Eu mato

Eu mato Giorgio Faletti

Resenhas - Eu Mato

Cissa 08/06/2010

Eu Mato

Montecarlo, Principado de Mônaco. Lugar onde dinheiro, fama e glamour dominam. Um serial killer à solta, matando (às vezes até achamos que ele tem razâo) e aterrorizando uma cidade inteira. Muito inteligente, esse assassino consegue mover e driblar uma policia preparada como a Suretê e o próprio FBI. Os personagens não são super heróis e nem têm super poderes para encontrar esse criminoso, mas todos têm seu lado de amargura, sofrimento, remorso e a trama vai se entrelaçando de uma forma que não conseguimos deixar de ler. Às vezes ficamos meio horrorizados com a descrição dos crimes, em outras vemos a amizade sendo valorizada e o amor surgindo em meio a tanta dor e terror. Não tem como ficarmos indiferentes à história.

Um livro imperdível. Um história policial com notas de suspense e até terror fazem deste livro um marco na categoria policial, se igualando ao meu ver, à Trilogia Millenium de Stieg Larsson.
Rose 07/09/2012minha estante
Eu comprei este livro já faz alguns meses, ele esta na prateleira aguardando ser lido... mas após a tua resenha, vou colocá-lo mais na frente. Pois se ele lembra a trilogia Millennium, não resta duvida de que ele é excelente.

Maxie 01/06/2010

Eu leio!
Eu gostei muito do livro. O início é fantástico e o autor consegue dar uma profundidade incomum a seus personagens. Até a metade eu estava considerando este livro um dos melhores que eu já li. Mas da metade para frente, o autor pecou muito.

A sacada do agente do FBI para descobrir a identidade do assassino foi podre. Também não gostei do jeito como ele enfrentou o vilão dos bastidores e não gostei quem ele escolheu para ser o assassino, acho que não fez nenhum sentido. Uma pena, porque a história tinha tudo para ser brilhante.

Camila 21/05/2010

Eu Mato
Tive uma certa dificuldade com esse livro no começo da leitura. Me atrapalhei um pouco com os personagens e com o aexcesso de detalhes da narrativa. Mas depois de um certo ponto, me acostumei e a leitura fluiu muito bem. O livro é incrível!! O final é surpreendente!!

www.leitoracompulsiva.com.br

Bruno T. 27/04/2010

Bom início, meio arrastado, final ruim
Mais uma vez acabei sendo enganado pelas críticas e resenhas:"Eu mato" é um livro decepcionante.
O começo até que é bom e prende a atenção: bem escrito, personagens interessantes, um crime misterioso.
Lá pelas páginas 90 a 100, a trama começa a ficar lenta e arrastada, com o autor exagerando na descrição (do que ele entende ser) dos perfis psicológicos das personagens. Os crimes se repetem, os clichês e os lugares comuns também, incluindo heróis de caráter e vilões sem, sentimentalismos, incesto e amor à primeira vista (do herói pela filha sofredora, vítima do cruél pai vilão).
O final é decepcionante, pela implausibilidade dos motivos e das soluções apresentadas.
(Um detalhe interessante: curiosa e inexplicavelmente, o herói, americano e agente do FBI, gosta de citações em latim e de heróis gregos, típico de quem teve uma educação "à italiana". Só que um detetive italiano não ia pegar bem e o italiano Faletti preferiu buscar seu herói nos EUA ...).
Concluindo: com umas duzentas páginas a menos, escrito com mais agilidade e rítmo, o livro poderia ser melhor; com 531 páginas, chega a ser chato.
Quanto a Faletti, perdoem-me que pensam o contrário, mas ele encontra-se a anos-luz de distância de Stieg Larsson, cuja Trilogia Millenium é imensamente superior ao fraco "Eu mato".
Charlie 02/12/2010minha estante
não achei maravilhoso, uma leitura para passar o tempo sabe, mas millenium(pelo menos o primeiro)... aff, só eu não gosto desse livro - a chata.

Bruno T. 02/12/2010minha estante
Olá, Charlie.
Obrigado pelo comentário.
Como dizia um amigo meu, "gosto é igual a "nariz", cada um tem o seu" (na verdade, ele citava outra parte-menos exposta- do corpo...).
Então, mesmo pertencendo à minoria, não tem nada de errado em vc ter achado chato o primeiro voluma da Trilogia Millenium. Afinal, por não ter gostado de "Eu mato", também estou em dasvantagem (daí os 3 "não gostei" que a resenha ganhou até agora, com tendência a crescer...).
Abçs., Bruno.

Paula 05/04/2011minha estante
Bruno, concordo completamente com sua resenha. Giorgio começa muito bem, mas peca pela precariedade que teve com seus personagens. Achei TODOS bem fracos ! E ao meu ver passa LONGE do Fabuloso Stieg Larsson

Bruno T. 05/04/2011minha estante
Olá, Paula.
Obrigado pelo comentário e benvinda ao reduzido clube dos que pensam que Faletti não é lá esse mestre do suspense que tantos parecem achar.

E. Dantas 05/04/2010

Ok, vamos lá porque é incrível!

Desde que conheci a trilogia Millenium, do saudoso Stieg Larsson, que guardo carinhosamente o terceiro e derradeiro livro para o momento certo. ( o que? O cara não vai mais voltar, é o último gostinho de Lisbeth Salander que terei pô...)

Tinha medo de nunca mais ler algo tão incrível na vida, pois o cara sabe mesmo deixar a gente tenso e desenrolar uma estória sem bla bla blas ( tirando as cem primeiras páginas do primeiro livro.)

