Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

Egberto Vital 07/10/2022

Mais uma leitura desse ano e que me veio como indicação de uma ex-aluna. Fiquei pensando: poderia ter lido antes.

A cordelista @jaridarraes estreia no gênero conto com "Redemoinho em dia quente", uma coletâneas de narrativas que se desdobram por meio de um ethos polifônico, há aqui diversas vozes de mulheres que reverberam múltiplas facetas do feminino, mulheres brasileiras, nordestinas, cearenses, mulheres do Cariri, até então invisibilizadas pela literatura nacional, mas que agora se vêm representadas na obra de Arraes.

Jarid é crua, pontual, densa, sintética e crível em sua narrativa, que flerta com o realismo fantástico, dialoga com a fantasia, acerta na literatura de crítica social, desenha caminhos e imagens que narram o cotidiano de mulheres comuns, mas diferentes entre si, de mulheres que se desprendem dos interditos religiosos e patriarcais, que trazem denúncias importantes acerca de violência doméstica e pressupostos estruturais e socio-históricos acerca do que é ser mulher.

As personagens de Jarid Arraes são encadeamento do processo do tornar-se mulher, para além do nascer mulher, aqui a mulher não é o Outro, ela é Um também. Seguimos um percurso de um processo de individuação de todos esses sujeitos em um só, cada uma delas pode ser lida com uma parcela da experiência vicária do ser mulher, e isso a autora faz com segurança e domínio.

Destaque para os contos "Sacola", "Mulher de moto", "Cachorro de Quintal", "Os fatos dos gatos", "Gesso", "Não tem onça na serra" e "Olhos de Cacimba". Indico demais essa leitura. Gostei tanto que já comprei o romance "Corpo Desfeito", também da autora.

#leituras2022 #TBR #tbr2022 #jaridarraes #ler #literaturabrasileira

Francisco152 06/12/2022

Uma das leituras coletivas do ano
Uma ótima indicação do Clube Céu Azul, Confesso que não costumo ler contos, porém essa foi uma leitura fluida e gostosa de se fazer.

Eduarda.Colognesi 30/12/2022

Adorei, o livro e uma delícia, gostoso demais de ler. Gostei da escrita e já tenho meus cordéis favoritos.

Fernanda 06/01/2023

Super bem avaliado, mas EU não amei
Redemoinho em dia quente é um livro composto por 30 contos, todos contados por mulheres, retratando a pluralidade feminina.
Contos não são minha leitura preferida, então minha avaliação já é impactada por isso ?, as histórias não se conectam e eu sinto falta de profundidade na leitura.
A leitura flui, a Jarid é uma ótima escritora, sei que o o livro é super bem avaliado, mas não foi um livro que eu amei.

Ítala Morgana Leite 08/01/2023

Forte e bom!
Esse livro estava na minha lista de "quero ler" a um tempinho, mas depois que li "corpo desfeifo" da mesma autora, fiquei doida pra ler qualquer coisa que ela escrever.
Me identifico muito com tudo, porque é da minha terra. O jeito de falar, os lugares que ela cita, conheço tudo.

Eu amei a leitura, é forte. Um livro feito de amores, dores, empatias e diversidade.
Recomendo muito!

Amanda 30/03/2024

Um livro de contos diversos tendo como cenário o sertão, com seus costumes e sua gente.
Contos divertidos, engraçados, tristes, que abordam temas importantes e atuais.

Adorei a escrita da Jarid, trazendo vários tipos de escritas e narrações.

.ester 06/04/2023

Narrativas femininas com o toque de uma cearense
Redemoinho em dia quente é uma coletânea de contos da autoria de Jarid Arraes, autora nascida e criada no interior do Ceará, Juazeiro do Norte. a cidade de origem de Jarid tem uma forte ligação religiosa, o que faz a autora mencionar muito o tema religião. mas seu diferencial está na maneira como ela conta a história e por quê ela o faz.

na primeira parte do livro, as histórias são mais alegres. seguem uma linha mais esperançosa e feliz do amor, de coragem, determinação ou qualquer outro aspecto feminino que nos traga bons sentimentos, enquanto a segunda parte nos traz um pessimismo muito característico ? deixando o fim de alguns contos a cargo da imaginação do leitor. e ela apresenta diferentes perspectivas e construções femininas, diversas formas de enxergar o mundo por mulheres, mas sempre com o interior de Juazeiro como plano de fundo. alguns contos são relatos que acredito que são autobiográficos.

a Jarid tem uma escrita muito linda. nós começamos a ler um conto e não temos ideia pra onde vai, qual assunto ela vai abordar. pelo menos, essa foi a impressão que tive sem ler a sinopse antes de começar o livro. foi meu primeiro contato com a escrita da autora, e eu amei a experiência. vale muito a pena, se tornou um dos favoritos do ano e da vida!

