Uma mulher no escuro

Uma mulher no escuro Raphael Montes

Resenhas - Uma Mulher no Escuro

@vcdisselivros 13/04/2020

Não confie em ninguém
Ao escolher um livro do autor Raphael Montes, duas coisas são fato: A primeira, o leitor sabe que até o fim do livro deve estar preparado para o choque; A segunda, é preciso aceitar que todas as teorias que você defendeu estão erradas.

Basicamente, é impossível saber o que se passa pela mente do autor. Após ler a maioria dos livros publicados por ele, o leitor julga entender para onde será guiado, mas a verdade, é que devemos aceitar que estamos à deriva de alguém que irá nos levar a um destino inesperado.

Uma mulher no escuro não poderia ser diferente, na trama, Victoria Bravo é uma jovem que precisa lidar com os traumas da infância. Aos quatro anos, um homem invadiu a casa e matou toda a família da garota a facadas. Na ocasião, os corpos tiveram o rosto pichado de preto.

O responsável pelo crime foi capturado ainda com as mãos ensanguentadas e não relutou ao ser confrontado pela polícia. Após confessar tudo, ele ficou conhecido pela mídia como ?o Pichador?, sem nunca explicar o motivo de ter matado a maioria da família Bravo, deixando apenas uma sobrevivente.

Vinte anos após os fatos, Vic se tornou uma mulher reclusa, de poucos amigos e sem vida social. Seu único contato é com Arroz, um nerd alto e magrelo que conheceu pela internet. Ela também faz acompanhamento psicológico com o Dr. Max, que a incentiva a se abrir para o mundo e conhecer melhor Georges, o escritor que passa as tardes no café em que Vic trabalha.

GAME ON

Certa noite ao voltar para casa, Victoria encontra uma pichação preta na parede do quarto. Desesperada, ela agora se pergunta se o assassino da família está de volta, ou se terá que lidar com um imitador em um jogo que leva a jovem ao máximo.

SINTA NA PELE

Para quem teve uma infância normal, fica difícil pensar como é passar por algo tão traumático, ainda assim, Raphael Montes explora bem a personalidade da personagem para convencer o leitor do quanto ela foi traumatizada.

No decorrer do livro, acompanhamos a luta de uma mulher que mantém hábitos infantis, como dormir assistindo desenho animado, abraçando ursinhos e usando lacinhos no cabelo. Bem como coisas mais nocivas, como pesadelos constantes, dificuldade de confiar e se relacionar e alcoolismo.

SURPRISE MOTHERF**ER

A narrativa simples e os poucos personagens nos fazem pensar que o livro será previsível, no entanto, mais uma vez somos saudados com um desfecho surpreendente, no qual descobrimos que de vez em quando, temos que abraçar nosso lado escuro para sobreviver.
Kari 15/06/2020minha estante
Eu tô em choque até agora. Minha primeira teoria foi de que o psiquiatra está envolvido e q tinha contratado Arroz pra recolher informações de Victoria, ter mais confiança no médico. Só faltou reunir as peças e perceber q na verdade o médico só tava obedecendo ordens. Um dos melhores suspenses na minha vida ou melhor, o melhor suspense junto com anjos e demônios. Nunca irei superar

@vcdisselivros 16/06/2020minha estante
Vc ainda foi mais longe que eu nas teorias kkkkk

Kari 16/06/2020minha estante
Kkkkkk

juliacandido 14/03/2021minha estante
Eu pensei q todo mundo podia estar envolvido, menos o Arroz, aiai a burra skskksksks

Kari 14/03/2021minha estante
kkkkkk rafael ri na nossa cara e nem disfarça

juliacandido 14/03/2021minha estante
Sim skkksksksk

@vcdisselivros 30/05/2021minha estante
Nossa Camila, que coragem kkkk Ainda bem que mesmo assim todas as teorias deram errado ?

Ivy 07/08/2021minha estante
terminei de ler agr e CARA QUE LIVRO!!!! eu achando q os pais dela eram inocentes e Sofia era rapunzel

Ivy 07/08/2021minha estante
???

Nic_carneiro 16/01/2022minha estante
Eu achando que Georges era o Santhiago, quando na vdd ele só era um maluco interessado na história dela ?

claryzc23 10/02/2022minha estante
Eu li se n me engano três livros dele e n teve um q n abri a boca e fiquei chocada. Ele tá de parabéns e em todos q eu li dele a mulher no escuro foi o meu preferido

claryzc23 10/02/2022minha estante
E kari eu tbm pensei a mesma coisa e no quase final o escritor ficou como malvado coitado kkkk mas eu achava q era o escritor com o arroz ... N passou pela minha cabeça q o psiquiatra ia ser tão fdp

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
Clarizc não entendo pq o pessoal odeia tanto esse, mas respeito a experiência de cada um e sigo animado de encontrar gente que teve o mesmo sentimento de leitura que tive, dito isso, esse segue sendo um querido por aqui e não canso de fazer papel de trouxa na mão do autor kkkkkk

Helô 27/08/2022minha estante
De início já descoloquei logo do psiquiatra, depois desconfiei do Arroz, depois do Georges e depois do Arroz de novo, e depois do Psiquiatra de novo! Uma loucura! Amo esses plots bem feitos! Massssss, achou que o livro deveria ter dar um motivo bom pro Santiago ter feito o que fez! Parecia que tinha muito mais por trás dessa história. Sei lá, fiquei um pouco selecionada com o final. Queria uma explicação boa

Elenice6 18/02/2023minha estante
Apesar de ser de RM fiquei um pouco decepcionada com esse livro.

