Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

carolmc_ 23/11/2020

Mulheres e suas várias histórias
Uma reunião de histórias de incríveis mulheres que não se encaixam no padrão

Jaque 30/06/2020

É uma leitura muito agradável. Traz assuntos importantes sobre vivências de preconceito contra a mulher e também tem um teor nostálgico tendo o Ceará como cenário, me fez lembrar de momentos da minha infância. Achei maravilhoso como a autora faz uma narrativa com os dialetos do Ceará, me senti ouvindo as palavras com o sotaque e tudo. Foi uma experiência de leitura muito boa.

Claudinha Belem 15/01/2021

O interior de muitas mulheres do interior.
Livro lindo, bem escrito, apaixonante! Jarid nos descreve com maestria as intempéries da vida de uns ?tipos? lindos de seres humanos.
Daqueles tipos vivos mesmo!
Amei a leitura e me transportei para a minha infância interiorana com os cenários retratados.

Miguel.Angelo 29/12/2020

Jarid passeia pelos locais e símbolos típicos do nordeste brasileiro, especificamente do Ceará. Com muita habilidade, traça narrativas absurdamente possíveis de se encontrar por aí. Leitura leve, mas reflexiva e super cativante!

Rafael Moia 16/02/2022

A literatura regional é literatura brasileira
De cordéis, poesias e contos a Jarid trás toda a sua carga cultural do nordeste nas entrelinhas. Tendo como consequência a exaltação do regionalismo. E isso é ruim!? Não. E você precisa entender que a literatura regional é a literatura brasileira. Com certeza, você vai encontrar na sua cidade uma mulher moto táxi tendo que lidar com o machismo, uma escritora da periferia tentando viver da sua arte, ou uma senhora da terceira idade que sofre de abandono parental. Posso até não ter me interessado por todos os contos, mas isso não tem nada haver com o peso do regionalismo, e sim, com a ausência de ritmo e de impacto de algumas narrativas. #leiamaismulheres

Laís Gonçalves 25/12/2020

Redemoinho em Dia Quente
Nessa antologia de 30 contos, Jarid Arraes demonstra a capacidade de tecer várias narrativas (algumas das quais eu bem que gostaria de ver virarem livros únicos, como Voz e Bordado em Branco) em vários gêneros que misturam a realidade e o fantástico.

Meus favoritos, sem ordem : Voz, Boca do Povo, Até as Nove, As Cores das Fitas, Despedida de Juazeiro do Norte, Gesso, Bordado em Branco, Os Fatos dos Gatos e Graça.

Eu acho que Marrom-Escuro, Marrom-Claro foi um título subaproveitado, talvez esse seja um conto que ficaria melhor em forma de livro único.

José Amorim 02/05/2020

Uma declaração de amor ao sertão do Ceará
Uma obra diversa, que abrange contos tristes, alegres, profundos, pincelados com características peculiares do cearense, seja na linguagem, seja na ambientação, seja nas subjetividades... importante voz da literatura contemporânea...

Dila 06/11/2022

Incrível
O primeiro conto já arrebata, de tão sensacional. Jarid Arraes me surpreendeu com sua escrita sensível, direta, envolvente. Ela traz inúmeras temáticas em seus contos: religiosidade, mulheres, lutas cotidianas. Foi uma leitura muito gostosa, alguns contos foram arrebatadores. Recomendo demais!

Stefânea 07/01/2022

Será que li errado?
sabe aquele livro que todo mundo ama, a crítica garante que é excelente e até a sua vó jura de pé junto que será a melhor coisa que você já leu?

era o que eu esperava dessa leitura, mas não foi bem assim que acabou sendo.

levei 2 meses para dar fim em todos esses conto e (não me entenda mal, o tempo não é problema) senti que não cheguei a lugar nenhum.

raramente em livros de contos todos fazem sentido para nós, alguns sempre são melhores que outros. mas nesse caso, para mim, em momento algum fui tocada.

entendo toda representatividade do livro, a força das mulheres nordestinas retratadas e o impacto que isso tem no todo, porém, não posso agir como se, apenas por isso, minha experiência tivesse sido boa.

no momento, quero passar esse exemplar para frente. colocar ele nas mãos de alguém que talvez aproveite ao máximo e, caso tenha sorte, sentar um dia com ela para conversar e talvez entender se faço ou não uma releitura.

às vezes a leitura também é sobre saber a hora certa, saber esperar até que se encaixe melhor.
Kenia 24/02/2022minha estante
Falou tudo que eu senti nessa leitura! Eu não me conectei e fiquei pensando porque tanta gente enaltece esse livro? Será que eu li errado? Ainda bem que sua resenha me deu um super alívio!!

Susie.Gameleira 30/07/2022

Não tenho o hábito de ler livros com contos. Mas este acabou me trazendo uma leitura leve e bem satisfatório
. Pra passar o tempo e pra quem busca algo leve, vale a leitura.

oiinatalia 07/03/2023

Apareceu como um redemoinho em dia quente
Eu saboreei cada conto deste livro como se fosse a última seriguela do pé. me senti extremamente chique lendo histórias ambientadas na cidade que nasci, Juazeiro do Norte, mesma cidade que Jarid se criou.

foi bom demais imaginar as histórias pelas ruas dos municípios do Cariri, trilhas do Araripe e quintais iguais o de vovó. nunca vou superar o conto "Telhado quebrado com gente morando dentro". favoritei.

Stéfhanie 13/02/2020

Uma viagem
Que felicidade ter conhecido a literatura da Jarid Arraes. Cheia de cores, cheiros, vida, poesia, sensações e sentimentos. Nos fazendo viajar para o Juazeiro do Norte e viver diferentes histórias de diferentes mulheres.

Anacristinanr 26/02/2023

Primeiro livro dessa autora cearense. É um apanhado de contos sempre narrado por mulheres e cada conto é uma história diferente, sobre diferentes situações do cotidiano ou da vida dessas meninas/mulheres.
Eu dou 4 estrelas de 5 porque o livro é bem escrito e os contos possuem muitos detalhes e características realistas algo que eu gosto. E é curto, leitura rápida. Mas tem alguns contos um pouco arrastados no meio de outros muito interessantes e alguns não possuem começo meio e fim, só estão lá. Mas no geral é uma leitura boa que vale a pena!