A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

Joyce 04/04/2020

“Deixa eu te falar dos mundos que deixei pra trás”… assim John Perry começa sua narrativa, no terceiro livro da série Guerra do Velho.
Como sempre John Scalzi nos traz uma leitura leve, por vezes divertida, mesmo abordando questões importantíssimas, é fácil de se ler e muito mais fácil se encantar pelos personagens. :)

A última colônia, é o fechamento da história de Perry e Sagan (aparentemente, espero muito de coração que possamos vê-los em algum outro volume da saga), e é um dos mais “emotivos” se assim posso dizer.

A história desta vez é muito mais política e “humana” do que as ações frenéticas dos outros dois primeiros livros, mas não deixa de ter aquela pitada emocionante em algumas poucas e intensas batalhas.
Pra quem já está familiarizado com a forma como Scalzi nos conta uma história, esse livro só deixa um gostinho de quero mais.

Perry e Sagan já aposentados das FCD (Forças Coloniais de Defesa) e vivendo sua vidinha tranquila como fazendeiros, são convidados a colonizar um novo planeta, e serem os líderes dessa nova colônia, levando alguns poucos colonos para um lugar novo e desconhecido, mal sabiam eles tudo que lhes fora “planejado” para esse novo lar.
Sem a ajuda da UC (União Colonial), e com um novo inimigo a caminho, Perry, Sagan, sua filha Zoe e alguns poucos amigos, têm de se unir, para tentar se safar da emboscada em que foram colocados, com essa nova colonização.

Foi um desfecho incrível e surpreendente para a história dos personagens, estou me sentindo orfã no momento, agora o que me resta é aguardar ansiosamente a publicação do 4º volume, porém, não se sabe quando ainda.

“Meu lugar é onde você estiver” - John Perry (A última colônia).

Otto 13/04/2020

O mesmo de sempre ... só que melhor
O terceiro livro da série é mais do mesmo ou apresenta novidades? A fórmula 'reviravoltas + salvação da humanidade' funciona?

John Scalzi escreve o melhor livro da série (por enquanto), os novos personagens são ótimos, o final é interessante abrindo várias possibilidades para a continuação. Tais qualidades superam os excessos de reviravoltas do livro. Como sempre a leitura é ágil e fluída, é difícil largar desse livro !!

Por fim, o trabalho da Aleph é incrível tanto na divulgação quanto na edição. Livro muito bom que me acompanhou nesse período de quarentena. Para quem leu os outros é imperdível !!

Erick_Gams 13/03/2020

Inesperado, como tudo q Scalzi escreve deve ser...
Eu não tenho palavras pra descrever a literatura desse homem, John Scalzi se tornou meu autor favorito em pouco tempo, leio suas obras a pouco mais de dois anos e finalmente pude ler o fim da história do querido John Perry. Um final perfeito e completamente inesperado, assim como tudo que Scalzi escreve, mal posso esperar por novas obras dele sendo lançadas no Brasil, elas já ganham espaço na minha estante automaticamente

Arlan 07/03/2020

Mais um livro fantástico !!! E assim chegamos ao final de nossa jornada com John Perry e Jane Sagan.

Karla Lima @seguelendo 03/05/2020

Foi o melhor livro da série até agora. Amei demais, recomendo a todos! Já tinha amando o primeiro e gostado muito do segundo livro: principalmente por nos mostrar cenários e personagens diferentes: esse, foi tudo isso e mais um pouco. A narrativa do autor é maravilhosa, fluida, bem humorada. Difícil parar de ler.

Amei! Ansiosa por próximo.

Thiago 07/05/2020

Sensacional
Eu quero morar nesse livro, é simplesmente sensacional, sem dúvidas, o melhor da série. A todo momento fazemos suposições e deduções sobre a história e a cada capítulo tudo isso vai por água abaixo, a história é extremamente fascinante, com reviravoltas e mudanças que nos instigam e nos prendem da primeira a última página. O livro é muito bem escrito, sem nada a acrescentar, sem nada a remover e como já disse na resenha do segundo livro, ele realmente sabe fazer um final incrível para um livro.

Mateus 05/03/2020

Mais um livro maravilhoso do Scalzi.

Raphael Bernini 15/03/2020

Um final de uma triologia OK.
O livro é bem diferente dos outros dois, sendo estes focados mais na ação e treinamento. Este livro é mais focado nas conversas e interações entre as pessoas.
Quem espera um livro tão frenético quanto aos anteriores, pode acabar se decepcionando.
Ainda é uma bela história, mas acho que prefiro os outros dois em relação a este.

Diogo 18/05/2020

Final muito bom para essa trilogia, mas o primeiro ainda é meu preferido.

