Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

Pedro Matias 20/07/2023

Técnica ótima
Bons contos com uma excelente técnica. Todos com vozes narrativas femininas. Uma leitura rápida e boa.

It's Gi (Taylor's version) 27/05/2024

Contos reflexivos
Um dos pontos mais fortes desse livro, na minha opinião, é que a autora consegue discutir questões difíceis e importantes em contos muito pequenos.
Gostei mais de uns que outros, mas manteve um equilíbrio.
Recomendo.

FellipeFFCardoso 07/09/2023

Eu fui um criança no interior de Goiás e me lembro muito bem de cheiros, vozes, situações que, de certa forma, são muito universais entre nós, os brasileiros. Talvez seja esse o fio identitário o que nos alinhava a todos: nós, tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão comungados de algo que nos marca como povo. O livro da Jarid é sobre esse fio, essa linha invisível que está no Cariri, em Goianésia, em Catas Altas, em Matosinhos, qualquer cidade desse imenso lugar que chamamos de país. São contos narrados com voz de alpendre, com cheiro de café, com vento quente no rosto, um passarinho ou outro chilreando ao longe, casco de cavalo batendo no asfalto, criança correndo na rua. É tudo tão próximo, ainda que em seu devido lugar, que cada conto parece criar uma biografia não de nós mesmos em nossa individualidade, mas desse lugar brasileiro feito palco onde, mesmo sem grandiloquências, brilhamos todos. Meus contos favoritos são: Boca do Povo; Marrom-escuto, Marrom-claro; Telhado quebrado com gente morando dentro; Gesso: e Olhos de Cacimba. Um livro para todos e por todos. Excelente.

Marcos Junior 13/09/2023

Da para ler o livro bem rápido. Os contos são curtinhos, não achei todos tão legais, mas os que gostei, gostei de verdade.

Mavi 27/09/2023

Recomendo!!
Eu gostei bastante do livro. A obra aborda vários contos com diferentes narrativas e acho que a parte que mais me chamou a atenção foi como era fácil se ver em alguns dos contos por se tratarem de coisas cotidianas da nossa cultura. É um livro rápido de ler e com uma escrita gostosa. Fiquei feliz pela leitura e bem marcada pelo conto "cinco mil litros", o segundo conto e o melhor pra mim pessoalmente falando. Estou feliz por estar tendo mais contato com obras brasileiras e pretendo ler mais da autora.

Aline 07/10/2023

Atual e muito bem escrito!
Neste livro, Jarid Arraes traz diversos contos, todos com personagens femininas, que retratam não apenas a vida das mulheres cearenses, mas um pouco da vida de todas nós. Os textos que compõem o livro tratam de temáticas atuais, como violência doméstica e transexualidade, e o trabalho com a linguagem realizado por Jarid é apenas excepcional. São textos muito poéticos, que trabalham com a polissemia, a poesia e a complexidade das palavras.

Júlia Silveira 25/11/2023

INCRÍVEL!!
Eu já havia lidos "Corpo desfeito" e "Um buraco com meu nome", passando a amar a escrita de Jarid, mas essa obra foi uma arrebatamento de sentimentos e emoções em cada momento.
Simples incrível e maravilhoso!! ??

Lari 19/06/2021

Excelente
Este livro contém contos que se ambientam no Cariri (mas poderiam se situar em qualquer outro lugar do pais). Consegui imergir em quase todas as histórias, como se eu tivesse ali vendo e sentindo também. Não há correlação entre as histórias.
Os contos são diversos e tem seu foco no ser humano, na sociedade, nos costumes, nos credos, nos preconceitos... alguns me tiraram risadas e outros foram mais macabros.
Escrita muito boa, nada maçante.
Um ótimo livro.

Luana 03/09/2021

Uma leitura apaixonante
A cada novo livro fico ainda mais apaixonada pela literatura de Jarid Arraes. Redemoinho em dia quente é uma apaixonante e instigando coleção de histórias de mulheres, contos de pedaços de vidas e pedaços de histórias, cada uma com uma particularidade, mas todas com aquela sensação de que ficamos amigas, ao final de cada história. É fantástica a maneira com Jarid Arraes consegue retratar todas essas mulheres, contar suas histórias e, por que não, também um pouco da história do Cariri e do Ceará.

arqueofarias 11/06/2024

Uma coletânea de contos discorrendo sobre a realidade, o interior, o sertão, a vida, aspectos do cotidiano bem interessantes. Temas e palavras regionais me pegaram muito, pois me sinto em casa e reconhecendo cada ditado.

Gostei de alguns, mas há outros que não me agradaram tanto. Acontece?
Quero ler mais da autora.

João Marcos 28/05/2023

Mas também somos muito mais!
A minha dificuldade em retornar ao hábito da leitura continua resistente, mas Redemoinho em Dia Quente foi um gostoso presente. A proximidade da narrativa dos contos e a leveza de um estímulo sem cobrança foram um conforto.

A linguagem fluida utilizada pela autora Jarid Arraes nos contos me deixou muito próximo e confortável. Gostei de ver tantas histórias construídas dentro do livro e o quão inesperadas elas poderiam ser. Me peguei por muitas vezes querendo mais, querendo mais daquelas personagens. Pude rir, refletir, me emocionar, as vezes tudo ao mesmo tempo.

Quero registrar que meus três contos favoritos foram ?Amor com cabeça de oito?, ?Gotta a flamin? heart, can?t get my fill? e ?Gilete para peito?.

Monique 28/06/2023

Um prazer te conhecer Jarid
Eu raramente leio livros de contos, apesar de gostar o romance me cativa mais. No entanto, como esse ano ainda estou com uma concentração muito vacilante, os contos estão ajudando bastante a manter o hábito.

Eu amei Redemoinho em dia Quente tanto que fiquei "economizando" a leitura quando foram chegando às últimas 30 páginas, todas as protagonistas dos contos são mulheres, e eles passeiam por diversas realidades, temas e idades.

Foi uma leitura agradável, às vezes eu lia vários contos no mesmo dia e outras vezes eu lia um quando esse era muito denso.

Recomendo muito ?

@limasamara__ 21/07/2023

Leitura de uma conterrânea escritora Cearense
Os contos se passam na região do Cariri, Ceará. Abordando sobre figuras femininas, com o sotaque cearense que é bom de ler por ser algo que aborda algo do que é vivido. Além de ser cordelista.

Bruna Eloy 13/09/2023

Got a flamin? heart, can?t get my fill
Simplesmente contos incríveis, sensíveis, tocantes e com uma escrita extremamente fluida, brasileira, sensacional!

Tiveram contos que me tocaram mais e me despertaram uma atenção maior talvez pela identificação.