Duncan lin 18/02/2023minha estante
Mano suspeitei ate do narrador

Jade176 22/03/2023minha estante
Eu AMEI que no fim o Georges era inocente ?? enfim alguma paz nos livros do Raphael kkkk

Ny.a 06/05/2023minha estante
Simplesmente o Raphael montes é o melhor leitor nacional! Adoro ele

Geane18 07/06/2023minha estante
Estava pior que a Victoria? não confiei em ninguém!
Mas amei o final! Até o crush? : )

Leticia2513 15/09/2023minha estante
Mano, que livro louco! Desconfiei desde o princípio do psiquiatra. Achei que os pais eram os bonzinhos e Sofia a vilã! Desconfiei do Georges, mas depois descartei. Jesus, tô de boca aberta!

Nêssinha 01/01/2024minha estante
Realmente um livro surpreendente e como disse, ninguém é confiável. Mostra como mentes doentes podem comprometer a vida de outras pessoas. E que a Sofia, que parecia ser uma vilã, na verdade também era vítima e a única que poderia trazer luz pra Victoria.

Flavia.Machado 05/02/2024minha estante
O autor força tanto a reviravolta na narrativa que existe um padrão: qualquer, eu disse qualquer livro desse autor basta vc apostar na personagem mais improvável. É um ?engana leitor? forçadissimo

Rochelle 24/03/2024minha estante
Descartei Georges de cara e fiquei dividida entre os outros dois. O psiquiatra tinha atitudes suspeitas, mas por outro lado não descartei o Arroz porque a história não deu muitas pistas dele, então achei que não direcionar pra ele era suspeito. No fim os estavam envolvidas e quando virei a página 244 pensei "MEU DEUS FUI TAPEADA DE NOVO"

Lueslia 21/04/2024minha estante
Desconfiei do Arroz no início, mas depois achei muito estranho o Georges indo lá no café por conta dos capítulos que tinha alguém vigiando ela (acertei, mas nem tanto) e obviamente desconfiei do psiquiatra, tive certeza de que era ele quando ele mudou a decoração da clínica e depois no diário apareceu umas coisas semelhantes. Mas uma coisa que eu sabia desde o início era que a Rapunzel era a mãe dela, pq o Rafael fez a gente acreditar muito que era a Sofia, então eu estava confiante de que não era.
O plot real me deixou apavorada, de vdd kkkkkkkkk

Mari M. 23/07/2019

Pra mim, não pareceu escrito pelo Raphael.
Cara estou de CARA...óbvio em cada detalhe esta historia.Raphael desta vez parece ter escrito correndo.Pobre em detalhes, coisas confusas e desnecessárias.Li o livro em uma noite,e quis reescrevelo todo o tempo!
Esperei tanto por esta história, pois absolutamente amo os outros livros dele,embora tenha pego umas falhas aqui e ali em todos.
Ahhh estou bem triste!
Senti falta do gancho que ele usou entre os outros livros ,este não teve mesmo eu não peguei? Se alguèm souber me conte!
Vou anotar umas coisas que me incomodaram muito com SPOILERS abaixo:
*************************************************

spoilers:
Notei falhas grotescas como o detalhe dos cabelos tanto do assasino,como de victoria.Ela diz se lembrar dos cabelos enrrolados dele caindo nos olhos quando a atacou.Em outra cena è descrito como lisos,o mesmo aconteceu com os dela que no inicio eram curtos,e depois a tia diz que ela se parece com a mãe, olhos brilhantes e cabelos longos (?)
Outra mega falha, numa cena onde a Rayane diz nem se lembrar de nenhum Igor, e depois rapidamente se lembra e ainda diz " não souberam que ele se matou?" foi muito estranho, um caso tão chocante na escola um garoto que ela beijou, ficou bem forçada esta memória.
Não ficou claro o pq a tia defendia e enaltecia os pais da garota sabendo de tudo todo o tempo.
Quando santiago conta no diario sobre a Rapunzel eu soube imediatamente que era a Sandra,mãe da victoria. o autor deveria ter revelado antes a Sofia na historia,pra rolar pelo menos esta duvida de qual das duas eram.A surpresa não funcionou, de fazer parecer que era a Sofia,pq meu raciocinio já tinha gravado a Sandra.
Era óbvio que o Dr Max era o Gabriel, pq o verdadeiro Santiago só poderia ser revelado por ultimo.E assim que a mãe dele conta que ele fugiu do hospital psiquiatrico ficou óbvio que dois dos tres suspeitos iam ser revelados.
desnecessário o fato da victoria saber que o pai a colocava pra olhar os abusos ( fato revelado pela Sofia) uma revelação boba.
Juro que eu sabia que ela ia dar com a perna mecanica no Santiago,assim que ele a prendeu na maca " seus calcanhares".
o Georges teve tempo pra contar a verdade p ela, mas seguiu mentindo,e ela fica com ele no fim,opnião minha,detestei.
@eleeoslivros 23/07/2019minha estante
senti o mesmo que você. qt ao gancho tbm n vi nd.

Mari M. 23/07/2019minha estante
Será que ele perdeu a mão? :(

@eleeoslivros 23/07/2019minha estante
sei lá, só achei bem fraco.
pode ser a pressão de ter que lançar um livro novo, sei lá.
quanto a mãe da menina ser a maluca da história, também saquei logo de cara.
esperemos o próximo livro rs.

