura rápida e suave, em que a autora dialoga com várias outras autoras de correntes e tempos diferentes, com explicações necessárias e bem amplas sobre o feminismo e o feminismo negro, o Outro do Outro.
Importante para os militantes, e educador para os distantes. Se aprende muito sem dificuldades criadas pela escritora, e sim facilitada por ela que consegue atingir vários alvos, desde os que condenam a militância, como os extremistas militantes.

Miitalo 05/01/2022

Lerei novamente no futuro
O livro é bom, consegui pegar a essência e os ensinamentos que a autora quis transmitir. Terei que ler novamente no futuro (com mais bagagem e repertório) porque teve algumas palavras que, mesmo pesquisando no Google, não consegui aplicar o significado à obra. Mas tudo bem, eu só tenho 17 anos, daqui alguns anos, quando ler dnv será "mais facil"

Jacque 05/01/2022

Uma base para iniciar estudos sobre o assunto
Repleto de referências a outros livros, pensadores e momentos do mundo, esse livro apesar de muito curtinho te dar vontade de estudar e entender mais. Ótimo pra quem tem interesse em se aprofundar no assunto.

vagnerrg_ 01/01/2022

Dos livros necessários para ler, esse é um dos essenciais. Djamila analisa de forma muito contundente as referências que marcam o conceito de “lugar de fala”, demonstrando que há uma epistemologia silenciada na pretensão de dizer sobre o outro. O livro me fez pensar numa geografia do conhecimento e como as interseccionalidades são tão determinantes (e necessárias) para uma visão coerente da realidade. Mais um livro que nos dá um sul (em oposição a “um norte”) e reafirma a necessidade de um pensamento decolonial em oposição ao eurocentrado. Foi empolgante ler esse livro.

Max 31/12/2021

Leitura rápida, porém relevante sobre a importância de se conhecer e se aprofundar em assuntos como feminismo, racismo, entre outros, de modo a lhe garantir um lugar de fala.