Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

bibicortez 15/02/2022

Laços de família
Meu primeiro contato com a Clarice e confesso que estou decepcionada, não por os contos serem ruim ou algo do gênero, mas porque eu entendi menos de 1/3 do que eu li. Talvez eu seja burra dms pra entendê-la kkk, de qualquer jeito pretendo dar outra chance pra ela no futuro
CrisIngrid 02/03/2022minha estante
Você não é burra, jamais repita isso. Eu leio Clarice há muito tempo e até hoje tenho a sensação de que não entendo a totalidade daquilo que ela escreve. Clarice é assim mesmo, perturba muito a gente. Leia mais, sim! Você vai encontrar o seu jeitinho de compreendê-la.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 30/06/2017

Depois da tentativa frustrada de ler A paixão segundo G.H., iniciei a leitura desse livro de contos. Dizem que Clarice é para poucos, e estou começando a achar que é mesmo. Não sei se eu sou extremamente insensível ou se sou lerda mesmo para entender a subjetividade da autora. Enfim, tirando o conto "Feliz aniversário", não me senti tocada de verdade por mais nenhum outro. Devo admitir, no entanto, que a linguagem que ela emprega em sua obra é impecável, digna de uma grande escritora. Porém, ainda não consegui alcançar o grau de sensibilidade desejável para me autoproclamar "leitora de Clarice". Quem sabe algum dia, mais pra frente...
Casa da mãe Joana 17/01/2018minha estante
Também só gostei de "Feliz Aniversário".

Larissa1313 06/04/2020

Gostei bastante
Um livro muito bom! Alguns contos são bem pesados, mas retrata de forma bem realista o nosso cotidiano, por mais que a obra tenha sido publicada em 1960 é possível perceber que aqueles sentimentos presentes nos contos não ficaram no passado. Diversas vezes eu senti que Clarice estava querendo me pregar uma peça, principalmente no conto "Mistério em São Cristóvão", ela é maravilhosa e consegue retratar diversos tópicos (como amor, ódio, medo, feminismo, pobreza, etc) de maneira sutil e envolvente...
Se você quiser recomendação de alguns contos isolados, aqui estão os que mais gostei:
Feliz aniversário
O jantar
Preciosidade (achei bem pesado...)
Os laços de família
O crime do professor de matemática
Vittor 06/04/2020minha estante
Adorei as recomendações!

Francisco240 28/02/2021

Leitura incompleta...
Precisarei envelhecer e ler muita coisa para poder finalmente está pronto para conseguir compreender o vasto mundo, e degustar com a devida atenção, a esplêndida a escrita de Clarice Lispector.
GabyyAlmeida 01/05/2021minha estante
Sim amigo

Carolina Del Puppo 19/12/2021

Amo Clarice
Esse livro foi sensacional, pura obra de arte, eu amei com todas as minhas forças, clarice é implacável sem dúvida nenhuma, não dá para sair de um livro seu ileso.
Cleber 19/12/2021minha estante
Verdade?

Renata 07/03/2021

O livro é uma coletânea de contos, muitos deles protagonizados por mulheres de classe média. Fora isso, acho que não há uma unidade entre os contos, que são bem diferentes entre si, tanto em relação ao tema como também em relação à linguagem.

Achei um livro bom, legalzinho de ler, mas nada demais. Apenas um conto achei bem genial: o que fecha o livro, chamado "O búfalo", foi o que mais gostei. Outros que gostei também foram "Preciosidade" e "Mistério em São Cristóvão".
Dickson 09/03/2021minha estante
hello ,
how are you doing? My name is Miss Vicki Dickson , i saw your profile today and became interested in you, i want you to send an email to my private email address (vickidickson100@gmail.com) because i have an important issue i want to share with you

Diego 03/12/2022

Clarice é toda subjetividade
Do cotidiano aparentemente monótono da classe média carioca, Clarice Lispector consegue trazer o insólito. É que este insólito acontece na alma, na subjetividade humana, na fragilidade das relações pessoais.

Neste pequeno livro estão alguns dos mais importantes contos da autora, entre eles o famoso "Amor". A história aparentemente simples de uma mulher que se impressiona vendo um cego mascando chicletes (enquanto ela está no bonde), mas que na verdade traz camadas de profundidade psicológica. Esta é a característica fundamental da prosa de Clarice Lispector -- o mergulho abissal na subjetividade humana. A mulher SE VIU na cegueira do cego... Coisas assim esperam por você nestas crônicas.

