Ano Um

Ano Um Nora Roberts

Resenhas - Ano Um

Carol 11/07/2021

Ideia boa, desenvolvimento nem tanto
Já li alguns títulos da Nora Roberts e sempre os considerei o tipo de história que são boas para relaxar. Algumas com pitada de magia, outras em uma pegada mais contemporânea ou de suspense, mas sempre com um romance legal - sempre previsível, mas bem escrito -, que me ficar de boas por algumas horas.

Ano Um é um livro que eu nem cheguei a ler a sinopse, sendo bem honesta. Peguei o ebook para ler porque a trilogia Irmãos de Sangue - também publicado pela Arqueiro - foi bem agradável (embora esperasse mais do último livro; o primeiro é o melhor, sem sombras de dúvidas). Achei irônico ler sobre uma pandemia mundial que acaba com metade da população no mundo, principalmente por conta do que temos passado nesses últimos tempos. Mas me interessou a ideia de tudo envolver um lado sobrenatural e bem apocalíptico.

Honestamente, gostei do começo por tentar dar protagonismo a múltiplos personagens. Para quem já leu outros romances da Nora Roberts, normalmente, cada livro foca em um casal específico e - no caso de séries ou trilogias - as histórias vão se desenvolvendo paralelamente ao casal principal; na sequência um personagem secundário ganharia o palco principal e a história focaria no romance dele. Então, a ideia de mostrar diferentes jornadas nesse fim de mundo foi bem interessante.

Mas, pelo menos pra mim, a ideia não rendeu. Talvez pelo excesso de personagens, não há um aprofundamento legal em todos e, no geral, o livro em si é uma grande introdução para o próximo livro. São mais de 400 páginas mostrando o fim do mundo e as desgraças causadas pelos seres humanos. Tudo isso para - no fim da história - nascer a protagonista dos próximos dois livros. Além disso, um dos principais romances criados nesse título foi muito forçado.

Enfim, não rolou dessa vez. A história poderia ser toda condensada ao longo da jornada da tal Escolhida nos próximos livros, ou até por meio de flashbacks e descobertas ao longo dos desafios.

Recomendo esse livro se quiser ficar acompanhando o fim do mundo. Porque é só isso a história desse título, basicamente.

Maria Clara Gonçalves 12/07/2021

O livro aparenta muito a pandemia em que vivemos e nos primeiros capítulos e tudo muito confuso, a leitura agarra um pouco mas logo quando vamos sendo apresentados aos personagens e a verdadeira história fica extremamente interessante. Ver pessoas e pensamentos diferentes, todos tentando sobreviver há algo que não entendem e não conhecem. Muito bom!

VanessaRabaquim 15/07/2021

Não saberia te dizer no que se encaixa esta leitura, realmente não saberia... talvez ficção fantástica... urbano fantástica... romance?? prelúdios de um futuro não tão distante!!!... qualquer um destes!

A primeira coisa que me chamou muita a atenção, foi o início da terceira capítulo, eu fiquei assustada com a similaridade do que vivemos em janeiro e 2021. O livro foi lançado em 2017, mas a similaridade com o que escutamos ser narrado em janeiro de 2021 é assustador.
Outra coisa que me surpreendeu muito neste livro é como a Nora Roberts arranca o personagem do leitor... hahahhaha você se apega a um personagem ... ele morre ou some! Ou é deixado de lado e você é arrebatado por outro personagem... e tudo começa novamente.

A história começa na Escócia com um grupo de homens caçando e se divertindo as vésperas do ano novo... e 3 dias depois o inferno se instala no mundo. Um vírus ou sei lá o que diabos é aquilo ... alguns chamam de maldição, é espalhado pelo mundo e em menos de duas semanas 50% da população mundial sucumbe isso tudo antes da metade do livro.

O vírus é chamado de Catástrofe ou de H5N1-1X e boa parte da história gira em torno de 6 personagens principais, mas pode virar 10 se você quiser ... Sendo muito sincera, este livro é daqueles que faz teu cérebro derreter e escorrer pelas orelhas!!!! É o tipo de livro para você se deixar levar no lugar de tentar entender, se você tentar entender a leitura fica meio surreal e farofada.

Após a catástrofe, existe uma divisão entre, pessoas boas ... pessoas más, incomuns do bem e do mau ... governo e população ... e sobre os incomuns ???? melhor você ler para entender!!! Seria praticamente impossível colocar em palavras uma definição para eles.

O livro te leva para um mundo pós apocalíptico ... e devo dizer que só faltou zumbis ...(inclusive isso é citado pela nossa protagonista Lana ), vemos as pessoas tentando se unir para sobreviver, e outras tentando tirar proveito da situação ( qualquer similaridade com a nossa atual realidade é mera coincidência!!!)

Lá pela metade do livro eu como leitora já me sentia perdida nas histórias, várias idas e vindas no tempo e nos locais físicos. Não foi para todos os personagens que a catástrofe chegou naquele momento... alguns foram citados só depois da catástrofe e isso faz com que o leitor se sinta perdido... e outros passaram pela catástrofe depois de vários já terem sofridos ... mas é só continuar lendo que a escritora vai dando os nós necessários para narrativa ....

Nos vemos em situações desesperadoras, ainda mais por parecer tanto com a nossa realidade COVID-19 as perdas dos personagens se tornam as nossas. Assim como os reencontros emocionantes como o de Bill e Will ou como o de Arlys e Chuck ...

Pode parecer que eu não curti a leitura ... mas na realidade, eu adorei, mas confesso que precisei digerir boa parte dela antes de iniciar o segundo livro.... eu estou curiosa para saber se a Nora Roberts vai conseguir desfazer esta cama de gato que ela montou com estes personagens. E como todas esta Catástrofe vai se resolver!!!

