Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

gariglio 19/03/2021

epifanias e fluxos de consciência
Talvez você precise de ler por demanda acadêmica. Talvez você simplesmente tenha se interessado pelo livro. Mas uma coisa é certa: é uma obra pra se sentir.

O conto "amor" é o mais divulgado da obra. A epifania gerada de um cego mascando goma no bonde. Mas, os contos são tão diversos, são universos dentro de universos dentro de poucas páginas.

"A imitação da rosa" (meu favorito do livro) e "búfalo" são muito subestimados. Valem muito a pena.

Não necessariamente você vai pegar de primeira, mas tá tudo bem. Fluxos de consciência (e epifanias) são extremamente subjetivos e o impacto depende do seu estado mental e do seu momento de vida.

Ainda sim, é uma leitura que vale ser vivida, experiências e apreciada. Afinal, quem nunca se sentiu preso na sua própria mente?

?AVISO DE GATILHO: contos com temas sensíveis, como "o crime do professor de matemática" e "preciosidade" e "a imitação da rosa".
Totti 19/03/2021minha estante
A resenha ficou muito boa!
????

gariglio 20/03/2021minha estante
aa muito obrigada ??

plucas2003 09/04/2022

Complicado...
Umas das coisas mais interessantes de ler contos é poder tirar os mais diversos significados das poucas informações que o autor nos dá. Infelizmente, eu pude interpretar e compreender muito pouco, justamente porque os textos da Clarice são muito complexos. O que eu pude extrair, entretato, me deixou apaixonado porque ela se mostrou brilhante então eu espero poder voltar com um olhar mais maduro para poder entender mais das intenções da Clarice.

P.S.: Devaneio e embriaguez de uma rapariga e Feliz aniversário foram os melhores contos, na minha opinião.
Luiz Souza 09/04/2022minha estante
Os textos delas são bem complexo mesmo

Belle 09/04/2022minha estante
Tive as mesmas impressões que você ao ler esse livro. Ler Clarice Lispector é se deparar com inúmeros sentimentos vindos das mais diversas interpretações para mim.

kath.stolze 28/10/2022

encantador
clarisse é dona de um espírito singular, auspicioso e, principalmente, encantador.
esse foi meu primeiro contato com a autora e eu não poderia estar mais admirada com essa escrita profunda, oculta, cheia de significados, com palavras tão bem escolhidas e críticas como "destino DE mulher" que nos faz sentar, parar a leitura e refletir um pouco. com apenas três palavrinhas.
gustavo 02/11/2022minha estante
AI TE AMO TE AMO

kath.stolze 02/11/2022minha estante
af ???

camilabonse 24/04/2023

Clarice queen
Adorei os contos. Algumas histórias eu já conhecia por ter visto em aulas de literatura, outras nunca tinha ouvido falar. Todas vieram acompanhadas de um sentimento de inquietação para mim.

A linguagem não é difícil, mas o conteúdo, apesar de abordar temas cotidianos e familiares, é complexo (talvez por isso mesmo). Não dá pra ler tudo de uma vez, a não ser que o objetivo seja apenas o de passar pelas páginas.

Gostei muito mesmo, e fiquei com vontade de conhecer histórias mais "desenvolvidas"/ compridas da Clarice. Sou muito grata à Ziminha pelo empréstimo e a paciência.
Sofia 24/04/2023minha estante
? simplesmente a maioral!

Mari 26/04/2023minha estante
queen!

Cinthia 18/08/2009

Li esse livro obrigada pelo colégio.
Sinceramente, ñ entendi porra nenhuma, literatura difícil, umas histórinhas comlicadas, essa mulher tinha problemas, só pode!
Tinha alguma coisa haver com filosofia, ñ consigo ler CL, por causa desse livro.

Lembrando q eu li a muuuuuiiitooo tempo atrás talvez se eu ler d novo, eu tenha outra impressão. Mas, prefiro deixa-lo lá quietinho na minha estante.
vsc bibliotecária 28/08/2009minha estante
Adorei seu comentário, pq tbm penso a mesma coisa de CL, meio perturbada. Não li esse livro que vc citou, mas li "A hora da estrela" e "A paixão segundo GH". Meu deus, foi uma luta ir até o fim... Sinceramente, eu devo ser mt ignorante, pq não gostei de nenhum dos dois livros e achei CL um porre, argh!!!

Rebeca 21/08/2010minha estante
Ah, eu tentei ler 3 vezes um livro dela... e sinceramente só se a escola pedir pra eu ler...

Junior 24/09/2012minha estante
"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...
Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

Príncipe mestiço 21/05/2023

Terrível
Gente me perdoa ,super respeito a Clarice e pretendo ler outras obras mas acontece que esse livro é tenebroso!!Se você me perguntar qual história eu entendi vai ser como se eu nem tivesse lido o livro.Eu não estava entendendo nada do que lia ,não conseguia formar uma frase com sentindo na minha cabeça e isso fez com que eu não conseguisse prestar atenção direito na história.Acho que a linguagem contribuiu bastante para eu não absorver os capítulos.
Não gostei do livro e não recomendo ,comece por uma obra menos complexa da autora se é que tem alguma.
Luana.Aguiar 21/05/2023minha estante
Tbm odiei, li até uns 65% como paradidático e só entendi um conto ?? o segundo é o mais viajado de todos ?

