A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

André 29/02/2020

A Última Colônia é o fechamento, aparentemente, da estória de John Perry e da Jane Sagan. Por isso, é também o que desperta mais emoções.

A trama dessa vez é mais política e a ação, que é excelente novamente, fica mais voltada para a sobrevivência, não a conquista ou exploração, como noa dois primeiros livros. Assim, a tensão é constante, fica uma sensação de confusão de não saber o que acontecerá.

O livro também apresenta novos personagens e são todos bem construídos e complexos (alguns mais do que outros, mas natural que seja assim). E tanto os novos personagens quanto os antigos vão se desenvolvendo coerentemente, o que faz que seja mais fácil se conectar e ficar preocupado com o futuro deles.

O desfecho é excelente, fecha bem a crítica à guerra, ao domínio imperialista de um governo, à xenofobia, ao nacionalismo/especismo, que vem sendo abordada desde o primeiro livro.

Achei que algumas poucas partes foram desnecessárias para o desenvolvimento da trama, mas são passagens, ainda assim, bem interessantes, a leitura é boa e não ocupa quase nada do livro, então não é problema.

Enfim, livro excelente, fácil de ler, divertido e que consegue abordar questões importantes. Já estou ansioso pelo próximo volume da saga.

Renata 13/04/2024

SENSACIONAL!!!!
Terceiro livro da saga e ameiii? amei todos os personagens (até os q faziam besteiras e maldades kkkk). Amei a história. Amei tudo. Rápido, empolgante e envolvente! Por favor, leiam!!!

Diogo 18/05/2020

Final muito bom para essa trilogia, mas o primeiro ainda é meu preferido.

Erick_Gams 13/03/2020

Inesperado, como tudo q Scalzi escreve deve ser...
Eu não tenho palavras pra descrever a literatura desse homem, John Scalzi se tornou meu autor favorito em pouco tempo, leio suas obras a pouco mais de dois anos e finalmente pude ler o fim da história do querido John Perry. Um final perfeito e completamente inesperado, assim como tudo que Scalzi escreve, mal posso esperar por novas obras dele sendo lançadas no Brasil, elas já ganham espaço na minha estante automaticamente

Guilherme.Vargas 24/05/2020

Simplesmente incrível!
Terceiro livro da série Guerra do Velho. A última colônia traz o desfecho da história de John Perry, ex membro das Forças Coloniais de Defesa (FCD) e sua esposa Jane Sagan, ex tenente das Forças Especiais.
Anos após a aposentadoria dos dois, Perry e Jane levam uma vida normal como seres humanos civis em uma cidade de interior em um dos planetas colonizados pela União Colonial. Certo dia, um membro de alta patente da UC, vai de encontro a Perry e Jane, e diz que após alguns anos sem atividade, a UC planeja voltar a colonizar planetas, e o primeiro planeta dessa retomada seria Roanoke. Perry e Jane receberiam o papel de líderes da colônia como uma forma honrosa a tantos feitos e aos seus serviços a UC.
Porém em meio a colonização de Roanoke. Perry, Jane e outros membros de liderança da colônia descobrem que não se trata de uma simples colonização, e sim de uma batalha estratégica e tática da UC contra o Conclave, colocando não só em risco a vida de toda a colônia de Roanoke, mas a de toda a humanidade, usando a colônia e os líderes de Roanoke como peões de um jogo de xadrez.
A Última Colônia é um livro mais calmo em comparação com os dois anteriores da saga, porém abordando muitos termos políticos e encaixando um suspense de maneira que você não consegue parar de ler até ter alguma resposta. Um final emocionante, leitura fácil, simples e muito gostosa de se fazer, coroando e fechando com chave de ouro essa série incrível de John Scalzi.

Fellipe Caravana 30/05/2020

Fim da historia (por enquanto)
A última colônia pode ser definido como um ótimo finale para a saga de John e Jane. Comparado aos demais, o livro deixa ainda mais de lato as guerras frenéticas e apresenta um cenário com foco na colonização de um novo mundo e as relações políticas entre a Colônia, o Conclave e as Forças Coloniais de Defesa (FCD).

Não esperarei a tradução do quarto livro (Zoe?s Tale). Comprarei assim que possível para não perder o gosto dessa magnífica obra.

Super recomendado.

Bárbara Vitoriano 05/06/2020

Guerra do Velho - As Brigadas Fantasma - A Última Colônia
Ler a trilogia Guerra do Velho, por indicação de um amigo, foi sair maravilhosamente da zona de conforto. Não que eu não goste de ficção científica. Curto muito, principalmente filmes, mas não é bem meu gênero preferido, normalmente, acabo indo por outros caminhos.
Mas John Scalzi me conquistou tão rapidamente com sua escrita leve e sua narração com um brilhante senso de humor, que mesmo se tratando de uma história que eu sabia que poderia me levar para caminhos complicados, seria divertido. E foi muito além disso, foi extremamente emocionante também.

A história se passa em um futuro próximo, no qual os humanos são capazes de realizar viagens interestelares. O universo, entretanto, não é um ambiente amigável, pois diversas formas de vida disputam por meio das guerras os poucos planetas habitáveis. O peso de proteger a humanidade concentra-se nas mãos das Forças Coloniais de Defesa (FCD). Os membros desse exército são os únicos que conhecem o que acontece no espaço porém é preciso ter pelo menos 75 anos para se alistar e claro, é um caminho sem volta. O que acontece lá jamais chega ao conhecimento de quem ficou na Terra.

E conhecemos tudo isso por aos poucos. Scalzi encontra o timing certo de entregar cada valiosa informação. Cada mundo, cada máquina, viagem e espécie é descrita com uma precisão incrível.