Marina @mari.eseuslivros 23/07/2019minha estante
Que pena... Nem sei se quero ler esse

Edna 23/07/2019minha estante
Que triste! Parecia tão bom! gostei da sua sinceridade

Mari M. 23/07/2019minha estante
@Almicci sim pode ser mesmo a pressão! Vamos aguardar....

Mari M. 23/07/2019minha estante
@Edna pois è, mas os outros do autor eu gostei bastante!

Jessé 27/07/2019minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkk achei vc por essa resenha super meiga kkkkkkkk

Mari M. 28/07/2019minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk

Lívia 31/07/2019minha estante
Eu tbm saquei na hora que a Rapunzel era a mãe da Vic

Luciana.Nascimento 08/08/2019minha estante
Super concordo com sua crítica. Li todos os livros dele, e esse definitivamente, não é o melhor livro dele. Também senti isso, que ele escreveu correndo. Tb senti alguns furos na história e não me impactou tanto quanto os outros que li. Achei legal a menção que ele faz ao "Jantar Secreto" no trecho que Georges conta pra Victoria que viu uma mulher com uma motoserra amarela e tal..mas para aí. Ele é super talentoso e continua sendo meu autor preferido da atualidade. Mas parece que ele tava pressionado e correndo contra o tempo. Espero que o próximo seja melhor.

Mari M. 08/08/2019minha estante
Então teve referencia de jantar secreto!? Eu não peguei !!!

@eleeoslivros 08/08/2019minha estante
qual página Luciana?

Luciana.Nascimento 12/08/2019minha estante
Putz, agora não lembro. Vou procurar e boto aqui.

Scariot 12/08/2019minha estante
Também achei bem fraco em relação as demais obras dele.
Ele é um dos meus escritores favoritos e fiquei meio cabisbaixo com o livro

Mari M. 12/08/2019minha estante
Sim , eu tb amo os anteriores, por isso a decepção foi ainda maior

Bárbara 24/04/2021

O skoob nos dá dicas de como fazer uma boa resenha, uma delas diz que podemos nos imaginar indicando a leitura para um amigo. Bom, se tem uma dica que posso dar sobre esse livro é: não leia em momentos de fragilidade emocional.
Essa foi uma leitura que por não fazer tanto meu estilo, eu certamente não teria feito se não pelo clube do livro, porém não me arrependo de te-la realizado, o livro me prendeu de uma forma que eu simplesmente não conseguia parar de ler, o suspense era enorme, as teorias não paravam de surgir e eu não conseguia nem pensar sobre elas, já que como eu disse: não dava pra parar de ler.
A narrativa é de Raphael Montes, autor brasileiro, o que é ótimo porque enxergo muito da nossa cultura em coisas muito simples. Victoria é uma moça com uma história pregressa forte, marcada por um crime torpe.
Ler esse livro me deixou nauseada em alguns momentos, pelas fortes descrições e o suspense constante, passei a duvidar até da minha sombra. Apesar dos muitos gatilhos, não consegui abandonar a leitura, que foi finalizada rapidamente.
Enredo muito bem construído, leia se estiver com a terapia em dia (bom, eu não estou, por isso não dormirei algumas noites)
Carol.Fernandes 24/04/2021minha estante
Tô doida pra ler outro livro dele, achei esse mt bem escrito

Bárbara 25/04/2021minha estante
Simm, e vi algumas pessoas falarem que até gostaram mais de outros. Só fiquei muito assustada e com medo de todo barulho ??

Carol.Fernandes 25/04/2021minha estante
Eitaaa ?? acontecee kkkkkk

Aline.Rodrigues 01/05/2021minha estante
Leia o melhor livro dele,que é:Jantar secreto.Voces vão surtar.

Bárbara 01/05/2021minha estante
Ja está na minha lista, quis ler tooodos dele ?

Aline.Rodrigues 01/05/2021minha estante
Sério mesmo.Sem exagero,Raphael Montes é o melhor autor nacional no momento de suspense.E Jantar secreto pra mim é o melhor livro dele.
Em seguida vem:
Suicidas
Dias perfeitos
O vilarejo
Bom dia,Verônica

Bárbara 01/05/2021minha estante
Eu achei a escrita dele muito bem elaborada. A forma com que ele solta as informações é cirúrgica, a medida que envolve o leitor em uma curiosidade extrema, não ?enrola? a ponto de o fazer cansar de esperar, simplesmente perfeito!

Aline.Rodrigues 01/05/2021minha estante
Sim e esse nem é o melhor livro dele na minha opinião.Ele é genial,consegue escrever de qualquer assunto da forma mais natural possível.E sem falar que eu sigo ele,nas redes sociais e ele é um fofo.

Carol.Fernandes 01/05/2021minha estante
Tô doida pra ler jantar secreto!! Já baixei no Kindle. Raphael Montes é mt fofo msm, tem um episódio do podcast: Daria um livro com ele ? só amores

Bárbara 01/05/2021minha estante
Af, amei! Vou seguir também ??

