A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

DebsDebsDebs 06/07/2019

Esse é um livro sobre escolhas e sobre como essas escolhas podem te levar para mais perto ou para mais longe da vida que você busca. Comecei lendo com algumas ideias já instaladas na minha cabeça, como por exemplo se sacrificar no presente para garantir um bom futuro, e essa leitura bagunçou muito daquilo que eu antes pensava como certo, me fez repensar certas coisas. Não há um futuro feliz se o presente não for feliz, mas então como conciliar os dois? Quando se tem um sonho, acredito que essa seja uma das partes mais difíceis, pois não podemos viver apenas para o momento e esquecer de colaborar para a construção dos sonhos, mas também não restará nada para aproveitar quando chegarmos lá se tivermos nos dedicado loucamente sempre olhando para o futuro com a esperança de que ele compensasse o presente. Então, Cerbasi tenta mostrar como fazer escolhas mais sábias, tanto financeiramente como da vida, a fim de que esse dilema possa ser resolvido. Ainda estou longe de todas as respostas, mas certamente isso me ajudou a olhar para essas questões de uma maneira mais saudável.
Paula1735 25/03/2021minha estante
Resenha ótima, parabéns

rrodolfo.lima 07/08/2021

Cerbasi descreve no livro como enriquecer é questão de escolha, através de decisões que levam a uma vida mais simples, onde se prioriza o futuro e a realização dos planos (sem grandes sacrifícios para isso).

Ele mostra que devemos organizar o orçamento para o futuro, depois para nossa qualidade de vida, e então mensurar nosso padrão de vida pelo restante.

Um dos melhores livros que já li, com linguagem simples, assim como deve ser levada nossa vida
Guilherme_Messias 08/08/2021minha estante
Diferente de muitos livros sobre finanças, esse realmente é prático para o estilo de vida do brasileiro.

Cristian.Voloske 22/06/2020

Revelador
O autor me fez refletir, sobre como simples detalhes do dia a dia podem nos auxiliar, fazendo a diferença para alcançar uma vida financeira equilibrada.
Helder 24/07/2020minha estante
Oi Cristian. Acho que ficou repetida a tua resenha. :)

Grifo no Kindle 14/06/2020

Razoável
O livro em si se assemelha a um compilado de ideias já a abordadas em outros livros do mesmo autor
Leitura e . 14/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

pedro_madeira22 08/02/2024

Legalzinho
O livro traz alguns insights bem maneiros de planejamento financeiro e investimentos de modo simplista, vale a pena pra quem quer uma leitura leve e tem curiosidade de conhecer outros métodos de planejamento. Não dou uma avaliação alta porque senti que, depois da metade do livro, era mais uma repetição afirmativa do que já tinha sido falado antes e, também, parecia um ?livro publicitário? para venda de outros livros do Cerbasi. Mas no geral, achei legalzinho.
faelmsm 11/02/2024minha estante
Mentira

Maria Paula 17/07/2020

A riqueza da vida simples
"Riqueza é não faltar o que é importante para nós. Minimalismo é ter abundância do que mais precisamos. A dificuldade de muitos não está em ter ou não ter, mas sim em saber o que é preciso ter."
.....................................................................................................................................................
- Temática: 4,5
- Escrita: 4,0
- Conteúdo: 4,5
- Capa: 3,5
Helder 24/07/2020minha estante
Legal as notas. Como você avalia?

Fabiano 07/06/2020

Livro fácil de ler, gosto da maneira que o Cerbassi escreve. Se você quer um livro mais prático, recomendo outro livro. Livro bom para refletir sobre nossas escolhas, como temos gastado nosso dinheiro e onde pretendemos chegar. Gostei de várias frases desse livro, por isso selecionei uma frase por capítulo.

