Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

Nelissa 13/02/2020

Incrível!
Jarid é única em sua escrita! Entrou na lista dos preferidos pra vida toda.

Ana Karolê || @anakaroline_gc 28/02/2023

Os contos da cordelista Jarid
Que presente esse livro!
Que histórias.

Sempre achei impactante quem consegue em pouquissimas paginas dar socos no estomago, tapas na cara ou carinhos e aconchegos.
Contos é pra quem sabe usar as palavras a seu favor.

De fato, ha contos aqui em duas páginas e igualmente importantes quanto os de cinco, seis.
Sou fã de Jarid. Ja li seus cordeis. E agora, conheço seus contos.

Boca do povo é um conto enigmatico até na forma que se apresenta nas paginas.
Marrom-claro, marrom-escuro deixa um amargo na boca.
Telhado quebrado com gente dentro me destruiu de uma maneira que nao sei explicar.
Amor com cabeça de oito foi fofo e divertido até ser adulto demais no seu fim.

Enfim, em todos esses contos (e sao muitos mesmo que em 128 paginas) eu senti algo. Senti e senti de novo. Virei a pagina e senti mais uma vez.

E afirmo: continuo fã de Jarid. A cordelista e a contista também.

#DLL23: Escrito por autora americana (Brasil)

eduarda2470 17/05/2020

...
Esse livro e Olhos D'água da Conceição Evaristo, são meus livros favoritos de contos. São coisas tristes que precisam ser lidas, porque elas não vão deixar de existir só por serem ignoradas. O conto da Juliana me emocionou muito, sei como é ser uma casa de telhado quebrado com gente morando dentro.

Julia5048 19/10/2022

me deu depressão, adorei
O livro é de contos, um gênero que eu amo- nada melhor que histórias que duram só minutos para serem lidas mas que trazem uma mensagem legal. Se você está procurando um livro fofo, com final feliz e coisas bonitas, corre desse livro. ele é um chute de realidade na cara de qualquer ser humano, mas não deixa de ser incrível. não tem final feliz, ou as vezes nem final, pq a vida é assim. adorei

Eduarda 15/01/2023

2/2023
Definitivamente contos não são minha leitura preferida, mas gostei muito da leitura do Redemoinho em dia quente.

Achei a leitura fluída, com um linguajar fácil e bonito. Muito bem escrito.

Meu conto preferido foi "Gesso".

Fiquei com vontade de ler mais da Jarid.

Cibele 11/05/2020

Veia regional
Com um veia bem regional, os contos trazem histórias caricatas, surpreendentes, engraçadas, etc.

tomperadinha 03/02/2022

lindo, sensível e cheio de brasilidades em cada detalhe. como é lindo ver o brasil pelas suas raízes, pelos olhos de quem o vive do jeito mais profundo. tem uns 2 contos mais fracos, mas é como uma fênix. esse livro tem altos e baixos encantadores.

Adriano.Santos 14/01/2021

Lugar
Quase uma década no Ceará deram um tempero a mais para aproveitar mais da criação dessa escritora e cordelista, em alguns contos finais senti uma forte influência da Clarice, como se a voz da ucraniana estivesse ressoando na juazeirense.

Geovanna ;) 12/06/2020

Como mulher caririense ler esse livro me remeteu a inúmeras memórias, memórias essas que nunca havia tido contato em forma de literatura. Foi uma bela experiência, como eu disse ao recomendar ele para minhas amigas, ele remexeu com todas as minhas estruturas já em suas primeiras páginas.

Recomendo muito, como livro sensível, poético e de muitas belezas, sem deixar de apontar para as inúmeras injustiças que marcam as vivências dessa região, sendo elas humanas e também não humanas.

