Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

DéboraMP 08/07/2023

Redemoinho em dia quente
Este é um livro que reúne contos sobre diversos temas, mas em todos eles encontramos protagonismo feminino e regionalismos do Ceará.

Os contos misturam realismo, fantasia, crítica social e narram o cotidiano público e privado das mulheres.

O livro está dividido em duas partes e gostei mais dos contos da primeira parte. São vários destaques.
Alguns me emocionaram, provocaram reflexões. Um em específico me fez rir, o conto chamado: "Não tem onça na serra".

Adoro o modo como a autora consegue abordar temas sérios, de grande impacto, de forma tão simples, como seus textos, apesar de breves, tem tamanha profundidade. E ela não escreve sempre com um padrão: mesmo em se tratando de contos, ela consegue imprimir estilos diferentes, mostrando o quanto ela domina a arte da escrita e o quanto ela é maravilhosa.

Esta foi a segunda leitura que fiz desta autora e tenho mais um livro aqui em casa pra ler. Amei a primeira leitura que fiz - Corpo desfeito - e gostei muito dessa também. Arrisco dizer que encontrei mais uma autora nacional pra chamar de favorita!

fev 04/07/2023

Estou surpreso por não ter gostado da maioria dos contos desse livro. A maioria das histórias não foram interessantes ou instigantes. Diferente da minha experiência de leitura de Corpo desfeito, o romance da mesma autora, que eu curti bastante.

Monique 28/06/2023

Um prazer te conhecer Jarid
Eu raramente leio livros de contos, apesar de gostar o romance me cativa mais. No entanto, como esse ano ainda estou com uma concentração muito vacilante, os contos estão ajudando bastante a manter o hábito.

Eu amei Redemoinho em dia Quente tanto que fiquei "economizando" a leitura quando foram chegando às últimas 30 páginas, todas as protagonistas dos contos são mulheres, e eles passeiam por diversas realidades, temas e idades.

Foi uma leitura agradável, às vezes eu lia vários contos no mesmo dia e outras vezes eu lia um quando esse era muito denso.

Recomendo muito ?

Thayna 23/06/2023

REDEMOINHO EM DIA QUENTE
Livro de uma leitura super simples e fluida. Embora tenha sentido um pouco de falta de uma unidde que ligasse os contos uns aos outros, eu consegui me conectar com a maioria das personagens.

Destaque para os contos "Marrom-Claro, Marrom-Escuro" e "Gilete para o peito" que me atravessaram diretamente, tanto pelo ritmo da escrita, como pela sentimento que passam.

Uma leitura muito gostosa!

Maria 22/06/2023

Atravessador
Jarid Arraes atravessa tudo quando nos entrega redemoinho em dia quente. O livro é forte, por muitas vezes pesado, arrebatador, poético e mais outros milhões de adjetivos que existem na língua portuguesa. É coisa linda de se ver e de se ler. Uma obra sensacional de uma mulher nordestina pra ninguém botar defeito!
fariaxt 22/06/2023minha estante
?????

hanny.saraiva 20/06/2023

Para devorar em dias quentes e frios
A escrita de Jarid Arraes foi a surpresa desse semestre. Com uma narrativa, além de poética e singular, mas também arrebatadora, ela nos transfere para personagens e situações que dialogam terna e loucamente com qualquer periferia brasileira, apesar de se localizar em terreno cearense, e nos coloca pontualmente em espaços onde as mulheres são protagonistas de suas histórias, numa sua escrita fluida e viciante.

Daniele Freitas Pacheco 17/06/2023

Todos os contos desse livro tem como plano de fundo Cariri ou Juazeiro, muito interessante os aspectos culturais, geográficos e históricos dessas regiões trazidos pela autora. Há muita diversidade na construção dos personagens, que em geral passam dificuldades. A autora abusa de uma escrita poética na construção de seus contos, isso os torna reflexivos e tocantes.

Lusia.Nicolino 08/06/2023

Estonteante! Necessário, muito necessário!
Conhecida por seus cordéis, Jarid estreia no gênero contos com Redemoinho em dia quente. Histórias de mulheres brasileiras, mulheres nordestinas, tão diferentes e tão iguais! Elas não se encaixam em padrões, elas não atendem a expectativas, elas desafiam o dia a dia enfrentando a vida com o que têm de melhor: sua essência, sua esperança, sua boa vontade, seu humor e, claro, todas as dificuldades contidas nesse pacote que é ser mulher. Você vai descobrir o que acontece com a moça que resolve ser mototáxi, com a senhora católica que acaba com uma sacola de comprimidos suspeitos, experimenta e encontra padre Cícero em sua “viagem” e vai conhecer Juliana. Ah, Juliana... Com certeza estará entre minhas leituras preferidas de 2023. Sensível, envolvente, alguns contos nos emocionam de tal forma que, ou quer esquecer para não sofrer mais, como em Cachorro de quintal ou quer uma continuação para saber mais sobre aquela história como em Telhado quebrado com gente morando dentro. Não sei qual deles me impactou mais, não saí ilesa dessa leitura. Uma mistura de realismo, crítica social e até mesmo fantasia – cada conto um mergulho, difícil voltar à tona para respirar, mas necessário. Muito necessário!