Mas porque, whatafoque, eu tô falando do Stieg Larsson na resenha de "Eu Mato"? Simples. Se segurem nas cadeiras porque se você ainda não leu esse livro pode ser uma surpresa: Giorgio Faletti é o Stieg Larsson reencarnado!

Tudo bem que ele morreu quando o Faletti já era vivo e isso seria impossivel, mas é tão surrealmente parecido que a gente força a barra pra acreditar.

Quando digo parecido, estou falando da maneira de escrever, da formatação e das personagens bem desenvolvidas. É como ler algo inédito do cara.

"Eu Mato" é o tipo do livro que não te acrescenta em nada, mas é indispensável pra quem é fã de thrillers policiais. Tem todos os elementos clichês desenvolvidos de maneira brilhantemente inéditas e muitas surpresas daquelas que você abre a boca e solta o tradicional "Putamerdanãoacredito!".

Meu medo agora é que , sendo Giorgio Faletti um homem multifacetado ( ele é cantor, músico, ator, comediante, escritor, cabeleireiro e etc...) e "Eu Mato" é uma obra tão completa, dá pra sentir o cheiro de "livro único" no ar...senão, um daqueles autores que escrevem de dez em dez anos.

Leia com gosto! Indique sem medo. "Eu Mato" é sem dúvida uma obra prima e um colorido indispensável na prateleira.

Beijos e inté!
Pefico 14/04/2010minha estante
Olha, não sei quanto à qualidade, mas ele já escreveu outros livros (aparentemente sem tradução pro português ou inglês) http://giorgiofaletti.net/

Bruno T. 24/04/2010minha estante
Olá, Dantas. Respeito sua opinião, mas permita-me divergir: definitivamente, Faletti não é Larsson e "Eu mato" é bem inferior à excelente trilogia Millenium. Em seu livro, Faletti não consegue manter o bom rítmo inicial e a narrativa torna-se arrastada, ao contrário do que ocorre nas obras de Stieg Larsson, ótimas do início ao fim. Abçs, Bruno

Lili Machado 10/06/2010minha estante
Ainda não li Stieg Larsson, embora esteja na minha meta, mas, agora que terminei Eu mato, mal posso esperar...

29/05/2011minha estante
Tô afim de ler esse livro faz tempo e essa resenha acabou de me convencer! O Stieg Larsson é MUITO bom e só de pensar que existe alguém que escreve mais ou menos como ele já fico feliz porque não me contento com só três livros dele.

(e btw, eu também tô guardando Millenium 3 pro "momento certo" hahahaha)

Barbara Sant 17/07/2011minha estante
Ok, sei que sua resenha era de Eu Mato (que eu já li) mas você acabou de me fazer tirar a poeira da minha tril. Millenium... fiquei super curiosa que já pulei o primeiro livro na frente de todos os que estavam na minha lista de leitura hahaha
Parabéns, a resenha ficou *show*!

RaphaellaKaoana 17/11/2011minha estante
Que legal!!!!!!!! =D É meu livro preferido o do Stieg Larsson, então vou ler esse =) Urruul! hehehe

Obs.: eu TAMBÉM³ estou aguardando o terceiro livro do Stieg pro momento certo... Pensei que era só eu! hsuashuahsau

bjsss

Simone de Cássia 05/02/2012minha estante
O autor foi realmente de uma criatividade incrível! O segundo livro ( Eu sou Deus) é bom, mas, não produz correntes elétricas pelo corpo... rs rs Esse livro é tudo de bom!

Guilherme Vieira 24/06/2012minha estante
Mto boa resenha! Com um grande toque de carisma. Parabéns, cara. Eu já comprei o livro, só estou esperando chegar. Lendo essa resenha, vi que fiz uma escolha certa

Sol Ribeiro 13/07/2012minha estante
Amei o jeito que vc descreveu A trilogia Millenium e o Stieg!!! Você tem uma ótimo gosto por leitura!!! Parabéns! O 3 livro eh o mais surpreendente, pode acreditar eh incrivel!

Rose 02/11/2012minha estante
Começando a leitura hoje, depois de uns 8 meses na minha estante, impossivel não colocar como primeiro da lista, depois de você dizer que lembra Stieg Larsson, que adoro! Parabéns pela resenha, muito boa!

Rose 02/11/2012minha estante

KahTavares 20/03/2013minha estante
Realmente havia muito tempo que eu não lia um livro tão bom.Num mundo de 50 tons de cinza,eu mato realmente é uma boa prova de que ainda existem leitores qye se importam com uma boa trama.

Mika 22/05/2013minha estante
há anos que quero ler esse livro e não sei porque diabos não o li ainda. Acabei de ler a trilogia millennium e depois dessa tua resenha seria obrigada a ler Eu mato. Muito Obrigada :))

Renataolly 15/03/2014minha estante
E Dantas.... engraçado pois comigo foi ao contrário!

Mas peraí, com o mesmo sentimento.

Eu li Faletti primeiro, fiquei super envolvida pela narrativa e por toda essa trama, mas aí que o livro acabou com aquele final que considero o dos mais incríveis dos incríveis.... daqueles que só consigo comprar a sensação de quando era uma garotinha e vi o final do filme Seven (os 7 pecados capitais, kkkk). E ele ainda não havia sido traduzido "Eu sou Deus"..., eis que uma amiga acabou esquecendo na minha casa o primeiro da série Millenium, e me vi novamente sendo arrebatada por estes sentimentos de total entrega, ah Salander quantas sensações você me despertou!!!

Mas nada com a sensação do primeiro, Ah "Eu Mato" esta na minha galeria dos 10 mais.
Obra prima!

Bjs