A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

M@g@ 27/02/2021

Bom...
Se você leu o livro anterior não precisa necessariamente ler este, como o autor escreveu os livros com a idéia de não fazer uma continuação cada um tem seu próprio fim e este não seria diferente.
Este livro tem uma ligação sutil com o anterior e aproximadamente em sua metade ele impõe um laço um pouco maior a esta ligação, porém este laço é bem construído apesar de alguns buracos sutis no enredo, o que não torna o livro ruim.
É um bom livro, bem construído, um pouco lento, porém não perdeu a emoção.

01/03/2021

Recomendo para todos
Que série incrível desses livros... eu amei a última colônia e que final feliz. O meu preferido continua sendo o primeiro.

Bella 26/03/2022

O último título dessa série. Achei boa a trama e as revelações finais. O desfecho acaba sendo satisfatório e o desenvolvimento da história também.

Eder.Machado 13/03/2021

E a história chega ao fim...
Excelente final para uma trilogia... História envolvente e marcante. Com certeza o final foi digno de recordações... Os laços dos personagens foram fechados e explicados, com certeza vão deixar saudades...

Marcio 16/03/2021

Uma saga espacial sem precedentes.
Uma historia que se encerrou de maneira espetacular, John Scalzi não deixou a qualidade do ultimo livro cair pelo contrário ficou igual ao primeiro, o sacarmos as reviravoltas ainda me fizeram rir e me surpreender, uma leitura essencial para quem gosta de ficção científica, que pena que não tem um quarto livro, que pena não haverá continuação mais é um dos livros que a história irá continuar sem que participemos, vou procurar outros livros do autor.

Helena 07/04/2023

União Colonial vs 412 raças alienígenas
Enquanto nos dois volumes anterios nós tivemos grandes batalhas, aqui nós temos algo mais político com Perry e Sagan tendo de comandar uma nova colônia no meio do nada sem apoio de ninguém.
John Scalzi nos mostra como a União Colonial manipula todo mundo conforme suas próprias vontades, deixando de informar a todos que a Conclave finalmente saiu do papel e pretende explodir todo mundo, ou assim eles contam quando se dão ao trabalho de revelar alguma informação sobre o assunto.
Aqui todo mundo é peão tanto da UC quanto do Conclave, a questão é qual lado está menos errado no que andam fazendo.
Scalzi desenvolve muito bem tudo aqui, tirando a parte dos lobisomens que não teve tanta importância quando eu achei que teria, de resto é um ótimo livro com um final que deixa claro que continuações iriam acontecer e aconteceram, infelizmente o Brasil não trouxe a segunda trilogia pra cá.
Definitivamente um ótimo encerramento pra primeira parte, só não levou 5 estrelas porquê eu realmente não curto livros com muita pouca ação e porquê fiquei esperando mais informações sobre os tais lobisomens.

Emerson 06/06/2021

Tudo é possível quando se tem tempo e vontade.
Neste livro, ficamos sabendo que John Perry nunca vai poder realmente se aposentar. Quando finalmente parece que isso vai acontecer, ele, Jane Sagan e Zoe são "convidados" a administrar uma nova colônia de humanos após muito tempo sem haver expansão da União Colonial.

É muito interessante ver como John e Jane são extremamente competentes. Faz a gente se sentir orgulhoso de estar ligado a elas como espécie. E como tudo relacionado a essas duas pessoas, de suas ações dependem o futuro da humanidade!

Afinal, após décadas de má reputação gerada pela política agressiva da União Colonial neste lado da galáxia, centenas de espécies alienígenas decidem que é hora de botar ordem no galinheiro galático e conter a UC.

Recomendo a todos os aficionados por ficção científica. É melhor ler "Guerra do Velho" e "As Brigadas Fantasma" antes.

PS.: Não concordo com aqueles que dizem que "As Brigadas Fantasma" não é uma continuação de "Guerra do Velho". Com certeza é uma continuação. Acho que confundiram os protagonistas.

Yara 21/06/2023

Eu preciso de continuação...
Amo demais essa trilogia.
Um livro pra mim que é de fácil leitura e que eu consigo imaginar facilmente todas as lutas que são descritas no livro.

Sarah 07/07/2023

QUE COISA MAIS LINDA O AUTOR RECONHECENDO NOS AGRADECIMENTOS QUE A JANE É BASEADA NA ESPOSA DELE

Eu ainda gosto tanto desse universo, foi difícil dizer tchau para eles. John Sagan poderia escrever sobre qualquer coisa e ainda ficaria fantástico, ele é muito bom, amigues. Gosto bastante de que aqueles primeiros comentários sobre a federação não ser a querida mais amigável e confiável do mundo finalmente foram levados em consideração e discutidos de maneira mais profunda aqui.

Jorge Lavagnoli 23/07/2021

Belo final
Levei 10 dias para finalizar esta trilogia, (ok, não são muitas páginas) mas a velocidade justifica-se pelo ritmo alucinado da escrita.
O que por um lado é excelente, pois nos deixa capítulo após capítulo com aquele gostinho de quero mais, pelo outro acaba faltando conteúdo.
Neste livro a história é excelente, as viradas imprevisíveis e a conexão dos personagens bem feita, porém há muito ?assunto? para pouco conteúdo.
Talvez mais umas 150/200 páginas teria explorado mais algumas questões abordadas apenas superficialmente e ainda assim não teria ficado maçante, pelo contrário, seria ainda mais legal.
No geral a trilogia é excelente e fico ansioso pelos próximos livros deste ?universo?.

Dave.Christian 20/10/2021

Uma boa conclusão
O começo é meio lento e parecia que não teria muita conexão com os primeiros livros, mas do meio pra frente tudo se encaixa e tem uma boa conclusão para a trama. Confesso que esperava um pouco mais mas foi uma boa história e um bom final.

alexandreadscn 27/07/2022

Enquanto o primeiro livro é focado na força militar, e o segundo nas forças especiais. The Last Colony é focado na vida dos Colonos. Uma das coisas que mais gostei foi a volta do Mozão Perry, e o relacionamento com a tenente Sagan. Ah, e amei a Zoe.

Paulo.Henriqui 06/01/2022

O fim!
Depois de três livros, dou tchau ao John Perry e a Jane Segan. Me sinto honrado de pode-los acompanhar durante essa jornada. Me marcaram muito e vou sempre lembrar desse universo e personagens incríveis. Estou oficialmente órfão (pelo menos até os outros livros serem lançados no Brasil).