Um Eco Na Escuridão

Um Eco Na Escuridão Francine Rivers

Resenhas - Um Eco Na Escuridão

Anny 03/09/2021

Olha Britto...
Sinceramente chorei horrores. Como esperado de um livro da Francine né? É primeira autora de ficção cristã que eu li e eu digo que essa mulher n erra NUNCA. A construção dos personagens, o amadurecimento deles, a forma como as coisas aconteciam que me prendeu a cada segundo, não sei nem definir.

Em alguns momentos me incomodei um pouco com a personalidade da Hadassah. No primeiro livro, as incertezas dela e também a quedinha que ela tinha pelo Marcus era o que nos fazia ver humanidade nela. Nesse, achei que ela passou um pouco do ponto de perfeição, apesar dela ainda ter as suas incertezas. Sinto que faltou explorar os defeitos dela também. Mas isso nem de longe tira as 5 estrelas do livro. Não era algo algo a tornava insuportável, só incomodava.

A redenção da Julia foi maravilhosa, comecei essa sequência odiando ela e acabei eu mesma perdoando. E sobre o meu casalzinho, sem palavras amores. Tão no meu coração. O sentimento, a química, a forma que eles pensavam um no outro mesmo tão distantes. Francine nunca vou te perdoar por não ter colocado mais uns capítulos deles juntos e casadinhos.

É isso, foi pro Hall de autoras favs. Uma lenda é uma lenda.

uaidessa 18/08/2021

O perdão nos liberta
A conclusão da história de Hadassah, Marcus e Júlia não poderia ter sido melhor.
A cada virada de página era um tapa, ai como somos falhos e imperfeitos, mas que bom que Nosso Deus além de justo é misericordioso.
Um livro que nos ensina e muito sobre o perdão.
Eu não tenho palavras suficientes pra descrever todos meus pensamentos e sentimentos lendo este livro.
Uma leitura que te faz refletir em como temos sido como cristãos.

Fê_Sato 14/08/2021

Que livro! A autora nao brincou em serviço.
A parte histórica foi muito bem entrosada com o romance e a Bíblia. Despertando no leitor uma vontade de pesquisar e se aprofundar mais na leitura do NT.

Os personagens são bem construídos. Não ficam sem finais ou com a sensação que apareceu ali sem sentido algum. Tudo muito bem costurado.

Francine, mais uma vez, arrasou!

Alessandra 22/07/2019

Enfim Marcus e Hadassah.... um amor de alma !!
Nota 5 com louvor !! Sensacional a continuação da história de Hadassah e Marcus. Que sensibilidade que Francine teve para enfim colocar este casal junto da forma como Jesus Cristo havia prometido. Estava sim marcado nas escrituras esse amor tão profundo, sem vaidades e verdadeiro. No segundo livro Francine continua com a narrativa lenta, mas como já estamos situados no tempo, personagens e localização, a história flui mais rápido, mas mesmo assim o encontro dos personagens só acontece com 90% do livro (sim... é desesperador, mas tem sentido). Este livro conta a busca do personagem Marcus ao verdadeiro Cristo de Hadassah. Ele acha que Hadassah morreu na arena dos leões e culpa Jesus Cristo por esta morte e não entende porque Ele tira a vida de uma pessoa que era totalmente dedicada a sua fé e ao seu Senhor e fica revoltado. A viagem de Marcus a Judeia é transformadora e de alguma forma me transformou também. Tudo que ele passa em busca da verdade é lindo, necessário e só leva ele para mais perto desse amor profundo que tem pela Hadassah. E o melhor é que nesta busca, ele ganha de presente um Pai verdadeiro. No outro lado da história temos uma Hadassah totalmente destruída fisicamente, com cicatrizes e marcas na pele. Ela manca e perdeu o dom de cantar (por isso a serie chama Marca do Leão, que é a marca visivel que ela tem na pele feita pelos leões), mas encontra um novo sentido na vida ao ajudar um médico, Alexandre, a curar e cuidar dos doentes. Ela se libertou para enfim divulgar a Boa Nova sem medo de represália. E assim cada um na sua busca e no fim a consagração de um amor baseado na verdade e na fé. Será que eles ficam juntos ? Será que Hadassah é uma ferramenta de transformação de Marcus para outras vidas ?
Vamos aos pontos:
1- A narrativa continua bem lenta, e na verdade foi desnecessário o encontro dos personagens só no final do livro. A autora podia ter nos brindado com mais romance.
2- Neste livro vi o que é o PERDÃO verdadeiro de alma. Mesmo sendo jogada para os leões por Júlia, Hadassah volta para cuidar dela de coração aberto e fica até o fim. Alias o final de Júlia é emocionante e justo.
3- O médico Alexandre é um personagem lindo, contraditório e que tem muito amor pela profissão. É outro homem que aprende a amar Hadassah olhando a beleza interna. Tem papel fundamental na recuperação da Hadassah.
4- A conversão de Feb (mãe de Julia e Marcus) é maravilhosa, linda com muito amor.
5- E o epilogo é um presente.... saber da vida dos personagens depois de muitos anos e os feitos e influências que tiveram na história da bíblia é um presente da Francine para os leitores que acompanharam a saga.
Aguardando ansiosamente a história de Atretes, seu filho com Julia e a cristã Rispa, que é a promessa de amor que sua mãe havia falado !!

