Do que estamos falando quando falamos de estupro

Do que estamos falando quando falamos de estupro Sohaila Abdulali

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Cinthia 24/07/2023

Impactante.
Um tema difícil, tantas vezes revoltante devido a impunidade escancarada. Abdulali conta a partir de sua própria experiência como sobrevivente de um estupro aos 17 anos na Índia e com centenas de entrevistas e depoimentos de outras vítimas, além das três décadas de trabalho atendendo mulheres vítimas de violência como a cultura do Estupro em nossa sociedade vem massacrando milhares de mulheres pelo mundo. A autora aborda questões polêmicas sobre o tema e nós faz diversos questionamentos intrigantes.
Uma leitura necessária.

Bibs 24/06/2023

Um olhar de compreensão
é o que enxergo nesse livro. Foi uma indicação da minha psicóloga e ela acertou em cheio. Fiquei emocionada várias vezes lendo esse livro. As vezes chorava de raiva e as vezes de alívio. É um assunto complexo, que as pessoas têm medo de falar sobre, o que faz a gente não trocar muito sobre isso. A autora reuniu suas próprias experiências com experiências de mulheres de todo o mundo e fez dessa obra um círculo seguro. O tempo todo em que estive lendo, senti que não estava sozinha, que tinha uma amiga próxima ali, que me deixava confortável pra falar sobre esse assunto tão desconfortável pra algumas pessoas, que não me deixava ir para pensamentos falsos e sabotadores.
Esse livro foi um parceiro incrível pra mim e eu vou ler ele novamente com certeza.
Inclusive indico ele para todas as pessoas, mesmo as que nunca passaram por um abuso ou que (acham que) não conheçam ninguém que já tenha passado. Ele é importante e é de abrir os olhos, vale a pena demais a leitura.

Ash 04/03/2023

É uma leitura essencial quando falamos de feminismo e mais ainda quando falamos de estupro e todas suas complicações. Sohaila consegue abordar o assunto de todos os lados todos de uma forma sensível e leve ao mesmo tempo.

Ao mesmo tempo que vemos as dificuldades de uma vítima para decidir falar sobre a violência que sofreu ou não, para procurar ajuda, para procurar justiça, também vemos as causas de um estupro, porque uma coisa tão vil acontece e parece ser (e é tratado como se fosse) só uma quarta-feira na vida de um homem.

A autora abre espaço para a revolta do leitor, para acalma-lo e acima de tudo para lembrá-lo de uma forma muito responsável que AINDA estamos falando de estupro, ainda estamos falando de algo que transformou pra sempre a vida de alguém que de maneira alguma merecia isso.

Mama 24/01/2023

Leitura difícil, mas necessária
Ler sobre estupro nunca é uma tarefa fácil. Fazer pesquisa na área requer muito estômago, tive que dar muitas pausas para aguentar. Sohaila é uma fortaleza, conseguiu transformar a dor do seu estupro em pesquisa, apoio a vítimas e ensinamentos! Aprendi muito com ela!

Aline.Sacramento 19/08/2022

Foi o melhor que li sobre o tema, acho que todo mundo deveria ler, dá um pouco de raiva, tristeza e desespero, mas vale a pena.

di aninha 08/08/2022

Um livro rico e necessário.
Eu tinha altas expectativas para o livro e todas foram cumpridas. Leitura bem pesada, causa bastante desconforto e trás muitas reflexões voltada para a sociedade. Muito rico de informações, relatos fortes e marcantes.
Uma leitura que indico a todos.

Grace santana 02/08/2022

Um tema difícil
Apesar da autora ter estudado sobre aspectos socioeconômicos do estupro na Índia, não espere uma tese nem o resultado de anos de revisão bibliográfica sobre o tema. Apesar de trazer citações e algumas informações o livro é muito mais pessoal. É o relato de uma mulher que foi vitima de crime que trabalha ajudando outras mulheres vítimas do mesmo crime. O que o livro faz é dar voz a essas mulheres. Você não vai encontrar respostas fácies do tipo homens que estupram são monstros, o que ela propõe é justamente mostrar que nem sempre as respostas são tão simples. O livro tem muitos gatilhos, algumas narrações são bem gráficas e praticamente todas as histórias causam muita revolta. Mas vale para estimular discussões sobre o tema.

lipelimma 01/08/2022

Termino essa leitura com um misto de sensações, é como se eu tivesse sido golpeado com esses relatos. É necessário, forte, mas achei que poderia ter sido mais linear, muitas vezes os relatos se misturavam o que causou certa confusão. Gostei e recomendo.

Giuliana 24/07/2022

Do que estamos falando..
Eu diria que é um livro necessário para todos. Aprendi bastante, principalmente a debater com alguém que duvida de uma vítima de estupro. Grifei diversos trechos super importantes para o nosso dia a dia até. Não é culpa da vítima ser estuprada, seja pela roupa que usa, pelo jeito que se comporta, bebe ou qualquer outra coisa. A culpa é sempre de quem escolhe estuprar, fazer o mal com uma pessoa, muitas vezes indefesa.

erica 30/06/2022

Leitura necessária!
Um livro necessário, escrito por alguém que tem propriedade pra falar de um assunto tão delicado e atual.

