As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

anavics 17/01/2021

Júlia e Gabriela eram irmãs de almas, melhores amigas, a sombra uma outra, aquela amizade de televisão que a gente deseja para si. Tudo era perfeito, até que um acidente terrível tira a vida de Júlia, deixando Gabi órfã de melhor amiga. Com o luto, a tristeza, e sobrevivendo a tamanho dor, Gabriela quase se esqueceu do trato de havia feito com a melhor amiga, os 10 envelopes com desafios que uma deveria cumprir caso a outra morresse.

A jovem de apenas 17 anos, muito introspectiva, vivendo sempre na calmaria, esperando no meio-fio pela vida, acaba tendo que se superar, e surpreender a todos com os desejos mirabolantes da melhor amiga. Tais como pular de paraquedas e distribuir abraços na paulista, é mole? E eu ainda nem falei do pior de todos: se apaixonar!

A primeira coisa que sentimos ao ler os primeiros capítulos, é a sensação de sermos gratos e abraçar o agora. Não imagino minha vida sem a minha melhor amiga, e a personagem principal da história deve te lutar com esse trauma ainda tão nova. Sentindo a falta no peito, e tentando se redescobrir, tudo isso sem a sua melhor amiga. Uma parte fundamental da nossa vida, não é mesmo?

A mensagem que o livro nos trás é linda, é possível intercalar os risos com as lágrimas. Pois ao mesmo tempo em que nos divertimos observando Gabriela completar mais um desafio, com muitas atrapalhadas e surpresas, também vemos com a falta afetou sua vida, sua família, sua capacidade de fazer amigos e a auto-estima. Aquela culpa em estar seguindo em frente, sabendo que uma parte essencial de nós ficou para trás...

Mesmo sendo um livro escrito para jovens, narrado por uma perspectiva adolescente, eu indico o livro para todos que apreciem uma leitura leve, sincera e muito envolvente. A autora mostra a importância da verdadeira amizade, e a viver tudo com intensidade e se entregar aos pequenos momentos.

Kleyssi Melo 20/01/2021

Não gosto de dar nota baixa nos livros, mas esse aqui não me conquistou, por isso a nota 1,5/5. e.e

- Eu tentei, juro que tentei ler com paciência, mas não deu, e quase desisti, só não parei, porque não queria ter outro livro abandonado marcado no skoob. hauhsuahsu
O que ainda me fez dar mais que 1, foi o fofo do seu Toninho e dona Mirtis.

- O que me chamou a atenção para ler, de primeira, foi o título. E olha, a premissa da história realmente é boa, mas acho que a execução não foi. Por exemplo, a história de "P.s I love you", a premissa é "parecidinha", mas foi bem executado. rsrs

- É claro, a leitura não funcionou para mim, mas talvez para você, assim como foi para outros, a leitura flua legal.

- Luto não é algo fácil, mas o modo como a Gabriela usava ele... algo na história, nela, não sei, não gradou.

- A abordagem do luto, e da dependência e sofrimento da personagem principal, é até legalzinha em alguns pontos, mas dá preguiça. Assim, como a própria personagem diz o tempo todo que tem preguiça disso e daquilo, que é preguiçosa e tal coisa da preguiça, e etc, ela também me deu preguiça, e agonia para terminar logo de ler.

Sophia.Ferraz 21/01/2021

aaaaaaa apesar de em algumas partes ficar tipo: menos né, achei uma leitura agradável, fiquei feliz em ver a evolução da protagonista

lsonkwan 22/01/2021

A leitura me trouxe várias emções, pois a autora soube escrever bem o papel de uma adolescente brasileira - inclusive, o melhor de ler um livro nacional com certeza é saber onde são os lugares citados e se imaginar lá, por ser algo mais viável.
Recomendo pra quem procura um livro escrito por um(a) autor(a) nacional! :)

yastante 25/01/2021

maravilhoso
que livro gostoso de ler, superou total minhas expectativas, amei.

Vic 26/01/2021

Uma leitura fluida e que trata de forma leve o lutou que Gabriela tem que enfrentar após a partido repentina de sua melhor amiga Júlia. Com dez desafios a cumprir ela enfrenta os desejos deixados pela amiga anos atrás.

