O signo dos quatro

O signo dos quatro Arthur Conan Doyle

Resenhas -

lauvwxyz 21/01/2021

racismo?
eu vi um certo racismo no livro, mas isso me mostrou a visão das pessoas brancas e como eles veem os negros. a investigação e história não foram tão bons como em um estudo em vermelho, mas eu amei as partes do john e o jeito que o sherlock investiga tudo.

Mari.Alves 02/02/2021

Leitura leve e despretensiosa para passar o tempo Enquanto aguardamos o novo normal!

michele 01/03/2021

sofrível
o enredo é fraco, o desenvolvimento dos personagens nada surpreendente, incluindo o desvendamento de quem seria a pessoa assassina. além dos termos racistas empregados em grande parte do livro que só aumentou meu asco por ele.

Finnz 04/01/2023

Sinceramente não entendo algumas partes, acho q o crime em si é bom mas a escrita é tediante, quase sempre fico com sono quando leio por isso dou essa nota. Pelo menos é melhor que o primeiro.

Lari 19/02/2023

Não é tão ruim, mas...
A leitura não é tão ruim e chata como pareceu que seria no começo, apenas confusa pela quantidade de detalhes e conexão entre eles.
Mas, a maneira de que falam sobre nativos sul-americanos e indianos realmente incomoda. Tratando-os como selvagens, claro que é reflexo do pensamento eurocêntrico especialmente da época, não deixa de ser incômodo.

Ana Gomes 07/02/2023

Mais um caso do nosso querido detetive
Sinceramente eu não achei a leitura muito fluída, as vezes parecia que eu me forçava a continuar esse livro, mas o final eu achei muito interessante e a resolução do mistério foi genial

Bruna 31/07/2022

Sherlock Holmes é impecável. O vocabulário amplo e de época. Traz curiosidades e algumas menções de relatos históricos. Sem contar na mistura de idiomas e citações de poetas, e etc. Grande referência da literatura, não é à toa.

Mari 20/07/2021

Racismo não!
O caso em si, super interessante, apesar de que o relato do Small no final foi muuuito chato. Não consegui ler direito, passei o olho de tanto tédio. Sherlock Holmes ótimo como sempre.

Mas enfim, o que importa é o racismo,xenofobia e misoginia que tem nesse livro.
Não importa que seja um livro escrito em 1800 e que naquela época isso não fosse considerado errado. HOJE nós sabemos melhor, e quem lê o livro e não se sente incomodado deveria repensar seus valores.
Fiquei enojada, pra dizer o mínimo.
Não é legal incentivar a leitura dessa história de Sherlock Holmes. Tem outras que (graças a deus) não tem esse cunho tão discriminatório.

Não indiquem.

DANILÃO1505 13/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Ruth 08/08/2021

O Signo dos Quatro
🕵️‍♂️ Sem nenhum trabalho, Holmes está entediado e depressivo. Watson nada pode fazer para ajudar. Um dia, ambos recebem a visita de Mary, que está preocupada com um bilhete recebido. O aviso lhe pede que leve dois amigos consigo ao endereço informado e lhe promete fazer justiça.

🕵️‍♂️ Órfã, abandonada à própria sorte, ela misteriosamente começa a receber pérolas raras por correio, de um remetente desconhecido, e desconfia que a pessoa que lhe enviou o bilhete era a mesma que lhe enviava as pérolas.

🕵️‍♂️ A par dos acontecimentos, Holmes e Watson acompanham Mary ao intrigante encontro. Uma vez lá, ela descobre ser dona de um tesouro, o qual a tornará uma das mulheres mais ricas da região. Tal homem que lhe informou sobre sua fortuna possui um irmão, o guardião de todo o dinheiro. Ambos o herdaram de seu pai, que foi muito amigo do pai da dama (originalmente, o tesouro pertencia a ambos, mas devido à morte do último, ele foi desfrutado somente pelo primeiro). Chegando à casa do homem para que Mary reavesse sua parte do tesouro, eles se deparam com um cadáver e o desaparecimento da fortuna. São necessários então os conhecimentos de Holmes para desvendar o caso.

👉🏼 Bem, o livro, como todos os outros, é muito agradável de ler e por mais que aborde o mesmo tema (mistério e investigação) com os mesmos personagens principais, não fica mais tedioso ou previsível. Aliás, a cada leitura a gente descobre um pouco mais sobre Holmes e Watson (há também um romance, mas não vou entrar em detalhes aqui). Os personagens são tão bem criados que, honestamente, me espanta saber que são frutos da poderosa imaginação de Doyle.

👉🏼 Embora a história tenha me agradado, não senti ansiedade ou aquele friozinho na barriga que os outros dois me deram. Talvez tenha sido porque li o livro sem sentir realmente vontade de lê-lo. Já comentei aqui antes que eu leio aquilo que meu coração pede, e dessa vez eu apenas li pra completar a meta que estabeleci quando comprei esses três livros.

👉🏼 De qualquer modo, isso não interfere em nada a qualidade da obra e eu recomendo muito!

site: https://www.instagram.com/deznichos/

Lis 27/01/2022

Desnecessário
Tirando o fato de sermos apresentados apresentados a Mary linda maravilhosa, o livro é completamente desnecessário com várias páginas contendo racismo explícito, deu até nojo. Sherlock viradao na coca
Leonarto 27/01/2022minha estante
Esqueceu de falar do Watson gadão

Brisa 17/02/2022minha estante
Mds simmmm. Tb fiquei incomodada

laliss0 28/01/2023

É BOM?
Bem eu nao sou uma pessoa que consigo prestar atenção no livro quando tem barulhos em volta e esse livro você precisa de muita concentração, muita mesmo.
Pra quem gosta de livros de investigação e tem o conhecimento de palavras mais avançado é bom!
Agora pra mim que curto mais romance e drama, não foi um dos melhores, foi o primeiro livro d investigação que eu li e dei 3.5, talvez seja porque n curto esse tipo de história ou porque o livro que não me prendeu mesmo.

mitslk 20/07/2022

chato e problemático!!
o assassinato em si é chato e não tem nada demais, porém a pior coisa é as frases racista e com intolerância religiosa contra os indianos!! horrivel e alem desse romance do watson com a mary monstar que foi super sem sal e chato, comecei o livro esperando um livro bom igual o estudo em vermelho e fiquei puramente decepcionada.