Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

aIfeu 20/04/2023

Redemoinho em dia quente
Uma bela coletânea de contos, todos com protagonismo feminino, com temáticas que fazem parte do nosso cotidiano, e com uma escrita carregada de lirismo e bom humor.
é o tipo de leitura que tu nem vê o tempo passar, de tão imerso que se fica.

Andreia410 18/10/2023

Leitura gostosa
Uma coletanea de contos. Todos com personagens femininas e suas vidas de sonhos, angustias, trabalho, amor.
Contos bem escritos, profundos em sua individualidades. Gostoso de ler.

Ligia.Carvalho 05/11/2022

Mulheres do Cariri
O livro tem como cenário principal o nordeste, mais especificamente o Cariri, e as personagens são mulheres: jovens, idosas, adultas, crianças.
Traz um pouco do perfil de cada uma delas, com suas lutas, dores, abusos e realidade do dia a dia.

Foi mto bom ler enquanto estou visitando a região, pois foi possível indentificar varios pontos!
Alê | @alexandrejjr 14/11/2022minha estante
Caramba! Que legal ter lido esse livro visitando a região. A experiência imersiva deve ter sido bem diferente, Lígia.

NARA DIAS 27/01/2023

Contos sobre Mulheres
-: ¦: Primeiro contato com a escrita da Jarid foi quando participei de um curso no USP escola e mostraram trechos de um livro dela.

-: ¦: Depois disso li seus maravilhosos cordéis das 15 heroínas negras brasileiras, tenho ele aqui em casa.

-: ¦: Esse livro é dividido com histórias de diferentes mulheres: religiosa; lavadeira; amante; ladra; motogirl; quenga; poetisa; negra; tímida; poderosa; vítima; criança; adolescente; idosa…

-: ¦: Ele está dividido em duas partes.

-: ¦: Parte I: Sala das candeias - com 18 contos

-: ¦: Parte II: Espada no coração - com 12 contos

-: ¦: E como são contos, sempre tem aquele que gostamos mais e outros que gostamos menos, bacana a cada conto ficar na expectativa de saber o que sentiremos

-: ¦: Leitura rápida, mas que traz personagens tão diferentes que somos leva a perceber que somos únicos com nossas personalidades e vivências

site: www.instagram.com/quelivrotalendo

victor.victor.victor 15/04/2023

Os contos são bons. Todos são narrados por mulheres, e um dos principais temas é resiliência feminina. A remontagem da cultura muito popular nordestina também é boa. Tem uns contos realistas bem tristes, outros já são esperançosos e alguns usam do sobrenatural.

Favoritos:
NHEM NHEM
GESSO
OS FATOS DOS GATOS
BOCA DO POVO

"Se por um só segundo eu acreditasse, poderia crer que minha missão é teimar. Teimar e insistir, contrariar e contradizer."

Iza 31/01/2023

Achei a escrita da Jarid fascinante! É maravilhosa a forma como ela consegue enquadrar retratos de um cotidiano tão banal em narrativas que provocam reflexões profundas, e é como se alguns contos você estivesse olhando para fotografias. Meu favorito aqui é o ?Telhado quebrado com gente morando dentro?, avassalador e incômodo de um jeito que dificilmente vou esquecer.

gabi.acervodagabii 06/04/2021

leitura leve e gostosa
ô livro leve e gostoso de se ler!
mulheres são protagonistas em todos os contos. alguns são engraçados, cômicos, enquanto outros tem uma pegada mais melancólica, e até mesmo macabra. o estilo de vida dessas mulheres é típico de quem mora no interior, em cidade pequena, e ainda assim há uma diversidade enorme entre as personagens.
há um lirismo fascinante em ?redemoinho em dia quente?. existe magia nos detalhes banais do cotidiano, em aspectos que estão ali presentes e quase sempre passam batidos. são tramas sobre autoestima, relacionamentos amorosos e familiares, fé, identidade. todas belíssimas, sensuais, sentimentais.
os contos são ambientados na região do Cariri, interior do Ceará. o linguajar, o vocabulário, as expressões cearenses enriquecem mais ainda a obra, e de um jeito que faz você ler até com o sotaque da região. os meus favoritos são ?graça?, ?sacola", ?olhos de cacimba", ?mais iluminada que as outras", ?amor com cabeça de oito" e ?voz".
é o típico livro de conforto, daqueles que você lê sem pressa e relutante para terminar.

