E se fosse a gente?

E se fosse a gente? Becky Albertalli
Adam Silvera

Resenhas - E se fosse a gente?

Karen | @encontradanoslivros 20/10/2020

Divertido como áudio de amigo apaixonado
"E se fosse a gente?" conta a história de Ben e Arthur, dois garotos em Nova York que se esbarram em uma agência de correios. Arthur está estagiando na empresa que sua mãe trabalha, tentando digerir que Nova York não é como mostrada nos musicais; Ben está passando por um término, e tudo que quer é mandar as coisas do ex embora pelo correio. Para Arthur isso só pode ser o destino juntando os dois. Para Ben o destino é apenas um bocó que não sabe o que faz, e vai embora sem deixar rastros.

Claro que Arthur não ia desistir de achar o garoto dos correios.

Todo o modo como é narrado os dois tentando se achar em Nova York novamente, seus primeiros encontros e todas as questões passadas que eles precisam resolver é inacreditávelmente divertido e confortável. É quase como escutar um áudio de um amigo contando sobre aquela pessoa que ele gosta. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos e reais, a leitura te permite se envolver e cativar com ambos, seus amigos, famílias e as coisas que o cercam.

Eu ri tanto com esse livro, além de ter vários daqueles momentos de soltar um pequeno gritinho quando algo muito bom acontecia, ou ter que fechar o livro para processar o acontecimento. Até me fazer chorar esse livro fez. Eu poderia facilmente ler 700 páginas de Arthur e Ben se apaixonando.

P.s: Essa resenha também está no meu ig @encontradanoslivros

ANDER CELES 19/07/2022

Uma história bem leve, fofa em muitas partes
Ainda bem que saiu essa versão com capa nova, porque a primeira vez que lançaram aqui no Brasil a capa era bem feia hehe. Sei que tem as questões de direitos autorais das capas originais, mas realmente prefiro as artes originais.

Vamos lá, pra história. Já tinha lido algumas opiniões negativas sobre o livro que me deixaram um pouco cabreiro. Mas como gosto muito do Adam Silvera e tbm da escrita da Becky, resolvi dar uma chance.

Gostei da história. Gostei dos personagens. Gostei principalmente das partes do Arthur, acho um personagem mais vivo, mais real, com mais emoções. Eu gostei dos conflitos da história, principalmente levando em consideração a idade e inexperiência dos personagens, principalmente do Arthur.

Mas o livro cai no mesmo erro de outros livros de romance, quando começa a usar muito os personagens secundários, tirando um pouco do protagonismo dos principais. Isso começa a acontecer mais pro final do livro. Acho que ele começa a perder o ritmo tão interessante que tinha nos seus dois primeiros terços.

Mas eu me diverti bastante lendo. Li muito rápido, dois dias, mas é um livro que dá pra ler em um dia tranquilamente. E como estava vindo de uma constância de livros difíceis de ler, esse caiu como um balsamo.

Bruno 26/12/2021

um livro pra distrair
amo o Adam Silvera e li esse livro basicamente por causa dele, já tendo lido todos os outros livros do autor. dessa vez, senti que faltou um pouquinho.

o livro é divertido e entrega o que promete: um romance adolescente. o que me incomodou foi a falta de profundidade em algumas partes. com a quantidade de páginas que o livro tem, dava pra desenvolver um pouco mais ou protagonista e principalmente a relação deles com seus pais, que faltou um pouco. os personagens secundários são os mais legais e os que seguram o livro até o fim.

alguns dos conflitos não fizeram muito sentido com a construção dos personagens, já que era só ter, tipo, sentado e batido um papo sabe? kkkkkkkkk

o final, por outro lado, me agradou muito. foi bem real e muito maduro, um fim de verdade pra esse romance de verão.