Evelyn.Brena 21/05/2020

Nunca imaginei
Que fosse gostar TANTO de uma série de ficção científica! Queria que o restante dos livros fosse traduzido logo :( amei conhecer a UC, fênix, Perry, Sagan e Zoe.

Guilherme.Vargas 24/05/2020

Simplesmente incrível!
Terceiro livro da série Guerra do Velho. A última colônia traz o desfecho da história de John Perry, ex membro das Forças Coloniais de Defesa (FCD) e sua esposa Jane Sagan, ex tenente das Forças Especiais.
Anos após a aposentadoria dos dois, Perry e Jane levam uma vida normal como seres humanos civis em uma cidade de interior em um dos planetas colonizados pela União Colonial. Certo dia, um membro de alta patente da UC, vai de encontro a Perry e Jane, e diz que após alguns anos sem atividade, a UC planeja voltar a colonizar planetas, e o primeiro planeta dessa retomada seria Roanoke. Perry e Jane receberiam o papel de líderes da colônia como uma forma honrosa a tantos feitos e aos seus serviços a UC.
Porém em meio a colonização de Roanoke. Perry, Jane e outros membros de liderança da colônia descobrem que não se trata de uma simples colonização, e sim de uma batalha estratégica e tática da UC contra o Conclave, colocando não só em risco a vida de toda a colônia de Roanoke, mas a de toda a humanidade, usando a colônia e os líderes de Roanoke como peões de um jogo de xadrez.
A Última Colônia é um livro mais calmo em comparação com os dois anteriores da saga, porém abordando muitos termos políticos e encaixando um suspense de maneira que você não consegue parar de ler até ter alguma resposta. Um final emocionante, leitura fácil, simples e muito gostosa de se fazer, coroando e fechando com chave de ouro essa série incrível de John Scalzi.

Fellipe Caravana 30/05/2020

Fim da historia (por enquanto)
A última colônia pode ser definido como um ótimo finale para a saga de John e Jane. Comparado aos demais, o livro deixa ainda mais de lato as guerras frenéticas e apresenta um cenário com foco na colonização de um novo mundo e as relações políticas entre a Colônia, o Conclave e as Forças Coloniais de Defesa (FCD).

Não esperarei a tradução do quarto livro (Zoe?s Tale). Comprarei assim que possível para não perder o gosto dessa magnífica obra.

Super recomendado.

Bárbara Vitoriano 05/06/2020

Guerra do Velho - As Brigadas Fantasma - A Última Colônia
Ler a trilogia Guerra do Velho, por indicação de um amigo, foi sair maravilhosamente da zona de conforto. Não que eu não goste de ficção científica. Curto muito, principalmente filmes, mas não é bem meu gênero preferido, normalmente, acabo indo por outros caminhos.
Mas John Scalzi me conquistou tão rapidamente com sua escrita leve e sua narração com um brilhante senso de humor, que mesmo se tratando de uma história que eu sabia que poderia me levar para caminhos complicados, seria divertido. E foi muito além disso, foi extremamente emocionante também.

A história se passa em um futuro próximo, no qual os humanos são capazes de realizar viagens interestelares. O universo, entretanto, não é um ambiente amigável, pois diversas formas de vida disputam por meio das guerras os poucos planetas habitáveis. O peso de proteger a humanidade concentra-se nas mãos das Forças Coloniais de Defesa (FCD). Os membros desse exército são os únicos que conhecem o que acontece no espaço porém é preciso ter pelo menos 75 anos para se alistar e claro, é um caminho sem volta. O que acontece lá jamais chega ao conhecimento de quem ficou na Terra.

E conhecemos tudo isso por aos poucos. Scalzi encontra o timing certo de entregar cada valiosa informação. Cada mundo, cada máquina, viagem e espécie é descrita com uma precisão incrível.

Mesmo assim, mesmo falando de algo tão amplo, é na individualidade o foco do autor: Quem de fato somos? O que fazemos com as experiências que temos? E se fôssemos imortais, o que isso mudaria em nossas vidas? O que é ética quando se trata de proteger a raça humana? Prepare-se para muitas perguntas e excelentes reflexões.
Na sequência temos As Brigadas Fantasma, um assunto pouco esclarecido no primeiro livro e que nos é apresentado de um modo surpreendente no segundo. E para finalizar temos A última Colônia, título que me deu vários tipos de medo por tudo que eu já tinha lido nos primeiros, mas que me surpreendeu e até arrancou algumas lágrimas no final.

site: https://amzn.to/2XYTz4k

ldiasrs 09/06/2020

Bem político
O livro resgata alguns personagens e começa a trama de maneira bem interessante, mais para o meio a história parece empacar e ficar repetitiva e muito política, o final ficou corrido, mas o livro não deixa a desejar apesar disso; enfim foi um livro e uma trilogia boa, vale a leitura!