Jaque - Achei o Livro 27/06/2019

Ótima escrita, mas a trama nem tanto :/
Desde Jantar Secreto ouço falar muito do Raphael Montes mas nunca peguei nada pra ler, até mesmo por quê o tema de Jantar Secreto não me despertou interesse. Porém esse já foi diferente, assim que saiu fiquei bem curiosa em relação à ele.
Não me julguem amigos, mas não sou fã de thrillers nacionais e antes que me xinguem já li alguns autores diferentes e até então nada me conquistou. Sei que tem muitos outros ainda para descobrir, portanto ainda há chances de virar fã de alguém.
Comecei essa leitura sem muitas expectativas mas logo de cara a narrativa me prendeu e devorei várias páginas de uma só vez.
Passado o primeiro impacto fui fisgada pela escrita do autor. Realmente Raphael escreve bem e não faz uso de recursos como excesso de descrições para contar a estória. Prova disso é a quantidade de páginas do livro, um bom tamanho para uma trama como essa.
E apesar de ter gostado do estilo do autor a trama no entanto não me causou o mesmo efeito.
A Victória é uma personagem bem controversa. Se veste com acessórios infantis, assiste desenhos animados e dorme abraçada ao ursinho, mas conforme fui conhecendo-a não achei que essas características combinavam com ela.
Outra coisa é suas amizades. Fora o médico psiquiatra, os dois não se encaixavam no tipo de vida que ela levava. Se apenas um aperto de mão causa repulsa, não consigo entender como conheceu seu"melhor amigo" numa sala de bate papo. Extremamente desconfiada de todos, nem mesmo no trabalho ela desenvolve amizades, não explica ela frequentar a casa de uma pessoa que ela conheceu na internet e ainda não sabe seu nome verdadeiro.
O mesmo digo sobre o suposto namorado.
As partes do diário do adolescente começou interessante mas depois foi cansativo ler sobre a rotina dele.
Enfim o culpado não chega a ser nenhuma surpresa e até mesmo a reviravolta final eu já esperava. Por causa de algumas passagens do livro, coisas bem sutis mas que me agarrei à elas e estava certa mesmo. Alguns momentos dos personagens é que tornava óbvio.
A única surpresa que tive foi sobre a identidade da Rapunzel, nem em sonho imaginei aquele desfecho.

No mais, é um bom livro e quero ler outro do autor, no entanto não via a hora que a saga da Victória terminasse. De todas as protagonistas sofridas que já li ela faz parte do time das que não me desceu.

Nota: 3,5 ★

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2019/06/uma-mulher-no-escuro-raphael-montes.html
Bruna Araujo 30/06/2019minha estante
Aposte no Raphael, ele é um excelente escritor! Eu já li todos os livros dele, esse é o menos interessante, você irá amar os demais! Eu mesma achei que esta obra destoou das demais!

Bruna Araujo 30/06/2019minha estante
Esse foi o livro do autor que eu menos gostei, muitas coisas - algumas das quais mencionou aqui - não fizeram sentido! Para mim, que conhece a fundo o escritor e sou muito fã, foi uma baita surpresa um livro de qualidade tão inferior comparado a seus anteriores, uma pena!

Jaque - Achei o Livro 30/06/2019minha estante
Bruna, vou ler outros dele sim, inclusive já separei O Vilarejo.
E apesar de não ter curtido muito a trama, eu realmente gostei da escrita dele e por isso quero ler outros.
Obrigada!!

Monique.Araujo 30/06/2019minha estante
Gente falou tudo... Vc precisa ler jantar secreto, eu TB não dei crédito pq o assunto me causava repulsa, não entendia o q poderia ter de interessante num livro sobre um assunto tão macabro, mas realmente é o melhor dele seguido de dias perfeitos mas como disse a Bruna, esse livro é o mais ruim dele, de verdade achei bem longe dos livros de Raphael, do modo como ele leva o drama da história esse livro ficou longe e óbvio demais. Leia jantar secreto vc não vai se arrepender.

Jaque - Achei o Livro 01/07/2019minha estante
Monique obrigada! Darei uma chance ao Jantar secreto futuramente :-)
Agora o próximo dele será o Vilarejo por ser contos... tô bem curiosa!

Monique.Araujo 02/07/2019minha estante
Leremos juntas então. Mas confesso que tô com um medo absurdo pq parece bem sangrento TB kkkkk

Jaque - Achei o Livro 02/07/2019minha estante
Hahaha difícil eu ter medo num livro.
Acho que o único foi Terror em Amityville, mas isso quando eu tinha uns 16 anos. Faz tempo kkk

Helder 13/07/2019minha estante
Tb achei um livro mediano e o que mais me surpreendeu foi a identidade da Rapunzel.

Bruna Araujo 19/08/2019minha estante
A Trama em ?Jantar Secreto? é uma excelente analogia às indústrias que escravizam animais, os famosos abatedouros. Ele faz muitas críticas sociais, não é um livro que dá medo, mas sim, causa espanto, mas é um espanto necessário para nos situar nesse mundo cruel em que os animais são vendidos e tratados como nada, e sim, tem muito sangue e cenas de virar o estômago. Mas, é uma leitura mais que necessária! Sério! Depois de ler, me contem o que acharam.

edisik 24/03/2024

Mais um ótimo livro do Raphael Montes, o livro já começa pesado e vai assim até o fim, a personagem principal não tem paz.
Caroline Gonçalves 24/03/2024minha estante
Eu gostei muito desse livro

edisik 24/03/2024minha estante
Todos os livros do Raphael Montes são ótimo. Estou ansioso para ler o último que saiu, o "Uma Família Feliz.

Caroline Gonçalves 24/03/2024minha estante
Rsrsrs eu acho legal a escrita dela.mas dos livros que já li dele , só gostei de 3.. eu tô lendo "dias perfeitos " há meses,mas não consigo digerir aqueles personagens chatos. Comprei ' a mágica mortal" espero que seja bom, mês que bom começo a ler hehe

Dele'

edisik 24/03/2024minha estante
Eu ia ler Dias Perfeitos. Vou intercalar com outro.