Capítulo 1 (O que é preciso para prosperar)
Gostei desse capítulo, pois o autor fala sobre os ricos sem dinheiro, pobres com pouca margem de escolha e a classe média. Depois fala sobre o padrão de vida que escolhemos (consciente ou não ?), a dificuldade de economizar, explica que investir é para todos (mas existe um processo) e muito importante, ter consciência de suas limitações. Como pedido pelo autor: PARE E PENSE. O que você tem feito com o resultado de seu aprendizado, de seu trabalho, de seu suor, da energia diária que carrega a cada noite de sono? Você está evoluindo na vida ? Ou apenas seus gastos evoluem ?
Frase desse capítulo: "No fundo, acabamos por abandonar hábitos excessivamente racionais porque, sem nos darmos conta, nosso cérebro entende que é melhor estar endividado e feliz do que endinheirado e entediado." (Página 22)

Capítulo 2 (Quando o método tradicional não funciona)
Gostei desse capítulo, pois o autor começa mencionando os argumentos e objeções da maioria das pessoas que falham ou não tentam o método tradicional (i.e. parar, pensar, organizar as contas, traçar um plano e colocá-lo em prática). Tem uma tabela simples explicando como melhorar isso e depois o autor explica muito bem sobre planos, tem umas partes bem interessante: planos não foram feitos para dar certo, quando os planos não ajudam e bons exemplos para diferenciar planos de ilusões. O autor também destaca a importância entre ajustes nos planos e mudança de planos. Finaliza o capítulo explicando como blindar os planos contra imprevistos (e.g. reserva de emergência). Achei interessante que o autor diz que se o seu plano de 5 anos der tudo certo, você está sendo muito conservador e deveria ter corrido um pouco mais de risco.
Frase desse capítulo: "Oportunidades não aparecem, elas são caçadas por quem se prepara."

Capítulo 3 (Planos novos para quando os velhos fracassam)
Gostei desse capítulo, pois o autor fala sobre ambição (impacto direto nos planos) logo no início e então descreve a diferença entre padrão de vida (gastos inevitavéis) e qualidade de vida (gastos com cuidados pessoais, lazer, educação avulsa, descompressão da rotina,...). Interessante que o autor propõe inverter a ordem (para formular planos bem elaborados e mais ricos), ou seja, primeiro defina os gastos com qualidade de vida e depois defina seu padrão de vida.
Frase desse capítulo: "O que normalmente falta para alimentar a ambição é a capacidade de elaborar bons planos, ou de fazer boas escolhas que tornem viáveis planos bem elaborados."

Capítulo 4 (Você tem opções)
Enriquecer dá trabalho, por isso você terá que fazer muitas escolhas (consciente ou não), por isso gostei desse capítulo porque o autor apresenta 4 técnicas para tomar decisão. Depois tem um exemplo em como uma família poderia reduzir o padrão de vida com diferentes opções. Tem até uma parte sobre morar em outro país.
Frase desse capítulo: "Escolhas não devem ser feitas apenas com base em números. Eles contam, mas é fundamental entender o que você busca dos números em sua vida".

Capítulo 5 (A riqueza da vida simples)
Gostei desse capítulo, pois o autor começa falando dos extremos (favelas e ricos), depois explica o efeito cascata dos gastos e vantagens/desvantagens de se morar no campo ou cidade grande. Fala um pouco sobre status e a dinâmica da conquista (dividir objetivos de longo prazo em objetivos intermediários que estejam alinhados).
Frase desse capítulo: "Sem cuidados pessoais e sem verba para sair da rotina, sua vida ficará menos interessante."

Capítulo 6 (Autoconhecimento gera autenticidade)
Gostei desse capítulo, nesse capítulo o autor fala um pouco sobre a sociedade, viver o sonho do outros, para então explicar o desafio do autoconhecimento (o mais difícil dos aprendizados) e finalizar com a fonte da felicidade.
Frase desse capítulo: "Devagar para divagar." e "Autenticidade tem a ver com quebra de padrões."

Capítulo 7 (No mínimo, a essência)
Aqui já tem uns pontos que não concordo totalmente com o autor, não sou tão positivo como o autor em achar que a sociedade está melhorando gradualmente as escolhas financeiras e mudando alguns hábitos mas quem sou eu ? Depois tem uma explicação legal sobre minimalismo.
Frase desse capítulo: "Gasta-se menos com o que não terá utilidade para concentrar os gastos naquilo que terá mais utilidade".

