Uma mulher no escuro

Uma mulher no escuro Raphael Montes

Resenhas - Uma Mulher no Escuro

@vcdisselivros 13/04/2020

Não confie em ninguém
Ao escolher um livro do autor Raphael Montes, duas coisas são fato: A primeira, o leitor sabe que até o fim do livro deve estar preparado para o choque; A segunda, é preciso aceitar que todas as teorias que você defendeu estão erradas.

Basicamente, é impossível saber o que se passa pela mente do autor. Após ler a maioria dos livros publicados por ele, o leitor julga entender para onde será guiado, mas a verdade, é que devemos aceitar que estamos à deriva de alguém que irá nos levar a um destino inesperado.

Uma mulher no escuro não poderia ser diferente, na trama, Victoria Bravo é uma jovem que precisa lidar com os traumas da infância. Aos quatro anos, um homem invadiu a casa e matou toda a família da garota a facadas. Na ocasião, os corpos tiveram o rosto pichado de preto.

O responsável pelo crime foi capturado ainda com as mãos ensanguentadas e não relutou ao ser confrontado pela polícia. Após confessar tudo, ele ficou conhecido pela mídia como ?o Pichador?, sem nunca explicar o motivo de ter matado a maioria da família Bravo, deixando apenas uma sobrevivente.

Vinte anos após os fatos, Vic se tornou uma mulher reclusa, de poucos amigos e sem vida social. Seu único contato é com Arroz, um nerd alto e magrelo que conheceu pela internet. Ela também faz acompanhamento psicológico com o Dr. Max, que a incentiva a se abrir para o mundo e conhecer melhor Georges, o escritor que passa as tardes no café em que Vic trabalha.

GAME ON

Certa noite ao voltar para casa, Victoria encontra uma pichação preta na parede do quarto. Desesperada, ela agora se pergunta se o assassino da família está de volta, ou se terá que lidar com um imitador em um jogo que leva a jovem ao máximo.

SINTA NA PELE

Para quem teve uma infância normal, fica difícil pensar como é passar por algo tão traumático, ainda assim, Raphael Montes explora bem a personalidade da personagem para convencer o leitor do quanto ela foi traumatizada.

No decorrer do livro, acompanhamos a luta de uma mulher que mantém hábitos infantis, como dormir assistindo desenho animado, abraçando ursinhos e usando lacinhos no cabelo. Bem como coisas mais nocivas, como pesadelos constantes, dificuldade de confiar e se relacionar e alcoolismo.

SURPRISE MOTHERF**ER

A narrativa simples e os poucos personagens nos fazem pensar que o livro será previsível, no entanto, mais uma vez somos saudados com um desfecho surpreendente, no qual descobrimos que de vez em quando, temos que abraçar nosso lado escuro para sobreviver.
Kari 15/06/2020minha estante
Eu tô em choque até agora. Minha primeira teoria foi de que o psiquiatra está envolvido e q tinha contratado Arroz pra recolher informações de Victoria, ter mais confiança no médico. Só faltou reunir as peças e perceber q na verdade o médico só tava obedecendo ordens. Um dos melhores suspenses na minha vida ou melhor, o melhor suspense junto com anjos e demônios. Nunca irei superar

@vcdisselivros 16/06/2020minha estante
Vc ainda foi mais longe que eu nas teorias kkkkk

Kari 16/06/2020minha estante
Kkkkkk

juliacandido 14/03/2021minha estante
Eu pensei q todo mundo podia estar envolvido, menos o Arroz, aiai a burra skskksksks

Kari 14/03/2021minha estante
kkkkkk rafael ri na nossa cara e nem disfarça

juliacandido 14/03/2021minha estante
Sim skkksksksk

@vcdisselivros 30/05/2021minha estante
Nossa Camila, que coragem kkkk Ainda bem que mesmo assim todas as teorias deram errado ?

Ivy 07/08/2021minha estante
terminei de ler agr e CARA QUE LIVRO!!!! eu achando q os pais dela eram inocentes e Sofia era rapunzel

Ivy 07/08/2021minha estante
???

