E se fosse a gente?

E se fosse a gente? Becky Albertalli
Adam Silvera

Resenhas - E se fosse a gente?

KKbarros82 01/11/2021

"Nossos eternos primeiros encontros."
Quando vi o novo livro do Adam Silveira intitulado "Os dois morrem no final" fiquei bastante curiosa para ler algo do autor e ver se valeria a pena gastar meu tempo na leitura de seu livro.
Então decide ler "E Se fosse a gente" que é uma parceria do Adam com a escritora Becky Albertalli do famoso best seller "Com amor, Simon" que li e favoritei, ou seja mataria dois coelhos em apena uma tacada, conheceria a escrita do Adam e teria o prazer de ler algo novo da Becky.

Óbvio que não errei em minha dedução. "E se fosse a gente" foi uma grata surpresa. Ler os "eternos primeiros encontros" dos personagens Arthur escrito pela Albertalli e do Ben pelo Silveira foi uma experiência deliciosa e mais deliciosa foi experimentar a narrativa do Adam que deu uma caracterização bem particular ao seu personagem Ben e uma maturidade na escrita que deixou o personagem Arthur em segundo plano. Fica bem nítida a diferença na escrita de ambos os autores e Adam Silveira deixa bem claro quem realmente é um escritor de mão cheia.

Além disso, os desencontros e reencontros dos personagens é viciante e deixa o leitor bem grudados nas páginas do livro. As peripécias que o universo prega em Arthur e Ben vão sendo superadas pelos protagonistas deixando a leitura bem fluída. Ben é um personagem que merece destaque. Seu desenvolvimento e complexidade supera muito o de Arthur que é comparável a qualquer personagem escrito pela Becky. Mas é difícil não se encantar e se aborrecer pela cabeça dura do Ben que insiste em não esquecer o ex, errar bastante e acerta também. Ben de longe é um personagem apaixonante com toda sua complexidade e é isso que faz da escrita do Adam superior, sendo seu protagonista palpável, humanamente fadado a alguns erros como qualquer um de nós.
"E se fosse a gente" realmente foi meu tiro de largada para apreciar mais livros do escritor Adam Silveira. Estou curiosa para vislumbrar mais universos que ele possa criar. De agora em diante que venham mais livros para minha lista de leitura, já enorme, desse autor incrível.
Edu 01/11/2021minha estante
esse vai ter continuação... espero ansioso

hirna 01/11/2021minha estante
Nossa, adorei sua resenha ? vou adicionar o livro a lista de coisas que nunca vou terminar de ver/ler kkkkk mas mesmo assim tenho que acreditar que sempre cabe mais um ??????

Maria 15/01/2023

eu sou jovem e odiei os jovens
É até meio difícil começar a falar o que eu achei desse livro, principalmente porque eu quase não consegui ler as últimas 30 páginas. Que decepção, que experiência dolorosa.
No começo, a leitura me pareceu leve e rápida, como a dos outros livros da Becky que eu já tive contato, mas do meio pro final tudo desandou. O casal não tem muita química e o livro se perde em dramas rasos e referências "teens" visivelmente forçadas para criar qualquer tipo de conexão com o público. Os personagens segundários foram um dos poucos acertos, sendo cativantes mesmo com poucas falas.
Outro ponto é a TOTAL imaturidade dos personagens, principalmente do Arthur. Ele chora, faz birra e se faz de vítima em TODA E QUALQUER situação que não agrade ele. O Ben não se salva muito também não, mas o Arthur é insuportável.
Bom, no mais achei umas cenas ridiculamente bregas e, não ironicamente, torci para o casal não ficar junto.

distritodoslivros 13/03/2021

Romance mequetrefe
Confesso que comecei esse livro com muita preguiça, foi um pouco lento no começo mas depois deu certo.

Se olharmos pelo lado que a Becky queria retratar a realidade da situação e de relacionamentos em geral, eh bem realista, os personagens são bem babacas as vezes mas afinal quem nunca ne?

Eu como uma fã assídua de romances clichês e com finais felizes não gostei desse final, se eu quisesse uma história que o casal não fica junto eu ficava olhando a vida real e não perdendo meu tempo com um livro.

É um casal fofo, uma história nhe e um final decepcionante. Romance mequetrefe!
Jeff 13/03/2021minha estante
"Eu ficava olhando a vida real" KKKKKK. Ler livros é , justamente, "esquecer" dos problemas

distritodoslivros 13/03/2021minha estante
Siiim exatamente, odeio esse conceito de ?ah mas é assim que as coisas funcionam?. É um livro!! Vc pode criar um final feliz kkkkkkkkk

Edouard 04/05/2021

Um romance lindo
Sou apaixonado por romances. Me identifiquei muito com ambos os personagens, suas características e personalidades se assemelham a minha e se encontrar em um livro é a melhor coisa do mundo. Os personagens super bem desenvolvidos, carismáticos e adoráveis. Acho que a história ficou meio arrastada em alguns pontos mas nada que seja um grande desastre.

