As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

mello 09/05/2020

Amizades merecem mais espaço na literatura!
As Dez Vantagens de Morrer Depois de Você conta a história de Gabriela, que deve cumprir 10 desejos para ela, deixados por sua melhor amiga Julia antes de morrer em uma simples brincadeira entre as duas.

Quis ler o livro por estar procurando uma leitura menos pesada e que parecesse mais divertida, e foi isso que encontrei neste livro, mesmo a narrativa envolvendo morte. Além de que eu sentia falta de livros que retratassem uma verdadeira amizade e o poder que elas têm.
Assim, comecei a ler o livro sem muitas expectativas, mesmo já gostando de sua premissa.

A leitura, no entanto, me surpreendeu MUITO! Eu achei o modo de escrita da autora incrível, por ela dominar muito bem transições e alternâncias abruptas e sem aviso entre o passado/presente ou pensamento/realidade, o que eu gosto MUITO em qualquer narrativa. A leitura é muito dinâmica e prazerosa, foi meu primeiro livro da autora e eu já quero ler mais!

Achei o modo como o tema LUTO foi abordado muito correto e sensato. Na narrativa, as emoções que Gabriela sentia eram tão verdadeiras e verosímeis, que doíam em mim ao ler. A personagem passava pelo momento mais triste de sua vida, e não há nenhum exagero ou necessidade de demonstrar extrema tristeza por parte da autora, mas a tristeza permanecia lá, o vazio deixado pela amiga permaneceu em toda a narrativa, sem que nos esmagasse mas sempre lá para que nós lembrássemos da dor. E eu, como uma pessoa que já passou por muitos lutos na vida, acho que ele foi muito bem representado, algo que eu raramente vejo nos livros.

O livro me emocionou MUITO, eu chorei demais e a história é linda e muito bem escrita. A amizade das duas era tão bonita e verdadeira, e me doeu muito pensar na ideia de perder uma melhor amiga/irma. Amizade é o amor mais sincero que existe, ninguém NUNCA imagina perder uma melhor amiga que já virou da família, e eu amei como o poder da amizade verdadeira teve protagonismo no livro.
Enfim, o livro e a história são muito bons, a escrita e muito boa e emocionante. Não é um livro tão serio e poético, mas aquece o coração e nos faz agradecer por todos os amigos que temos.
Super recomendo!!

Juliana @julianaaf 21/04/2020

O que me levou à ler esse livro foi o título, a capa e a premissa.
Apesar desse combo, deixou um pouco a desejar. Mas apesar de tudo, houve momentos divertidos e até emocionantes.

Aline Oliveira | @_aliterando 06/04/2020

A vida continua...
Falar sobre Luto não é fácil. Perder quem mais ama então, é um sofrimento que dói na alma, um vazio. Gabriela, nossa protagonista está vivendo esse delicado momento.

Gabi perdeu repentinamente Júlia, sua melhor amiga em um trágico acidente de carro, deixando-a perdida já que eram amigas de infância e faziam tudo juntas. Há um tempo, Júlia e Gabi tiveram a ideia de criar uma lista com 10 tarefinhas que deverão cumprir caso a outra morra, algo inocente que nenhuma pensou que um dia poderia acontecer tão cedo.

O que encontrar na lista já que foi criada por duas adolescentes? Desafios um tanto malucos como ”pular de paraquedas”, “cantar para uma multidão” e o temido “se apaixonar”. Para sentir a amiga por perto e manter sua memória, Gabi começa a abrir cada um dos envelopes e cumprir o que foi pedido por Júlia, o que ela não imaginava é que essa “homenagem” a faria sair da sua Zona de Conforto, viver novas e intensas experiências, enxergando a vida de um jeito diferente.

Com um ar jovial, esse livro nos mostra como uma pessoa lida e reage as fases do luto, acompanhamos Gabriela durante o processo, seus erros e suas lembranças, mas a autora optou em abordar o tema de uma maneira leve, bem-humorada e com alguns clichês clássicos de YA, sem deixar de lado a emoção e momentos de reflexão.
Um enredo sobre recomeços para se comover através do laço de amizade entre Gabi e Júlia e no final da leitura, sentirá aquele quentinho no coração (caso você seja sentimental, algumas lágrimas). E claro, aquela pitadinha de romance para dar pequenos suspiros, personagens secundários fofos: Seu Toninho e Dona Mirtes, um casal de velhinhos prontos para ensinar sobre a vida e amor, impossível não se encantar.

