Um Eco Na Escuridão

Um Eco Na Escuridão Francine Rivers

Resenhas - Um Eco Na Escuridão

Dea 13/09/2019

Somos barro nas mãos do Oleiro
Não é o primeiro e nem será o último livro que lerei da Francine. Ela tem esse jeito de ser minuciosa em suas descrições do psicológico de seus personagens tornando os conflitos tão nítidos que chega na alma de quem está lendo.

Mas, como escrevi na resenha do primeiro livro, leia sabendo que a história narra o início do cristianismo e suas crenças. Leia com a mente aberta, ainda mais se você não for Cristão, e terá uma obra envolvente, com muitas verdades sobre a natureza humana, vingança, redenção e perdão.

Impossível não se identificar com a busca da fé, do por quê do sofrimento sem sentido. Busca esta, realizada por Marcus, que julgou ter perdido tudo ao perder Hadassah para um Deus que diz ser amor e permite que seus filhos sofram.

Impossível não se identificar com Hadassah, que aprende e se fortalece na fé através do sofrimento e do amor incondicional.

Impossível não se identificar com Febe, a mãe que ora até o fim por seus filhos, que tomam caminhos que levam ao sofrimento e têm que arcar com as consequências de suas escolhas.

Impossível não sentir raiva e ao mesmo tempo se emocionar com Júlia e sua busca pelo perdão.

Enfim, impossível não chegar ao final do livro, com aquela sensação de uma história linda, que ensina e traz em si, vários assuntos pertinentes à nossa época atual.

A divisão das fases de Marcus em cada nova empreitada no livro, coloca o ser humano em plena evolução espiritual e traz ao leitor a certeza que definitivamente, não importa o modo, tudo coopera para o bem dos que amam a Deus.

Resumindo: amei. Super recomendado.

Boa leitura.

Aline 17/01/2020

O que dizer desta leitura que me ensinou tanto?
Francine Rivers escreve com maestria e já estou ansiosa pela sequência. Consegui gostar ainda mais do que o primeiro e me emocionei em muitos momentos.

Aqui acompanhamos o sofrimento de Marcus por ter perdido o amor da sua vida, sofri junto com ele em alguns momentos, a sua busca por Deus não era só por vingança, era para preencher o vazio que havia ficado em sua vida e foi tão perfeito a forma que tudo foi conduzido, Deus o estava acompanhando, zelando por sua vida e a forma como tudo aconteceu para que ele enxergasse o que realmente estava a sua frente foi linda.

Hadassah como sempre deixou uma lição de perdão e fé inabalável, a forma obstinada como ouvia o chamado de Deus foi tocante. Gostei bastante dos outros personagens que a acompanharam um pouco na sua trajetória.

Pude sentir também o sofrimento de Febe ao ver seus dois filhos tão longe da verdade, mas as suas ações e sua perseverança não a deixou cair.

Por último, Júlia, a quem odiei ainda mais neste livro, por tudo o que tinha feito e por quem ela era, uma pessoa desprezível, mas a maior lição foi de que Deus ama o pecador, mas não o pecado, todos temos o direito ao perdão, mas as consequências permanecem.

De longe, um dos livros mais lindos que já li, nunca o esquecerei.

Andressa 07/03/2020

Do primeiro ao último capítulo, li com lágrimas nos olhos. Francine Rivers sempre emociona e nos deixa com uma ressaca literária intensa.

Nicoly272 16/04/2024

Perdão, bondade e sacrifício.
De todos os livros cristãos que eu já li no momento, talvez essa trilogia é a que Deus tem mais falado comigo. Perdão, bondade e sacrifício são as palavras que descrevem essa obra. Em todo momento da minha caminhada, eu lembro desses personagens e em como os acontecimentos são reais nas nossas vidas. Esse livro além de ser incrível, também ensina fatos históricos e nos faz querer conhecer cada vez mais sobre a Bíblia. É uma trilogia com temas muito pesados, mas que fazem parte da humanidade.

Raquel Fuly 30/08/2020

Excelente leitura!
Esse romance se passa no primeiro século da igreja. Conta sobre a vida de uma judia convertida ao cristianismo que foi levada como escrava para uma família romana e luta pra manter a fé. É uma trilogia. Esse é o segundo livro. Recomendo muito.

Rubia 28/09/2020

que livro!!!
Acredito que essa autora tem mesmo o dom de Deus para tocar as pessoas, por meio de suas historias que conduzem na crença de Deus... Esse livro mostra o caminho duro que Hadassa caminhou até enfim encontrar a felicidade ao lado de Marcus...tinha cenas que eu não podia acreditar que ela ia tomar certas atitudes, principalmente em relação a Julia, sua dona ... Julia foi das personagens mais maldosas que li até hoje.. mesmo ela mudando seu pensamento no fim da vida, não sei se perdoei ela... (falta um coração de Hadassa em mim) ... foi muito lindo ver Marcus ir em busca de Deus, pois as duvidas dele eram totalmente coerentes, achei lindo de verdade... Sobre os dois livros, não tem palavras para expressar tudo que senti, vou me lembrar o resto da vida, assim como Amor de redenção e a Ponte de Haven que já li dessa autora... Na minha humilde opinião, o que poderia ter a mais, seria mais diálogos entre o casal, um pouco menos de religião, queria que a Hadassa desse suas opiniões em todos os aspectos da vida... não só nas coisas de Deus... mas é um pequeno detalhe que não desmerece em nada, tudo que li .... agora que venha o meu amado Atretes, estou ansiosa para ler sobre ele...