Nic_carneiro 16/01/2022minha estante
Eu achando que Georges era o Santhiago, quando na vdd ele só era um maluco interessado na história dela ?

claryzc23 10/02/2022minha estante
Eu li se n me engano três livros dele e n teve um q n abri a boca e fiquei chocada. Ele tá de parabéns e em todos q eu li dele a mulher no escuro foi o meu preferido

claryzc23 10/02/2022minha estante
E kari eu tbm pensei a mesma coisa e no quase final o escritor ficou como malvado coitado kkkk mas eu achava q era o escritor com o arroz ... N passou pela minha cabeça q o psiquiatra ia ser tão fdp

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
Clarizc não entendo pq o pessoal odeia tanto esse, mas respeito a experiência de cada um e sigo animado de encontrar gente que teve o mesmo sentimento de leitura que tive, dito isso, esse segue sendo um querido por aqui e não canso de fazer papel de trouxa na mão do autor kkkkkk

Helô 27/08/2022minha estante
De início já descoloquei logo do psiquiatra, depois desconfiei do Arroz, depois do Georges e depois do Arroz de novo, e depois do Psiquiatra de novo! Uma loucura! Amo esses plots bem feitos! Massssss, achou que o livro deveria ter dar um motivo bom pro Santiago ter feito o que fez! Parecia que tinha muito mais por trás dessa história. Sei lá, fiquei um pouco selecionada com o final. Queria uma explicação boa

Elenice6 18/02/2023minha estante
Apesar de ser de RM fiquei um pouco decepcionada com esse livro.

Duncan lin 18/02/2023minha estante
Mano suspeitei ate do narrador

Jade176 22/03/2023minha estante
Eu AMEI que no fim o Georges era inocente ?? enfim alguma paz nos livros do Raphael kkkk

Ny.a 06/05/2023minha estante
Simplesmente o Raphael montes é o melhor leitor nacional! Adoro ele

Geane18 07/06/2023minha estante
Estava pior que a Victoria? não confiei em ninguém!
Mas amei o final! Até o crush? : )

Leticia2513 15/09/2023minha estante
Mano, que livro louco! Desconfiei desde o princípio do psiquiatra. Achei que os pais eram os bonzinhos e Sofia a vilã! Desconfiei do Georges, mas depois descartei. Jesus, tô de boca aberta!

Nêssinha 01/01/2024minha estante
Realmente um livro surpreendente e como disse, ninguém é confiável. Mostra como mentes doentes podem comprometer a vida de outras pessoas. E que a Sofia, que parecia ser uma vilã, na verdade também era vítima e a única que poderia trazer luz pra Victoria.

Flavia.Machado 05/02/2024minha estante
O autor força tanto a reviravolta na narrativa que existe um padrão: qualquer, eu disse qualquer livro desse autor basta vc apostar na personagem mais improvável. É um ?engana leitor? forçadissimo

Rochelle 24/03/2024minha estante
Descartei Georges de cara e fiquei dividida entre os outros dois. O psiquiatra tinha atitudes suspeitas, mas por outro lado não descartei o Arroz porque a história não deu muitas pistas dele, então achei que não direcionar pra ele era suspeito. No fim os estavam envolvidas e quando virei a página 244 pensei "MEU DEUS FUI TAPEADA DE NOVO"

Lueslia 21/04/2024minha estante
Desconfiei do Arroz no início, mas depois achei muito estranho o Georges indo lá no café por conta dos capítulos que tinha alguém vigiando ela (acertei, mas nem tanto) e obviamente desconfiei do psiquiatra, tive certeza de que era ele quando ele mudou a decoração da clínica e depois no diário apareceu umas coisas semelhantes. Mas uma coisa que eu sabia desde o início era que a Rapunzel era a mãe dela, pq o Rafael fez a gente acreditar muito que era a Sofia, então eu estava confiante de que não era.
O plot real me deixou apavorada, de vdd kkkkkkkkk

Tatiane.Nogueira 27/06/2023

Tenso
Cada página do livro mexe com o psicológico de qualquer ser humano, os assassinatos que acontecem são trágicos porém mexe de um jeito com a Vitória, que ela fica sem saber o que fazer e como agir a Vitória em alguns momentos ela acaba agindo como criança e as vezes como adulta , impossível parar de ler até a pessoa saber o final, cheguei no final e quase tive um infarto porque olha saber quem fez isso com a vitória é surreal pois fica com muita raiva por ser ele, todo mundo precisa ler este livro é perfeito.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Tainateixeira92 13/09/2023

Não alcançou as expectativas
A narrativa possui um potencial ao abordar um evento trágico e aparentemente inexplicável: o assassinato brutal de uma família, deixando como única sobrevivente uma menina de apenas quatro anos, Victoria, a qual é a protagonista desta história. Victoria, é forçada a enfrentar um mundo de pesadelos recorrentes e uma crescente incapacidade de formar relações saudáveis ao longo de duas décadas devido aos traumas que a assombram desde a infância. A trama se desenrola duas décadas após a tragédia que abalou a vida de Victoria, explorando as complexas reviravoltas e os desafios psicológicos que ela enfrenta diariamente.