Capítulo 8 (Protótipo da vida futura)
Gostei desse capítulo, o autor explica algumas mudanças comportamentais na sociedade, depois uma boa explicação da relação entre estudo e trabalho e o conceito da economia circular.
Frase desse capítulo: "Dos itens do orçamento, o que considero mais importante, ou menos flexível certamente é o gasto com educação. Afinal, é o investimento que seguramente promove evolução na empregabilidade, na renda e nas condições de custear uma vida de conforto crescente e realização de sonhos."

Capítulo 9 (A casa inteligente)
Achei esse capítulo deslocado no livro, eu até entendo a intenção do autor mas isso ainda está muito longe da realidade brasileira. Achei o capítulo muito interessante, pois explica o conceito de uma casa sustentável/inteligente e o Cerbassi explica os projeto de sua casa para água, esgoto, lixo, geração de energia, muito legal.
Frase desse capítulo: "O que é ser sustentável? Não é sair no domingo e abraçar uma árvore, nem contribuir com R$ 10 para que uma ONG plante mudas em um lugar qualquer. Ser sustentável é, acima de tudo, não ser um ônus oara a sociedade."

Capítulo 10 (Blindando a aposentadoria)
Gostei desse capítulo, tem algumas dicas para fazer um plano que se sustenta e fala também sobre casa própria ou investimento ? co-living e riquezz viável.
Frase desse capítulo: "O futuro nada mais é do que uma evolução de nossos vários atos presentes".

Capítulo 11 (Riqueza essencial)
Gostei desse capítulo, já começa com uma frase forte: "Pare de se enganar. Acumular recursos e conquistas não irá fazer de você uma pessoa mais feliz se você não souber o que é felicidade ...". De uma maneira bem resumida o autor solidifica os conceitos apresentados no livro e termina com a seguinte frase: "Não complique seus planos. Simplifique sua vida. Ou melhor, viva !"
Frase desse capítulo: "Inteligência financeira é você sacar que o grande barato dos planos está na construção, e não exatamente na concretização."
Adorei a tua resenha. :)

Cibele 17/05/2020

Olha...
É bem curioso como ele demonstra a simplicidade da vida que ele leva na sua casa de campo milionária, por exemplo, rich peoples problems total.
Paola 28/06/2020minha estante
Estou com a mesma sensação sua ao ler esse livro. Tá me incomodando muito a forma simplista que ele coloca a pobreza e o desemprego como formas de ?não se esforçar?

Thais Pereira 16/04/2020

Dispensável
O início do livro é ok, apresenta algumas ideias interessantes.
No entanto, do meio pro final fica parecendo mais um relato sobre a casa de campo do autor do que propriamente um livro de autoajuda em finanças. Não vou nem comentar sobre o capítulo do sistema de água e esgoto, no qual o autor lista diversas curiosidades e características e benefícios e benfeitorias e diversidades do projeto.
Enfim, praticamente um manual pra quem quer montar sua casa de campo e viver uma vida "simples".
Israel.Musy 23/04/2020minha estante
Confesso que pulei esse capítulo ao perceber isso.

Jurequena 23/06/2019

Simples e objetivo
Gostei do livro, muito por sinal, pois toca de maneira simples algo muito complexo em nossa vida: ter dinheiro ou aproveitar o tempo.
Recomendo

Angelo Neres @angeloneres3 12/10/2019

Canal Amigo Aqui Estou - Instagram e/ou YouTube
Canal Amigo Aqui Estou - Instagram e/ou YouTube

Dany 18/12/2019

Reflexões e experiências
Leitura gostosa de muita reflexão. A forma como o autor descreve algumas de suas experiências, me fez querer saber mais sobre o conhecimento que ele adquiriu ao logo da vida! Me fez parar e analisar o que de fato é importante para mim, no que diz a finanças...

Cah 24/03/2020

O óbvio que não faz mal!
Um livro que fala o que ?já sabemos? sobre viver um degrau abaixo do que ganhamos em termos financeiros, e te faz refletir muito sobre sonhos e formas de viver a vida com a mente aberta. Um dos capítulos fala sobre a casa sustentável, algo inédito e que vale a leitura através disso. Um livro rápido mas um pouco massante.

Rose 28/03/2020

Algumas boas ideias
Desses livros a gente sempre pode tirar algumas ideias pra melhorar nossa qualidade de vida. Mas o livro também é uma grande propaganda para outros livros do mesmo autor. E isso me incomodou um pouco.