Cada cenário pode trazer um símbolo; cada personagem pode trazer uma alegoria. Todas estas descobertas são fascinantes na experiência de ler Clarice Lispector.
Mateus 23/12/2022minha estante
Muito bom ler uma resenha positiva, esse livro é fantástico, um dos meus favoritos...
Na verdade, a Clarice é fantástica, sinto que estou fadado a amar tudo que ela fez...

k.mazzi 23/11/2023

De alguma forma, quando eu li alguns poucos contos da Clarice Lispector na escola, há alguns anos atrás, eles haviam me impressionado e me tocado de modo mais significativo. Lendo agora, depois de tantos anos, não senti nada de especial, até um pouco de tédio, apesar de ter uma memória afetiva com alguns por causa daquela época, e mesmo estes não me causaram o efeito que eu esperava.
Talvez eu só tenha amadurecido um gosto para a leitura que não abrange esse tipo de livro. Ainda assim, para quem gosta da autora e quer conhecer as obras, recomendo experimentar.
Mariana 10/12/2023minha estante
Exatamente o que senti!

ga-bi 14/03/2024

Ter achado a maioria dos contos ruins, pra mim, foi uma tristeza. claro que tem muitos que vou carregar comigo por um tempo, e são muito bons. mas tem uns esquecíveis demais
BrunoFiladelfo 14/03/2024minha estante
Fiquei curioso em saber, poderia dizer o porquê achou eles ruins?

Ewerton Farias 08/01/2023

Laços de família
Esse é meu primeiro contato com Clarice Lispector

Confesso que a maioria dos contos do livro não me interessaram, porém meu favorito foi o conto da galinha

O que eu gostei do livro foi como a Clarice consegue pegar assuntos do dia a dia e fazer várias figuras de linguagem

Acho que pelo fato do livro ser antigo, a escrita me incomodou ( devo me acostumar com esse tipo de escrita ), porém parabenizar Clarice por conseguir escrever de forma simples, mas ao mesmo tempo que te fazem pensar sobre a escrita
HeloAsa.Gianna 08/01/2023minha estante
também estranhei um pouquinho quando li o primeiro da Clarice!!

Glória 03/05/2021

Alguma indicação de livros da Clarisse?
Ano passado li "A hora da estrela" e fiquei apaixonada com a escrita da autora, então, por indicação, comprei e li "Laços de família". Considerando que é um livro de contos, acho que é normal que alguns sejam melhores do que outros, mas confesso que foi um pouco decepcionante, estava com a expectativa de que todos fossem incríveis. A Clarisse escreve de forma impecável e a profundidade psicológica das personagens é maravilhosa. Alguns contos, como "Uma galinha", "Preciosidade" e "O búfalo", me encantaram com suas reflexões. Com certeza devem haver livros melhores dela, mas indico a leitura.
Archie 03/05/2021minha estante
gosto muito de Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres! também gosto do livro de contos A Bela e a Fera, bem curtinho e pouco conhecido

Henrique.Franca 08/03/2021

Um livro que não me empolgou tanto quanto esperava...
O livro tem algumas histórias que é divertido de fazer-se a leitura, mas a maioria das histórias acredito que me proporcionaram uma leitura monótona. Acredito que meu erro ao ler este livro foi ter colocado muita expectativa devido ao fato de ser um livro da Clarice Lispector e ser a primeira obra dela que decidi debruçar-me, então pretendo ainda ler outros livros dela em breve. No geral, é uma leitura razoável, mas sem muitos pontos altos, e tendo como principal ponto baixo a monotonia de algumas histórias.
Hügø 10/03/2021minha estante
Oh...

cfsardinha 14/07/2011

Calma! Não tem nada a ver com a novela de Manoel Carlos :P
São 13 contos centrados na temática "laços de família", ou seja, sua prisão doméstica, de seu cotidiano.
Mostra as formas convencionais e estereotipadas que se repetem de geração para geração. Fala da classe média carioca, mostrando uma visão decadente dos liames familiares, dos "laços" de convenção e interesse que minam a precária união familiar.

Firmino 20/06/2011

o simples
sim o simples. Clarice lispector transforma o simples em algo profundo com uma complexidade incrivel!! é exatamente por isso que a tenho como uma das minhas escritoras brasileiras prediletas. ela não precisa do exagero, do inexistente, pra criar uma boa historia. ela simplismente transfigura um simples dia a dia, uma simples conversa, um simples encontro ou até mesmo um simples jantar em algo bastante significativo e repleto de sentimentos

Helô 06/07/2010

as incógnitas lispectorianas.
Primeiro livro lido da Clarice Lispector. Em, relativamente, poucas páginas, me choquei, me entediei e fiquei feliz. Ao ler, sentimos a lânguidez, o drama da autora, sua alma.
Mesmo sendo, por vezes, chato, de trechos inspirados no Parnasianismo e Simbolismo (o que, particularmente, me chateia um tanto), é impossível abandonar o livro, as histórias pela metade. Queremos saber pra que rumo a narrativa irá, se logo ficará interessante e qual o final (nem sempre surpreendente, mas de singular beleza) das personagens.
Mesmo massante, mesmo aborrecedor, esse livro me despertou estranho interesse, desses que temos por coisas misteriosas e transparentes.

cid 09/07/2010minha estante
Helô
Estou no começo e achando muito chato...
Quem sabe ainda consigo encontrar a tão falada genialidade da Clarice.