Confissões de uma Terapeuta

Confissões de uma Terapeuta Renata Lustosa

Resenhas - Confissões de uma Terapeuta

Joice 16/03/2023

A Melissa é uma psicóloga de 24 anos, especializada em relacionamentos, mas nunca namorou e guarda uma paixão antiga pelo seu melhor amigo Rafael.
A vida dela segue uma rotina tranquila até ela descobrir que uma de suas pacientes (a que ela menos gosta) está noiva depois de um rápido namoro de 3 meses. O mais chocante é que o noivo é o mesmo Rafa, melhor amigo e secreta paixão de Melissa.

No começo achei que a autora estava metendo os pés pelas mãos colocando muitos problemas para a personagem. Mas, a partir de 60% do livro as coisas vão se encaixando e é possível se envolver melhor com a leitura. Mas não dá para engolir que a Melissa aceita os amigos como paciente, é inaceitável isso e estragou o ritmo de leitura porque a todo momento eu me estressava com muita atitude antiética dela.

Inspirada em Romances 18/02/2023

Um dia sem luz e um livro lido
Eu amei acompanhar a Mel e suas aventuras amorosas. Me identifiquei um pouquinho com a parte controladora dela e algumas coisinhas que parecia a minha vida. Vou guardar essa leitura em um cantinho especial do meu 2023. Super recomendo!

lari 05/09/2021

Um dos meus detalhes favoritos nesse enredo é que mesmo com os sentimentos de Mel e Alana pelo mesmo garoto, e ainda que elas tenham personalidades tão diferentes, em momento nenhum elas são rivais, a amizade delas vai se desenvolvendo de maneira muito madura,e acaba trazendo o crescimento da protagonista, e também de Alana.
Os demais personagens são desenvolvidos de maneira maravilhosa, não perde importância dentro da narrativa da trama principal, seja Pati, Leo ou a mãe de Mel todos têm suas histórias contadas e, tem seus relacionamentos e passados contadas durante o livro e tornam a leitura leve e divertida entre o turbilhão de sentimentos o que é terapeuta passa durante todas as páginas
Rhana 06/09/2021minha estante
Pra qual idade vc indica?

lari 06/09/2021minha estante
Não sou boa com isso kkkk
Mas ele é um livro bem suaves, mamão com açúcar, sabe ?
Acredito que uns 12/13 anos, talvez (?)

Rhana 06/09/2021minha estante
Muito obrigada ??????

Nicolli.Alves 28/11/2020

Incrível
Eu bati o olho em confissões e senti que precisava ler. Não conhecia o livro, ou a autora, ou recebi indicação alguma. Este livro é surreal de bom, juro. Escrita impecável, história envolvente, personagens... (Ah, os personagens *?*). A curiosidade já estava me matando. A autora retrata temas muito importantes, como TOC, ansiedade, dificuldades no setor financeiro, obsessão, amadurecimento, etc, com uma uma sutileza absurda. Eu me envolvi tanto com a trama que ja me sentia parte da vida da Mel. Essa é uma das histórias que eu vou levar pra sempre no coração. Chorei até desidratar. Preciso de uma continuação.

coisitasliterarias 12/09/2020

Para momentos de ressaca literária...
Que livro incrível! Como um lindo e belo Chick-lit, ele é leve e extremamente divertido. Não só acompanhamos a (desastrosa) vida amorosa da Melissa, como também sua notável jornada de auto formação. Ela luta diariamente com o TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo, que a impossibilita de seguir com sua vida normal sem os grandes excessos de organizac?a?o e a autora expõe e trabalha essa condição de maneira simples de entender, sem diminuir a gravidade.

Isso sem contar nos personagens secundários mais maravilhosos de todos os tempos! Temos um novo trio de ouro amigos. Mel, Leo e Pati, podem vir aqui buscar a coroa de vocês? EU QUERIA MUITO SER AMIGA DELES TAMBÉM!

Ele foi um grande companheiro num momento de ressaca literária e ele me fez notar que eu tô virando a doida dos chick-lit. (Sério, tá virando meu gênero favorito) Momento bajulação: eu me encontro completamente APAIXONADA e totalmente encantada com a magnitude de talento que a Renata possui. A escrita dela é maravilhosa, se ela me der a lista de compras eu leio com prazer. A capa? Ela que fez! É o famoso ?Olhei e gritei: TALENTO!? Espero ler cada vez mais e mais livros dela.