Caroline Gonçalves 24/03/2024minha estante
Sim, amigo. Vai lá :) o livro que eu super amo dele, e um dos meus favoritos de vida, é "suicidas' sério, esse livro eu amei de coração. Conhecei o Raphael por meio desse livro.

edisik 24/03/2024minha estante
O livro Suicidas é muito bom.

Isaac 26/03/2024minha estante
Quero muito ler !!! No momento tô lendo uma família feliz e é bem pesado , do jeitinho que a gente gosta kkkkkk

edisik 26/03/2024minha estante
Quero ler esse também.

Guilherme.Maia 08/01/2021

Surpreendente!!!
A algum tempo queria ler algum livro do autor, pois sempre via comentários positivos, sobre os seus livros.
Foi o meu primeiro livro do autor, e já de cara me surpreendeu muito, é o tipo de livro que prende a atenção, e faz você querer ir até o fim. Confesso que devorei o livro, e até tive que me controlar, pois se não acabaria muito rápido.
A história é bem construída, amei os personagens, e o que me deixou bem animado foi o fato da história ser bem brasileira, me vi nas ruas do Rio de Janeiro, me vi na padaria, e nos pontos que o autor fala no livro.
E o final veio como a cereja em cima do bolo, eu amei, me surpreendeu e me fez errar feio sobre minhas apostas.
Campos 08/01/2021minha estante
Está na minha lista esse também

Guilherme.Maia 08/01/2021minha estante
Você vai amar, gostei bastante.

calie 09/01/2021minha estante
Fiquei curiosa. Comecei a ler ano passado mas não terminei por preguiça. Pretende ler "Jantar Secreto" do mesmo autor? É a pura bizarrice!

Guilherme.Maia 09/01/2021minha estante
Olha eu pretendo ler mais livros do autor, estou me organizando, tenho outros livros pra ler, mas pretendo sim.
Você achou legal ou muito bizarro? Kkk

Guilherme.Maia 09/01/2021minha estante
Calie é bizarro tipo: O iluminado?

calie 09/01/2021minha estante
Foi uma leitura bizarramente legal hahahah a escrita do Raphael é bastante viciante e faz crescer uma curiosidade enorme para saber o que vai acontecer a cada capítulo fim de capítulo, você deve ter percebido isso. Eu ainda não li O Iluminado, mas é um bizarro puxado para um lado bem visceral. Do tipo: jantares com carne humana no cardápio.

Guilherme.Maia 09/01/2021minha estante
Nossa, fiquei curioso agora pra ler, muito obrigado, já vou colocar na minha lista.
Obrigadoooo

Carolina165 29/04/2022

Meu primeiro thriller nacional
E gostei bastante. Só acho que haveria mais proximidade entre o leitor e a protagonista se fosse narrado em primeira pessoa. A narrativa em terceira pessoa causou um distanciamento, pois não temos muita noção do que a Victoria está sentindo ou pensando. Ainda assim é fácil ter empatia por ela, devido a tudo que ela passou.
O final foi bem tenso. Todas as pontas foram amarradas, e ainda que possa parecer um pouco mirabolante, foi um final satisfatório.
Tem tudo que um thriller pede: suspense, mistério, personagens detestáveis, cenas pesadas e muita tensão.
Mari.Rocha 01/05/2022minha estante
Estou deixando esse comentário em várias postagens aqui porque realmente queria opiniões, esclarecimentos, estou perturbada com esses aparentes "erros" na história de Uma Mulher No Escuro.

- Não achei nada convincente o tamanho controle, frieza, inteligência de Santiago sendo arroz por (quantos anos?) na vida de Victória. Ele que nos momentos finais do livro se mostra desequilibrado, uma criança traumatizada e presa a história que teve com sua abusadora (Rapunzel).

- Mais ainda surreal é Gabriel com todos os problemas psicológicos e psiquiátrico desempenhar tão bem o personagem Max que de fato ajudava Victoria, aconselhava sabiamente... Fora que, como ele conseguiu SER um psiquiatra dentro de uma clínica? Se ele era um fugitivo?

Esse plot todo deles dois me pareceu apenas loucura demais. Se eu lembrar mais alguma coisa, venho comentar.

Carolina165 01/06/2022minha estante
Oi Mari, td bem?
Realmente o Max conseguir fingir ser um psiquiatra tão bem foi meio surreal mesmo. Como eu disse na resenha teve algumas coisas mirabolantes; mas isso não estragou a leitura pra mim. Sei lá, achei que mesmo com as partes mais forçadas o livro cumpriu bem o papel de thriller e surpreendeu no final. Teve seus defeitinhos mas foi uma leitura fluida

Garota book 17/07/2022minha estante
Tava doida para ler, mas saber que é narrado em terceira pessoa me desanimou. Não gosto de nenhum livro narrado desse jeito, não consigo me sentir envolvida na história.

Garota book 17/07/2022minha estante
Você teria outras indicações de thriller narrados em primeira pessoa?

Carolina165 17/07/2022minha estante
Sim Nanda. Favoritei Ratos, Restos humanos e Eu estou pensando em acabar com tudo. Também gostei mto de A última festa e A lista de convidados, esses dois são narrados em primeira pessoa com a perspectiva de vários personagens

Garota book 17/07/2022minha estante
Obrigada pelas indicações, vou tentar ler todas

Carolina165 17/07/2022minha estante

aaclrsz 20/01/2024

Mais uma vez, conclui a leitura de um dos autores de suspenses nacionais mais aclamados das redes. Raphael montes, é a lenda.