Mesmo assim, mesmo falando de algo tão amplo, é na individualidade o foco do autor: Quem de fato somos? O que fazemos com as experiências que temos? E se fôssemos imortais, o que isso mudaria em nossas vidas? O que é ética quando se trata de proteger a raça humana? Prepare-se para muitas perguntas e excelentes reflexões.
Na sequência temos As Brigadas Fantasma, um assunto pouco esclarecido no primeiro livro e que nos é apresentado de um modo surpreendente no segundo. E para finalizar temos A última Colônia, título que me deu vários tipos de medo por tudo que eu já tinha lido nos primeiros, mas que me surpreendeu e até arrancou algumas lágrimas no final.

site: https://amzn.to/2XYTz4k

ldiasrs 09/06/2020

Bem político
O livro resgata alguns personagens e começa a trama de maneira bem interessante, mais para o meio a história parece empacar e ficar repetitiva e muito política, o final ficou corrido, mas o livro não deixa a desejar apesar disso; enfim foi um livro e uma trilogia boa, vale a leitura!

luke - among the living. 14/06/2020

SOBRE OS MUNDOS QUE DEIXAMOS PARA TRÁS.
E foi com esse clima de despedida que dei adeus a uma das sagas mais legais que tive o prazer de ler, Old Man's War.

Um livro interessante demais mas que por minha edição ser física e por motivos de quarentena estou desde março o lendo.

Mas foi uma despedida linda, despedida de Perry e Sagan.

Só que a saga continua. ;)

Samuel Albuquerque 19/06/2020

Para finalizar a trilogia
Não tão empolgante como os demais livros da série, mas é um livro de leitura rápida.

Dastan 28/08/2019

O terceiro mostra-se o melhor!
Pois bem, muitos detestam continuações, principalmente porque os livros vão perdendo em enredo. As surpresas deixam de existir e os personagens já não são mais tão cativantes assim.

Só que isto é diferente com os livros da Guerra do Velho. A sua continuação As Brigadas Fantasma consegue ser superior e nos apresentar uma nova dinâmica ao ampliar o universo da FCD.

E agora, John Scalzi vai além e este livro por si só já é superior aos dois primeiros.

site: http://fndom.club/2019/08/05/resenha-a-ultima-colonia-john-scalzi/

B 13/02/2020

Excelente reviravolta
John Perry e Jane Sagan manobram com maestria as missões designadas, levando a interessantes conexões com a União Colonial e o Conclave. Gostei bastante da dinâmica, e do desenrolar dos planos e decisões da dupla, uma pena que não os veremos nos próximos livros! ?

Ellie 22/07/2020

Tinha sentido falta do John Perry no último livro! Me deu um alívio muito grande a volta dele no fechamento dessa trilogia, entendo o porquê ele não estava no último livro, mas também senti falta que a Brigadas Fantasma fosse narrada por ele ou então pela Jane, ainda mais sabendo de toda a importância dela para o plot e de como ela desenvolveu muito, cresceu e aprendeu como “ser humano” em todos os livros. Mas tudo bem, esse livro foi maravilhoso! Os novos personagens apresentados foram encantadores, as estratégias usadas eu fiquei me corroendo por dentro quase prendendo a respiração de nervoso. A história é envolvente e o humor do John Perry é delicioso. O enredo foi muito bem pensado, já que a história de A Última Colônia já se desenvolvia há muito tempo. O John Scalzi é um autor que me surpreendeu, a primeira vez que ouvi falar desse livro não imaginava que iria gostar tanto assim dessa escrita ácida, irônica e direta, tenho que ler mais livros dele. Um adendo, gostei muito do livro físico, nunca tinha comprado da editora Aleph, muito bem feito, as capas são lindas, inclusive a capa do primeiro mostrando umas partes verdes do desenho foi muito bem pensado, dou a dica de comprar direto na editora porque saiu muito mais barato mesmo.

Mari 05/08/2020

"Quando se controla a comunicação, pode-se ocultar qualquer coisa."
Em "A última colônia" , reencontramos John Perry, que conquistou sua aposentadoria. Estava vivendo em uma das colônias da União Colonial com sua esposa, Jane, e a filha adotiva Zoe. A vida tranquila da família em Huckleberry, porém, durou apenas alguns anos.

Um belo dia, eles recebem a visita de um antigo colega com uma proposta de executar mais um trabalho para a União Colonial, chefiando uma nova colônia num planeta recém adquirido. Pesando prós e contras, a família acaba concordando em ir.

Mas, aos poucos, Perry e Sagan percebem que as coisas não são exatamente como a UC disse que seriam e que as informações estão incompletas. Infelizmente, percebem tarde a teia política em que estão envolvidos - colonizar esse novo planeta é, na verdade, uma estratégia contra um grupo adversário, o Conclave.

A colônia Roanoke está, portanto, no meio de uma encruzilhada. Se for encontrada pelo Conclave, corre o risco de ser destruída; por outro lado, não conta com o apoio da União Colonial, que não pode admitir sua existência ou enviar recursos extras. Roanoke está por conta própria.

O terceiro livro da série conta com menos ação, mas muito mais política e as dificuldades da vida em comunidade. [...] Os dilemas vão desde conhecer as propriedades do planeta até a necessidade de estabelecer uma liderança sólida. Somam-se a isso os planos obscuros da UC e a posição de bode expiatório que ocupam.

Já falei nas resenhas anteriores o quanto eu adoro a escrita, o humor e a inteligência dos livros do Scalzi; isso só é reforçado nesse terceiro livro, que é o último encontro com o casal Perry e Sagan e, por enquanto, o último livro da série publicado no Brasil.

| Resenha completa no Blog Biblitoeca Particular. Confira também o perfil no Instagram @blogbibliotecap

site: https://bibliotecaparticular.home.blog/