Príncipe mestiço 23/05/2023minha estante
Sim kkkkk que bom que não foi só eu

Henrique.Franca 08/03/2021

Um livro que não me empolgou tanto quanto esperava...
O livro tem algumas histórias que é divertido de fazer-se a leitura, mas a maioria das histórias acredito que me proporcionaram uma leitura monótona. Acredito que meu erro ao ler este livro foi ter colocado muita expectativa devido ao fato de ser um livro da Clarice Lispector e ser a primeira obra dela que decidi debruçar-me, então pretendo ainda ler outros livros dela em breve. No geral, é uma leitura razoável, mas sem muitos pontos altos, e tendo como principal ponto baixo a monotonia de algumas histórias.
Hügø 10/03/2021minha estante
Oh...

Francielle 03/03/2022

Um desafio
Vale observar que essa avaliação é apenas a minha experiência com o livro, porque quem sou eu na fila do pão para julgar Clarice Lispector.

Foi uma leitura desafiadora, pois foi minha primeira vez lendo Clarice e um livro de contos. E por ser contos eu não me apagava com as histórias e não sentia vontade de continuar lendo, tanto que eu comecei ano passado e só terminei agora. E muitas vezes eu precisei pesquisar a análise para entender o que ela queria dizer com os devaneios dos personagens.

Alguns contos eu gostei mais e outros menos, os meus preferidos foram A galinha, Feliz aniversário, A menor mulher do mundo e Preciosidade.

A galinha pela ironia do final, feliz aniversário por evidenciar a solidão mesmo estando rodeado de pessoas, a menor mulher do mundo por fazer uma crítica a necessidade do ser humano possuir e se sentir superior e preciosidade pela crítica a sociedade machista.

Uma boa leitura.
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Glória 03/05/2021

Alguma indicação de livros da Clarisse?
Ano passado li "A hora da estrela" e fiquei apaixonada com a escrita da autora, então, por indicação, comprei e li "Laços de família". Considerando que é um livro de contos, acho que é normal que alguns sejam melhores do que outros, mas confesso que foi um pouco decepcionante, estava com a expectativa de que todos fossem incríveis. A Clarisse escreve de forma impecável e a profundidade psicológica das personagens é maravilhosa. Alguns contos, como "Uma galinha", "Preciosidade" e "O búfalo", me encantaram com suas reflexões. Com certeza devem haver livros melhores dela, mas indico a leitura.
Archie 03/05/2021minha estante
gosto muito de Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres! também gosto do livro de contos A Bela e a Fera, bem curtinho e pouco conhecido

fah 24/04/2021

Clarice sempre me surpreende, principalmente em seus compilados de contos! Leio Clarice sem grandes pretensões, cada título uma nova chance de refletir, de tomar sustos com suas palavras, de bagunçar a mente de forma que às vezes me pego sorrindo ou agoniada. Mais um livro em que amei tantas histórias e outras em que posso dizer que não entendi nada kkkk, laços de familia foi uma montanha russa. Amei, como sempre.
alek 25/04/2021minha estante
own

bibicortez 15/02/2022

Laços de família
Meu primeiro contato com a Clarice e confesso que estou decepcionada, não por os contos serem ruim ou algo do gênero, mas porque eu entendi menos de 1/3 do que eu li. Talvez eu seja burra dms pra entendê-la kkk, de qualquer jeito pretendo dar outra chance pra ela no futuro
CrisIngrid 02/03/2022minha estante
Você não é burra, jamais repita isso. Eu leio Clarice há muito tempo e até hoje tenho a sensação de que não entendo a totalidade daquilo que ela escreve. Clarice é assim mesmo, perturba muito a gente. Leia mais, sim! Você vai encontrar o seu jeitinho de compreendê-la.

nanda 29/06/2020

belíssimo
Esse livro é uma coleção de pequenos contos e o meu favorito foi "A imitação da rosa". A escrita da Clarice é muito bela! Foi meu primeiro contato com a autora e eu estou encantada.
Carol 16/07/2020minha estante
O conto "A Imitação da Rosa" é simplesmente perfeito!

juh 11 06/10/2021

Laços de Família ?
Fui obrigada a fazer a leitura desse livro e li na base do ódio. Achei a escrita difícil e não fez sentido pra mim.

Odiei, é isso!
DudaSpier 11/10/2021minha estante
Melhor resenha que já vi? super concordo

Nina 06/01/2022

Livros que o colégio obriga a ler?
Em 2017, li esse livro na força do ódio e torcendo pra na prova só cairem os contos que eu tinha entendido (pouquíssimos kkkkkkk) ???
Mass, em 2019, conheci outras obras de Clarice e criei coragem pra reler essa - foi uma experiência completamente diferente da primeira!
Bruno.Fales 06/01/2022minha estante
Clarice tem dessas de deixar rodopiando a cabeça ou de ficar perdido no fluxo das palavras heheh

Carolina Del Puppo 19/12/2021

Amo Clarice
Esse livro foi sensacional, pura obra de arte, eu amei com todas as minhas forças, clarice é implacável sem dúvida nenhuma, não dá para sair de um livro seu ileso.
Cleber 19/12/2021minha estante
Verdade?