[Só quero dizer, sem dar spoiler, que eu torci pro boy certo desde o início (que aliás, entrou pra minha listinha de crushs literários)]

Para quem precisa de uma nova melhor amiga literária, Melissa é uma ótima candidata! Leiam e se apaixonem por mais essa joia nacional

Elisa 19/09/2021

Mel é uma psicóloga em início de carreira. Uma de suas duas pacientes é Alana, que está noiva de Rafael. Coincidentemente, Rafael é o melhor amigo de Mel, que descobre que seu amigo e sua paciente estão noivos. Então Mel terá que descobrir se eles realmente estão apaixonados, com a ajuda de seus amigos.

Brê 22/09/2020

Terapeutas também precisam de terapeutas!
Acabei tendo vontade de fazer essa resenha só agora, talvez deixe alguma coisa passar, visto que não está tudo fresco na minha memória.
De antemão gostaria de dizer que gostei muito da escrita de Renata, apesar de não conhecer São Paulo pessoalmente, gostei muito de ver que a história se passava lá, acho que é isso que amo nas narrativas nacionais, sentir alguma identificação, mesmo que pequena.
A história tem uma premissa interessante, diferente até... mas não creio que tenha funcionado muito, ao menos não para mim. Confesso que dei muitas risadas, gostei da fluidez também, porém algumas coisas me incomodaram, fiquei muito surpresa quando vi que a autora teve o auxílio de uma terapeuta para escrever o livro, achei Melissa extremamente antiprofissional e suas atitudes completamente antiéticas, fez merda em cima de merda e não teve nenhuma retaliação a respeito disso, achei bem problemático a forma que ela lidou com tudo, e ainda mais porque não foi explorado a ponto de deixar claro que aquilo era algo errado. Também não entendi o motivo da autora colocá-la em constante problema com seu peso e não trabalhar isso corretamente, vi uma certa irresponsabilidade nisso. A obsessão dela com Rafa foi super maçante e não me convenceu a mudança abrupta, achei completamente irreal.
Indico, porém com essas ressalvas, afinal a experiência de leitura é única e individual, é necessário que o julgamento parta sempre após a leitura da obra, e não com base na leitura alheia.

CafeiLivros 20/09/2021

Muito bom porém depende
O livro trata se de um grande processo evolutivo de nossa carismática protagonista Melissa, e nos mostra bem em como o amor pode ser superestimado sendo que por mais planejado que ele seja, ele simplesmente chega sem avisar e de quem você menos espera. Gostei do livro, pois é possível acompanhar o amadurecimento de Melissa, que pode se tornar meio antiética para "manter tudo sobre controle". O livro é bom, uma leitura leve e divertida, mas confesso que demorei muito para terminar pelo fato de a personagem principal as vezes me dar nos nervos seja pela teimosia ou pela falta de "tato" e de "senso", apenas por isso não digo que o livro é perfeito, mas amei muito ?? irei ler mais livros.desta autora.

Priscila.Candido 29/09/2021

Simplesmente amei
Amei, história gostosa, personagens envolventes, abordou assuntos reais como toc e ansiedade, mostra que os finais felizes nem sempre são como inagimos; nem sempre temos o controle de tudo, sair do planejado de vez em quando não faz mal, o imprevisível pode ser maravilhoso e por último o seu grande amor pode estar ao seu lado o tempo todo e você nem notou.

Carla 19/10/2020

Um gostoso clichê..
Aquele livro estilo sessão da tarde. Gostoso, envolvente e apaixonante.

FlaviaPazSilva 25/10/2021

Confissões De Uma Terapeuta
Este livro foi uma surpresa muito agradável. A princípio achei ele muito longo. A insistência de Melissa em não ver o óbvio foi massante. Mas conforme a história corre, não quis largá-lo até terminar.