Durante a leitura, três aspectos de extrema relevância foram abordados pela autora:

Consentimento: sim é sim e não é não? Nem sempre! No caso da própria autora ela concordou em deixar que os estupradores fizessem o que quisessem com ela para não matarem o amigo dela que estava junto. E tantas outras situações abusivas em que as mulheres são coagidas a anuir.

Contar tem consequências e não contar também tem. Se você não conta passa a vida toda carregando o peso de um trauma sozinha, mas se você escolhe contar corre o risco de não encontrar apoio, ouvir comentários indesejáveis, as pessoas podem não acreditar em você e muitas vezes tem que lidar com o julgamento.

E por último, formalmente você tem amparo na lei, mas na prática quase nada funciona, muitos direitos são negados mesmo quando a lei garante. O que mostra que aparentemente nós avançamos muito, mas na realidade é quase nada.

Victória de Castro 22/03/2022

Vocês sabem aquele tipo de leitura que acaba sendo um soco no estomago? Pois é, ao escrever ?Do Que Estamos Falando Quando Falamos de Estupro?, Sohaila Abdulali conseguiu esse tipo de reação de seus leitores.

Sohaila é uma mulher indiana, que foi violentada aos 17 anos de idade por um grupo de 4 homens drogados, que renderam ela e seu amigo, os fazendo cativos por algumas horas enquanto praticavam o mais vil dos atos.

Sohaila usou sua voz para garantir a sua sobrevivência e a de seu amigo. Ela teve o apoio de sua família e assim conseguiu trabalhar seu trauma, superando a dor física e emocional da qual foi vítima
Essa mulher incrível, dedicou a sua vida a estudar e lutar contra a violência sexual, ainda aos 17 anos ela escreveu um artigo que foi publicado em uma revista feminista indiana, 30 anos depois esse artigo foi resgatado e tomou o mundo, viralizando nos mais diversos meios de comunicação.

A autora decidiu escrever um livro que aborda esse tema polêmico e que geralmente e posto de lado nos debates acadêmicos e mesmo nas conversas em família, mas ela viu a necessidade de não nos calarmos mais diante de tamanha atrocidade.

Esse livro é o resultado da inquietação que acompanhou Sohaila  ao longo das décadas, aqui ela apresentada alguns casos reais, pensamentos, movimentos que existem em prol das vítimas e no combate ao estupro, além de trazer alguns dados estatísticos,  leis e processos que ocorreram em alguns países.

A autora também fala sobre o processo de cura, dos traumas que sempre vão fazer parte da vida das sobreviventes, como é o caso da culpa que elas sentem por terem sido abusadas, como se de alguma forma elas fossem as culpadas pelo ocorrido.

Esse livro é importante e extremamente necessário. Recomendo à leitura.

Síntique 11/03/2022

Perfeito
Comecei a leitura um pouco apreensiva e cética. Achei que seria mais um livro de auto-ajuda-lugar-comum, ou então algo deprimente e sombrio sobre experiências traumáticas. Mas não é nada disso. É um desabafo honesto e profundo, cheio de crítica, indignação, mas também de humor (sim, humor!) e esperança, passando sua mensagem por meio de fatos, histórias reais, desabafos, citações, e temperada com uma irreverência genuína da autora. Ri, chorei, me emocionei, refleti, quis matar algumas pessoas. Definitivamente um livro marcante. Que causa um impacto no leitor. Que faz uma diferença nessa mundo sombrio e maravilhoso.

Jessica Hellen 09/03/2022

?Estupro. Redenção. A catástrofe completa.?
Um livro impactante, que me fez pensar, refletir e ver diversos assuntos com novos olhos. Um livro necessário, de leitura fácil e ao mesmo tempo muito muito difícil. Levei bastante tempo pra ler, não porque a escrita da autora é complicada, mas porque é dolorida.

Disponível no Kindle Unlimited.

Leitura do mês de março do Clube do Livro - Quinta Página.

Lin 07/03/2022

Muito Esclarecedor
Esse livro embora trate de um assunto "pesado" que causa tristeza, raiva e indignação, é uma leitura necessária tanto para mulheres quanto para homens. Aborda não só o tema estupro, mas o estilo social que de certa forma encoberta e de uma forma indireta permite a impunidade. Retrata casos reais e expõe não só o acontecimento, mas a visão e sentimentos das vítimas e da própria autora. Mostra como algumas vítimas lidaram com o acontecimento. Fala sobre a falha nas instituições quanto à investigação e punição dos crimes, bem como da evolução social a respeito do assunto. Trata de tantas coisas que fica difícil expor tudo numa resenha, mas super indico e foi muito esclarecedor ver que o estupro tanto pode ter relação com o sexo, como com a misoginia e também uma visão de superioridade que muitos homens têm sobre as mulheres. Um livro que vale a pena ser lido.

1 | 2 | 3 | 4