Ano Um

Ano Um Nora Roberts

Resenhas - Ano Um

Kequell 31/12/2021

Livro que mistura distopia e fantasia, com uma pegada meio fim do mundo.
Se eu lesse esse livro antes de toda essa pandemia que estamos vivendo, talvez a história não me causasse tamanho impacto. Porém, a semelhança do que estamos vivendo com o que foi retratado no livro, são surreais, pois a autora o escreveu e lançou antes de tudo o que estamos vivendo.
Ano Um conta a história de um mundo dizimado por uma catástrofe, onde os sobreviventes se dividem em pessoas imunes ao "vírus" e pessoas que desenvolveram habilidades pós catástrofes, tais como bruxos, fadas, videntes, elfos, etc, etc, etc.
O final em aberto nos convida a ler o segundo livro da trilogia e por isso, ainda não tenho opinião formada sobre a história.
Por conhecer a escrita da autora dos romances, principalmente de banca, essa história não conseguiu me envolver tanto, talvez o próximo livro seja melhor e tudo faça mais sentido pra mim.

Sa 31/12/2021

A obra mais dark de Roberts que já li.
Eu passei o ano lendo esse livro... literalmente. Nunca uma leitura durou tanto! Rsrs
E não foi porque o livro é ruim. Não é. Acho que é por envolver um tema complexo como pandemia viral, matando mais que meio mundo em meio ao uma pandemia viral real que nos deixou trancafiados em casa. A diferença é que no livro, além de matar mais de 70% da população mundial, ela libera a magia entre as pessoas.
Seres humanos bons e maus, generosos e cruéis. Intolerância contra o diferente, colocar a culpa no diferente, fazer o mal por fazer, proteger por proteger. Ver o ser humano ter a necessidade de se reconstruir, montar uma nova sociedade, comunidade, novas leis, um novo mundo pra sobreviver a novas ameaças. Esse é um bom resumo. O livro é bem sombrio, pesado em algumas partes e é a obra mais dark que eu já li da Nora Roberts. Mas ao final das 400 páginas, ela construiu um universo mágico, trágico e bem interessante. Personagens fortes e legais, uma história e uma profecia a ser cumprida e que te instiga a ler o próximo. Ver como tudo se resolve.
A minha única crítica foi que somos guiados pelo livro acompanhando várias pessoas e ao final ficamos sem saber o que aconteceu com algumas delas já que o foco vai para a escolhida. Só sabemos que estão bem, pelo primeiro capítulo do próximo livro que colocam de degustação ao final. A gente podia ter visto algo sobre os outros no epílogo. Mesmo que pouco...

Marcela262 07/01/2022

Rainha
Norinha sendo a rainha que é , em mais um livro com historia espetacular! Ela como sempre arrasou e entregou tudo!

Anna 13/01/2022

Nora Roberts é brilhante e imbatível.
O novo ano que se inicia a tinha tudo pra ser perfeito. Mas uma doença pode mudar tudo. Em poucas semanas o mundo que conhecemos se vai, metade da população é morta e nada pode ser feito para controlar os danos causados pela catástrofe.

No meio do caos a magia floresce. Pessoas descobrem em si poderes que jamais imaginaram. Alguns buscam fazer o bem, outros abraçam o caos e a destruição. É fácil perder as esperanças em um mundo desses, mas uma profecia ancestral pode mudar tudo.

Nora Roberts tem o dom da escrita, mas isso não é segredo. Ano Um nos apresenta uma leitura leve e agradável. Uma história cheia de mistério e emoção a cada capítulo. É um livro que te prende do começo ao fim e no final te deixa com um gostinho de "quero mais".

Ano Um nos ensina o valor da vida e das pessoas ao nosso redor. É uma história sobre amor e esperança acima de tudo.

Nina 31/01/2022

Ano um
Confesso que ler esse livro num ?fim? de pandemia (quem sabe), despertou várias coisas em mim. Eu amei o livro, demorei para ler porque para mim são muitos personagens e muitas histórias para se entrelaçar, achei o final um pouco corrido, mas entendo. Esperando ansiosa para o próximo, para ver a escolhida e já imagino quem vai ajudar ela ! Nora Roberts como sempre me surpreende.

May 04/02/2022

Um novo mundo
Ano um conta a história sobre um ?recomeço ? da terra. Ambientada nos Estados Unidos acompanhamos a vida de Arlys, Fredinha, Rachel, Jhonas, Lana e Max durante uma pandemia. Uma pandemia ocorre matando bilhões de pessoas em todo o mundo em questão de dias/meses. Conforme a doença se espalha nossos personagens embarcam em uma aventura em busca de uma vida melhor. As pessoas enlouquecem , a violência toma conta das grandes cidades. Enquanto isso seres humanos mágicos imunes a doença aparecem , mas nem todos acham isso uma coisa boa. Em determinado momento todos os personagens acabam se encontrando e descobrindo que a escolhida está sendo gerada no ventre de um deles.
É uma história bem complexa e fascinante. Por ser o primeiro livro demora um pouco até nos ambientarmos nesse novo mundo corrompido por doenças, fúria, violência e magia. A escrita e bem fluida mas confesso que pensei que fosse abandoná-lo. A quantidade de personagens também acaba confundindo um pouco no começo. Mas estou muito feliz que persisti, pois a história é muito boa e pretendo ler os outros dois livros!
Recomendo ?

NessaCoutinho 07/02/2022

Gostei muito, custei um pouco a me envolver, mas depois que entrei no embalo a leitura fluiu muito bem.
Pra quem gosta desse estilo de leitura...recomendo!