O livro é um chick-lit, com uma mistura de Bridget Jones e O casamento do meu melhor amigo. A autora apresenta a terapia de forma divertida colocada sobre a perspectiva da Melissa. Claro que, por ser uma história fictícia, as pessoas não podem levar tudo o que ela representa ao pé da letra. Achei que o desfecho ficou meio corrido no final, mas nem por isso deixei de amar este livro lindo e divertido. Para mim, foi uma terapia lê-lo, e foi no momento certo.

Final Feliz - Jorge Vercillo

Bella Negreiros 03/11/2021

o amor estará onde o coração menos esperar
Eu amei muitooo esse livro e a autoria é nacional, amei muito mesmo, valorizem essa autora!

É uma comédia romântica digna de um filme, eu ria muito lendo, desde o começo e sim é suoer clichê, mas foi um clichê que eu amei de paixão.

Me apaixonei por todos os personagens, cada personalidade diferente uma da outra. O casal principal é perfeito! Melissa completamente doidinha, focada nos planos dela, sem deixar a vida rolar, é muito gostoso quando a gente é capaz de se identificar com o personagem e vê que eles não são perfeitos, assim como nós. Acho que foi extremamente importante o relato da Mel, como terapeuta, mostrar que ela tb necessita de cuidados, que ela tinha uma relação não muito boa com o seu TOC, apresentar um transtorno foi algo importante, proveitoso. Assim como a Mel eu tb tinha medo de ter que usar remédio pra minha ansiedade, mas não há o que ter medo, ele e para auxiliar um tratamento, é um bem para nós.

Os personagens podiam ter seus erros, podiam fazer algo que a princípio seja desagradável, mas isso trouxe a realidade para toda história, parecia algo super comum, eu amei muito!

Angélica 13/11/2020

“Na maioria das vezes as coisas não vão sair como o planejado na sua vida. E você tem que arriscar.”

Melissa Belinque é uma psicóloga especializada em relacionamentos, e isso é bem contraditório, já que ela nunca esteve em um. Melissa é super, mega ultra planejada. Ela é apaixonada por seu melhor amigo, mas nunca teve coragem de contar a ele, e então por uma reviravolta do destino ela descobre que uma de suas pacientes está apaixonada pelo mesmo homem que ela.

Eu simplesmente fiquei apaixonada por esse livro, eu amo chick lit, e esse é incrível, temos uma protagonista que sofre de ansiedade, tem TOC, achei muito interessante como a autora aborda essas crises de ansiedade que ela tem, você sofre junto com a protagonista. Apesar dessas partes que são mais tensas do sofrimento da Melissa, o livro é muito divertido, leve e gostoso de ler, a leitura flui muito rápido, o romance é lindo. A descoberta da Melissa de gostar de si mesma e de que nem sempre aquilo que planejamos é o certo para nós, é incrível de acompanhar.

Os personagens são bem construídos, a história é muito boa, e o final é maravilhoso, confesso que estava torcendo por esse final desde o início do livro e fiquei muito feliz com ele.

Ai gente sério, quem gosta desse gênero precisa ler esse livro é muito bom, então super indico!

Raira.Pinheiro 08/11/2021

Fofo!
Um livro tão gostosinho de ler, tão fofo, tão clichêzinho! É um bebê ?? Dei 4 estrelas porque apesar de ser muito bom, eu me irritei em alguns momentos. Eu gostei mesmo da Mel e acho incrível a autora abordar o transtorno da personagem e explicar em alguns momentos como aquilo afeta a vida da pessoa e como funciona a cabeça de quem tem esse problema. Mas é justamente a Mel que me irrita às vezes, ela tem uma ideia fixa de uma coisa que ela sabe que não vai dar certo (porque acredite, no fundo ela sabe que não vai dar e que está fada ao fracasso) e mesmo assim insiste tanto naquilo que irrita demais quem está lendo e percebendo que aquilo não é o que ela quer de verdade e que ela precisa sim olhar pra dentro de si e ver que algumas atitudes dela são erradas sim. Em alguns momentos eu achei ela antiética e não sei se perdoaria com tanta facilidade como ela foi perdoada. Gosto desse tipo de livro que o casal não fica junto logo de cara. No mais, o casal é bem fofo e nos mostra como a vida é feita de desencontros e que se aquilo for pra acontecer na sua vida, vai acontecer mesmo que não seja do jeito que você planejou.