Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Daiana Rosa 28/12/2021

Pensar em feminismo negro é justamente romper com a cisão criada numa sociedade desigual [..] p. 14. 2019.

Foi minha primeira experiência com a escrita de Djamila Ribeiro, e confesso que superou todas as minhas expectativas. Com uma linguagem simples, direta  e sem rodeios a autora nos  faz repensar a condição da mulher negra em todos os aspectos. São elas que ocupam  o ranking no percentual de violência doméstica contra mulher, mãe solo, analfabetismo, desemprego e sem lugar o lugar de fala respeitado.Se você  acha que  a desigualdade salarial entre homens mulheres é grande,  quando chega a mulher preta é ainda maior .

Não diria que  é  uma leitura necessária e sim vergonhosamente essencial para entendermos história sob a óptica de quem é objeto da opressão  e vive na pele o preconceito racial  do velado ao coberto por falas que o o insistem em chamar de brincadeira ". Um livro com apenas 90 páginas que consegue  abrir caminho para  desconstrução do que é lugar de fala ..

Cris @cristinadaitx 27/12/2021

Embasada nas escritas e reflexões de diversos e diversas autoras, a autora traz reflexões importantes sobre o papel da mulher negra dentro da sociedade. O mais importante é que ela consegue esclarecer muitas dúvidas sobre conceitos mal esclarecidos a respeito do "lugar de fala" e sobre a função de TODA A SOCIEDADE, independente de raça, gênero ou orientação, no combate a todo tipo de preconceito. Todos devem se posicionar na defesa daqueles que são inferiorizados, independentemente se têm experiência direita ou não com o preconceito. Além disso, todos devem ser considerados capazes de contribuir com suas ideias e percepções sobre os diversos assuntos e todos, sem exceção, têm o direito a ter essas opiniões e percepções respeitadas. Aliás, o respeito é a base de tudo, e é somente o respeito que garantirá a TODO cidadão o direito de exercer sua cidadania com dignidade e principalmente, igualdade.

luamagnetica 27/12/2021

Um livro muito interessante e importante porém, pela proposta da introdução de ser popular/acessível, achei que pecou nos dois capítulos finais. Não pelo conteúdo, mas pela escrita com muitos termos técnicos que muitas pessoas podem se perder.

Poderia ter sido escrito de outra maneira ou talvez colocar um glossário explicando alguns conceitos de termos que são usados no livro como se estivessem no cotidiano de todo mundo.

No mais, comecei como uma leitura excelente que queria panfletar para todos e terminei achando que estava lendo um texto acadêmico para a faculdade.

Enfim, novamente, não deixa de ser muito rico no que se debate!

Talvanes.Faustino 27/12/2021

Maravilhosa
Djamila entrega aqui um trabalho incrível sobre um conceito tão criticado, não por sua fragilidade, mas pela ignorância dos críticos em relação ao conceito.

Thiago 25/12/2021

Questões sociais.
Abordagem curta e objetiva sobre posição, pirâmide social, visibilidade, levando em conta vários aspectos da sociedade; cor, gênero...

Ótimo conteúdo para os interessados nas ciências sociais.

Estante da mary 21/12/2021

Neurônios em colapso
Muito necessario, propõe muitas reflexões sobre a militância. Muitas vezes usamos "Não é seu lugar de fala" para evitar discussões e silenciar pessoas, me fez pensar muito nisso de escutar o que todos tem a dizer (mas depende).

aline 20/12/2021

não sei nem como começar a resenhar esse livro... ele é tão curtinho e, ao mesmo tempo, é tão grande! grande no sentido de ser rico, abarcar grandes ideias e esclarecer, de forma bastante envolvente e fluída, conceitos complexos.

percebi que entendia o conceito de "lugar de fala" de forma equivocada (e penso que essa é a interpretação da maioria das pessoas), mas a djamila ribeiro teoriza de forma bastante didática sobre o assunto, com base no discurso e teorias de diversos outros estudiosos.

o livro, ainda, vai além da noção de lugar de fala: é uma aula sobre feminismo negro (sobre como a universalização da ideia de "mulher" é, paradoxalmente, extremamente excludente) e sobre o mito da epistemologia ser "neutra" (já que a única forma de conhecimento realmente validada é a europeia; o "saber" é branco e é homem), entre várias outras coisas.

em suma, esse livro é um convite à reflexão. reconhecer que grupos foram historicamente silenciados e, ainda hoje, precisam ter muita força para se fazerem ouvir, é extremamente necessário. mas, com aqueles inseridos na norma hegemônica querendo ou não, essas vozes ecoam, e ainda bem que ecoam!!! djamila ribeiro rainha do mundo todinho!

um trecho que resume: "pensar lugar de fala seria romper com o silêncio instituído para quem foi subalternizado, um movimento no sentido de romper com a hierarquia, muito bem classificada por derrida como violenta."