Lanifer 08/02/2022

Uma proposta diferente de livro
Comecei a ler este livro sem fazer ideia sobre o que seria a estória. Não li a sinopse, simplesmente vi que era da Nora Roberts e já adicionei na minha lista de próximas leituras. Então li sem expectativa nenhuma.
Mesmo assim acabei me surpreendendo, pois não se parece em nada com os livros de romance com os quais estou acostumado. Não é um simples livro de romance contemporâneo, nem um simples livro de fantasia. É uma mistura de gêneros literários que ficou muito boa.
O livro é narrado em terceira pessoa e aparecem vários personagens, cada um em um lugar diferente. Então não tem como saber exatamente quem é o protagonista ou se esse papel é dividido entre esses personagens.
O livro começa descrevendo uma cena típica de uma família reunida na época do ano novo. O que eles não imaginavam é que começariam o novo ano sendo transmissores de um vírus que vai matando de forma acelerada e alarmante a população mundial. É assustador a semelhança do que esta sendo descrito sobre a pandemia que surgiu nesse livro e a nossa pandemia da COVID. Me arrepiava cada vez que aparecia algo semelhante com o que vivemos, principalmente porque esse livro foi escrito anos antes da COVID.
Outra coisa, eu sentia como se eu estivesse assistindo um filme sobre o fim do mundo em vez de lendo. Parecia que em vez de estar lendo as palavras, eu estava assistindo os acontecimentos na TV e isso mostra o quanto o livro é bem escrito (o que já era de se esperar considerando quem é a autora).
Voltando à estória, vão aparecendo personagens ao longo da leitura que fazem de tudo para sobreviver nesse novo mundo caótico e incerto. Enquanto a muitas pessoas estão morrendo (morriam poucos dias depois de contraírem o vírus), parte das que sobrevivem são pessoas más, que causam tumultos, roubam e machucam outras pessoas, isso quando não matam outros sobreviventes por pura maldade.
Então os protagonistas tentam sobreviver, procurar algum lugar seguro para tentar reconstruir o mundo como conheciam. Pois agora as redes de comunicação começaram a falhar, o governo já não é mais como antes, precisam procurar e produzir alimentos do zero, e por aí vai. Imagine a dificuldade disso, pois há o risco de encontrar pessoas ruins no caminho.
Com essa descrição, parece que o livro somente fala de um mundo "pós-apocalíptico" ou no caso, pós-pandemia. No entanto, além de toda essa aventura e ação em busca da sobrevivência, o livro também conta com a presença de seres mágicos. A magia ganhou destaque após o surgimento dessa pandemia, que fez com que alguns dos sobreviventes, aqueles imunes ao vírus, se tornassem seres mágicos.
Então não, o livro não era nem um pouco o que eu esperava. Fora que quando eu achava que a estória seguiria por um determinado rumo, acontecia uma reviravolta e todos os planos mudavam. Achei isso bem legal, pois eu não sabia mais o que esperar e fui me surpreendendo ao longo da leitura.
Gostei muito desse livro e estou ansiosa para o próximo!

Duda 10/02/2022

Gostei do livro e fiquei curiosa para ler o próximo. A escrita é um pouco rasa, o que fez com que eu não me apegasse tanto aos personagens, além de algumas coisas acontecerem muito rápido (ou talvez tive essa sensação porque há grandes passagens de tempo de um capítulo para outro da metade para o final do livro).
Apesar de não ser um livro incrível, me manteve presa e me deixou curiosa para ler o segundo livro, e outros livros da autora.

Andrea 16/02/2022

Sempre surpreende....
Nora Roberts sempre me surpreende, de todos que já li dela, o mais pesado....me lembrou um pouco a trilogia primos o'dwyer. Levei um pouco de tempo para entender quem era quem e como ficaria tão sombrio mas ela consegue realmente nos passar a aflição de cada personagem.... e como isso tudo vai se desenrolar, ótimas expectativa para o segundo

Bina 22/02/2022

No começo despertou alguns gatilhos no momento em que vivemos. Mas ao longo da leitura eu me envolvi com cada personagem e já estou com o segundo livro em mãos ansiosa para saber mais. OBS: Para quem não gosta muito de ficção realmente me surpreendeu

Mariane172 28/02/2022

Livro perfeito!!! A leitura flui tão facilmente que me vejo envolvida na história. Arrependida de não ter começado antes.

SuAlen.Pawelkiewic 28/02/2022

Hipnotizante!
Ler um livro sobre um vírus mortal em plena pandemia é impressionante, mesmo que o livro envolva magia, o lado sombrio dos humanos nos remetem a vida real também.

Gosto dos livros da Nora e esse sem sombra de dúvidas é maravilhoso, não tem como não se envolver com os personagens, torcer por uns, odiar outros, se emocionar...

Cada capítulo surpreendendo mais e mais, mudando totalmente o destino dos personagens.

Não vejo a hora de ler a continuação e saber o destino da Escolhida...

@suhh_entre_livrosefelinos

Debyh 02/03/2022

Essa história no geral me surpreendeu bastante, apesar do conceito geral da distopia ser um tanto comum (há inúmeros livros com este conceito), como envolve também magia e temos toda a questão de sobrevivência foi interessante de se acompanhar. É preciso dizer também que temos muitas mortes no decorrer do percurso, e elas não foram amenizadas, situações bizarras e que deram muita aversão.
Resenha completa: https://euinsisto.com.br/ano-um-cronicas-da-escolhida-1-nora-roberts/

site: https://euinsisto.com.br/ano-um-cronicas-da-escolhida-1-nora-roberts/

Daiane.Neves 23/03/2022

Ansiosaaaaa...
Ansiosa pra comprar todos os outros dois livros da trilogia, amei. Ainda não tinha lido livros nesse estilo da Nora e me surpreendi positivamente, muito mais do que eu esperava. Quem tiver a fim de ler vai na fé ?