Ligia 06/06/2023

Lá do meu Ceará
Livro de contos com temática bem variada, ambientada na região do CRAJUBA, par quem não conhece a palavra, Crato, Juazeiro e Barbalha. Um interior que cresceu !
Numa escrita leve e rápida a autora nos leva a profundas reflexões sobre a vida.
Amei demais cada conto

João Marcos 28/05/2023

Mas também somos muito mais!
A minha dificuldade em retornar ao hábito da leitura continua resistente, mas Redemoinho em Dia Quente foi um gostoso presente. A proximidade da narrativa dos contos e a leveza de um estímulo sem cobrança foram um conforto.

A linguagem fluida utilizada pela autora Jarid Arraes nos contos me deixou muito próximo e confortável. Gostei de ver tantas histórias construídas dentro do livro e o quão inesperadas elas poderiam ser. Me peguei por muitas vezes querendo mais, querendo mais daquelas personagens. Pude rir, refletir, me emocionar, as vezes tudo ao mesmo tempo.

Quero registrar que meus três contos favoritos foram ?Amor com cabeça de oito?, ?Gotta a flamin? heart, can?t get my fill? e ?Gilete para peito?.

Mika 10/05/2023

Reflexões de tirar lágrimas da alma
De modo geral, a escrita de Jarid é bem construída e fluida, intercalando contos com narrações em 1° pessoa e 3° pessoa. Também há a presença de muitas metáforas e ironia nas palavras da autora, trazendo um ar mais leve em meio aos temas tratados nos contos.
Vale destacar que cada história neste livro apresenta mulheres em idades variadas, com profissões diferentes e cotidianos totalmente únicos, incrementando a diversidade no texto. Além disso, sua escrita é voltada especificamente para o psicológico e os pensamentos das personagens, construindo-as através de seus desejos, medos, memórias de um passado próximo ou distante, ou também no presente, nos interesses e na visão de mundo, tornam-as tão humanas e complexas em pouquíssimas páginas.
O diferencial em quase todos os contos, exceto ?Marrom-Escuro, Marrom-Claro?, é a ausência de adjetivos explícitos sobre a etnia e demais características específicas das personagens, como feição do rosto e medidas corporais. Abrindo a possibilidade do leitor imaginar, de forma levemente guiada, o perfil do protagonista naquela história.
Voltando-se para os assuntos transmitidos, Jarid busca exemplificar e abordar diversos problemas sociais presente no Brasil atual, como machismo e violência doméstica, no conto ?Gesso?, racismo, em ?Marrom-Escuro, Marrom-Claro?, homofobia, em ?Gilete para Peito?, solidão, abandono, pobreza, que inclusive está presente em praticamente todo livro, depressão, desejo cinerário, dentre outros.
Vale ressaltar que a religião está bastante presente no livro, seja na construção da personagem, relatando sua crença e visão de mundo, ou através do local onde acontece a história, como a igreja, construindo e contextualizando a mensagem que a autora quer passar ao leitor. Como os contos: ?Gesso? e ?Santa com Base Marcada?.

paraondealeiturameleva 05/05/2023

Fazia um tempinho que não lia contos e um tempão que estava para ler este livro! Como demorei tanto com ele na estante? Encantada!! Todos os contos são de leitura rápida, objetivos e protagonizados por mulheres, cada uma com suas questões, seus dilemas, seus problemas. Certamente nos remete aquela amiga, aquela vizinha, aquela criatura na família, até nos mesmas. Já quero conhecer outras obras Jarid Arraes

aIfeu 20/04/2023

Redemoinho em dia quente
Uma bela coletânea de contos, todos com protagonismo feminino, com temáticas que fazem parte do nosso cotidiano, e com uma escrita carregada de lirismo e bom humor.
é o tipo de leitura que tu nem vê o tempo passar, de tão imerso que se fica.

Ingrid752 17/04/2023

Não gostei muito do livro, achei meio umas histórias sem pé nem cabeça, mas gostei muito da descrição dos cenários, e das expressões cearenses. E gostei demais da ultima história.