Jubs 14/08/2020

Uma história água com açúcar bem gostosinha
O início de tudo é tão surreal, que não pode negar que só o universo mesmo para fazer dar certo. Quem mora, estuda ou trabalha em cidade grande deve saber o quanto é difícil reencontrar aquele crush do ônibus, do metrô ou do correio e conseguir falar com a pessoa novamente. Mesmo que tenha um grande esforço dos personagens principais para se encontrar, a forma que eles fizeram não teria uma grande chance de dar certo. Eles seriam aquela exceção.
Depois do "início conto de fadas" vem a relação dos dois, e como qualquer outro tipo de relação tem seus os bons e maus momentos, aquelas brigas estúpidas (por coisas pequenas), os pedidos de desculpa e duas pessoas com seus problemas, falhas e medos tentando se conhecer mais .
Arthur e Ben não são perfeitos, na verdade tem muitos defeitos, como: um amor até um pouco exagerado por Hamilton (que eu pessoalmente não aguentaria escutar tanto sobre só uma coisa) e os atrasos constantes (que nem posso julgar já que sou do mesmo jeito). Porém mesmo com todos seus defeitos e falhas eles acabaram me cativando com o seu amor adolescente.
Creio que quem gosta de final de contos de fadas provavelmente não ira gostar do desfecho da história. Entretanto acho que vale a pena dar uma chance para o livro, ainda mais se você gosta de um romance bem gostosinho para passar o tempo, ficar horas suspirando com as declarações de amor e xingando os personagens por cada atitude idiota que eles tomam.
Para mim é um romance bem água com açúcar, que não aprofunda muito em temas complexos, porém isso não faz com que ele deixe de ser bom. É um livro ideal se você quer ler uma história de romance para passar o tempo e ficar se iludindo "será que um dia vou encontrar o crush do trem/ônibus/metrô".

Enio Myrddin 26/03/2021

Os personagens são muito chatos, em especial o Arthur que exagera tudo. Na história não acontece nada de relevante que faça você se importar se eles ficam juntos ou não. E o final é tão sem graça que chega a dar dó (um final infeliz visto sob olhos de alguém romântico, que é justamente o que se esperava da junção desses dois autores).

olucaas 27/12/2021

Resenha "E se fosse a gente?"
MANO QUE LIVRO PERFEITOOOOOOO

Eu simplesmente amei muito esse livro, foi um q não prometeu nada e entregou TUDO MEU DEUS. Toda história, a relação dos dois, o crescimento individual, TUDO. Esse livro é perfeito e com certeza é um dos meus favoritos

Luis 03/01/2021

Apaixonado por E Se Fosse A Gente?
Gente, eu definitivamente me apaixonei por esse livro, logo de cara. Eu me apaixono por literalmente qualquer clichê gay kkk mas enfim. O final não era bem como eu esperava (faz parte), e deixou um meio suspense, mas depois que a Becky e o Adam anunciaram a continuação pro fim de 2021 mal posso esperar.
Enfim, se puderem ler, leiam. Prometo, não irão se arrepender.

Ley 14/05/2021

Como esquecer o final desse livro para ficar com o coração quentinho?
Esse livro esteve na minha lista de leituras por quase dois anos antes que eu finalmente o lesse. Gosto de guardar livros que sei que vou gostar para um momento em que eu esteja precisando de uma leitura assim. Eu tinha em mente que essa obra seria mais adulta, porém não li muita coisa sobre a história antes de começar. Na verdade, o livro se trata de uma ficção juvenil com personagens adolescentes vivendo um romance.

O livro é leve e com certeza encheu meu coração de alegria durante as páginas. Acabei devorando em dois dias e cogitei deixar de dormir para passar a noite lendo, assim como fazemos com algumas leituras que nos conquistam. O livro tem a narração intercalada entre Arthur, que está passando seu verão em Nova York; e Ben, que mora em Nova York e acabou de passar por um término.

Arthur e Ben se encontram por acaso em uma agência dos correios e acabam perdendo contato a partir daí. Toda a situação parece irreal. Arthur se vê totalmente encantado com Ben e um possível romance, enquanto Ben estava no correio para despachar uma caixa cheia de presentes do seu ex, mas também acaba atraído por Arthur.