No entanto, mesmo com o profundo entendimento dos motivos por trás de seus traumas, a conexão emocional com Victoria e outros personagens fica aquém do esperado, deixando uma sensação de falta de profundidade. A narrativa começa de maneira cativante, mas o ritmo acelerado na conclusão da história deixa a desejar. As reviravoltas finais, por sua vez, são problemáticas devido ao exagero e à explicação simplista. O desfecho carece do impacto desejado, por parecer forçado e não consegue explorar adequadamente a violência excessiva que envolve um tema tão delicado. É interessante notar que o livro foi prestigiado ao Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 2020.

Gustavo Rodrigues 08/03/2023

Tava botando muita fé não, mas do meio pra frente deu uma melhorada bacana. Ainda tem defeitos, na minha opinião, mas dá pra ler de boa.

Raphael Montes é meio sádico, o que é um ponto a seu favor. Acho que foi justamente a falta disso que me incomodou em certas partes. Perdeu-se algum tempo em conversas tediosas e encontros meio melosos, meio sem graça. Mas, quando ele vira a chave e bota a história pra andar, aí fica melhor.

Tiveram algumas conveniências pra que a história batesse, algumas coisas não explicadas, mas nada de muito grave. É um bom livro. ?
jusousan 09/03/2023minha estante
tentei ler esse umas 3x e desisti

Gustavo Rodrigues 10/03/2023minha estante
Só engrena depois dos 40% ?

Marimrio 03/05/2023minha estante
O que você acha que nao foi explicado?

Rosangela Max 15/11/2022

Valeu a pena.
Apesar da história ter pouca ação, até agora é a que eu mais gostei do autor.
Conseguiu prender minha atenção e me manter na expectativa do que iria acontecer em seguida.
O suspense se manteve até o final e o desfecho foi satisfatório, com poucas pontas soltas.
Achei que a história terminou de forma abrupta, poderia ter seguido um pouco mais e definido como ficou a vida da protagonista e a relação dela com a tia-avó.
Recomendo a leitura.
Livia Barini 18/11/2022minha estante
Também gostei

Marlonbsan 08/03/2022

Uma Mulher No Escuro
Alerta para possíveis gatilhos.

Um crime brutal foi cometido vinte anos atrás, e Victoria Bravo estava lá. Agora, ela tem que lidar com os problemas que isso causou e as marcas dessa tragédia que ainda assombram seus dias. Em quem confiar, quando seu refúgio é si mesma?

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos, quase na totalidade, o que acontece com Victoria. A linguagem é simples e possui uma fluidez muito boa.

Como padrão das histórias de Raphael Montes, esse livro traz temas mais pesados e alguns acontecimentos que podem incomodar, mas há muitos pontos que atiçam a curiosidade sobre o que vai acontecer, quem está envolvido e o que realmente aconteceu no passado e isso é muito bem-feito. Além de que, as referências a lugares que temos conhecimento, faz com que haja a aproximação com a história.

Victoria acaba sendo a personagem mais bem construída, enquanto os outros, apesar de aparecerem bastante, não possuem um desenvolvimento tão grande, muito por conta de se manter o mistério, o que é compreensível.

A história geral do livro é instigante e os acontecimentos faz com que queiramos saber mais, o ritmo do que é apresentado é muito bom e vai entregando aos poucos os detalhes e as respostas sobre tudo.

Mas senti que o autor quis criar tanto mistério que acabou conduzindo a história pra um lado que não me agradou tanto e o plot não causou o impacto que deveria. No segundo dia de leitura, já tinha a certeza de algo estar errado com um dos personagens e com certeza foi deliberado para a condução que viria posteriormente, mas que, pra mim, não funcionou tão bem. Essa necessidade de enganar o leitor de qualquer forma, acaba levando a história para um ponto mais inverossímil

No geral, é uma história cheia de camadas, há muito mistério e revelações chocantes que faz com que queiramos saber mais e o que irá acontecer, nesse quesito a história vai muito bem.