Vinicius.Novo 05/02/2021

E se ainda não tivermos visto o melhor de nós dois juntos?
Ai o que falar desse livro que foi uma série de altos e baixos gigantesca que já estava começando a me agoniar (pois pelo amor de deus esses meninos não podem ter um semana de paz hihihi).
Adorei a forma como a história foi contada por Ben e Arthur, adorei a relação deles com amigos e familiares (famílias de LGBTs que são compreensíveis e amorosas sempre aquecem meu coração).
Mas tive um pouco de dificuldade para mergulhar na história, não seguiu o mesmo padrão de emoção que tenho por livros com essa temática.
O final eu não gostei tanto, achei interessante ver a vida dos personagens mais de um ano depois dos acontecimentos principais, mas depois de tudo que aconteceu, poderiam ter feito mais uma coisa super aleatória. Queria ter minhas expectativas por finais clichês e melosos atendidas hehehe. Apesar de que a frase final me deu um pouco de esperança.
Enfim, apesar de tudo foi uma história gostosinha de se ler.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 24/01/2020

Quentinho no coração ?
Fofo demais... Mas, acho o arthur um pouco babaca as vezes....

Notas da Leitora 15/03/2021

Legal...
... com escolhas diferenciadas dos romances padrão, o que é interessante. Mas, mesmo com um começo emocionante, não deu para me apegar 100% aos personagens. Em todo caso, foi uma leitura divertida.

Camilla.HipAlito 13/06/2022

CARACA
Senhor que livro
Depois que li ?os dois morrem no final ? pensei que nunca iria gostar mais de um livro na minha vida kkkk
Mas esse livro definitivamente vai pra minha lista de favoritos
A história super desenvolvida , que te prende do começo ao fim, mas tenho q dizer que do meio pro final É MUITO MAIS RÁPIDO do que o começo.
Enfim
Meu livro favorito .
Alison.Kauan 13/06/2022minha estante
até hoje espero pela continuação ???

Camilla.HipAlito 13/06/2022minha estante
Comprei a minha no primeiro dia da pré venda

Alison.Kauan 13/06/2022minha estante
AAAAAAAAAAA, eu não sabia que já tinha sido publicado. acabei de ir atrás kkkkk, obrigado

rrebeccaa 31/05/2020

A história é ótimo, o jeito de escrever dos escritores, o desenrolar da história e tudo mas o final...eu esperava um pouco mais dele.

Vitor 15/04/2021

O início é um pouco cansativo simplesmente pq achava o Arthur insuportável, mas precisei entender que ambos são adolecentes e que só tempo e a vivência entre os dois iriam fazê-los amadurecerem... E foi exatamente o que aconteceu, amadureceram e lidaram muito bem com o que a vida impõe a gente. Fiquei muito emocionado em alguns momentos e levarei o ben no meu coração. (O final não é clichê).

Bia 11/08/2020

AMOR DE CINEMA NA VIDA REAL
Eu já amava a Becky Albertalli. A escrita e os personagens dela são simplesmente perfeitos! Sério, como alguém pode fazer uma pessoa se encantar com tantos personagens?! O Adam Silvera eu conheci agora, mas preciso dizer que tem uma escrita muito envolvente. Você consegue perceber quem dá voz a cada personagem durante o livro, mas a história casa tão bem e é tão consistente que você nem se lembra que são duas pessoas diferentes que escreveram. O livro é incrível! Super recomendado!

site: https://bit.ly/pdl-esefosseagente

junirou 19/02/2023

Dei muitas risadas.
? Eu gostei muito da relação dos dois e de como a Becky o Adam souberam fazer um relacionamento bonito, mas que claramente não estava no momento certo e na hora certa.
Eu gostei livro, mas o excesso de referência, e de páginas me incomodou bastante durante a leitura.O livro não é tão fluído, por causa da mistura de narrativas, e com 352 páginas ficou ainda mais complicado de ler, pra mim.
O Adam e a Becky souberam fazer um final agridoce, e com um gostinho de quero mais! Outra coisa legal é que, é um livro muito divertido e engraçado eu dei risadas em muitas partes, isso é o que acontece com você mistura o humor ácido do Adam, e o humor leve da Becky!
Enfim; gostei, mas não amei. ??

Ycaro Santana 06/06/2020

Eu posso fazer rivalidade entre E se fosse a gente? e Vermelho, branco e sangue azul ou vão me cancelar?
Um clichê gay de verdade! Hitou sem prometer.

Primeiramente, é importante encarar essa leitura com a percepção de que o livro é um romance sem pretensão de tratar assuntos com profundidade – o que não significa que o livro não passe mensagens ou debata temas importantes.