“As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você” deixa um aprendizado em que a vida continua e pode ser divertida se nos permitimos vivê-la! Se joga!

site: http://www.instagram.com/_aliterando

Kelthy 17/03/2020

As dez-vantagens
Gabriela e Julia eram melhores amigas desde crianças, mesmo tendo personalidades opostas, tudo na vida elas faziam juntas, mas o destino as separa, e o luto se torna o maior desafio.⁣
Com a morte prematura de Julia, ocasionada por um acidente de carro, Gabi terá que aprender a viver sem sua amiga, ela se distancia de todos, dos pais, de colegas e especialmente da família de Julia. Ainda de luto, Gabi encontra os envelopes contendo desejos que Julia e ela escreveram uma para a outra, no caso que uma delas morresse, claro que não esperavam que isso acontecesse tão rápido. ⁣
Nesses envelopes numerados de 1 a 10, ela tem que realizar um por um dos desejos deixado por sua amiga, fazendo-a sair da zona de conforto e principalmente do chão. ⁣

Uma leitura gostosa de ler, pois além de narrada em primeira pessoa, a escrita é leve, com linguagem jovial e descontraído, você sente como se tivesse em uma conversa com adolescentes. ⁣No desenrolar da trama, aprendemos junto com a personagem que temos que aproveitar a vida, enquanto estamos vivos e com

site: https://www.instagram.com/p/B82BYLkjHNV/

Mariana_ 15/03/2020

Bom....
Uma boa leitura! Recomendo!

Ivy (De repente, no último livro) 14/03/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
As dez-vantagens de morrer depois de você me lembrou muito Since you´ve been gone, da Morgan Matson. A premissa é basicamente igual, duas amigas, uma não está, dez cartas/envelopes com dez tarefinhas malucas que tiram a protagonista da zona de conforto. Só que As Dez-Vantagens de morrer depois de você acaba se tornando ainda mais envolvente, já que o livro traz a morte e a dor do luto como assunto. A abordagem usada por Fernanda Castro de Lima é verdadeira, intensa e delicada, ela retrata essas fases do luto através de Gabi de uma maneira bem realista, a gente é capaz de compreender Gabi, de se apoiar nela e de se enxergar nela, porque ela age e reage com uma sensibilidade muito grande e porque a dor pela perda de Júlia é evidente demais, e o leitor sente isso.

Embora trate de retratar um tema complicado, a dor do luto e o superar a perda, As Dez-Vantagens de morrer depois de você é carregado de otimismo. Júlia escreveu tarefas que forçassem Gabi a atuar diferente, e a ser mais destemida, e a Gabi, em sua lealdade implacável à Julia, acaba aos poucos tendo que se renovar como pessoa pra encarar as tarefas adiante. E no meio disso, temos tantas descobertas, e a vida segue e aparecem coisas novas à todo momento, mesmo que a Gabi não queira, porque a vida é assim: ela não para mesmo que a gente queira dar "só um tempo".

Eu me identifiquei muito com esse livro, me enxerguei nos personagens e praticamente fiquei imersa na trama, como se estivesse assistindo tudo aquilo como um filme, de tal maneira que me prendeu. A narrativa da Fernanda é leve, doce demais, encanta o leitor e sim, comove também porque, afinal, esse é um livro sobre recomeços e despedidas, sobre "deixar ir", e nós nunca queremos e nem estamos preparados para "deixar ir". Digo isso por mim mesma. Daí eu entendo tanto a Gabi quando ela muda, mas depois regride; quer algo, mas ao mesmo tempo rejeita. Porque a gente fica confuso, a dor ocupa espaço demais, até sufoca.

Tem uns personagens secundários maravilhosos na estória, que embora não tenham seu próprio arco (e alguns, como a Tia Ana, mereciam) se destacam e aparecem em momentos cruciais, fazendo a diferença na trama. Eu gostei muito dos personagens inseridos, todos estão ali pra tomar parte em algo, eles uma importância necessária e desempenham um papel fundamental neste processo que a Gabi enfrenta.