As primeiras páginas do livro são como uma busca desenfreada dos dois para tentar se encontrarem novamente. O esforço deles é tão grande que eu também estava empenhada em tirar os olhos da leitura só quando esse encontro acontecesse. Acabei ficando empolgada desde o início, e realmente torci para que esse esforço não fosse em vão.

O modo de como tudo aconteceu pareceu tão precioso para jogar fora, por isso apreciei a persistência dos personagens. O livro então acompanha-os, até que as coisas evoluam. Se tem uma coisa que aprendi com esse romance, foi que eles são obstinados em fazerem dar certo. Consequentemente, a leitura simplesmente passou voando para mim.

Acho que fiquei tão conectada, que todas as frustrações e conquistas, foram tão sentidas por mim, quanto para os personagens. A escrita é rápida e totalmente deliciosa. Juntamente com isso, há uma constante urgência sobre o que acontecerá quando o verão acabar e Arthur for embora. Em certos momentos, notei uma pequena semelhança com Me Chame Pelo Seu Nome, e em quão alerta ficava ao lembrar desse possível acontecimento.

Um dos aspectos que tornam o romance ainda mais envolvente, é a amizade que Arthur e Ben constroem e, por sua vez, a conexão que criam. Mesmo que eles tenham uma ligação inicial, entender um ao outro é ainda mais importante para que o relacionamento seja real.

Das referências citadas na obra, uma se destaca por ser constantemente falada por Arthur. Ele é apaixonado por musicais e "Only Us", do musical da Broadway "Dear Evan Hansen", é um de seus favoritos, e ainda trás um significado que abrange toda a trama. O livro é dividido por partes e essas divisões trazem trechos da música, assim como o título do livro. É uma boa referência que faz um maior sentido quando chegamos ao final e os trechos se encaixam no contexto da história.

O livro me fez rir, me epolgar e ficar desolada em alguns momentos. Eu imaginava que ele iria me abalar, mas não tanto. Talvez por isso o desfecho tenha me afetado. Durante a leitura, o desenvolvimento do romance entrega ao leitor uma certa expectativa do que esperar quando chegar ao final, e essa expectativa me deixou despreparada para o que encontrei.

Mesmo que o final tenha sido um baque que eu não estava esperando, o livro foi uma experiência maravilhosa e uma lição sobre recomeços e segundas chances. Os personagens secundários presentes são ótimos em aliviar a tensão que algumas cenas trazem, assim como todas as referências sobre Nova York fazem o leitor viajar.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/04/resenha-e-se-fosse-gente.html

Maria.Clara 03/01/2021

eu amei esse livro, foi o primeiro com essa temática romântica clichê que me interessou e comecei a ler, achei os personagens interessantes e a história é envolvente, tem certos momentos que a história é um pouco lenta mas quando o livro está em sua última página você não acredita o quão rápido chegou ali e quer uma continuação, acaba se auto perguntando sobre o depois e o que pode ter acontecido. É aquele livro de amor adolescente mas que te faz pensar que infelizmente nem tudo sai como nós queremos e mesmo que haja amor e uma grande história, certas pessoas são apenas passageiras e não são para você.

Albieri 22/06/2020

Melhor companhia
Como é descobrir o primeiro amor? O primeiro beijo? O primeiro ciúmes? A primeira briga?

Livro incrível amei.

#livro #book #esefosseagente #beckyalbertalli #adamsilvera #intrínseca #leitura #minhaestante #skoob #amoler #amolivros #whatifitsus #ny #newyork #newyorkcity

Humberto 20/04/2021

Ameei
Amo a escrita da Becky, como ela trata assuntos importantes e desenvolve as relações entre os personagens. Fui com expectativa altas e o livro conseguiu atender a todas. Super recomendo.

pedr.santos 19/05/2021

Uau, por mais idas (minhas) ao correio.
Sem palavras até para esse livro. Um livro muito “perfeitinho” sobre a aceitação e afins tanto de família quanto no mundo aos lgbt’s. Sabemos que no fundo não é assim do jeito que retrata no livro e queremos (pelo menos eu) que seja assim e que eu tenha uma vida assim com a pessoa amada. A história te prende desde o início com a história de Bem e Arthur, onde você acompanha os altos e baixos deles e que acaba surtando pelos baixos nessa história. Realmente uma história feita para Broadway haha. Logo, no meu insta de livros: @books.in.air, pretendo trazer a resenha junto com a fotinha do livro, então corre lá.
Duh Esteves 27/05/2021minha estante
Ola!!! Gostaria de lhe convidar a conhecer meu livro chamado ?Você ainda acredita em final feliz?? - Duh Esteves