Nessa história com um enredo extremamente pesado, o autor nos traz de volta a realidade e as crueldades que ocorrem em diversos locais, e na maioria das vezes não estão aos nossos olhos.

Nessa escrita envolvente, é impossível você não se sentir preso na história. Diversas pistas sobre vários personagens, e por muita das vezes você muda a suspeita para outro, sem saber quem realmente é esse tal do Santiago.

Me peguei tento uma raiva extrema da Vic, como uma pessoa tão traumatizada pode ser tão impulsiva dessa forma? E esqueci de como um trauma pode afetar a psiquê do ser humano.

Li Jantar Secreto, e o final me decepcionou. Em Suicidas, peguei diversas coisas no ar. Mas, nessa obra, eu me surpreendi positivamente.

Que livro bom, meus amigos!
VERDADE MEU AMOE

MUITO BEM FEITO, SENTIMENTOS MTO BEM ENCAIXADINHOS

LINDO

Fernanda Coelho 23/10/2023

Incrível
Um thriller psicológico dos bons!

A história é horripilante, você se sente mais aflito a cada capítulo que vai passando, mas garanto, vc vai ficar tão preso que vai devorar o livro.
Sem contar que você cria várias e várias teorias, e começa a ficar louco também hahahhahahhaa ? É plot seguido de plot.

Foi meu primeiro livro do autor e já estou ansiosa para o caos que é ler Raphael Montes.

E o livro é digno de 5 ??
Gabriela 23/10/2023minha estante
Já havia lido outros do autor, e gostei muito desse, os outros são melhores ainda vale muito a pena ler todosss

Fabio 24/10/2023minha estante
Eu disse que ia gostar!!! kkkkkkkkkk

Fernanda Coelho 26/10/2023minha estante
Eu ameiiiiii! O próximo será jantar secreto ????

Fabio 28/10/2023minha estante
O Jantar Secreto, também é bom demais...mas prepara o estomago kkkkk

Fabio 28/10/2023minha estante
O Jantar Secreto, também é bom demais...mas prepare o estomago kkkkk

Fernanda Coelho 28/10/2023minha estante
Hahahahahha aiiiii céus ????

@mcrcs 17/08/2022

Pelo amor de Deus o que aconteceu aqui?
Plot atrás de plot.
Eu jurava que ia conseguir descobrir lá pra metade mas Raphael Montes me enganou bem. Perfeito.
Preferi este a ?Suicidas? dele. Amei muito.
Beca 17/08/2022minha estante
Comigo foi o contrário ksksks
Não consegui gostar tanto desse, prefiro suicidas. Já leu algum outro livro dele?? Recomendo "O Vilarejo"

Beca 17/08/2022minha estante
Comigo foi o contrário ksksks

@mcrcs 19/08/2022minha estante
Amiga do céu que coincidência comecei vilarejo hoje!!! Vou terminar amanhã. Depois vou ler jantar secreto. Suicidas foi muito gore pro meu psique kkkkkkk

Beca 19/08/2022minha estante
Que bommmm sksksksks vilarejo é o meu segundo favorito. Te contar que se você achou suicidas muito gore, imagine jantar secreto ksksks mas é um bom livro. vc tem insta? poderiamos conversar sobre quando você acabar.

@mcrcs 20/08/2022minha estante
Tenho!! @mariaclararcardoso fiz um reels lá de vilarejo!!

Beca 20/08/2022minha estante
Amg, q lindinho seu insta ksksks todo organizado, tem até uns posts só pra livrinhos. O MEU NÃO TEM UMA FT MARIA KSKSKSKSK, pelo menos tem algumas coisas no destaque

Giulia367 16/01/2024

Uma mulher no escuro
MANOOOOO, QUE LOUCURA. Tô perplexa ainda, esse final foi completamente inesperado... Quando vc acha que descobriu a verdade o Raphael te surpreende com um plot novo, mais de uma vez... Caraaa
Perdi até o sono de tão instigada que fiquei com o final, ia terminar o livro no outro dia mas madruguei pra ler tudo ?
Pesado, tem q ter estômago pra ler
beatriz3345 16/01/2024minha estante
tem que ter estômago pra esse final por que é bem pesado ,mas eu amo o jeito que o Raphael montes consegue prometer tudo e entregar o que promete na maioria dos livros dele

Giulia367 16/01/2024minha estante
Exatamenteee

Jenyffer.Cristina 17/01/2024minha estante
Gente me contem!! Quem foi e o que rolou no final ? O livro não deu para mim, me de spoiler pf??

Giulia367 17/01/2024minha estante
Não aguentou mana? Teve uma hora que mnh pressão até baixou credo

Giulia367 17/01/2024minha estante
Foi o arroz, o dr Max era cúmplice dele, e o dr Mas na vdd era o Gabriel, eles acharam q tinha sido o Georges mas não era...

Giulia367 17/01/2024minha estante
O assassino dos pais dela era o Arroz, o drMax era cúmplice tbm e eles que mataram o psiquiatra antigo dela...
Os pais dela que faziam as bizarrices com as crianças e tiravam fotos das coisas q eles faziam, eram loucos

A tia dela sabia e nunca disse nada, ela ficou sabendo pqs da Sofia que era irmã de criação, ela contou e a tia teve que confirmar a vdd

Vinícius - @maisumqueleio 27/05/2019

Raphael Montes foi longe demais?
Uma Mulher no Escuro é mais sobre a mulher do que o escuro.