Dea 13/09/2019

Somos barro nas mãos do Oleiro
Não é o primeiro e nem será o último livro que lerei da Francine. Ela tem esse jeito de ser minuciosa em suas descrições do psicológico de seus personagens tornando os conflitos tão nítidos que chega na alma de quem está lendo.

Mas, como escrevi na resenha do primeiro livro, leia sabendo que a história narra o início do cristianismo e suas crenças. Leia com a mente aberta, ainda mais se você não for Cristão, e terá uma obra envolvente, com muitas verdades sobre a natureza humana, vingança, redenção e perdão.

Impossível não se identificar com a busca da fé, do por quê do sofrimento sem sentido. Busca esta, realizada por Marcus, que julgou ter perdido tudo ao perder Hadassah para um Deus que diz ser amor e permite que seus filhos sofram.

Impossível não se identificar com Hadassah, que aprende e se fortalece na fé através do sofrimento e do amor incondicional.

Impossível não se identificar com Febe, a mãe que ora até o fim por seus filhos, que tomam caminhos que levam ao sofrimento e têm que arcar com as consequências de suas escolhas.

Impossível não sentir raiva e ao mesmo tempo se emocionar com Júlia e sua busca pelo perdão.

Enfim, impossível não chegar ao final do livro, com aquela sensação de uma história linda, que ensina e traz em si, vários assuntos pertinentes à nossa época atual.

A divisão das fases de Marcus em cada nova empreitada no livro, coloca o ser humano em plena evolução espiritual e traz ao leitor a certeza que definitivamente, não importa o modo, tudo coopera para o bem dos que amam a Deus.

Resumindo: amei. Super recomendado.

Boa leitura.

Souza.Barbosa 25/04/2021

Oh Amor
Marcus através de sua tristeza e impotência como filho, irmao e homem foge a procura de respostas pra se ssntir vivo como se sentia com Hadassa e traz com ele o milagre da vida eterna!!

Ju Silva 18/03/2021

Uma boa sequência
Não é tão intenso quanto o primeiro livro e o ritmo é um pouco mais lento, mas é um belo desfecho para a história de Hadassa e da família Valeriano. Ansiosa pra ler o terceiro livro e saber o que aconteceu com o Atretes.

