A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

luke - among the living. 14/06/2020

SOBRE OS MUNDOS QUE DEIXAMOS PARA TRÁS.
E foi com esse clima de despedida que dei adeus a uma das sagas mais legais que tive o prazer de ler, Old Man's War.

Um livro interessante demais mas que por minha edição ser física e por motivos de quarentena estou desde março o lendo.

Mas foi uma despedida linda, despedida de Perry e Sagan.

Só que a saga continua. ;)

Joyce 04/04/2020

“Deixa eu te falar dos mundos que deixei pra trás”… assim John Perry começa sua narrativa, no terceiro livro da série Guerra do Velho.
Como sempre John Scalzi nos traz uma leitura leve, por vezes divertida, mesmo abordando questões importantíssimas, é fácil de se ler e muito mais fácil se encantar pelos personagens. :)

A última colônia, é o fechamento da história de Perry e Sagan (aparentemente, espero muito de coração que possamos vê-los em algum outro volume da saga), e é um dos mais “emotivos” se assim posso dizer.

A história desta vez é muito mais política e “humana” do que as ações frenéticas dos outros dois primeiros livros, mas não deixa de ter aquela pitada emocionante em algumas poucas e intensas batalhas.
Pra quem já está familiarizado com a forma como Scalzi nos conta uma história, esse livro só deixa um gostinho de quero mais.

Perry e Sagan já aposentados das FCD (Forças Coloniais de Defesa) e vivendo sua vidinha tranquila como fazendeiros, são convidados a colonizar um novo planeta, e serem os líderes dessa nova colônia, levando alguns poucos colonos para um lugar novo e desconhecido, mal sabiam eles tudo que lhes fora “planejado” para esse novo lar.
Sem a ajuda da UC (União Colonial), e com um novo inimigo a caminho, Perry, Sagan, sua filha Zoe e alguns poucos amigos, têm de se unir, para tentar se safar da emboscada em que foram colocados, com essa nova colonização.

Foi um desfecho incrível e surpreendente para a história dos personagens, estou me sentindo orfã no momento, agora o que me resta é aguardar ansiosamente a publicação do 4º volume, porém, não se sabe quando ainda.

“Meu lugar é onde você estiver” - John Perry (A última colônia).

Vincent.Uriel 03/07/2020

Uma das melhores series de ficção científica
Os 3 livros são incríveis, com ótimos personagens, primários e secundários, histórias com plot twists e tudo que você pode querer de uma série do gênero.

Airton 06/07/2020

.... A guerra do velho de outra forma e visão
O terceiro livro da série muda o foco dos livros e nos tira das cenas de guerra e nos traz as tramas políticas e como a humanidade e outras raças estão lidando com as colonizações. Fiquei no começo receoso com a mudança, mas ela funciona e o livro me surpreendeu.

Ellie 22/07/2020

Tinha sentido falta do John Perry no último livro! Me deu um alívio muito grande a volta dele no fechamento dessa trilogia, entendo o porquê ele não estava no último livro, mas também senti falta que a Brigadas Fantasma fosse narrada por ele ou então pela Jane, ainda mais sabendo de toda a importância dela para o plot e de como ela desenvolveu muito, cresceu e aprendeu como “ser humano” em todos os livros. Mas tudo bem, esse livro foi maravilhoso! Os novos personagens apresentados foram encantadores, as estratégias usadas eu fiquei me corroendo por dentro quase prendendo a respiração de nervoso. A história é envolvente e o humor do John Perry é delicioso. O enredo foi muito bem pensado, já que a história de A Última Colônia já se desenvolvia há muito tempo. O John Scalzi é um autor que me surpreendeu, a primeira vez que ouvi falar desse livro não imaginava que iria gostar tanto assim dessa escrita ácida, irônica e direta, tenho que ler mais livros dele. Um adendo, gostei muito do livro físico, nunca tinha comprado da editora Aleph, muito bem feito, as capas são lindas, inclusive a capa do primeiro mostrando umas partes verdes do desenho foi muito bem pensado, dou a dica de comprar direto na editora porque saiu muito mais barato mesmo.

