Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

Léo 05/03/2020

Jarid dá alegria de ler! Ela é jovem e já domina o ofício da escrita. É também prolífica: esse é o terceiro livro, se não contarmos os mais de setenta cordéis! Sua prosa é arejada, tem sonoridade e passeia entre histórias muito únicas. Todos os contos do livros são sobre mulheres do Cariri, e tem de tudo: jovem, idosa, solitária, assombrada, mototaxista, apaixonada, desiludida, homo e hétero. Tem até um espaço para um lindo conto sobre a solidão dos cachorros de quintal. Aguardo com expectativa os próximos livros da autora.

Erica 08/07/2022

Dos 30 contos, seis são muito bons, mas o humor de 'Gesso' e 'Não tem onça na serra' valeram o livro!

Mapa de contos:

1. Sacola ?
2. Cinco mil litros ?
3. Moto de mulher ?
4. Boca do povo
5. Asa no pé
6. Marrom-escuro, marrom-claro ?
7. Mais iluminada que as outras ?
8. Telhado quebrado com gente morando dentro ?
9. Cachorro de quintal ?
10. Bordado em branco ?
11. Amor com cabeça de oito ?
12. Got a flamin? heart, can?t get my fill
13. Viração de tempo ?
14. Gilete para peito ?
15. De melhor qualidade ?
16. Voz ?
17. Até as nove ?
18. As cores das fitas
19. Despedida de Juazeiro do Norte ?
20. Ligar seu fogo lá dentro
21. Gesso ?
22. Nheim nheim ?
23. Santa com a base marcada ?
24. Os fatos dos gatos ?
25. Graça ?
26. Não tem onça na serra ?
27. Beata princesa ?
28. Novo elemento
29. Como é ruim cair num buraco ?
30. Olhos de cacimba ?

Vitor Y. 10/02/2022

Contos de um cantinho esquecido do Brasil
O que mais me chamou a atenção desta reunião de contos foi a criatividade de relatar tantas estórias sem cair na mesmice dentro de em um micro universo tão (teoricamente) restrito que seria o interior do Ceará, Juazeiro do Norte. Embora todas as personagens principais fossem femininos, consegui notar e perceber suas diferentes nuances tanto estilo (alguns na primeira pessoa, outros na terceira) como no ângulo abordado (desde jovens comuns acampando no Mato e jovens trans). Espero conhecer novos trabalhos dessa jovem e corajosa autora.

@lidcomisso 07/11/2020

Voz
Representatividade feminina.
Vozes verossímeis.
Realidade bruta, cruel, singela e forte.
Uma diversidade de contos muito bons.

Milena.Saleh 16/11/2020

Sensibilidade
Que enorme sensibilidade a da autora!!! Livro ótimo, histórias que parece que eu já conhecia, coisas do dia a dia, que dão um quentinho no coração.

Laísa 20/07/2022

Saindo da minha zona de conforto novamente. Livro de contos não é minha praia, mas eu tento.
O livro tem vários contos legais. Identifiquei-me com alguns contos, tive empatia por outros, e não gostei de alguns. O que mais me agradou foi a forma da linguagem que são semelhantes a minha. A autora é do Ceará, e eu sou do Piauí, já passei pelas cidades dos contos e isso ajudou a ter proximidade com os contos e seguir no livro.

luan_dal 19/12/2020

eu senti o impacto lá na minha alma
Como é um livro de contos, não dá pra falar muita coisa sobre a história, mas foi falar o que eu achei.

Eu adorei!! Tem bastante contos, todos curtos e narrados por mulheres. Fala de diversas questões, como preconceito, amor-próprio, violências, morte, solidão, etc.

Mesmo sendo curtos, alguns contos mexeram muito comigo. A escrita é poética, sentimental, crua... A narrativa varia, indo da tradicional a uma mais "bagunçada", onde ação se mistura com fala e com enunciado, e isso é o que difere o livro dos outros.