Explico. Para mim o grande trunfo da história é a protagonista Victoria investigando o próprio passado, quase como a detetive do próprio inquérito. O autor construiu um enredo instigante, que me fez ficar lendo até altas horas para descobrir o grande mistério, uma espécie de 'whodunnit' no qual de certa forma já sabemos quem matou, mas não sabemos que outra pessoa o assassino pode estar fingindo ser.

Como já fez em outras obras, o autor aborda aspectos psicológicos e as consequências de eventos traumáticos sobre o comportamento e a formação da personalidade de vítimas e criminosos, utilizando isso como um recurso para avançar o desenvolvimento do enredo até o clímax final.

A obra possui diversos gatilhos (como é de se esperar do gênero), principalmente em relação a abuso sexual e pedofilia. Violência não é preciso avisar, já está implícita.

site: https://twitter.com/MaisUmQueLeio
Gabriela 04/06/2019minha estante
Oi! Gostei da resenha, mas fiquei curiosa pelo motivo da nota 3. Pois pelo que vc disse parece um ótimo livro! Vou ler em breve!

Vinícius - @maisumqueleio 07/06/2019minha estante
Oi Gabriela! É um bom livro, mas sou bastante criterioso em minhas avaliações e notas de 4 para cima eu reservo para aquelas leituras que deixam uma impressão muito positiva mesmo muito tempo depois de ter lido. De qualquer forma, recomendo que leia esse sim e, se puder, volte aqui para contar o que achou!

Vinícius - @maisumqueleio 07/06/2019minha estante
Só para complementar, para mim a nota 3 seria o equivalente a BOM, enquanto a nota 4 seria MUITO BOM e, logicamente, nota 5 é ÓTIMO/EXCELENTE (provavelmente favoritado). Um abraço!

@wesleisalgado 09/06/2019minha estante
Dei 2,5. Achei fraco e preguiçoso. Não consegui me importar com a Victoria hora nenhuma, achei os desenvolvimentos rasos, passagens extremamente forçadas e corridas,(vide o diário do garoto de 12 anos) onde tudo teria que fazer um mínimo sentido ao final, deixando a sensação de que foi muito difícil pra que isso tentasse acontecer, não natural, nem mesmo fluído. A impressão é que tem um esforço imenso do autor em ser "cult pop", (banheira do Gugu, música do Raça, Chiquititas, Cidade Alerta, ahhh por favor!!) justamente pra agradar a parcela adolescente (provavelmente a maioria) de seus leitores, enquanto isso a história fica vazia. É impossível de se levar a sério como uma história adulta, pra leitores com um pouco mais de senso crítico, principalmente de um cara que já tem um relativo (grande talvez) sucesso no meio. Não comprei o enredo, nem as "viradas" que são óbvias. De verdade uma pena, porque gostei muito de Jantar Secreto e Suicidas.

Gabriela 06/09/2019minha estante
Olá! Então, terminei de ler agora e ainda não consigo expressar minha nota, pois sempre preciso de uns dias pra fazer a resenha hehehe Mas de qualquer forma compreendo melhor sua nota 3, como um simples BOM, acima da média porém não surpreendente... Amo Raphael Montes, mas esse não está no top 3 (O Vilarejo, Suicidas e Jantar Secreto) pra mim. Daqui uns dias posto minha resenha!

Natalia917 30/11/2022minha estante
Leia todoooos dele, é simplesmente prft
Jantar Secreto e Suicidas são meus favs

Let 30/11/2022minha estante
Jantar secreto acho q não vou ter estômago pra ler, mas suicidas eu vou tentar

Natalia917 30/11/2022minha estante
É meio pesadinho msm, mas qdo tiver estômago leia, foi o livro q me fez ficar apaixonada pelo Raphael

Natalia917 30/11/2022minha estante
Mas acho q o pior é Bom dia, verônica

Let 30/11/2022minha estante
Se eu conseguir um dia vou ler, já desisti de bom dia verônica então KKKKKK

Queria Estar Lendo 09/07/2020

Resenha: Uma mulher no escuro
Raphael Montes é meu deus e nada me faltará. Dito isso, informo que Uma mulher no escuro não foi a leitura que eu esperava. Publicado pela Companhia das Letras e último livro solo lançado pelo autor, juntas-se a Bom dia, Verônica na minha lista de "o que aconteceu aqui, Raphael?".

Sou fã do Montes desde a Bienal de 2014 quando conheci ele e quase infartei - veja a foto abaixo neste post -, o que faz dessa resenha algo bem complicado para mim. Esperei mais de três semanas para finalmente vir aqui colocar em palavras como me sinto em relação a esse livro.

Primeiro de tudo: o livro não é ruim. Eu sei que pelo "drama" acima parece que a leitura foi uma bomba. Não foi. É uma história interessante, de leitura rápida e empolgante e que entrega alguns plot twists típicos do Raphael que - para quem não é acostumado ao autor - vai ser um choque enorme.

O problema, para mim, reside exatamente aí: eu já sou acostumada. Li todos os livros do Montes, embora fora da ordem cronológica de publicação, e sei muito bem o que esperar dele. Talvez o erro aqui seja que a barra de expectativa esteja muito alta. Ninguém mandou ser tão bom, senhor Raphael.

Uma mulher no escuro conta a história de Victoria, uma mulher que lida com os traumas de ter presenciado ainda criança o assassinato de sua família. Quebrada, mas tentando seguir em frente, o pouco de estabilidade ao qual conseguiu alcançar começa a se esvair quando um picho em sua casa indica o retorno do assassino.