Icondoriticona 07/02/2021

Essa história é mto boa, achei a proposta do livro bem interessante, mas a história não conseguiu me prender no início, mas no final eu devorei, achei algumas partes bem entediantes, mas logo depois melhorava, foi isso q me manteve firme até a última página do livro. Recomendo :)

Thifani.Sousa 09/02/2021

Surpreendente
É um livro com muita tristeza e muita alegria
Mostra uma garota tentando vencer o luto e seguir em frente com muito amor e a famosa bagunça sentimental adolescente

karol531 11/02/2021

As dez-vantagens de morrer depois de você
O livro conta a história de Gabriela, uma garota comum de dezessete (quase dezoito) anos, que teve a vida virada de ponta a cabeça com a morte de sua melhor amiga, Júlia.
Antes de morrer, elas fizeram uma espécie de acordo envolvendo 10 envelopes com 10 desejos que a outra deveria cumprir, caso uma morresse.
Gabi se lembra dos tais envelopes alguns meses depois da morte da Júlia e tenta realizá-los ao meio caos que é a sua vida sem a melhor amiga. Será que ela conseguiu?
Eu devorei esse livro! A escrita dele é leve fluida e engraçada, do tipo que você não percebe que está lendo.
O desenvolvimento da personagem principal, o amadurecimento dela foi tão bem construído! Tive raiva da Gabriela sim em alguns momentos, mas não foi nada que me fizesse odiá-la, ela foi uma personagem coerente que eu adorei conhecer.
Essa foi a primeira obra que eu li da Fernanda e fiquei meio triste de saber que ela só tem esse livro publicado. Eu leria outros trabalhos da autora.
Pessoa que estão de ressaca ou com preguiça literária, leiam esse livro! Talvez vocês precisem forçar umas páginas, depende, porém vocês não vão se arrepender. Vamos valorizar a literatura nacional!!

site: https://www.instagram.com/latinabooks/

Cristina 14/02/2021

O livro é legalzinho, fala do luto de uma adolescente. Os desejos que a tem que realizar são divertidos, mas o livro é um pouco entediante em alguns momentos, a personagem as vezes é um porre, por isso pra mim foi só nota 3

leitora 19/02/2021

Estou acabada de chorar
Esse livro acabou comigo, quem está procurando um livro para se emocionar, bom.... Uma ótima dica seria esse
Duas amigas resolve fazer 10 cartas com desejos que gostaria que a outra cumprisse caso venha de uma das duas morrerem e é o que acontece, você irá acompanhar a vida da Gabi após a morte da melhor amiga, altos problemas, superações....
Enfim indico muito

carol 20/02/2021

Passei muita raiva com a personagem principal, que só fazia besteira (principalmente no aniversário dela) e sempre voltava pro mesmo pensamento, mas fora isso a história é boa, com vários personagens interessantes. desenvolvi um carinho especial pelo seu toninho, dona mirtes e lucas.

Tekapatti 06/03/2021

Eu queria começar dizendo que definitivamente eu não estava preparada pra esse livro, mas normalmente eu nunca estou preparada para um livro.

Bom eu amei, eu me identifiquei muito com a personagem, e isso em fez me conectar com a história de uma forma incrível.

Não vou hipócrita e dizer que ela não me irritou nenhuma vez, pq isso não aconteceu, pois a Gabi me irritava constantemente, má seu entendo a dor dela.

Falando do livro no geral, foi incrível, a história foi super envolvente e a escrita maravilhosa, não vejo a hora de poder ler mais alguma coisa da autora.

Outra coisa que eu amei é que esse foi meu primeiro livro nacional, e sério foi maravilhoso, por mais que o livro trabalhe temas delicados, foi incrível.

Talita 15/03/2021

Amizade
Um livro que por mais que a premissa seja triste, também me remeteu muito o meu período de adolescência, onde eu e minhas amigas achávamos que seríamos invencíveis, e que nenhum mal iria nos alcançar...Nesse livro temos a história de Júlia e Gabi, que após uma catástrofe na vida delas, Gabi se vê na obrigação de seguir a lista de desejos deixada por Julia, e a partir dessa lista, Gabi começa a se descobrir e a tbm ter a Júlia por um tempo na sua vida.
3?