Na minha opinião, os melhores contos são "Boca do Povo" (um dos mais diferentes na estrutura e mais interessantes), "Bordado em Branco" e "Got a flamin' heart, can't get my fill" (esse eu senti o impacto; pego bem lá no fundo da minha alma) e "As cores das fitas".

Gustavo.Cabral 28/12/2020

Leia. Só leia. Essa resenha e o livro.
Leitura perfeita para qualquer época. Tem romance, drama, comédia, ação, suspense e até terror, tudo isso sem perder as raízes e a representatividade feminina e da região nordestina. Um livro necessário e que diverte enquanto ensina e encanta. Vamos dar mais valor às obras nacionais porque SIM tem muita gente talentosa daqui.

Tânia 17/01/2021

Contos deliciosos de se ler
Se não fosse pelo clube de leitura do qual eu participo eu jamais teria selecionado esse livro na livraria, mas que grata surpresa! Esse livro me pegou pela mão e me levou conto a conto, com um ritmo e um sotaque deliciosos!
Os contos são curtos (de duas a seis páginas cada, em sua maioria), mas contam as histórias de personagens profundas e complexas como se fossem romances completos.
Sempre admirei essa habilidade de, em poucas páginas, contar uma história com início, meio e fim, com passado, presente e futuro, com personagens que a gente sente que conhece pessoalmente, que fazem parte da nossa vida. De dizer muitas coisas sem precisar escrever todas elas. De se fazer entender nas entrelinhas. Esse livro é cheio de contos assim.
Foi um daqueles livros difíceis de largar, porém, entre cada conto, precisei fazer uma pausa para processar o que havia acabado de ler. Recomendadíssimo!

tulio_guilherme 05/07/2021

Não conhecia Jarid Arraes, mas acabei de virar fã. Há muito tempo não devorava um livro com tanto prazer. Li em um único dia.

Durante a leitura a gente ri, fica tenso, triste, com raiva e ri de novo. E se quem lê for do interior do nordeste, as emoções são ainda mais intensas. Em cada conto sempre há um pedacinho pra gente se identificar. Algo que a gente viveu ou viu acontecer. Detalhes do cotidiano de um passado que a gente nem lembrava mais e despertam durante a leitura, trazendo um sentimento de "nostalgia boa".

E ressalto: vale a leitura pra qualquer um, independente da região onde mora. Histórias curtas e simples, porém ricas.

thealvesamanda 09/07/2021

Uma vez vi o Alec, do um bookhalolic, falando que gosta de classificar os livros de sofrido até Conceição Evaristo. E esse livro me fez sentir em alguns contos quase o mesmo que conceição fez, enquanto conceição me fez dilacerada, no sentido mais bruto da palavra, esse livro me fez sentir um misto de sentimento, algumas vezes reflexiva, outras bem reflexivas, enquanto outras, com o coração acalentado, como se acabasse de se abraçada.
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Jarrid e posso dizer sem sombras de dúvidas que amei, que espero ler outros escritos dela em breve, muito em breve.

RayLima 29/08/2021

Eu quero esquecer esse livro só pra poder ler ele todo de novo e sentir tudo que eu senti como se fosse a primeira vez.

afarialima 24/10/2021

Por meio de diversos contos, Jarid nos permite conhecer a história de mulheres diferentes, diversas e complexas que moram no Cariri brasileiro. Religião, sexualidade, poder, amizade, amor, família, violência...tudo está presente nesse lindo livro. Uma leitura muito agradável e instigando, que te faz ter vontade de abraçar e acolher as mulheres da nossa vida

samuca 23/12/2021

A força das mulheres do Cariri
Memorável como o sabor de cajuína, esse livro é um convite para conhecer histórias protagonizadas por mulheres do Cariri. Em cada conto é retratado um acontecimento na vida dessas mulheres, os sonhos, dores, alegrias e tristezas.
Um passeio pela tradição cultural regional marcada pela influência religiosa, a crença popular, os confessos ateus.