Vic é uma personagem instável e de personalidade infantilizada. Em muitos quesitos ficou presa à idade em que a tragédia ocorreu. Uma criança no corpo de uma mulher, lutando para crescer e sobreviver. O livro é uma narrativa bem comum aos thrillers psicológicos, mas também é uma história de descobertas, de crescimento.

Juntam-se a ela personagens como Arroz, um sujeito que ela conheceu online e com quem tem algo semelhante a uma amizade. Seu psiquiatra, que parece ser a única estabilidade na vida da protagonista. Sua tia, última integrante que restou da família. E por fim, Georges, o escritor e cliente do café onde Vic trabalha, que passa a ser seu interesse amoroso.

É interessante perceber que, apesar de ter um núcleo de personagens relativamente pequenos - estou ignorando aqui os personagens do passado -, não houve uma real conexão com eles. Mesmo quando a história se aprofunda em suas vidas, segredos e traumas, o olhar é o de um espectador distante. Não sei dizer ainda, mesmo depois de três semanas refletindo para vir escrever essa resenha, se isso ocorre por se tratar de personagens rasos ou por pura falta de emoção na narrativa.

O que me leva a um dos pontos mais importantes para mim: Raphael Montes nunca teve problemas em passar emoção e criar uma conexão com seus personagens, mesmo quando eles eram psicopatas como o Téo em Dias Perfeitos. A outra única vez que tive problemas assim com a escrita dele, foi exatamente em Bom dia, Verônica. E o que esses dois livros têm em comum? Protagonistas mulheres.

Bom dia,Verônica deixa muito clara a desconexão da narrativa com a personagem, a ponto de tornar a leitura enfadonha e desgostosa em alguns pontos. Ainda que Uma mulher no escuro melhore a narrativa em relação a Verônica, ela não chega nem perto do que são as outras obras do autor. O texto é seco e raso, sem peso, de uma maneira que nem seus famosos plottwists conseguem ter o efeito desejado.

O final de Bom dia,Verônica, por exemplo, poderia ter sido grandioso. Aqui, apesar das reviravoltas interessantes nas páginas finais - bem finais, diga-se de passagem -, algumas das grandes revelações ficam claras desde a metade do livro ou até mesmo antes. Não dá para apostar no choque se você for fazer um foreshadowing dessa forma, Raphael.

Mas, de novo, se alguém me perguntar se é um bom livro vou responder que "provavelmente sim". Porque os elementos estão ali, grande parte das resenhas do Skoob apontam para surpresas e reviravoltas emocionantes. E é uma pena que essa não tenha sido a minha leitura.

Para mim foi um três estrelas e meia, teriam sido três se não fosse livro de um autor favorito. Ao mesmo tempo se não fosse do Montes, e eu não tivesse tantas expectativas, talvez seria quatro estrelas. Por via das dúvidas, fico na média.

Uma mulher no escuro é um thriller que trata de temas pesados, com altas doses de violência - principalmente sexual - e que eu recomendo com cuidado. Indico também que leiam algumas das resenhas do Skoob, para opiniões menos influenciadas do que a minha nesse tópico.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/07/resenha-uma-mulher-no-escuro.html
Ana Eduarda 09/07/2020minha estante
Colocou em palavras o que eu senti lendo esse livro. Também dei 3 estrelas! Gostei muito mais de Jantar secreto.

'duarda 10/07/2020minha estante
Oi Ana, sim Jantar Secreto é um livro maravilhoso! Também adoro Dias Perfeitos e O Vilarejo.

Ana Eduarda 12/07/2020minha estante
Do Raphael eu li Uma mulher no escuro, Jantar secreto e O vilarejo, mas quero muito ler os outros livros do autor.

Miguel.Martins 20/11/2020minha estante
Exatamente como me senti. Esperava BEM MAIS desse livro.

Mari.Rocha 01/05/2022minha estante

Luci_books 21/08/2023

Foi meu segundo contato com Raphael Montes e posso dizer que pretendo ler outros livros do autor. A escrita dele já havia me conquistado em O Vilarejo, mas agora me consquistou de outra forma.

A cada capítulo que se passa você acha que o suspeito seja uma pessoa diferente do capítulo anterior. Você pode até deduzir quem seja, mas não irá conseguir desvendar completamente todo o final e aí que arrepia? cai por terra toda a sua experiência com gênero de thrillers e a história toma uma proporção ainda maior.

Recomendo esse livro para todos, inclusive para aqueles que dizem não gostar ler.
vale refeição 21/08/2023minha estante
Foi o primeiro livro que li dele, pensei que ele não poderia fazer um livro melhor
Mas quando li os outros KKKK
esse ainda foi o mais simples e leve que ele fez
Se não leu, recomendo ler Suicidas para se aprofundar mais na dinâmica dele, acho que esse é um dos que melhor representa seu jeito

Luci_books 21/08/2023minha estante
O Suicidas não tenho (já colocando no carrinho da Amazon kkkk), mas tenho O Jantar, vale a pena?

Sim! É bom também
Tem uma boa comédia KKKK mas o final é um pouco confuso
Gosta de ler online? Posso te mandar epub se quiser

Luci_books 21/08/2023minha estante
Vou de Jantar e depois vou para Suicidas e pego contigo o epub, pode ser? Estava pensando no que ler e vou de Raphael Montes hoje mesmo por sua indicação, muito obrigadaa! ?

boa leitura!