Mari 05/08/2020

"Quando se controla a comunicação, pode-se ocultar qualquer coisa."
Em "A última colônia" , reencontramos John Perry, que conquistou sua aposentadoria. Estava vivendo em uma das colônias da União Colonial com sua esposa, Jane, e a filha adotiva Zoe. A vida tranquila da família em Huckleberry, porém, durou apenas alguns anos.

Um belo dia, eles recebem a visita de um antigo colega com uma proposta de executar mais um trabalho para a União Colonial, chefiando uma nova colônia num planeta recém adquirido. Pesando prós e contras, a família acaba concordando em ir.

Mas, aos poucos, Perry e Sagan percebem que as coisas não são exatamente como a UC disse que seriam e que as informações estão incompletas. Infelizmente, percebem tarde a teia política em que estão envolvidos - colonizar esse novo planeta é, na verdade, uma estratégia contra um grupo adversário, o Conclave.

A colônia Roanoke está, portanto, no meio de uma encruzilhada. Se for encontrada pelo Conclave, corre o risco de ser destruída; por outro lado, não conta com o apoio da União Colonial, que não pode admitir sua existência ou enviar recursos extras. Roanoke está por conta própria.

O terceiro livro da série conta com menos ação, mas muito mais política e as dificuldades da vida em comunidade. [...] Os dilemas vão desde conhecer as propriedades do planeta até a necessidade de estabelecer uma liderança sólida. Somam-se a isso os planos obscuros da UC e a posição de bode expiatório que ocupam.

Já falei nas resenhas anteriores o quanto eu adoro a escrita, o humor e a inteligência dos livros do Scalzi; isso só é reforçado nesse terceiro livro, que é o último encontro com o casal Perry e Sagan e, por enquanto, o último livro da série publicado no Brasil.

| Resenha completa no Blog Biblitoeca Particular. Confira também o perfil no Instagram @blogbibliotecap

site: https://bibliotecaparticular.home.blog/

Wolffera 12/08/2020

O ciclo se encerra
Por fim o último livro da trilogia...para quem estava esperando não se decepcionou.
Acredito que o autor montou uma história única de aventura no espaço com ficção, suspense e muita ação! O enredo foi envolvente e torcemos bastante pelos personagens!
Será que chegarei aos 75 para me alistar...? : )
Boa leitura pra vocês!

Arlan 07/03/2020

Mais um livro fantástico !!! E assim chegamos ao final de nossa jornada com John Perry e Jane Sagan.

Dalves 19/08/2020

Muito bom mesmo!
Excelente forma de trazer mais uma aventura científica, porém sem repetir exatamente a mesma fórmula dos dois primeiros livros!

Recomendo demais, porém só faz sentido após ler os dois primeiros...

Cassiano 21/08/2020

QUE FINAL.
Enfim a trilogia de Guerra do Velho chega ao fim. E que fim.
Esse livro é o mais político dos três (mas com umas partes de ação de tirar o fôlego), e ainda assim, a escrita do John Scalzi continua estupenda de boa, você lê que nem sente.
E esse final do John e da Jane... Adorei.

LiteraMars 25/08/2020

O primeiro da série a me decepcionar
Eu tenho alguns problemas com esse livro. Vamos lá.

1 - A esposa de John é uma Mary Sue. É até fofo ver ele todo encantado com ela sendo uma máquina de matar, e admito que houve uma tentativa de aprofundar a personagem com todos aqueles discursos sobre "querer se sentir humana", mas a mulher não tem UMA falha?
2 - O plot dos Lobisomens foi totalmente desnecessário.
3 - A filha de John resolve o conflito sem a gente sequer ver, tirando toda a emoção do clímax (que já não era muita).

Era isso.

O que salva o livro é o plot twist sobre o propósito da colônia e o humor do John, pronto.

Diego 22/09/2020

Viagens interestrelares me encantam profundamente. Novos mundos, alienígenas e novas tecnologias, tudo isso é posto de forma natural e agradável nos livros do Scalzi e a última colônia encerra um arco de uma forma me me foi bastante agradável. Gostei bastante.

Elaine | @naneverso 22/09/2020

Melhor que As brigadas fantasma
... mas ainda não chega aos pés de Guerra do velho. Uma boa leitura e fecha bem a história de John Perry. Resenha completa em @naneandherbooks no Instagram.