Apesar da Gabi ser a personagem principal, o foco não está nem nela, mas em cada tarefa misteriosa deixada por Julia, que só vai se revelando conforme a Gabi vai cumprindo as metas. O leitor fica na expectativa pra conhecer cada um dos desejos da Júlia e muitas vezes pra acompanhar como a Gabi vai lidar com aquilo, e essa expectativa se mantém até o finalzinho, quando nos é revelada a última carta, que consegue fechar com chave de ouro uma trama que já caminhava para um desfecho único e tocante.

As dez-vantagens de morrer depois de você foi uma surpresa emocionante. Me vi refletida tanto na protagonista como em outros personagens durante muitos momentos, senti uma identificação grande com a estória e me emocionei com as palavras verdadeiras, certeiras e tocantes da narrativa de Fernanda de Castro Lima. Esse foi o primeiro livro publicado da autora e mal posso esperar por ler algo mais escrito por ela já que sua maneira simples e suave de escrever e narrar foi tudo o que eu precisava neste momento.

site: www.derepentenoultimolivro.com

morland 21/02/2020

Uma boa surpresa!
Confesso que não esperava muito do livro, no entanto a história foi realmente marcante! Acompanhar essa tragetoria da Gabi foi um passatempo muito gostoso, ao mesmo tempo que emocionante, a escrita da autora também contribuiu bastante, no todo foi uma ótima leitura, recomendaria fácil à qualquer pessoa.

Adrieli 13/05/2020

Maravilhoso
Essa histórias nos traz muitos sentimentos durante a leitura. Risadas ao ver as tarefas serem cumpridas, coração apertado nos momentos relembrados.
Ele conta a história de duas amigas que decidem fazer uma lista de tarefas para a outra cumprir caso morram, mas quem espera q isso acontecer tão jovem?
Com duas amigas completamente diferentes, mas que se completavam tanto, vemos pelas desafios cumpridos o valor da amizade e a importância dos momentos.

Ludy @emalgumlugarnoslivros 18/02/2020

As dezvantagens de morrer depois de você - Fernanda de Castro Lima
250 páginas/Verus Editora

"Falar sobre o luto é falar sobre o nada. Luto é ausência, é vazio. Falar sobre o luto é reconhecer que acabou. E está aí um paradoxo da morte: tem gente que é grande demais para ser finita."

Júlia e Gabriela eram amigas inseparáveis; até que Júlia se foi, deixando memórias, saudades e uma lista de desejos para Gabi realizar.
Desejos que vão desde abraçar desconhecidos até saltar de paraquedas. Desejos que vão ajudar Gabriela a reaprender a viver.

Iniciei essa leitura com o coração pequenininho; afinal, a perda e o luto não são situações simples de lidar.
Gabriela está vivenciando o luto após perder sua melhor amiga. Fica nítido em cada página o quanto ela está perdida, apática e um tanto deprimida.
A lista, além de significativa, se torna importante para Gabi, pois traz a animação que ela já não tem.
É muito divertido descobrir cada desejo, ainda mais que Júlia não economizou nas ideias.
Através da lista, Gabi vai vivenciando situações inusitadas e inesperadas.
Novas paixões vão surgindo, mas será que ela irá se abrir para uma nova amizade?
Gostei de acompanhar o processo da Gabi, uma jovem perdida e que está propensa a cometer erros - e ela erra mesmo!
Me identifiquei com o jeito dela, talvez por isso tenha me incomodado com as críticas em relação ao modo de ser. Nada que atrapalhe a leitura.

Esse é o livro de estréia da Fernanda, e já estou torcendo por mais.
A escrita dela é gostosa, leve e divertida; e ainda tem um tom profundo e poético.
É uma escrita atual, fácil e envolvente - tanto que é possível finalizar em uma tarde.
Além do mais, Fernanda soube abordar um tema difícil com sensibilidade.

As dezvantagens de morrer depois de você é um YA muito bonito.
Fala sobre o luto, a perda e o processo de superação.
Traz conflitos familiares e gestos lindos de amizade - impossível não se emocionar.
Apesar do tema doloroso, a leitura é agradável. E as personagens e situações são reais.
Recomendo esse YA para todos, porque ele faz sorrir e chorar com a mensagem de que a vida continua.
É possível se reencontrar.