Sonosotros 17/07/2023

Uma mulher no escuro
Como sempre, o Raphael não decepciona, apesar desse livro ser mais fraquinho em relação aos demais, principalmente no final, que foi corrido demais, deixando pontas soltas.
A protagonista incomoda um pouco, pq ela é um misto de pessoa determinada a descobrir o que aconteceu e quebrada demais pra ter uma vida normal. Eu entendo que o trauma corrobora pra quem ela é agora, ainda sim....
O suspense é muito bem desenvolvido, a gente passa a desconfiar de todos, mas como não tem tantos personagens e nem todos são bem desenvolvidos, é fácil de adivinhar algumas coisas.
O livro é excelente pra quem quer sair de uma ressaca literária, com uma história curtinha, polêmica e envolvente.
lanazs 17/07/2023minha estante
Que bom que você desenvolveu rapidamente a leitura depois de uma puta ressaca, amor.
Eu não consegui assimilar tudo pq eu sou burrinha e lerda kkkkk

Sonosotros 17/07/2023minha estante
Desenvolveu rapidamente ksjsjsk nem parece vc falando

lanazs 18/07/2023minha estante
Bobo kkkkkkkk

aaannaaaju 16/01/2023

????
? ??? Quanta reviravolta! Narrativa perfeita, que me prendeu, de um jeito que não queria soltar mais, sem falar na história impecável, através dela passei muitos surtos, e com razão, pois tem a melhor combinação: terror psicológico e suspense, com uma pitada de romance.
? ??? Não deu para prever nada! Cada hora mudava o alvo e me fazia perder a razão em algumas páginas. É definitivamente um livro que vou demorar para digerir tudo, vou ficar pensando nele por uns dias.
Não caiu a fixa ainda

lariiissaa_ 29/06/2022

MDS MDS OQ FOI ISSO??
QUE LIVRO FOI ESSE????
eu não sei oq falar e nem sentir dps dessa leitura
Eu não consegui largar o livro até a última página de tão viciante q ele é
é tanto plot q eu n tinha tempo pra respirar, MAS O DO FINAL ME DEIXOU MALUCA, DOIDA DAS IDEAIS PQ EU N ESPERAVA NUNCAAA AQUILO
É de cair o ** da bunda JURO!
Qnd eu descobri toda a vdd meu queixo foi parar no chão, pq ngm tá preparado pra os plots do Raphael Montes, a mente desse cara é absurda!!
Tinha momentos q eu tinha q fechar o livro e respirar pq é extremamente pesado e cheio gatilhos, com ctz n é p qlqr um
A certeza q eu tenho dps desse livro é q eu n confio nem na minha sombra mais juro!
O Raphael Montes é um escritor fora do padrão, esse homem é ABSURDOOO! O MAIOR DE TODOS SIM!!
Com certeza os livros do Raphael Montes é uma EXPERIÊNCIA SURREAL E TE DEIXA MALUCO A CADA CAP Q PASSA!!! Fonte: experiência própria, vai por mim
Não vou esquecer essa leitura nem tão cedo, estou em choque, traumatizada, doida das ideias e ainda pensando nesse plot QUE FOI CARALHOOOO
PUTA Q PARIU
Q LIVROOOO
Q LIVROOO
ELE ME DEIXOU PERTURBADA, SEM SABER OQ FZR E NEM PENSAR SO LEIAMMM
RAPHAEL MONTES ENTENDA Q VC É ABSURDOOO!!!!
Leticia.Gomes 29/06/2022minha estante
Aaaaaaaaa eu acabei de terminar esse livro e estou me sentindo exatamente assim

lariiissaa_ 29/06/2022minha estante
Simmm aaaaaaaa, esse livro é absurdoo dmss

Luu 20/09/2023minha estante
esse autor é muito bom aaaaaaaaaaa

Isac 25/01/2023

Um verdadeiro misto Suspense e Drama
Terminei esse livro que estava louco para ler e quer saber? Virei fã de Raphael Montes depois de ler ele. Me apeguei muito à personagem Victoria, tão doce e ao mesmo tempo tão sofrida. A trama gira totalmente em torno dela e do assassinato de sua família, mas isso não deixou a leitura cansativa e isso me surpreendeu. A escrita te prende com o drama dela com os 3 homens de sua vida e todo descobrimento que isso causa, tanto para a história do assassinato, quanto para o desenvolvimento pessoal da personagem. E o final? Nunca que eu iria imaginar um final desses e o mais interessante é que você não consegue perceber ou fazer suposições sobre quem fez, como, onde e etc, realmente o final te pega de surpresa. Não vi nenhum ponto negativo, pelo menos do meu ponto de vista, o final é exagerado, claroooo kkkkk Mas isso não me incomodou. Recomendo!!
ravena ð¦ 25/01/2023minha estante
esse livro é tudooooo, minha cabeça foi de 0 a 100