Sabe aquelas cenas comuns e, geralmente, presentes em quase todos os livros, séries e filmes de romance (em maioria hetero, risos)? E se fosse a gente tem todas (só que com gays)! E todo o rolê de encontros e desencontres entre Arthur e Ben não poderia ser em um cenário mais clichê: Nova York.

Como era de se esperar vindo de Becky Albertalli, a escrita é bastante fluída e poucas são as cenas estagnadas. Meu elogio se estende também para o Adam Silvera, embora tenha sido meu primeiro contato com o autor. Dois pontos altos da narrativa são, de longe, o humor inserido nas diversas cenas durante a história e as mensagens sobre relacionamentos num geral (sério, eu fiz muitas marcações!).

Como nem tudo são flores, meus problemas com o livro (que são poucos e pequenos) foram com relação aos personagens. 1. Parte dos personagens secundários (amém Namrata, Juliet, Dylan e Samantha) são mais interessantes que os protagonistas; 2. O Arthur é, às vezes, INSUPORTÁVEL! Nossa, tudo bem que é um adolescente, mas tanta discussão de relacionamento aleatória, por deus...

Um detalhe interessante e, acredito eu, proposital é a falta de conexão entre os personagens em determinados momentos, principalmente nas cenas envolvendo sexo. É um ponto curioso para se observar no desenrolar da história.

É isso. Recomendo? Muito! E apesar de todas as comparações com o clichê romântico durante a resenha, você ainda pode se surpreender. Maior e melhor que Vermelho, branco e sangue azul.
Letícia 10/06/2020minha estante
aaa eu já tava querendo ler ele mas o titulo da sua resenha me instigou mais ainda, já que vermelho, branco e sangue azul foi minha leitura favorita desse ano kk

Felipe.Cuzziol 20/06/2020minha estante
o Artur é insuportável sim aaaaaa concordo hahaha torço muito pela continuação. Amei o final

Eddie 13/07/2021

Injustiçado
Esse livro é simplesmente maravilhoso. Ele é fofo sem ser brega. A gente se apaixona muito pelos dois protagonistas, a gente fica agoniado e zangado quando eles estão brigados. E para as pessoas que dizem que os personagens são "irritantes", sinto muito mas boa parte dos adolescentes são (e eu digo isso como um. E eu não acho eles irritantes.) Mas eu sou suspeito para falar desse livro, pois ele é o meu favorito e eu amo ele de paixão e tô louco para ler a sequência.

Lua 24/10/2022

E se fosse a gente?
'E se fosse a gente?' apresenta um romance nova-iorquino como um acaso do universo/destino entre Arthur Seuss e Ben Alejo.

Gostaria de começar escrevendo sobre a minha própria experiência com a obra. A escrita da autora e autor é relativamente diferente, mas não ruim, das outras que já encontrei. É agradável, mas também me deixa um pouco nervosa. A história é uma graça e é (até que) bem desenvolvida. Os personagens tem seus problemas, mas por incrível que pareça, eles fazem parte dos que ao menos tentam conversar e se resolver sem deixar que o leitor passe por dez páginas esperando.

Sendo honesta, haviam muitas razões pelas quais me fizeram pensar que este livro não seria tão bom assim e, na verdade, pensei que o detestaria. No entanto, o fim compensou todo o estresse e o meu pessimismo, apesar de realmente ter de confessar que algumas partes foram tão constragedoras para mim que precisei pular ? não me julguem, obrigada!

Os personagens principais são agradavelmente evolutivos e, apesar de tudo que passam no início da obra, eles compensam no fim.

Não direi o que espero para o segundo livro para não dar spoiler aos leitores que ainda não leram, mas tenho certas expectativas sobre o casal principal que espero de todo coração que aconteçam. Estou ansiosa para começar 'E se a gente tentasse?' o mais rápido possível para garantir o final feliz e explícito que tanto espero, mas chegaremos lá, certo?

Recomendo a leitura e espero que vocês gostem também e, já deixo avisado que os protagonistas são adolescentes, então não esperem que eles ajam de outra forma senão essa, como observei outras pessoas fazendo em resenhas.
eddie.munson 24/10/2022minha estante
add na lista imediatamente

Lua 24/10/2022minha estante
@Eddie | Pois adicione, vale a pena!