Fê_Sato 14/08/2021

Que livro! A autora nao brincou em serviço.
A parte histórica foi muito bem entrosada com o romance e a Bíblia. Despertando no leitor uma vontade de pesquisar e se aprofundar mais na leitura do NT.

Os personagens são bem construídos. Não ficam sem finais ou com a sensação que apareceu ali sem sentido algum. Tudo muito bem costurado.

Francine, mais uma vez, arrasou!

Thaiane Koppe 19/11/2020

Francine, me abraça!
O primeiro livro dessa trilogia terminou de forma bem chocante então não tem como pegar esse segundo pra ler logo se tiver em mãos. Fica muito claro que esse livro é voltado para o personagem Marcus Valeriano, depois do final do primeiro livro ele parte em busca de respostas e de entender Deus. O livro tem uma narrativa incrível e muito rico em detalhes, não é tão forte quanto o primeiro mas desperta sentimentos bem diversos. Eu amo essa autora, sou suspeita pra falar. Só leiam!

Aline A. 02/12/2020

PERFEITO NÃO COMEÇA A DESCREVER
Eu não tenho palavras pra descrever o que foi esse livro. Meu Deus que incrível foi tudo isso POR FAVOR LEIAM!!!!!

Eu amo meu Marquinhos eu amo!!!

Hadassah rainha o resto nadinha!!

Não vejo a hora de reler !

Karina.Marinho 09/01/2021

QUE LIVRO!
Que história incrível! Como aprendi com a história de Hadassah! Fé, serviço, amor, oração e perdão são alguns dos ensinamentos centrais do livro.

Ao terminar, orei ao Senhor pela oportunidade de ler esse livro. Que história linda!

Além disso, Francine Rivers tem o poder de te transportar para Roma, Éfeso, Palestina...

Vá por mim, a história é incrível, e o final é perfeito.

Liérgina @leiturasdalia 16/02/2021

Uma montanha russa de emoções! Perfeito!
Ah, como eu me emocionei nesse livro! Para mim, no livro Uma voz ao vento, o Marcus era insuportável e egoísta, só isso; mas fiquei com muita pena dele no livro 2 e me vi querendo confortá-lo...

Somos apresentados a novos personagens nesse livro ? Acabei me apegando a alguns ? e detestando uma certa pessoa (uma bem específica). Shippei quem não devia...

O contexto histórico é incrível, gente! Eu dei uns "glória a Deus" bem alto aqui em casa. Não fazemos ideia do que nossos irmãos enfrentaram para que tivéssemos acesso à Palavra hoje, para que o evangelho continuasse sendo pregado, apesar das consequências para eles.

Também temos os velhos conhecidos do livro 1... Os diálogos me levaram a refletir muito sobre o caminho que seguimos segundo as nossas escolhas, sobre a misericórdia de Deus, Sua justiça e Seu amor. Ele estende a mão para todos, mas somente alguns confiam e aceitam.

Eu só preciso do livro 3 na minha estante, gente ? Já estou com saudade dos personagens!

Canal Calhamaço 20/02/2021

Este e o segundo da trilogia já entraram pra lista dos melhores livros da minha vida, vai ser muito difícil eu encontrar livros tão perfeitos quanto estes, gostaria que o mundo conhecesse. A escrita é muito boa, a parte histórica é fascinante, o romance é arrebatador, e a parte espiritual é a melhor. Amei demais cada página

Jhosi 10/03/2021

Absolutamente perfeito!
Mais um livro absolutamente magnífico dessa autora que já aprecio tanto!

Após o final surpreendente do primeiro livro da série (resenhado aqui anteriormente), aqui neste segundo volume temos ainda mais surpresas.

Julia Valeriano está cada dia mais sozinha e agora, cada vez mais doente. Ela foi abandonada por todos aqueles em quem confiou sua vida e começa a questionar as decisões que tomou ao longo da vida.

Marcus Valeriano está despedaçado após o fim trágico do primeiro livro. Cada vez mais solitário e inquieto, ele parte em uma viagem desesperada na tentativa de encontrar o Deus da jovem que ele tanto amou.
Mas essa busca, será totalmente diferente do que ele espera, mas irá aos poucos transformá-lo e lhe dar as respostas de que ele tanto precisa para preencher os vazios em sua vida.

Neste segundo volume, temos também o jovem médico Alexandre - aluno brilhante de um renomado médico da época.
Alexandre encontra a mais improvável assistente que poderia ter e no lugar em que menos esperava encontrar. E com ela, ele entende que há enfermidades na alma do ser humano que suas intenções, por melhores que sejam, não podem curar. E assim, ele entende que há muito mais na medicina a tratar do que a esfera física.

Personagens marcantes, cativantes e muito reais! Que levam o leitor para dentro de suas vidas de uma forma única.

Um livro simplesmente maravilhoso! Surpreendente em sua pesquisa histórica, tocante e muito lindo que dificilmente será esquecido.

Terminei de ler com uma sensação de paz e contentamento inexplicável.
Recomendo a todo leitor que ama uma boa história, com personagens fortes e fundo histórico real.