Arthur Abelha 25/01/2023minha estante
Leia Suicidas, apenas.
Meu livro favorito do autor, juro, foi um surto

duda.pinheiro 25/01/2023minha estante
esse é realmente surreal, raphael entregando sempre

Isac 25/01/2023minha estante
Aqui deveria ter opção de responder cada comentário kkk O final é de 0 a 100 kk Os suicidas vou comprar logo e Raphael sempre demais kk

Murilo sibim 09/06/2021

O autor tem uma escrita ágil que, aliada ao suspense que permeia toda a narrativa em terceira pessoa, faz da leitura também ágil e instigante.
O desenvolvimento dos personagens é suficiente para definir suas personalidades, ser ser muito raso mas também não se aprofundando muito.
É um livro que não consegui parar de ler e ficava pensando nele durante o serviço fazendo minhas teorias kkkkk
Um ótimo livro para os fãs de thrillers!
jaquesant0s 09/06/2021minha estante
É minha próxima leitura, agora estou ansiosa

liv 20/08/2023

PQP
De todos os livros do Raphael, esse com certeza tem o maior plot twist da história da literatura!!! pqp eu to sem palavras. to tremendo até agora com esse final! livro muitooo pesado, com temáticas que embrulham o estômago, mas simplesmente viciante não dá pra parar de ler (li em 1 dia praticamente)!
AlanVinicius 20/08/2023minha estante
O final desse livro me deixou em êxtase

Duda linda 20/08/2023minha estante
Meu livro favorito do meu autor favorito, mas infelizmente teve uma injustiça no livro, o pai do Santiago morreu atoa, se ela tivesse contado pro ""terapeuta"" dela que ele tinha lhe dado o diário ,ele ainda estaria vivo?

alynebz 20/02/2024

"Há algo de cruel sobre o passado. Ele não pode ser mudado."
Dentre os livros do Raphael Montes esse é o que eu menos me apeguei, não me prendeu tanto quanto eu gostaria. O início eu simplesmente li numa sentada, já o meio que não me prendeu tanto.

Mas, se tem algo que o Raphael Montes faz muito bem é fazer os leitores de besta, quando você acha que sabe de alguma coisa, você tá totalmente errado, o final do livro foi incrível, o plot twist como sempre genial, só achei que acabou muito rápido.

Para mim tem outros do autor que me prenderam muito mais, mas eu super recomendo, muitas pessoas me indicaram e amaram o livro.

Inae 14/04/2023

"Uma mulher no escuro" ?
Todos os personagens precisam de terapia inclusive eu!

Como todo livro do Raphael Montes fui enganada e não desconfiei do plot. Gostei bastante da forma como o mistério do livro me prendeu e eu não via a hora de descobrir a verdade. Fiquei com bastante pena da protagonista. Só não dei mais estrelas porque acho que nenhum livro dele vai me chocar mais que suicidas.

Deza 26/02/2022

Uma Mulher no Escuro
E, como sempre, Raphael Montes consegue me fazer mergulhar de cabeça em mais uma de sua obra.
Em "Uma Mulher no Escuro", conhecemos a história de Victória que, aos 4 anos, sofreu um grande trauma ao ver toda a sua família morta e quase ser vítima do "pichador", como ficou conhecido o assassino, devido ao fato de usar spray preto para pichar o rosto das vítimas... A narrativa se passa 20 anos depois, com Victória já adulta, tentando reconstruir a sua vida e deixar o passado para trás, mas, como em todo thriller psicológico, esse é mais um daqueles livros que te mostram que não será tão fácil assim e te prenderá do início ao fim.
Os plots mais ao final da história me deixaram sem chão, realmente não esperava! Super recomendo!!!
13marcioricardo 26/02/2022minha estante
Todo o mundo fala maravilhas desse autor..

Deza 27/02/2022minha estante
Eu, particularmente, gosto muito da narrativa dele, flui super bem e as histórias surpreendem, mesmo quando já estamos desconfiados de determinados personagens ^^ recomendo!!