Ingrid752 17/04/2023

Não gostei muito do livro, achei meio umas histórias sem pé nem cabeça, mas gostei muito da descrição dos cenários, e das expressões cearenses. E gostei demais da ultima história.

paraondealeiturameleva 05/05/2023

Fazia um tempinho que não lia contos e um tempão que estava para ler este livro! Como demorei tanto com ele na estante? Encantada!! Todos os contos são de leitura rápida, objetivos e protagonizados por mulheres, cada uma com suas questões, seus dilemas, seus problemas. Certamente nos remete aquela amiga, aquela vizinha, aquela criatura na família, até nos mesmas. Já quero conhecer outras obras Jarid Arraes

Hadna.Souza 12/03/2024

Ri com respeito da senhora do conto "Sacola" e "Telhado quebrado com gente morando dentro" tem dor e poesia. Esses e os outros contos que, como candeia, ilumina e nos faz conhecer mais do nordeste, mais do Brasil. Achei uma boa leitura.

anna v. 16/02/2024

Grata surpresa
Que grata surpresa descobrir este livro! Comprei o ebook numa promoção, e fui muito feliz. Jarid Arraes é uma narradora muito talentosa, que capta o falar coloquial com perfeição, e constrói contos rápidos e curtos com maestria, desenvolvendo em poucas linhas um cenário que é na verdade um universo completo se formando diante de nossos olhos. Que talento. Vou certamente procurar outros livros da autora.

Thayna 23/06/2023

REDEMOINHO EM DIA QUENTE
Livro de uma leitura super simples e fluida. Embora tenha sentido um pouco de falta de uma unidde que ligasse os contos uns aos outros, eu consegui me conectar com a maioria das personagens.

Destaque para os contos "Marrom-Claro, Marrom-Escuro" e "Gilete para o peito" que me atravessaram diretamente, tanto pelo ritmo da escrita, como pela sentimento que passam.

Uma leitura muito gostosa!

euliteraria_ 04/02/2024

Sensacional ??
?Hoje percebo que se apegar ao seu eu destruído é mais comum do que os outros pensam?.

?Se por um só segundo eu acreditasse, poderia crer, por um só segundo, que minha missão é teimar. Teimar de todas as formas possíveis, dentro de todas as variedades, teimar e insistir, contrariar e contradizer.?

Uma série de contos sobre mulheres brasileiras.
De suas infâncias a velhice, desafiam os padrões e as expectativas.

Cada personagem tem sua própria voz e sua história. Como elas lidam com as dificuldades de um machismo prepotente em nossa sociedade e também a sua religiosidade, a sua lucidez a sua loucura, ao seu pertencer ao mundo, e a mudança de perspectiva de se encaixar em meios aos outros.
Tem histórias de amor e desamor, histórias que mostram aquela que todos no bairro chamam de ?a doida?, histórias com cachorros e gatinhos. Há, ainda, histórias em que a gente não sabe se são fantasia ou realidade. Ou seja, tem contos para todos os gostos.

Confesso que cada conto eu fiquei super vidrada e animada, como se tivesse sentada com elas em uma roda ouvindo sobre suas vidas e suas fugas.

Todos os contos se passam no Ceará, especificamente na região de Cariri. Uma sensação que parece que todas as histórias daquelas mulheres se completam, parece que estamos conhecendo cada cantinho daquele lugar!

Foi um leitura maravilhosa! Recomendo muito, por ser um livro curto, faz com que a gente deixe a ressaca literária pra trás. E até se não tiver numa resseca literária! LEIA!!! Vamos sempre valorizar a escrita nacional ?

DéboraMP 08/07/2023

Redemoinho em dia quente
Este é um livro que reúne contos sobre diversos temas, mas em todos eles encontramos protagonismo feminino e regionalismos do Ceará.

Os contos misturam realismo, fantasia, crítica social e narram o cotidiano público e privado das mulheres.

O livro está dividido em duas partes e gostei mais dos contos da primeira parte. São vários destaques.
Alguns me emocionaram, provocaram reflexões. Um em específico me fez rir, o conto chamado: "Não tem onça na serra".

Adoro o modo como a autora consegue abordar temas sérios, de grande impacto, de forma tão simples, como seus textos, apesar de breves, tem tamanha profundidade. E ela não escreve sempre com um padrão: mesmo em se tratando de contos, ela consegue imprimir estilos diferentes, mostrando o quanto ela domina a arte da escrita e o quanto ela é maravilhosa.

Esta foi a segunda leitura que fiz desta autora e tenho mais um livro aqui em casa pra ler. Amei a primeira leitura que fiz - Corpo desfeito - e gostei muito dessa também. Arrisco dizer que encontrei mais uma autora nacional pra chamar de favorita!

Pedro Matias 20/07/2023

Técnica ótima
Bons contos com uma excelente técnica. Todos com vozes narrativas femininas. Uma leitura rápida e boa.