Rubia 28/09/2020

que livro!!!
Acredito que essa autora tem mesmo o dom de Deus para tocar as pessoas, por meio de suas historias que conduzem na crença de Deus... Esse livro mostra o caminho duro que Hadassa caminhou até enfim encontrar a felicidade ao lado de Marcus...tinha cenas que eu não podia acreditar que ela ia tomar certas atitudes, principalmente em relação a Julia, sua dona ... Julia foi das personagens mais maldosas que li até hoje.. mesmo ela mudando seu pensamento no fim da vida, não sei se perdoei ela... (falta um coração de Hadassa em mim) ... foi muito lindo ver Marcus ir em busca de Deus, pois as duvidas dele eram totalmente coerentes, achei lindo de verdade... Sobre os dois livros, não tem palavras para expressar tudo que senti, vou me lembrar o resto da vida, assim como Amor de redenção e a Ponte de Haven que já li dessa autora... Na minha humilde opinião, o que poderia ter a mais, seria mais diálogos entre o casal, um pouco menos de religião, queria que a Hadassa desse suas opiniões em todos os aspectos da vida... não só nas coisas de Deus... mas é um pequeno detalhe que não desmerece em nada, tudo que li .... agora que venha o meu amado Atretes, estou ansiosa para ler sobre ele...

Nicoly272 16/04/2024

Perdão, bondade e sacrifício.
De todos os livros cristãos que eu já li no momento, talvez essa trilogia é a que Deus tem mais falado comigo. Perdão, bondade e sacrifício são as palavras que descrevem essa obra. Em todo momento da minha caminhada, eu lembro desses personagens e em como os acontecimentos são reais nas nossas vidas. Esse livro além de ser incrível, também ensina fatos históricos e nos faz querer conhecer cada vez mais sobre a Bíblia. É uma trilogia com temas muito pesados, mas que fazem parte da humanidade.

Canal Calhamaço 20/02/2021

Este e o segundo da trilogia já entraram pra lista dos melhores livros da minha vida, vai ser muito difícil eu encontrar livros tão perfeitos quanto estes, gostaria que o mundo conhecesse. A escrita é muito boa, a parte histórica é fascinante, o romance é arrebatador, e a parte espiritual é a melhor. Amei demais cada página

Liérgina @leiturasdalia 16/02/2021

Uma montanha russa de emoções! Perfeito!
Ah, como eu me emocionei nesse livro! Para mim, no livro Uma voz ao vento, o Marcus era insuportável e egoísta, só isso; mas fiquei com muita pena dele no livro 2 e me vi querendo confortá-lo...

Somos apresentados a novos personagens nesse livro ? Acabei me apegando a alguns ? e detestando uma certa pessoa (uma bem específica). Shippei quem não devia...

O contexto histórico é incrível, gente! Eu dei uns "glória a Deus" bem alto aqui em casa. Não fazemos ideia do que nossos irmãos enfrentaram para que tivéssemos acesso à Palavra hoje, para que o evangelho continuasse sendo pregado, apesar das consequências para eles.

Também temos os velhos conhecidos do livro 1... Os diálogos me levaram a refletir muito sobre o caminho que seguimos segundo as nossas escolhas, sobre a misericórdia de Deus, Sua justiça e Seu amor. Ele estende a mão para todos, mas somente alguns confiam e aceitam.

Eu só preciso do livro 3 na minha estante, gente ? Já estou com saudade dos personagens!

Karina.Marinho 09/01/2021

QUE LIVRO!
Que história incrível! Como aprendi com a história de Hadassah! Fé, serviço, amor, oração e perdão são alguns dos ensinamentos centrais do livro.

Ao terminar, orei ao Senhor pela oportunidade de ler esse livro. Que história linda!

Além disso, Francine Rivers tem o poder de te transportar para Roma, Éfeso, Palestina...

Vá por mim, a história é incrível, e o final é perfeito.

Andressa 07/03/2020

Do primeiro ao último capítulo, li com lágrimas nos olhos. Francine Rivers sempre emociona e nos deixa com uma ressaca literária intensa.

Raquel Fuly 30/08/2020

Excelente leitura!
Esse romance se passa no primeiro século da igreja. Conta sobre a vida de uma judia convertida ao cristianismo que foi levada como escrava para uma família romana e luta pra manter a fé. É uma trilogia. Esse é o segundo livro. Recomendo muito.

Nat.Couto 15/11/2020

Um final digno!
Depois do primeiro livro tava muito resistente em continuar, ainda bem que continuei, que história maravilhosa, tocante e prefeita, sem dúvida a autora faz tudo minimamente calculado!!