Estante Atípica 17/12/2021

Esse é sem dúvidas um dos livros mais importantes que já tive a oportunidade de ler. Não tenho como mensurar o quanto aprendi a partir de sua leitura.

Song 14/12/2021

Um bom primeiro passo
Uma leitura rápida e interessante para aqueles que desejam começar os estudos de gênero, voltados especificamente para a interceccionalidade.

Jil 12/12/2021

Preciso estudar mais
Esse livro trás menção de muitas outras mulheres que foram e são importantes na causa. Então preciso me aprofundar sobre o que elas falam em seus livros e discursos. Acredito que vou precisar ler novamente depois de pesquisar um pouco mais. Pois achei um pouco técnico a linguagem. Mas percebi que Djamila se esforçou para falar de forma mais simples. Porém quem não é da causa pode desistir de ler o livro. No geral é bom, mas pra mim ficou faltando palavras mais didáticas. Acabei não entendendo como achei que iria entender. Mas vou ler novamente depois de ouvir opiniões de outras pessoas.

Maíra 07/12/2021

Livro com cara de artigo.
A proposta da coleção femininos plurais é trazer uma leitura acessível para o público em geral.
Eu peguei esse livro pq tinha lido em algum lugar que as pessoas usavam o termo lugar de fala erroneamente.

No começo a leitura foi fluída, mas no capítulo em que é abordado o conceito eu achei muito técnico e confuso.
Terminei a leitura mais perdida do que quando comecei.

O tema é muito interessante, acredito que seja mais esclarecedor em um podcast.
Jil 12/12/2021minha estante
Exatamente

AleBertulino 25/11/2021

LUGAR DE FALA
Uma leitura que tem que ser usada sempre como estudo, uma ótima leitura para ingressar e entender a luta de mulheres negras no Brasil e a importância de sua fala.

Lethycia Dias 21/11/2021

Conceito importantíssimo
Não me lembro exatamente quando conheci o conceito de "Lugar de Fala", mas ver como a expressão se popularizou com uma interpretação completamente errada em discussões de redes sociais me fez sentir a necessidade de fazer leituras sérias sobre este conceito. Este livro satisfez a minha necessidade e me deu até mais do que eu esperava.
O livro começa com uma longa contextualização sobre feminismo negro e sobre como as mulheres negras experienciam o machismo e a misoginia de forma diferente das mulheres brancas e historicamente não foram contempladas por alguns discursos de feministas brancas, além de historicamente terem seus saberes e conhecimentos deslegitimados e suas necessidades específicas ignoradas pela sociedade. Essa parte do livro é fundamental para entendermos o conceito de lugar de fala e porque alguns grupos contestam discursos hegemônicos.
Embora eu já conhecesse e compreendesse "Lugar de fala", a parte do livro que trata especificamente do conceito foi também muito rica para mim. A incerteza sobre a origem do termo é compensada pelos comentários que Djamila faz a respeito de termos semelhantes que ajudam a compreendê-lo. As citações são riquíssimas e me deixaram com vontade de fazer muitas leituras novas de não-ficção.
Achei uma leitura bem fluida e compreensível, mas acredito que pode ser mais difícil para pessoas que não têm tanta intimidade com textos acadêmicos. Foi para mim uma leitura muito rica e que me despertou para fazer conexões com muitos outros assuntos. Tenho mais livros da série "Feminismos Plurais", que Djamila Ribeiro organiza e do qual "Lugar de fala" faz parte, e fiquei bem curiosa para ler os outros.

site: https://amzn.to/3CJUGr6

PriBP 18/11/2021

"Se não se nomeia uma realidade, nem sequer serão pensadas melhorias para uma realidade que segue invisível"

É um livro que apesar de ar vezes um pouco formal e academicista consegue com clareza explicar sobre a importância de dar a visibilidade necessária para os movimentos das minorias. Essa é uma das minhas criticas ao livro, esse ar de artigo que lemos na universidade e que acaba afastando outros tipos de leitores iniciantes e mais casuais.
Como mulher banca, tento sempre ler sobre o feminismo negro. É importante entender as diferenças, entender a luta dos outros, para apoiar da forma adequada. Mas sempre dando o espaço necessário para que as pessoas digam as suas necessidades e exponham as suas críticas.
É um bom livro, curtinho, rápido de ler (apesar da leitura em si não ser tão flúida)!

naoeumaresenha 18/11/2021

achei que djamilla explica bem seu ponto em poucas páginas. e lugar de fala é basicamente isso mesmo, sobre saber seu lugar social. um homem branco não só pode falar sobre racismo, como por ser o maior responsável por ele deve entender seu lugar social e utilizar dele para fazer esse discurso.