Luise 13/08/2021

Sem palavras ??
É um livro encantador.
Nora roberts é perfeita!

Foi incrivel ver a capacidade dos personagens de se adaptarem à nova realidade, ao modo como nossa querida nora roberts se desdobrou pra mostrar como realmente o ser humano é em frente a catastrofes, o quanto nós somos egoístas mas possuimos um instinto protetor que fala tao alto.

Eu amei.
Mais um favorito, estou em uma onda de sorte esse ano. ??

Naara Gouveia 22/08/2021

Sou suspeita de falar de livros da Nora Roberts. Sou apaixonada pela escrita, pelas histórias...
No começo parece muita a nossa realidade da pandemia, mas depois entra a magia. ?A Catástrofe espalhava seu veneno com extrema rapidez, enquanto as magias, tanto a luz quanto a escuridão, se levantavam para preencher o vazio deixado pela morte?

pam 29/09/2021

LEIAM POR FAVOR SURTEM COMIGOKSJJSSJ
gente esse livro é PERFEITOOOOOO nada sobre ele é ruim, o mundo ta literalmente acabando por uma PANDEMIA e é muito interessante e divertido (ja li os outros da série)

Ariel S 03/10/2021

O desenvolvimento da Nora Roberts não deixa a desejar, você fica preso com a história do começo ao fim.

Sthefanie.Almeida 06/10/2021

Sem palavras!!
O que diabos a Nora Roberts fez comigo??
Esse livro é perfeito.
Do início ao fim, vc não se cansa da história e sempre está acontecendo algo, a história nunca fica parada o que ajuda a terminar o livro tão rápido.

Alex 19/10/2021

Viciante
Terminei o primeiro e já comecei o segundo. A história é muito boa e você quer sempre saber mais e mais.

Wes_silas 22/10/2021

Ano Um: Crônicas da Escolhida
Nesse livro encontramos o início do caos no mundo, um vírus surge e trás a morte de maneira rápida e sem chance de cura, cerca de 3 semanas do surgimento do vírus mais de 2 bilhões de pessoas já morreram.
Conhecemos algumas pessoas, Lana, Max seu namorado, Rachel uma médica, Jonah um paramédico, Arlys uma jornalista, Fredinha sua estagiária, Chuck um hacker e Katie, que se unem com a esperança de reconstruir o que foi quebrado da civilização.
A história é envolvente, te faz querer ler mais e mais, os plot são bem interessantes.
Recomendo com toda certeza a leitura desse livro, com toda certeza é um favorito, espero que a continuação seja tão boa quanto o primeiro!

Pollyanna Reis 28/10/2021

ANO UM
?Quando este mundo acaba, um novo começa.?

Ano Um é o primeiro volume da trilogia ?Crônicas da Escolhida.? Uma distopia de arrepiar o cabelo da nuca, com uma mistura boa de: fantasia, romance, suspense, ficção científica, e muita, mais muita ação e tensão.

A obra é dividida em quatro partes: A Catástrofe, Fuga, sobrevivência e da escuridão à luz. É uma leitura intensa e em vários momentos bem sofrida, um livro de tirar o fôlego.

A escrita da Nora Roberts é fluida e arrebatadora, fazendo o leitor se sentir dentro da catástrofe. Os personagens são bem construídos, cada um com sua própria característica e dilemas, sendo impossível não se apegar à eles.

No mundo pós apocalíptico criado pela autora, vamos conhecer dois lados da moeda: A luz e a escuridão. Seres fantásticos e muita magia, também fazem parte desse cenário magnífico.

Ano Um, fala de temas importantes como: amor, perdas, luta pela sobrevivência, família, solidariedade, amizade, companheirismo e acima de tudo esperança. Mas também fala de egoísmo, medo, destruição, vandalismo, violência e muito ódio. Afinal de contas, estamos falando de uma catástrofe mundial, onde metade da população foi dizimada.

? Quotes:

?Na minha maneira de ver, o maior problema que tivemos, desde o início, foram pessoas que apontavam o dedo, e armas, para os que simplesmente não eram como elas. Devíamos tentar melhorar desta vez.?

Ju 29/10/2021

É o primeiro livro que leio a autora e a experiência foi boa. Esse livro mistura distopia com fantasia, e achei uma aposta bem interessante. Mesmo não tendo zumbis, senti um clima meio The Walking Dead kkkkk... Estou curiosa pela continuação.

Fer 24/11/2021

Meu Deus que livro bom! Recomendo se você é o tipo de pessoa bem curiosa (que nem eu), li esse livro inteiro em menos de dois dias

Gabriela Amador 27/11/2021

A cada vez que pego um livro de Nora Roberts me surpreendo ainda mais. Que livro maravilhoso, enredo maravilho, história maravilhosa. Nora, nem preciso falar pra continuar assim.

Dii 10/03/2024

Confuso, mas bom
Confesso que no inicio do livro achei bem bizarro misturar pandemia com magia. Demorei ate metade do livro pra me acostumar. Era muita informação. Uma pandemia estilo the walking dead sem zumbis ja é muita coisa, ai adicionar vários tipos e variantes de magia... A parte das profecias então.. Mas chegando ao final achei que encaixou. No inicio não conseguia ver para onde ia chegar a historia, não conseguia ver na verdade nem a historia direito kkk, só as consequências da catástrofe. No fim, as coisas se organizaram e deu pra pegar melhor. Acredito que no próximos livro a história seja melhor explicada e desenvolvida e o primeiro foi mais para explicar o novo mundo que eles estavam vivendo