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Jaciane.Cruz 15/02/2020

Resenha de As DeZvantagens de morrer depois de você
Autoria: Fernanda de Castro Lima
Número de páginas: 250 páginas
Publicação: 2019
Editora: Verus

Queria muito ter tido uma Júlia na minha vida, mas com certeza não teria nem a força nem a coragem de fazer o que a Gabi fez. As DeZvantagens de morrer depois de você, em história narrada em primeira pessoa, Gabriela divide conosco sua tristeza, angústia, sua dor e seu luto por ter perdido sua melhor amiga, a Júlia, em um acidente de carro. Só que antes de morrer a Ju deixou 10 bilhetes com desejos que ela gostaria que a Gabi fizesse, caso ela morresse primeiro. E é então que a Gabriela vai nos narrando o cumprimento dessas tarefas, essas, em maioria, que a Ju sabia que eram coisas que a Gabi gostaria de fazer, mas tinha medo e/ou vergonha. Assim acompanhamos as aventuras da Gabi, que vão de saltar de paraquedas e acampar, até se apaixonar, e acompanhamos suas alegrias realizações, conquistas, e até mesmo novas amizades. A narrativa em primeira pessoa e os diálogos com o leitor deixam a história ainda mais próxima de quem a ler e especial, e isso é mais que um motivo de você conferir e se emocionar com essa história nacional e que se passa em São Paulo. Espero que As DeZvantagens de morrer depois de você toque o seu coração e te cause mudanças positivas como aconteceu comigo!

Status de leitura: Lido
Avaliação: 5/5
Favorito: Sim

site: https://www.instagram.com/cruzjaciane/?hl=pt-br

Leh 14/02/2020

O mundo de Gabriela vira de cabeça para baixo com os acontecimentos recentes, tendo que encarar várias surpresas que a vida vai lhe proporcionar através de uma "brincadeira " nada agradável...
Com certeza uma história que mexe com a gente, a força de um amor verdadeiro e também o significado mais profundo da palavra saudade!!

Rina 12/02/2020

Foi uma boa leitura
A linguagem é leve e bem jovial, mas ainda assim a autora consegue abordar bem o luto de forma a mostrar o seu impacto na vida das pessoas. Em momentos estava tudo bem e eu estava me divertindo. Em outros já estava me emocionando ou até mesmo chorando. O ritmo é bem rápido e não vamos ficando presos na rotina da personagem. A autora nos mostra os momentos realmente relevantes. Os capítulos são curtos, o que ajuda no ritmo da leitura. Tivemos personagens cativantes e a protagonista (Gabi) tem suas camadas e seus momentos bons e ruins. Gostei bastante dos desafios da Julia e de como isso impactou na vida da Gabi. Deixa uma mensagem bem interessante. A autora escreveu de uma maneira que me fez visualizar ainda mais as cenas, como um filme bem detalhado. E imagino que daria uma ótima adaptação para as telas, sem perder muito do impacto do livro.

Sarah 07/02/2020

As Dez-Vantagens de morrer depois de você
A sinopse do livro me chamou a atenção logo que eu li! Ela era criativa e tratava de assuntos importantes, porém, no final das contas, o livro não me agradou tanto.
Foi uma leitura boa pra passar o tempo, mas não foi um livro que eu amei.
Alguns diálogos eram muito forçados para parecerem jovens e ?descolados? e acabava não dando certo. E alguns acontecimentos me lembraram fanfics escritas por adolescentes. A personagem principal muitas vezes era chata e sem consideração com as pessoas próximas a ela de uma forma que não se justifica nem ao ver pelo que ela passava. Ao mesmo tempo ela era a menina bonita, mas não tão bonita quanto sua melhor amiga morta, que nunca chamava a atenção dos meninos, mas que de repente atraiu os mais inusitados possíveis.
Por outro lado, alguns momentos foram engraçados e divertidos e o livro tem como pano de fundo uma mensagem e ideia legais sobre a vida, como ela passa rápido e como devemos aproveitá-la mais dando chance das coisas acontecerem.