Lusia.Nicolino 08/06/2023

Estonteante! Necessário, muito necessário!
Conhecida por seus cordéis, Jarid estreia no gênero contos com Redemoinho em dia quente. Histórias de mulheres brasileiras, mulheres nordestinas, tão diferentes e tão iguais! Elas não se encaixam em padrões, elas não atendem a expectativas, elas desafiam o dia a dia enfrentando a vida com o que têm de melhor: sua essência, sua esperança, sua boa vontade, seu humor e, claro, todas as dificuldades contidas nesse pacote que é ser mulher. Você vai descobrir o que acontece com a moça que resolve ser mototáxi, com a senhora católica que acaba com uma sacola de comprimidos suspeitos, experimenta e encontra padre Cícero em sua “viagem” e vai conhecer Juliana. Ah, Juliana... Com certeza estará entre minhas leituras preferidas de 2023. Sensível, envolvente, alguns contos nos emocionam de tal forma que, ou quer esquecer para não sofrer mais, como em Cachorro de quintal ou quer uma continuação para saber mais sobre aquela história como em Telhado quebrado com gente morando dentro. Não sei qual deles me impactou mais, não saí ilesa dessa leitura. Uma mistura de realismo, crítica social e até mesmo fantasia – cada conto um mergulho, difícil voltar à tona para respirar, mas necessário. Muito necessário!

Sally.Rosalin 17/07/2021

Redemoinho em dia quente
A escritora, poetisa, cordelista nasceu em 1991 em Juazeiro do Norte (CE) e atualmente mora em SP. Livro escolhido pelo grupo de leitura Leitores Anônimos (junho/2021) revela mulheres em situações cotidianas, o que por si só, traz uma identificação em alguns dos relatos apresentados. Mesmo não sendo baseado em personagens reais, temos narrativas realistas, fantasiosas, psicológicas e também críticas sociais.

O primeiro conto, da dona Francisca, devota a Padim Ciço, é a abertura que faz você continuar ou largar pelo seu desfecho inesperado. Já em Cinco Mil Litros, situações entre uma mãe e uma filha com a necessidade pautando a ação e o destino de ambas. Já em Moto de Mulher, eis que me vi! Para não tornar cansativo, o que mais me comoveu foi Telhado quebrado com gente morando dentro e o que não traguei de jeito nenhum foi Novo Elemento, tipo, sem sentido, pra mim, obviamente.

Mesmo sendo sobre um Cariri urbanizado, muito do que foi descrito é comparavél com o cotidiano de mulheres da Capital Federal, talvez por essa aproximação cultural que tanto temos e amamos com o Nordeste. Temas debatidos atualmente e que eram tabu até então, é apresentado o que abre brechas para o debate. Indico!

@andressamreis 07/07/2020

Grata surpresa!
Redemoinho em dia quente - Jarid Arraes

Que grata surpresa! Tão gostoso saber que há literatura de primeiro nível sendo produzida no Brasil.

Adoro contos e esta coletânea da escritora cearense é de encher os olhos, o coração, a alma, a indignação e a reflexão.

Pelos contos desfilam mulheres de todos os tipos, de todas as classes sociais, de todas as idades; do cômico, ao trágico, passando pelo mágico.

É uma escrita frenética, que nos faz envolver pelos personagens nas primeiras linhas de cada conto, em poucas páginas Jarid é capaz de criar uma ambientação, um contexto, uma problemática e desfecho cativantes e verossímeis.

Destaco "Cinco mil litros", e a questão do determinismo miserável; os tristes "Voz" e "Cachorro de Quintal", os engraçados "Os fatos dos gatos" e "Não tem onça na serra", o poético "Despedida de Juazeiro do Norte" e o comovente "Olhos de Cacimba".

Se você quer voltar a ler e não sabe por onde começar, fica aqui a dica de um ótimo livro, super atual, cativante e dinâmico.

Lili 30/03/2023

Sempre me sinto em casa ao ler escritores cearenses, que falam o meu idioma e se deparar com nosso "dialeto" é delicioso. É como se fosse um código e que só a gente conhece.