Isabela 10/11/2021

Sobre ser uma mulher nordestina
Redemoinho em dia quente é o livro de estreia no gênero dos contos da escritora Jarid Arraes.
Cearense, mulher negra, cordelista e poetisa, Jarid retrata em seus contos mulheres brasileiras reais com sofrimentos cotidianos iguais aos que muitas de nós nordestinas lidamos.
Em 30 contos curtinhos, conhecemos mulheres pobres, novas, idosas, bissexuais, transsexuais, heterossexuais com problemas que vão desde a independência financeira até a busca pela autoaceitação. Misturando realismo e fantasia em meio a uma linguagem sensível e poética, a narrativa de Jarid conseguiu me transportar por inteira para dentro de cada história e me fazer respirar cada uma delas.
Apesar de ainda resistir um pouco a livros de contos esse livro me alcançou. Recomendo a leitura!
Adriano.Santos 10/11/2021minha estante
Os contos dela são curtinhos e continuam dentro da gente.

may.reader 30/03/2021

O livro é composto por diversos contos, e logo de entrada já tem um espetacular que ri horrores.
Entre muitos contos bons teve alguns que fiquei meio sem entender, até reli rsrsrs
Meu conto favorito foi um da Segunda parte "Os fatos dos gatos", sombrio e macabro do jeitinho que eu gosto.

thaisdandaro 29/11/2020

ai ?
"Tiago era tão bonito que chega me dava vontade de morrer. Quando eu via Tiago tinha um desespero bem no meu umbigo, um fogo de correr, de rolar no chão, de bater na minha própria cara, de fazer qualquer coisa muito doida, porque eu nunca sabia como guardar o que eu sentia. Parecia que tudo ia explodir ou sair vazando, parecia que ia acontecer que nem quando chovia e a rua inteira ficava parecendo um rio. Parecia que eu queria morrer, mas eu queria ficar viva pra olhar a cara de Tiago."

Jeyza 29/03/2021

Era uma casa com telhado, mas com gente ainda morando dentro
Cada conto é narrado sob a perspectiva de vozes femininas que subvertem a lógica que se espera delas. A cadência e o vocabulário da região do Cariri enriquecem ainda mais a obra acolhendo as contradições humanas, a verdade e a fantasia.

Gaby 24/02/2022

Mulheres com voz
Dividido em 2 partes, os contos de Jarid dão voz à histórias de mulheres fortes de Juazeiro. Com personagens marcantes, as histórias tocam e fazem refletir. A fluidez da escrita é incrível e a leitura acontece sem você perceber, sendo eles bem curtinhos. Outros elementos da escrita também causam nostalgia. Super recomendo!!
Minha 1a leitura com o clube de leitura do LLB, que tenho orgulho em ter sugerido!!

Beto | @beto_anderson 31/08/2021

4 estrelas porque sou bonzinho
Gostei do livro. Tem contos ótimos, outros mais ou menos. Mas o que me incomodou um pouco na leitura foi uma melancolia, para mim, exacerbada, em boa parte dos contos. Mas a escrita da autora é ótima. as temáticas são interessantes. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Eliana 18/02/2022

O primeiro favorito do ano!
Redemoinho em dia quente é uma antologia de contos da autora
Jarid Arraes. Ao todo são trinta contos que explora a diversidade e a pluralidade das mulheres da região do Cariri, no Ceará. Os contos são uma mistura de realismo, fantasia, crítica social e a grandiosidade de narrar o cotidiano público e privado das mulheres.

A autora tem uma narrativa potente com o poder de nos transportar para diversas realidades e sentimentos, assim como os personagens e trazem consigo expressões regionais tornando a leitura muito rica e diversa, encontramos mulheres cis e trans.
A autora construiu os contos com maestria pois mesmo depois que terminamos um determinado conto ele continua martelando na cabeça.

Além disso aborda vários temas pertinentes como violência doméstica, abuso sexual, lgbtfobia, saúde mental. Dentre vários outros assuntos.

Como disse anteriormente alguns dos personagens são reais que carregam sua própria história dentro do seu espaço, é fácil se identificar com algumas dessas mulheres. Por exemplo, em moto de mulher, a protagonista realiza o seu sonho de comprar uma moto e começa então a trabalhar como motogirl.

Infelizmente ainda existe muito preconceito sobre algumas profissões que as mulheres podem exercer. Neste conto a personagem não é levada a sério, como se ela fosse incapaz de exercer a mesma profissão que o homem usufrui.

Poderia citar vários contos que favoritei mas infelizmente o limite de caracteres não permite. Por fim tem contos sobre várias assuntos alguns mais dolorosos que outros, alguns me fizerem rir e outros me causaram revolta e indignação.

Redemoinho em dia quente é uma uma obra importantíssima para a nossa literatura brasileira. Recomendo demais que conheçam a escrita da Jarid Arraes. Ela que é Escritora, cordelista e Poetisa, e autora dos livros Um buraco com meu nome, As lendas de Dandara e Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis.

Ísis 31/07/2021

Sou da região do Cariri e me senti tão representada por esse livro! Que leitura intensa, fluida, muitas vezes engraçada... Adorei a experiência. Já quero ler outros livros da autora!